Bom dia!

Hoje vou voltar a um assunto que estávamos comentando assim, an passant, no grupo do zape: O lance do “setembro amarelo” e as paradas sobre suicídio. Realmente há muita desinformação e muitos problemas em relação a um debate razoável a respeito do tema, até por conta de haver o temor, fundamentado, de que falar de suicídio “chama a coisa”, isto é, estimula pessoas  (predispostas?) a cometer atos radicais, a atentar contra suas vidas.

Mas esse lance de setembro amarelo é novo, é recente. Quando falo “novo” é de trinta anos para cá, claro. Campanhas de conscientização para doenças se valendo de simbologia básica são comuns, todo mundo conhece e ouviu falar por exemplo do Outubro Rosa, para divulgação das medidas de prevenção ao câncer, por exemplo. De modo similar, o Setembro Amarelo é exatamente para a divulgação das ações e ideias para se prevenir o suicídio.

Todo mundo lembra ou conhece o CVV, Centro de Valorização da Vida, presumo. É uma proposta anterior e dele nasceu esta ideia. No site do projeto consta exatamente a raiz da minha imprecação contra o movimento – longe de o achar estritamente ruim – numa frase em sua página principal:

“A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa

Exatamente. Em tempos complexos como os nossos a ideia de “prevenir suicídios” vira uma “causa”, algo a qual todos podem aderir. E tome textão sem graça em primeira pessoa nas internetes da vida, falando de desejos de morte, angústias e no final aquela frase demolidora do naipe “Copiei isso na internet, se você é meu amigo compartilhe”, etc… Eu já me incomodava com isso pois não tolero a pieguice como método de debate de qualquer assunto sério.

A mídia vem há tempos trazendo ao seu universo de entretenimento dezenas de citações ao suicídio, coisa sub-repetícia, quase todos os produtos de mídia de sucesso tem algo do tema no meio. Desde games a filmes, livros, música, sempre há aquele caco para lembrar do tema, do “setembro amarelo”. Obviamente o tema é parte da sociedade e a cultura irá reagir reflexivamente a isto, espelhando aquilo que é relevante, notpavel em cada momento da história deste ou daquele grupo social.

Aí entra o problema do mimetismo social.

Existe um troço chamado “efeito Werther“. Werther, de Goethe, a peça que retrata os “Sofrimentos” do jovem que por culpa de amor, ingenuidade e outros sentimentos complexos, acaba por tirar sua vida diante da impossibilidade de mudar seu destino ou seus desejos. Clinicamente exemplificando é “o termo designado pelo sociólogo David Phillips em 1974 para definir o efeito imitativo do comportamento suicida”.

Então meu argumento chega ao ponto – desculpe, texto grande e não pretendo dramatização – do meu questionamento: Sabemos que suicidas tendem a buscar apenas visibilidade, cuidado, atenção, nas suas tentativas de tirar a vida. Fatores como doenças neuropsicológicas, uso de drogas, depressão, traumas recentes acabam por influenciar bastante no surgimento de novos casos. E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso”.

E vocês têm o Instagram, Facebook, toda a cultura de massa eletrônica ao mesmo tempo mostrando universos lindos e maravilhosos coalhados de gente feliz e próspera, satisfeita, num fundo róseo e cheio de sororidades, igualdades, liberdades imensas, mostra horrores interminaveis, aquecimentos globais e a estupidez da violência, a finitude da juventude e o que vem depois disto, a gradual e crescente dificuldade de os mais jovens se adequarem à vida adulta em um mundo cada vez mais descolado de alguma realidade objetiva, desamarrado de uma origem, de uma base cultural. Gerações de pessoas literalmente jogadas no mundo.

E temos a propaganda do Setembro Amarelo. Que fala de suicídio. Que era um tema banido da mídia, segregado. Aliás, ainda o é, mas com menos cuidado, atualmente. Não se publicam fotos de suicidas. Não se descrevem suicídios (jornais dos anos 1960, 1970 faziam bastante isso), ou sequer se mostram os locais onde ocorrem, e como ocorreram. Tudo pelo temor da repetição. Pois uma nota de suicídio e toda a comoção que se segue estimulam outros a buscar a mesma comoção, o mesmo amor post-mortem, ou a atenção e os cuidados, caso sobrevivam.

E temos a propaganda so Setembro Amarelo, que publicamente fala de suicídio, fazendo maciça divulgação do problema, com exemplos, com toda a informação sobre o assunto, e a participação da mídia e da população em escala ampla, na melhor das intenções, no fito de conter o crescimento do numero de casos ano após ano.

Eu começo a discordar da técnica. Contraria a metodologia até então usada, valoriza discussões transversais sobre o tema, que não o aprofundam mas levam a todos o assunto “suicídio”, sem o filtro devido (pensem em QUEM compartilha os textões sobre suicídio na internet) e com pouco apuro, evidenciam justamente a parte mais perigosa da equação: A angústia de quem sofre COM O SUICIDA, e o temor de que novos suicidas surjam. Ao se tentar conter o mal, se valoriza e se publiciza o mesmo. Creio que a estratégia esteja se revelando inadequada, fruto de uma visão deteriorada de “proteção social” e de “empatia” fugindo de atitudes efetivas – dá pra ajudar seu amigo do conforto de seu sofazão, sala de casa…

Pensem nisso daí, sem focar no drama, mas sim no processo esquisito a ser debatido.

Bom dia!

12+
  • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 07:59

    First !

    1+

    • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 08:05

      Bom dia!

      0

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:07

        Bom dia Barna !
        #tmj # suavidade

        0

  • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:04

    Conheço dois casos de suicídio com pais de amigos de escola. Um deles foi naquela crise financeira de 1999 e outro foi em 2008. Deixa marcas profundas nos filhos. O olhar da pessoa muda.
    P.S. Conheço vários casos em BC e Itapema que cometeram suicídio (não diretamente… mas de pessoas conhecidas) e um dos traços mais corriqueiros nesses casos é que geralmente ocorrem aos sábados á noite ou domingo pela manhã.

    3+

    • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 08:06

      Horas em que você deveria estar mais com sua família e amigos?

      3+

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:08

        Dizem que é quando vc fica mais reflexivo. Dia de semana vc tá na pilha das atividades rotineiras. Foi o argumento que ouvi.

        5+

      • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 09:55

        Putz… Aí, o(a) infeliz lembra do filho ou genro parasita, do cunhado sem-vergonha, da sogra alcoviteira…

        Enfim, de toda a parentada ofídica… Isso pode ser parte da explicação.

        6+

  • 300esparta 14 de setembro de 2019 at 08:08

    Bom dia!

    0

  • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:10

    Eu nunca tive pensamentos de suicídio mesmo tendo passado por situações altamente desanimadoras. Acho que foi porque vivi uma experiência de quase morte na UTI com 17 anos … aí fiquei de boa !
    O que vier é lucro.

    9+

  • Mat 14 de setembro de 2019 at 08:12

    Me preocupa muito este assunto do tópico principalmente quanto aos idosos.
    É preciso não só dar carinho e apoio, é preciso ficar atento a sinais de isolamento ou recolhimento, principalmente em viúvos.
    A depressao em idosos têm sintomas bem diferentes dos jovens, mais difíceis de detectar. Vale a pena levar os avós no geriatra de tempos em tempos…

    3+

    • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:18

      Posso falar.. Mat… acho que pode ser em alguns casos um pouco antes de se chegar na terceira idade.
      Pai do amigo meu – 47 anos
      Mãe da amiga – 49 anos
      mãe da amiga da minha cunhada – 49 anos.
      Véio mesmo se matar – eu nunca tive relatos próximos. A meia-idade tb é um perigo.
      Mas é preciso estar sempre atento… concordo.
      Eu lembro da padaria os velhinhos adoravam ir na padoca ficar conversando ou com as balconistas ou com a turma do caixa .. eles querem carinho, atenção , dedicação … as vezes só conversar. Até hoje converso com os velhinhos da padoca… via redes sociais ou e-mail.

      5+

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:22

        Penso que é uma questão de perspectivas. Quando se perde isso…
        complica.

        0

        • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 08:26

          por isso a preocupação com os jovens… com quarenta, o que sobra deles?

          4+

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 14:52

      Concordo Mat, a velhice está crescendo e aqui em Bananistao as pessoas se acostumaram, diferente do exterior, a pensar: meus filhos e netos fa cuidar de mim… sqn

      2+

  • Ardêncio 14 de setembro de 2019 at 08:23

    Tenho uma conhecida em que o filho de 12 anos estuda em uma escola bem cara de SP, custando mais de 3k de mensalidade.
    Ano passado, dois amigos do filho dela se mataram.

    A escola passou a cuidar do tema entre os alunos e verificou-se que ainda havia alunos que possuíam inclinações suicidas (praticavam automutilação)…muitos têm depressão diante da pressão para ser o filho perfeito…

    Complicado.

    5+

    • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 08:26

      Pai Nutella que aceita pressão de outros Nutellas
      filhos mimados que querem atenção e na maioria dos casos correção e ordem !
      Isso mesmo. A maioria dos adolescentes que eu conheço querem ORDEM e imploram isso.. mas os pais new generation do ain … ain… fazem exatamente o Oposto.

      13+

      • Ardêncio 14 de setembro de 2019 at 08:31

        Exatamente!

        0

    • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 08:26

      Pega o que escrrevi e analisa, veja se eu entendi errado este processo.

      0

      • Ardêncio 14 de setembro de 2019 at 08:33

        Nada, é o que você apontou mesmo, Barna.

        0

        • Manco 14 de setembro de 2019 at 09:08

          Interessante esse lance Barná, sem vincular ao suicídio eu estava percebendo como as pessoas em minha volta estão, principalmente aquelas que pregam a paz, a empatia, a solidariedade, o otimismo mas praticam o contrário ou tem uma visão deturpada dessas características. Eles estão desesperados com o mundo, segundo eles estamos destruindo o mundo, estamos cada vez mais doentes de corpo e de mente, violentos, etc e logo eu o pessimista da turma vejo que nunca vivemos tão bem e temos tanta paz.

          4+

          • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 09:16

            2
            Quando escuto histórias do meu avô materno que demoravam 10 anos para ter um sapato e ou que para fazer uma viagem entre estados levava 10 dias… fico feliz da vida e grato por essa turma ter construído a base e a infra estrutura.
            Hoje em dia percebo muito discurso e pouco conteúdo.
            Não é a toa que nos encontramos nesses espaços. (vários lados da rua … multiversos do bolhismo) kkk
            Gente fresca do caramba !

            12+

            • Manco 14 de setembro de 2019 at 09:36

              Uma das que mais criticam, faz terapia 2x por semana, ganhou carro, celular e AP do pai, outro da tia e não enxerga a solução para o mundo e nem mesmo para as atividades dela hehehe

              4+

              • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 09:38

                5+

                • Bruno L 14 de setembro de 2019 at 13:06

                  E a revolta da garota com a resposta? Mostra claramente essa geração: eu pergunto e quero que vc responda o que eu quero ouvir..qualquer coisa fora disso eu já me revolto.

                  4+

                  • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 13:12

                    Também a moça tomou uma voadora que quase caiu da cadeira. Hahaha

                    6+

    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:07

      Desejos inalcançáveis insuflados pela televisão…

      0

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 10:09

        Aí tem a questão levantada por autores da Teoria da Comunicação:
        “uma mensagem não impactará o receptor de uma mesma maneira”.
        Os indivíduos não responderão da mesma forma a uma mensagem.
        Aí vai do filtro de cada um, convicções, histórias de vida, visão de mundo, etc.

        1+

  • Alfinete da bolha 14 de setembro de 2019 at 09:47
  • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 09:52

    🎶 Buuuuuuu… 🎶

    2+

    • sem cadastro 14 de setembro de 2019 at 11:01

      Oi!

      1+

      • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 11:02

        Oi!

        0

  • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:02

    E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso”.

    Uai? Mas SEMPRE foi assim, com 99.99% das criaturas. Talvez a pergunta devesse ser feita ao contrário. Por que, antigamente, os indivíduos, mesmo tendo existências medíocres, NÃO se suicidavam?

    Mas esse lance de setembro amarelo é novo, é recente. Quando falo “novo” é de trinta anos para cá, claro.

    Bem, percebi duas diferenças aí.

    0

    • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 10:15

      Vou levantar algumas hipóteses:
      Já se vivia menos (tempo de vida)
      em alguns lugares – a toada era sobreviver e os poucos momentos de prazer – eram os de conquistas banais para os padrões de hoje.
      A vida era dura… não se tinha muito tempo para filosofar… o cansaço físico era maior e dormir era desejável. kkk

      12+

      • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:16

        Transmissão de pensamento.

        Estava escrevendo algo sobre isso.

        1+

    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:21

      A menos óbvia, mas que é mais discutida por aqui: o “modelo mental” inculcado na infância e adolescência.

      Antigamente, a formação da criatura poderia ser resumida, mais ou menos, na seguinte forma:

      “Nasceste na BOSHTA, és um(a) BOSHTA, e sempre ficarás na BOSHTA.

      CONFORME-SE!!!”

      Com isso, as criaturas passavam a existência sem maiores pretensões e, quando as BOSHTAS aconteciam, simplesmente se conformavam: “c’est la vie”.

      Hoje, a mensagem passada pela mídia é de que “você pode ser o que quiser” (PUTA MERDAAAA!!! *facepalm*). Acrescentem-se aí essas porqueiras de “auto-ajuda” e de “coach”.

      Só que esqueceram de combinar com a realidade. E essa danada é implacável.

      Depois de alguns golpes de realidade, pronto, temos mais um(a) suicida.

      11+

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 10:27

        Boa !
        Pro mundo material acontece o mesmo.
        Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos, empregos, afazeres, rapidamente conquistavam casa própria , etc. A vida era dura mas iam tocando o barco não se tinha muito tempo para comparações e ou vãs filosofias.
        Hoje tem marmanjo resmungando com 37 anos… com medo de se relacionar … cheio de ideias de como consertar o mundo … mas não lavam nem a cueca ou calcinha… a mãe aposentada precisa fazê-lo.

        10+

        • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:45

          Data venia, divergirei.

          “Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos”

          Nas “comunidades” das grandes cidades, tem muito disso. E, as crianças ficam entregues à televisão, à doutrinação das creches e/ou à influência do ambiente. Sérios candidatos a virarem pivetes e “aviõezinhos”.

          “rapidamente conquistavam casa própria”

          Sério, isso?

          “A vida era dura mas iam tocando o barco não se tinha muito tempo para comparações e ou vãs filosofias.”

          Concordo. As criaturas já se mancavam logo que estavam perdidas.

          “com medo de se relacionar”

          Com tanta tranqueira (tanto homem, quanto mulher) que tem por aí, isso não é nenhum absurdo.

          “cheio de ideias de como consertar o mundo”

          Ah… A tal doutrinação midiática e escolar.

          “mas não lavam nem a cueca ou calcinha”

          Isso é surreal. Mas, infelizmente, é o que mais tem. >.<

          4+

          • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 10:47

            o da casa própria na BNN na maioria das cidades sim.. na classe média a era de 06 a 07 anos. Não tinha financiamento imobiliário acessível – era raro e caro.
            Anos 80 e 90 eram assim nas cidades médias e pequenas. Cidades grandes não posso falar. Mas segundo relatos, sim.

            1+

          • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 10:49

            ““Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos”

            Nas “comunidades” das grandes cidades, tem muito disso. E, as crianças ficam entregues à televisão, à doutrinação das creches e/ou à influência do ambiente. Sérios candidatos a virarem pivetes e “aviõezinhos”.”

            O que eu quis dizer:
            Homens e Mulheres : Famílias constituídas (formação de famílias).
            Quando falei tinha em mente anos 50 a 60. Pós-guerra.

            2+

            • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:58

              Concordo em parte. Mesmo assim, não creio que casar tão cedo seja uma boa ideia. Além do mais, geralmente, esses casamentos eram forçados.

              Lucas 14, 28-29 fala algo sobre isso.

              Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?

              Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,

              Se a criatura estivesse pensando em, primeiro estabelecer-se para, depois constituir família, não seria tão problemático casar mais tarde. Se bem que a Biologia também joga contra.

              Por outro lado, não é muito comum os jovens pensarem dessa forma. Via de regra, querem mais é “curtir”. Nesses termos, o argumento acima não se aplica.

              3+

              • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 11:03

                Mas não estou valorando as ideias ou escolhas… apenas relembrando como era.
                Para os dias de hoje é bem complicado isso. Só vejo isso um pouco meio evangélico raiz .

                3+

                • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 11:05

                  e comparando como esse processo de mudança foi rápido.

                  1+

          • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 11:22

            “com medo de se relacionar”

            Com tanta tranqueira (tanto homem, quanto mulher) que tem por aí, isso não é nenhum absurdo.

            As vezes tenho introspecções dialéticas onde sou o Pandeiro e a Mineirausfall :/

            1+

    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 10:34

      A mais óbvia: o terror do “Grande Irmão celestial”.

      As pessoas sempre estiveram cercadas de achacadores e de parasitas e, não raro, viam seu trabalho ser perdido pelo clima, pela guerra, ou por pragas de insetos. Então, por que não se suicidavam? Diante dos fatos, pareceria a atitude mais sensata.

      É porque o líder religioso dizia, no melhor estilo Gestapo que, quem se suicidasse, iria parar na churrasqueira do Capiroto (no caso dos católicos ou protestantes), ou reencarnaria em condições ainda piores que as atuais (no caso dos espíritas, ou das religões africanas).

      Bem, o(a) desgraçado(a) até podia pensar em se matar, mas não o fazia por medo de ter um destino pior do que aqueles que tentavam escapar de um regime comunista, e eram apanhados.

      Hoje, em dia, o terror do “Kim Jong-un celestial” desapareceu, ou foi drasticamente reduzido. Sem essa trava…

      4+

  • Derick 14 de setembro de 2019 at 10:14

    Suicídio, infelizmente, faz parte do nosso dia a dia. É a perspectiva do sujeito, dos familiares ou da sociedade em choque com a realidade do suicida. Alguns fatores servem como gatilhos. Crises amorosas ou financeiras, condição de saúde e até tempo ruim são alguns exemplos. Estamos cheios de pessoas querendo se matar ao nosso redor, verdadeiras bombas relógio. Sempre haverá alguém pulando uma janela perdo de você.

    1+

  • Mat 14 de setembro de 2019 at 10:49

    Meio pensamento é um pouco tosco, mas acho que a pílula anticoncepcional mudou demais a sociedade, em muitos aspectos de forma negativa.

    Antigamente aos 18 anos um casal fritando nos hormônios já tinha filhos, tinham que trabalhar para mantê-los. Não teriam portanto tempo para entrar em depressão, e muito menos pensar em suicidio, já que havia um filho para cuidar.

    Ao mesmo tempo, o feminismo não vingava, pois ao serem mães na idade correta as mulheres eram obrigadas a serem mulheres e não tinham tempo para brincar de serem homens.

    Pais com filhos também tinham um apresso muito maior por seu país e seus bens. Se um estrangeiro nazi da vida quisesse invadir seu país, pegaria em armas pois para além de tudo estaria defendendo a terra de seus filhos.

    22+

    • Mat 14 de setembro de 2019 at 11:15

      Sei que vou tomar uma chuva de críticas, mas vamos lá.

      Antigamente quando um estrangeiro invadia um país, os homens corriam em armas para defender a terra de seus filhos.

      Hoje, quando um estrangeiro invade um país como a Inglaterra, França ou Alemanha, os “homens” correm para dar o rabo para eles.

      22+

      • From_The_Tower 14 de setembro de 2019 at 11:18

        mas é uma constatação.
        kkk
        E as mulheres RAIZ tendem a ficarem com homens que demonstrem características de proteção, signos que de que ele pode dar sustentação a prole, etc. Mas algumas sociedades já estão bem doentes e cegas. Coisa de 100 anos serão aniquiladas. p.s. escolhas próprias.

        4+

      • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 11:26

        Hoje, quando um estrangeiro invade um país como a Inglaterra, França ou Alemanha, os “homens” correm para dar o rabo para eles.

        Pior que as vezes isso acontece até no sentido metafórico

        1+

    • Jr 14 de setembro de 2019 at 18:45

      Tópico!

      1+

    • O Poeta da Bolha 14 de setembro de 2019 at 21:27

      Achaste a entrada da toca do coelho:

      h**ps://heartiste.org/2008/01/14/dont-get-married/
      h**ps://therationalmale.com/2011/10/03/war-brides/

      Não fui eu quem lhes indicou essas leituras.

      1+

  • sem cadastro 14 de setembro de 2019 at 11:01

    Acho que o aumento de ocorrências de suicídio se deve em grande parte à massificação das redes sociais, à fragilidade das personalidades que as gerações mais novas, principalmente, apresentam.

    O “maravilhoso mundo de bob”, o lugar de gente feliz que as redes sociais apresentam, bem pontuado no texto do barna, faz com que essa juventude de hoje, e até mesmo os marmanjos, fiquem iludidos com uma falsa realidade, um universo paralelo. Em que eles, ao tentarem comparar com sua própria realidade e não encontrarem os padrões que procuram, mergulham em sentimentos tóxicos como inveja, raiva, frustração, que acabam virando gatilhos para algo pior, como a depressão.

    Daí, somado à completa falta de atenção da família, amigos, e também da falta de apego aos valores familiares mais intrínsecos, a pessoa vai caminhando para a beira do abismo.

    Saída para isso tudo há, mas requer esforço, atitude, comprometimento, mudança de postura, disciplina e outras virtudes que requerem trabalho duro. Mas os resmungões beirando os 40 que ainda moram com os pais e querem mudar o mundo não topam isso de boa.

    Excelente sábado a todos.

    4+

    • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 12:01

      Penso acho que quase igual, acho que não tem solução e só vai piorar, estava escrevendo um sumário das razões da minha conclusão e é mais ou menos o que você escreveu:

      – O avanço da massificação tecnologia e o uso das mídias sociais impactando na percepção constante de como a vida poderia ser. Bastam ler aquele texto que falava da personagem fictícia “Ana”, agora imagine aquele efeito sendo inflado.
      – A desaceleração da economia impactando na realidade e estourando, com cada vez mais força, a bolha de expectativas.
      – Isso aqui eu não pensei direito, mas creio que existe uma tendência em trocar “Virtudes” e “Valores” que fortalecem o INDIVIDUO em si, bem no sentido Platônico mesmo, tais como: “Coragem”, “Moderação”, “Sabedoria” e “Justiça/Honra”, pelo oposto, que acaba enfraquecendo o caráter, por exemplo: “Covardia”, “Imoderação”, “Estupidez” e “Malandragem”.
      – A mudança demográfica e de valores, resultando no isolamento das pessoas no mundo real. Enquanto que no mundo virtual pode até amenizar um pouco, ainda é preciso analisar um pouco mais os efeitos a longo prazo desse fenômeno. Isso não tem volta, difícil alguém com valores iguais ao da nova geração querer se relacionar entre si, imaginem a relação entre pessoas com valores da antiga em contato com as pessoas com os valores da nova geração.

      2+

  • Francisco Quiumento 14 de setembro de 2019 at 11:14

    Bom dia, muquiranada.

    Assistam o episódio “O Episódio da Borracha”, S01E03, na série O Monstro Gigante que é a Economia Global, na Prime.

    O riscos de doença da seringueira, já existentes desde os tempos da Ford na Amazônia para o mercado mundial de borracha natural, látex, sem ainda substituto.

    Desde já, um bom fim de semana.

    4+

  • bomberman 14 de setembro de 2019 at 11:49

    Suicídio… Só na minha família tiveram dois, pai e filho… O primeiro perdeu tudo com o crack da bolsa, o outro não se sabe até hoje o real motivo, mas o fato de ter tido uma vida tão difícil e visto a guerra pode ter contribuído.

    4+

    • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 12:09

      Você falou em bolsa, fiquei pensando no povo que anda perdendo tudo em pirâmides…

      2+

  • Neco 14 de setembro de 2019 at 12:10

    Bom dia.
    1 – Quanto mais se fala no assunto pior ė. Deveria ser o mês da prevenção da felicidade. Como está a sua felicidade? O que te falta? Qual o seu índice de felicidade? É assim por diante, nessa linha, tentando mostrar o lado bom da vida, fico na solução é não no problema.
    2 – A queda da espiritualidade como um todo, só piora a situação.
    3 – Não ter filhos cedo, não casar cedo, tudo é ruim. Eu casei com mais de 30, mas minha educação permitia isso. A maioria tem muitos problemas com isso.
    4 – Hoje uma casa é uma fortuna, tudo é mais complicado. O emprego ė difícil, empreender é complicado. Eu com 8 anos vendia leite de vaca na cidade, frutas e coisas assim. É tinha amigos que eram engraxates vários. Hoje nada disso é possível para um pré adolescente, daí ele cresce sem senso de responsabilidade, e quando a responsabilidade chega, ele não aguenta.

    6+

  • Neco 14 de setembro de 2019 at 12:17

    O cirurgião Antônio Macedo disse neste sábado que o intestino de Jair Bolsonaro não está evoluindo como esperado, embora esteja melhor.

    “Quando a função intestinal retorna, aí vai rápido [a recuperação]. De ontem para hoje, tivemos uma melhora significativa dos movimentos”, disse Macedo em coletiva.

    “Ele foi muito bem tratado, mas repercutiu com uma paralisia intestinal longa e muitas aderências. Agora, já tinha bastante aderência. Na cirurgia do dia 28 de janeiro, já havia paralisia intestinal. A gente trata, e volta a aderência, então existe uma certa dificuldade no retorno normal da função intestinal.”

    Apesar da “certa dificuldade”, o médico disse que Bolsonaro está “com o coração perfeito, com saúde perfeita, com a musculatura perfeita”.

    “Não tem nenhum problema crônico que pudesse atrasar a função intestinal.”

    ————————-
    Quem tem fé deve continuar orando por ele, pela saúde dele e pelo governo.

    4+

    • Neco 14 de setembro de 2019 at 12:23

      O general Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência, disse na manhã deste sábado que Jair Bolsonaro caminhou no corredor do hospital Vila Nova Star e que o presidente está bem-humorado.

      “Hoje o doutor Macedo teve que dar um puxão de orelha porque o presidente queria ir ao jogo do Palmeiras. Ele disse que tem um segurança dele que é um bom porta-bandeira e poderia segurar o suporte de alimentação”, afirmou.

      2+

      • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 13:28

        Bolsonaro quer se enganar. Ele não está bem .

        1+

        • Neco 14 de setembro de 2019 at 13:52

          Espero estar errado, mas me parece que ele tem que tirar uns 30 dias de férias.
          O ruim é que Mourao seria presidente e não seria ao mesmo tempo. É o país ficaria parado.

          1+

          • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 14:00

            Essa insegurança do Bolsonaro em relação ao GENERAL MOURÃO, é ridícula. Bolsonaro ainda não caiu por causa do vice durão.

            4+

  • Neco 14 de setembro de 2019 at 12:56

    A coisa está se complicando:

    0

    • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 13:39

      Trump já se afastou também.

      O que achei estranho foi que o canal Realidade Israelense fez um vídeo ontem e ele falou justamente o contrário sobre Putim.

      0

      • Neco 14 de setembro de 2019 at 13:46

        Política tem disso.

        0

        • Floyd 14 de setembro de 2019 at 17:34

          Há quem diga que está acontecendo um teatro entre EUA e Israel, mas duvido muito, essa do Bibi de colocar espiões na Casa Branca, só não vai rolar retaliações maiores ou até intervenção militar americana por se tratar de Israel; a saída de Bolton é consequência disso ao meu ver.
          Bolton era quem apoiava a anexação da Cisjordânia por Israel, daí a sua demissão recente, não saberia dizer como seria a politica de Netanyahu, caso ganhe, e tem tudo para se dar mal, justamente por tais medidas recentes e até mesmo o anuncio de violações de aguas internacionais referentes ao Líbano, para a exploração de gás, e sim, entra em choque com os interesses russos no que se refere ao mercado de gás europeu.
          Nesse cenário, com o entrevero com esses dois players, o mais provável é o antissemitismo crescer e Israel ser varrido do mapa, o resto é torcida.

          1+

          • Neco 14 de setembro de 2019 at 17:42

            A verdade é que não temos certeza de nada, mas o tempo de bibi pode estar no fim.

            0

  • civilizado 14 de setembro de 2019 at 13:22

    Suicídio, assunto complexo…esse comportamento se aflora como consequências desde de uma dificuldade financeira, como amorosa,de relacionamentos intra pessoais ,drogas ,etc,etc e…..genético( algum familiar próximo ter já se suicidado) …a depressão é porta de entrada para o suicídio…….um exemplo : acho que os pais não devem cobrar os filhos para serem este ou aquele profissional…e nem tão pouco dar TUDO de mão beijada…ouço pais que com um bom padrão de vida falar…que não quer que o filho passe por aquilo que ele passou, pelas dificuldades e por isso dá tudo para os filhos masss se esquecem que foi por ter passado pelas dificuldades que o pai foi um vencedor e esquecem tbm que PASSAR tempo com os filhos é FUNDAMENTAL e mente desocupada é oficina do santã, já diz esse provérbio.. …maaaasssssss….vejo que a falta de um relacionamento VERDADEIRO com DEUS ..é o principal motivo…pois os VALORES , os PRINCÍPIOS serão outros e estes protegem qq um da voracidade da vida moderna….SIMPLES assim!!!

    2+

  • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 13:34

    Eu fico pensando , como a pessoa tem coragem de tirar a própria vida ?

    Excelentes discussãoes no tópico.

    0

    • civilizado 14 de setembro de 2019 at 15:07

      coragem ou covardia….ou doente…..ahhhh o EGO tem esse poder!!!!

      0

    • Henk 14 de setembro de 2019 at 15:53

      A fuga dos problemas e da realidade, somado com a incapacidade de suportar a dor, pode tornar a auto destruição atraente. Mas para isso a pessoa tem que colocar todo o coração neste mundo(materialismo) , assim qualquer desilusão aciona o gatilho.

      5+

      • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 15:56

        Então você está pressupondo que o fenômeno afeta mais ateus que teístas? Duvido muito.

        3+

        • Pé Vermelho 14 de setembro de 2019 at 15:59

          Nao sei se ele quis dizer no sentido de religião,
          no caso o bem/reconhecimento/etc seria a diferença e motivação para continuar, sem isso a pessoa nao ve o amanhã como bom, se pune por ser incompetente fora os outros motivos que ja citaram nos outros coments.

          2+

        • Henk 14 de setembro de 2019 at 16:06

          Hoje muitas pessoas colocam toda sua energia na vida profissional, social e vivem só com o externo. O que faz com que se tornem extremamente frágeis no íntimo. Nesse caso tanto faz ser ateu ou crer em um ser superior já que a escolha da pessoa foi acreditar e desejar algo que ela não conseguiu realizar.

          3+

          • Luke Bolha 14 de setembro de 2019 at 16:09

            Agora entendi.

            1+

        • Neco 14 de setembro de 2019 at 16:13

          O problema é mais daqueles que não sabem que são ateus, os ateus tem que ter convicção então tem uma estrutura psicológica diferente.
          O problema são aqueles que não ligam para isso, acreditam em Deus e não praticam, não se envolvem com nada, nem são ateus e nem são cristãos, tipo os nem nem da vida.
          Esses não tem a convicção que Deus não existe e que eles tem que lutar para resolver os seus problemas e também não tem a esperança que Deus vai ajudar a resolver os seus problemas, ficam em um tipo de limpo psicológico espiritual, dai são vitimas de qualquer modismo, para esses uma campanha anti suicídio é pior.

          3+

          • Henk 14 de setembro de 2019 at 16:22

            Meu tio era muito religioso e era bem sucedido na vida familiar e profissionalmente , mas uma doença o atingiu e ele não suportou a dor . Infelizmente ele não resistiu a vontade de fugir da realidade e deu fim na propria vida..

            1+

            • Neco 14 de setembro de 2019 at 16:23

              Creio que esses casos são pontos fora da curva.
              Ou tem algum detalhe que ele não revelou.

              1+

              • Henk 14 de setembro de 2019 at 16:28

                Ele já tinha mais de 60 e tinha conquistado muita coisa , mas o tal do parkinson pegou ele e a pessoa que ele era definhou . Talvez o orgulho de ter conquistado o que ele conquistou o tornou fraco pra uma situação como essas onde ele passou a ser frágil. De um homem forte que ele era , passar a depender tudo dos outros não deve ter sido fácil.

                1+

                • Henk 14 de setembro de 2019 at 16:31

                  Ele era uma das últimas pessoas que eu achava que tomaria uma atitude dessas , foi uma mistura de susto com decepção.

                  1+

                • civilizado 14 de setembro de 2019 at 17:12

                  ta infelizmente explicado a atitude de seu tio…não acetar o doença….

                  1+

  • Mordecai 14 de setembro de 2019 at 14:03

    Boa tarde a todos !

    Aproveito e levanto outra questão que, na minha opinião, vai contribir para o aumento do número de suicídio entre jovens: é o “homossexualismo de modinha”. Para quem ainda não sabe, jovens de de 14 a 17 anos estão numa onda de praticarem homossexualismo pura e simplesmente pra ficar bem com a galera. Virou uma prática de autoafirmação. Isso confunde a mente dos jovens, que quando chegam à fase adulta, estão cheio de dúvidas e problemas nesse sentido. Não dá pra dar golpe em Deus e sair ileso. A mente pira quando caem na real. Muitos têm apelado para o suicídio. Tudo isso conjugado com o uso de drogas cada vez mais fáceis e viciantes. Ingredientes da morte certa.

    19+

    • Rodrigo 14 de setembro de 2019 at 19:18

      Isso é muito grave.

      0

  • lord hope 14 de setembro de 2019 at 14:27

    bom dia muquis.

    quanto ao tópico, minha visão é muito simples.
    como bem elencado acima, as pessoas estão numa “vibe mimimi”, despreparadas, com raiva de outros para não encarar a merda que sua vida é, encontram na midia, na sociedade atual o eco para suas incompetências sensoriais e emocionais.

    acho que todos agora tem um diagnóstico psicológico para toda falha, fraqueza , incapacidade ou falta de caráter.

    isso se reflete no suicidio também.

    TODOS os problemas que a sociedade tem são causados única e exclusivamente pela desintegração do tecido social, da familia, da nação.

    COINCIDENTEMENTE, desintegrar o tecido social é a tarefa principal dos porcos esquerdistas.

    sinto muito por aqueles que se colocam em condições de ser tornarem vitimas desses seres do inferno profundo, mas só posso cuidar de mim e dos meus.

    assim como qualquer um aqui.

    OLHE POR SUA FAMILIA, ame os seus, proteja-os da influencia nefasta dessa sub-gente.
    aponte para aqueles que são esse mal, mostre-os, NÃO SE ESCONDA, mas também não seja inocente.

    é a unica coisa que se pode fazer

    7+

  • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 14:43

    Boa tarde mukis….

    A primeira coisa que veio a minha velhuscas cabeça? Uma info que temos CINCO% dos bananoides depressivos!!!uns 11milhoes!!! Talvez tenhamos mais, mas sempre desconfio dessas “pesquisas” com fontes obscuras como aquela d feminicidio e dos xooovens, viados, negros e pobres que morrem em quantidades exdrúxulas e por causas “globalistas”!!!

    0

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 14:46

      Dito isso, me vem à mente outra “maxima”: além do império das minorias oprimidas (exceto os ricos, brancos, phodoes etc e tal que são misóginos, estrupadores, fascistas, machistas e tóxicos) temos tb o império dos fracassados e vítimas do sistema opressor capitalista selvagem!!!

      Dito isso, concluo: tamos formando e endeusando uma geração de fracos.

      Segue o fluxo.

      3+

      • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 14:50

        Ahhh tamos cada vez mais dependentes de drogas (incluso remédios, todas legais com carimbo e receita) prometendo uma falsa Felicidade oi fuga da realidade… e o serhumano se enchendo delas!!!

        E Ainda tem mukis querendo liberam, também, drogas hoje ilegais…. tapariu, sifude, tomanocu.

        Se for assim, vou abrir um funerário oi crematorio pra suicida-se e afins.

        Ps: nao desconsidero, desprezo oi ignoro depressão e suicidio. São uma triste doença.

        4+

        • Manco 14 de setembro de 2019 at 14:57
        • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 15:04

          Da pra fazer uma lista de “motivos” que passa pela sociedade de consumo que promete “tutto” e entrega a realidade, além do desapego as religiões raiz que te obrigavam a não ir pro Fofo Eterno!!! Tem muitas…

          Uma delas, pra mim muito importante … a mulher mãe saiu de casa pra trabalhar, o que foi ótimo pra elas claro, mas pra família e Educacao dos filhos foi uma bhosta !!! Estes ficaram pra ser educados pela escola, que a princípio foca na cultura … oh pelos porteiros, babás ou amigos do condômino (outro fenômeno do ano ultimos 50anos), já que antes se apanhava na rua e tb em casa dos Pais!!!

          O detalhe principal, e o Barnakowski aborda isso bem… se criou um universo de “minoria suicida” …. alias mais um dentre tantos que merece ser protegido contra os males do planeta plano Cebolinha!!!

          3+

      • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 14:51

        E os muslins vem aí pra passar o facão no homens não tóxicos.

        2+

        • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 15:06

          Bons tempos a terra era redonda, dava merda vc apanhava sofria e se phudia,,, mas a roda girava e vc daqui pouco se dava bem!!! Até a próxima merda…

          Hoje só planície monótona, só resta ir pra borda dessaphorrai e se “ajogar”!!!!

          3+

          • civilizado 14 de setembro de 2019 at 15:10

            hehehehe…é ao contrário…hehehehe justamente a o contrario…

            1+

            • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 20:12

              Entortaram a lente Plana da câmera da NASA… sacanagem!!!

              Nasa divulga vídeo com imagem da Terra

              🌎🌍🌏 OLHA BEM esse vídeo que a NASA divulgou nesse fim de semana, porque vai ser a melhor visão que vc vai ter da sua casa #tudocomvc #space

              Publicado por Portal Tudo em Domingo, 8 de setembro de 2019

              1+

              • civilizado 14 de setembro de 2019 at 21:58

                hehehehehe é bom e dá muiuuuto dinheiro tirar os caras pra trouxas..craruuu que não falam que usam lentes olho de peixe nas câmeras …ohhhhh ai é teoria da conspiração!!!…pô civi!!! não cortar nosso barato ai?!?!?! qualé mermao!!!kkkk

                1+

              • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 22:03

                Huahuahuahua… este brogui é a melhor coisa que já fizeram na internet

                1+

          • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 15:18

            Bingo. Já começava tomando porrada em casa pra aprender como o mundo funcionava. Agora é um frescure sem tamanho. Eu sou novo ainda mas fui criado na mesma vibe dos meus pais então parece que tenho vantagem contra pessoas da minha geração. Lembro que tive um problema na escola quando criança, tinha um menino que me baía todo dia e eu reclamava pra minha mãe. Um dia ela me falou, ninguém vai te proteger não, se quiser que isso pare a próxima vez que ele vier te bater da uma nele antes. Problema resolvido.

            11+

            • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 15:19

              Ainnnn seu retrógrado…

              2+

  • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 15:18

    Amo Nikiti de paixão … vim pra casa em 1976, oriundo do ES que também adoro!!! Aqui fiz fama e fortuna, ambos parcos e efêmeros, mas fiz o mais importante … família e amigos!!!

    Nikiti = potencsa!!! SS! chachrinha e tantos outros Mais ou menos famosos, vejam pq saphorraqui tem historia!!!

    http://colunadogilson.com.br/nas-terras-de-arariboia/?fbclid=IwAR20wuojaxJyjzy_oi7pU-e5o5mVHTsf7hipccG7uETxR49DD69mUdnjBSk

    0

  • Neco 14 de setembro de 2019 at 15:37

    Morreu o roqueiro Eddie Money
    O roqueiro Eddie Money morreu ontem, aos 70 anos.

    1+

  • Pé Vermelho 14 de setembro de 2019 at 15:56

    “Empreendedorismo é mito em país que não cria trabalho digno, diz sociólogo”

    perai, direito? assalariado? mas patrão não é opressor?
    anarquia? mas ai é individual, ta errado tb,
    tudo do estado? mas ai o Estado é patrão?
    ahh sei lá

    https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2019/09/14/entrevista-sociologo-ricardo-antunes-trabalho-emprego-empreendedorismo.htm

    0

    • Rentista Vagabundo 14 de setembro de 2019 at 16:01

      É o medo do Afegão descobrir que não precisa do Estado.

      1+

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 16:20

      Entso, acabamos com o mito e matamos todos os empresários!!!

      Então, quem vai dar trabalho digno pro todos? Claro, o Estado!!

      Simples assim… hehehe

      1+

      • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 16:27

        E a parte que fala da ref trabalhista do Temerario…. e diz: criou-se o trabalho intermitente só se recebe pelo tempo que se trabalho, que é muito NEFASTO!!!

        Da pra mandar? Então. Vai…. sifude tomanocu tapariu!!!

        3+

  • Na_Volta_Eu_Compro 14 de setembro de 2019 at 16:11

    Suicídio às vezes vem com uma queda brutal de expectativas.
    Pode acontecer com qualquer um de nos. Tem que ficar atento.
    Sei de casos tristes, pessoas fortes que tiveram tragédias em suas vidas. Muito difícil julgar.

    6+

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 16:22

      Não se trata de julgar, e sim de apoiar quem necessita… o que o tópico trata, me parece, é a bolha de depressivos suicidas e o “comercio” que esta se formando em torno deles!!!

      0

  • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 16:31

    Ahhh direto na alma dos mukis, dos tempos da depresso raiz!!!

    “Chorei, não procurei esconder. Todos viram. Fingiram pena de mim, não precisava. Ali onde eu chorei, qualquer um chorava.
    Dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava!
    Um homem de moral não fica no chão, nem quer que mulher
    lhe venha dar a mão. Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
    Paulo Vanzolini, 1962

    3+

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 16:31

      Sobe o som,!!

      0

  • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 17:22
  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 17:49

    Criando coragem para começar a trabalhar hoje!!o.O

    0

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 17:50

    0

    • Manco 14 de setembro de 2019 at 17:59

      Lucas Luco é osso hein?

      2+

      • Floyd 14 de setembro de 2019 at 17:59

        hahaha….mas essa musica ai as gatas curtem

        0

  • Pobre Paulista 14 de setembro de 2019 at 17:53

    First de SSD novo

    3+

    • Floyd 14 de setembro de 2019 at 17:59

      Fino!!

      Comprou da Samsung??

      0

      • Pobre Paulista 14 de setembro de 2019 at 20:06

        Aff. Alegria de pobre dura pouco.

        Congelou o note, depois parou de bootar… rollback pra HD antiga, droga.

        1+

        • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 23:29

          Desativa o AHCI dele.

          1+

          • Pobre Paulista 14 de setembro de 2019 at 23:32

            Tava lendo isso aí, valeu Barná!

            Não vou desmontar o note agora não, fica pra amanhã hehehe

            1+

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 18:00

    0

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 18:03

    Outra musica que as gatas piram

    0

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 18:11

    Para fazer moral com as gatas de esquerda

    0

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 18:26

    Mais um ensaio sensual da fotógrafa no caso. Foto: Danny Bolina.

    Publicado por Joice Axell – Fotografia em Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

    7+

    • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 18:57

      Floyd embelezando o tópico !!!

      2+

      • Floyd 14 de setembro de 2019 at 19:05

        Temos de aumentar o astral e reduzir os suicídios!!o.O

        6+

  • civilizado 14 de setembro de 2019 at 18:41

    Hidden pira!!!!
    Salão do Automóvel de Frankfurt é alvo de protestos de ambientalistas
    Cerca de 20 mil pessoas participam de atos exigindo o fim do motor de combustão e mais investimentos em meios de transporte alternativos. Mais de 10 mil ciclistas bloqueiam temporariamente duas estradas da região.

    1+

    • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 18:59

      Bando de idiotas, deveriam ficar amarrados perto de um V8 7 litros Big Block.

      3+

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 18:45

    Sobre o tópico, ao longo de minha vida, conheci 3 suicidas, todos não encaixados socialmente, apesar de terem filhos e mulheres, e de pessoas próximas, mas não tinha contato soma-se 7 casos.

    Concordo com o Barna “E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso””. Não existe nada mais entristecedor a continuidade de uma vida não apreciada e não haverá perspectiva de se sair dessa matriz, daí não há diferença da vida se acabar ou em 10 minutos próximos ou em 10 anos.

    Acho que cancelei dois planos suicidas que estavam perto de mim, dois amigos comentaram que estavam com depressão, pois as pessoas a sua volta haviam se estabelecidos financeiramente, e estes chegando aos 30 ainda dependiam de seus pais, os aconselhei a apagarem as redes sociais e focarem em resolverem as suas respectivas vidas, não ligar para ninguém; sendo que empresa nenhuma contrataria um suicida os aconselhei em esquecer das pessoas, irem estudar para concurso ou programação, não para se ter em razão em politica, sempre focar no retorno.

    Hoje estão melhores, progredindo, e não têm mais redes sociais algumas. Mandar o mundo à merda, é o principal desafio da vida de uma pessoa.

    22+

    • Rodrigo 14 de setembro de 2019 at 19:24

      Uso rede social apenas para comentar sobre carros, segunda guerra mundial e campanha contra o flúor na água, nada de postar coisas pessoais.

      2+

  • Floyd 14 de setembro de 2019 at 19:02
    • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 19:08

      Fusca a álcool, kkkkkkkkkkkkkkkk

      2+

  • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 19:08

    “Israel corre risco de entrar em guerra ? ”

    1+

    • Rodrigo 14 de setembro de 2019 at 19:25

      Israel sempre corre risco de entrar em guerra.

      4+

  • Rodrigo 14 de setembro de 2019 at 19:29

    Sobre Bolsonaro, uma evolução de uma semana em uma cirurgia de hérnia já não é uma evolução boa.
    Por enquanto não tem motivo para pessimismo.

    0

  • Pé Vermelho 14 de setembro de 2019 at 19:35

    Eu acho que eles deveriam viajar apenas de bike
    e pra cruzar oceanos apenas com barcos a vela feitos de madeira de arvores que cairam.
    ahh quer saber? vão tnc

    https://glamurama.uol.com.br/meghan-markle-e-harry-teriam-contratado-especialista-em-gestao-de-crise-para-fazer-as-pazes-com-o-publico/

    0

  • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:14

    Ihhh… Atacaram a central produtora de petróleo dos árabes com drones.

    https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1VZ0I1-OBRBS

    1+

    • Hidden (aquele) 14 de setembro de 2019 at 20:17

      O tal de pompeo disse que não foram os rebeldes… sobrará pro Ira?!?! Huuum

      1+

      • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 20:18

        Drones hit 2 Saudi Aramco oil facilities, causes fires

        0

      • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:19

        Booooooo…

        0

        • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 20:19

          Meeeeeeeeeeeeeeeedo

          2+

  • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 20:22

    Booooooooooooooooooooo 2

    ATENÇÃO: MUNDO À BEIRA DE UM COLAPSO ECONÔMICO

    0

    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:32

      Chapéu de alumínio MODE ON

      Poo… Fui ver esse vídeo aí e, entre os vídeos recomendados, apareceu o Mel Gibson falando de rituais em Hollywood.

      1+

      • bolha buritis 14 de setembro de 2019 at 20:36

        Aqui apareceu um monte de vídeo de Putin, Israel, Trump e até um do astrólogo guru.

        0

  • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:28
  • Ricardão 14 de setembro de 2019 at 20:37
    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:43

      Bem que estava esquisito haver tantos paralamentares de esquerda nisso daí…

      Entre os comentários, citava a possível revogação da PEC da Bengala. Isso seria muito mais proveitoso.

      1+

    • Neco 14 de setembro de 2019 at 21:18

      Ao que tudo indica, pelas vias normais democráticas, não conseguiremos, estou perdendo o otimismo na via democrática.

      0

  • Ricardão 14 de setembro de 2019 at 20:42

    2+

    • Ricardão 14 de setembro de 2019 at 21:25

      O início da thread é aqui

      0

  • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:46

    Uai? O que os parlamentares colocam nas redes sociais, não é para todo mundo ver?

    O governo também vê.

    https://exame.abril.com.br/brasil/governo-monitora-redes-sociais-e-condiciona-verba-a-apoio-de-parlamentares/

    0

    • Mineirausfall 14 de setembro de 2019 at 20:48

      Esqueci de substituir o ‘https’ pelo palavrão.

      0

  • Colmeia 14 de setembro de 2019 at 21:24

    Mineirausfall
    Ihhh… Atacaram a central produtora de petróleo dos árabes com drones.

    O Pompeo tuitou que o Irã tá por trás desse ataque na SA

    1+

    • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 23:27

      alguém não sabe disso?

      1+

      • Colmeia 14 de setembro de 2019 at 23:43

        Pois é Barna, ‘alguém’ realmente tá querendo uma guerrinha, e que, de preferência, coloque os states aí na parada.

        1+

  • Pobre Paulista 14 de setembro de 2019 at 21:34

    Mat
    Meio pensamento é um pouco tosco, mas acho que a pílula anticoncepcional mudou demais a sociedade, em muitos aspectos de forma negativa.
    Antigamente aos 18 anos um casal fritando nos hormônios já tinha filhos, tinham que trabalhar para mantê-los. Não teriam portanto tempo para entrar em depressão, e muito menos pensar em suicidio, já que havia um filho para cuidar.
    Ao mesmo tempo, o feminismo não vingava, pois ao serem mães na idade correta as mulheres eram obrigadas a serem mulheres e não tinham tempo para brincar de serem homens.
    Pais com filhos também tinham um apresso muito maior por seu país e seus bens. Se um estrangeiro nazi da vida quisesse invadir seu país, pegaria em armas pois para além de tudo estaria defendendo a terra de seus filhos.

    Sempre falo que com 30 anos o homem tem que estar pensando em fechar a fábrica, e não em começar a produção.

    A escola acabou com o conservadorismo.

    4+

    • Bruno L 14 de setembro de 2019 at 21:41

      As leis também…fica complicado pensar em filhos quando a guarda é sempre da mulher.

      5+

      • Pobre Paulista 14 de setembro de 2019 at 21:42

        Isso veio beeeeemm depois

        0

      • civilizado 14 de setembro de 2019 at 21:45

        mas por isso que esses casórios dão merda….pô….os cara já casam pensando separação e não ter filhos em ter contas individuais…dividir as despesas…olha casamento é conta conjunta, casamento são as despesas saírem dessa conta…é por essas e por outras coisinhas que nem tem mais aquela cumplicidade entre um casal…

        6+

        • Neco 14 de setembro de 2019 at 21:57

          Isso é verdade, não dá certo cada um ter o seu caixa.

          1+

          • civilizado 14 de setembro de 2019 at 22:15

            sabe Neco, uma vez uma moça que foi ver um ap. meu para alugar com sua mãe …mas a moça do nada começou a choramingar…e eu perguntei pq estava chorando…ela me disse que estava se separando do marido , casamento de 5 anos(aliás é o tempo que estaticamente que estão durando ) e falou que ela tinha comprado umas camisas para ele com o dinheiro dela e que ele tinha dado um par de sapatos par ela com o dinheiro dele e que a prestação do ap era dividido e que o rancho ele pagava e condominio ela pagava..que ultimamente ela estava arcando com mais despesas pois estava pagando mais contas que ele…e eu perguntei …mas voces não tem uma conta conjunta? as despesas e presentes não saem desta conta?…ela ficou admirada por essas perguntas …ficou me olhando como quisesse me dizer que aquilo era um absurdo…e eu falei tái o motivo principal da separação de voces…é que na realidade voces continuam com a vida de solteiros …casaram já pensando em se separar…a mãe dela olhou para mim e balançando a cabeça positivamente me disse …taí a coisa mais certa que o sr. falou em relação a esse casamento é pura verdade ….

            3+

            • Neco 14 de setembro de 2019 at 22:18

              É isso, simples assim.

              0

  • Flyn 14 de setembro de 2019 at 22:31

    Francisco Quiumento!
    Encontrei outro da época, o lendário Jimmy Bo Horne e sua clássica imortal “You get me hot!
    Repare os negão rebolando sem medo de ser feliz rsrs

    1+

  • Intendente 14 de setembro de 2019 at 22:37

    Oi, boa noite.

    Tema que era para estar segregado, como conversamos no zape.

    Daí o indivíduo posta na timeline um balão amarelo, um textão e, enquanto isso, familiares e amigos depressivos deixados ao léu.

    Hipocrisia. A gente vê por aqui.

    5+

    • Barnabezinho 14 de setembro de 2019 at 23:26

      Achei exatamente isso, sabe. Acho que estamos tratando errado demais o problema. Errado mesmo, talvez de propósito.

      1+

  • bomberman 14 de setembro de 2019 at 22:53

    kkk netflix já era … o amazon prime tá fazendo a adaptação do the boys

    0

  • Neco 14 de setembro de 2019 at 22:57

    https://www.dw.com/pt-br/privada-de-r-5-milh%C3%B5es-%C3%A9-roubada-de-museu-no-reino-unido/a-50435385

    Um vaso sanitário de ouro 18 quilates foi roubado na madrugada deste sábado (14/09) do Palácio de Blenheim, residência rural na Inglaterra onde nasceu o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, informou a polícia britânica.

    A peça, intitulada “America”, estava exposta como parte de uma exibição do artista conceitual italiano Maurizio Cattelan e podia ser usada pelos visitantes.

    ——————————
    Espero que eles nunca tenham que pedir ajuda aos americanos.

    2+

  • Colmeia 14 de setembro de 2019 at 23:00

    Trump confirmou que o filho do Bin Laden foi morto numa operação anti terrorismo:

    https://www.foxnews.com/world/bin-ladens-son-hamza-was-killed-in-counterterrorism-operation-president-trump-confirms

    Achei muito estranho o Bin Laden ter um filho tão adulto. Mas… bem, foi comentado acima de pais terem filho cedo. Tirem vocês as suas conclusões :

    0

  • Pé Vermelho 15 de setembro de 2019 at 00:00

    O ato em si é complicado de ser definido sua motivação por algo unico ( com raras excessões)
    situação que ocorreu ontem aqui na região
    aparenta que pai pegou filho e por não aceitar separação…..

    https://www.bonde.com.br/bondenews/policia/acidente-que-matou-pai-e-filho-pode-ter-sido-provocado-por-vinganca-503497.html

    1+

    • Bruno 15 de setembro de 2019 at 07:54

      Bom dia!
      Para quem quiser estragar o domingo:
      https://www.metropoles.com/brasil/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae
      Já acompanhei casos de suicídio de um idoso que preferiu a morte ao sofrimento da família em vê-lo agonizando, já conversei com uma pessoa que não falou exatamente com estes termos, mas deixou a entender que o suicídio do irmão problema trouxe de volta a felicidade para os pais dele. É difícil demais fazer algum tipo de generalização neste caso.
      No meu caso, eu gostaria de poder escolher a morte, quando perceber que estou dando mais trabalho do que sendo útil.
      Uma coisa que me pergunto é porque as pessoas aceitam promover a morte de outros animais para evitar seu sofrimento, mas lutam por manter vivos idosos em estado vegetativo.
      Eutanásia é um assunto que deveria ser mais discutido pela sociedade.

      2+

      • Barnabezinho 15 de setembro de 2019 at 07:59

        A ideia do post de ontem não era esta, pode verificar.

        0

  • Barnabezinho 15 de setembro de 2019 at 07:51

    Bom dia!

    0

  • Jucira 15 de setembro de 2019 at 07:58

    Bão diiia (mineiro).

    1+

  • Barnabezinho 15 de setembro de 2019 at 08:06

    Novo Tópico, pra descontrair…!

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.