Bom dia!

Não acham ser uma sensação esquisita você perceber que não conseguimos hoje repetir os feitos do passado simplesmente por conta de nossa geração e as mais novas não terem CAPACIDADE para os realizar ou superar? Eu acho. É uma sensação pavorosa a de ver que os marcos do nosso passado recente acabarão em algumas décadas como as pirâmides no Egito: Você vê a obra, mas não entende como ela ainda está lá.

Hoje os cariocas dão graças a Deus e o povo melequento e maconhista do DCE da Uff está chorando na internet. A Ponte fez 50 anos. Matéria no jornal e tudo, uma coisa até chocha pra quem é de cá, e que não faz sentido algum para quem está de fora. Um paulista mediano não faz a menor ideia do que siginifica a Ponte para o pessoal do Rio e do “Estado do Rio”.

Eu lembro de uma vez estar conversando com um casal de conhecidos, e eles depois de contar sobre a sua maravilhosa viagem a cuba com todas as misérias lindas possíveis, falar de como a Ponte é ruim. O pessoal usando a Ponte todo dia, e reclamando. Porque foi roubada. Porque morreram centenas de pessoas lá dentro. Porque desviaram dinheiro pro Pinochet. Porque podia ser um túnel mais moderno. Porque piriri pororo… basicamente odiavam a Ponte porque a Ponte era “da ditadura”.

E a coisa é neste naipe, lembro de ler sempre nos livros de escola aqueles comentários secos, sem nenhuma relevância. Covardia, mas eu explico rapidamente, é uma história rápida.

Até 1960 o Rio era a Capital Federal, e aqui era o fervo do país todo. Mas o Rio sempre foi bem ligado com São Paulo e Minas, por trem e rodovias. Mas o interior do Estado nunca teve este privilégio. A capital do Estado do Rio era Niterói, por isso suas características peculiares até hoje. Mas desde o Império havia essa fissura em fazer a tal da Ponte. O projeto aí, o Imperador aprovou e tudo, mas a grana não veio. Por motivos óbvios…

Mesmo assim a coisa seguia apertada, pessoal tinha de usar ferries e barcas pra travessia, que é curta, mas gerava transtornos imensos. Volta e meia as barcas da Cantareira se acidentavam, afundavam, quebravam… era uma travessia tensa.

Isso é no começo dos anos 1940. Dava muito rolo. Pessoal queria um jeito de atravessar, seja por túnel, seja por ponte. Curiosamente por muito tempo o pessoal – autoridades do Distrito Federal como o Dodsworth, prefeito eterno da cidade, preferiam um túnel, mas os projetos de ponte acabaram se sobressaindo como mais viáveis tecnicamente.

Bagulho é doido e em 1952 bateram o martelo: Vai ser TÚNEL. Projeto francês, bem ajeitado e até bastante interessante, uns 7 km de travessia, mas olhando a imagem do croqui vocês verão que alguma coisa não iria dar certo nele.

Estavam prevendo um aterro enorme em Niterói, e isso efetivamente ocorreu, mas na época não se tinha a tecnologia – mais tarde, uma década depois, o Aterro (aquela covinha embaixo do Aeroporto é o começo dele) seria feito com tecnicas inéditas, mas com outro propósito. Na época, não dava. E também não tinha grana. Começo dos 1950, Vargas não estava indo bem…

E nesse contexto vem tudo: Vargas morre, o país entra em caos, crise política, depois o RJ se enfia nas obras intermináveis do projeto do IV Centenário (ninguém mais lembra disso), e vem JK querendo tirar TUDO pra Nova Capital, e todo o esforço e recursos do Estado acabam se voltando para este projeto alucinado de fazer a Cidade Nova em Goiás. Acabou o sonho. Mas, em 1959 surgiu a maior prova da necessidade de se acabar com o – na época – monopólio da Cantareira, a empresa das barcas.

Revolta das Barcas em Niterói, 1959. Revolta das Barcas

Povo revoltado com um monte de coisas, desde o preço da tarifa, os acidentes e quebras, o péssimo estado do material, o mundo, a carestia… destróem a estação de Niterói e tocam fogo em tudo, paralisando a travessia por quase duas semanas. Ali o pessoal entendeu que nao tinha como evitar a construção de “alguma coisa”.

Mas só em 1965 a coisa vai pra frente. E foram feitas licitações anteriores mas a bendita da SURSAN e os capiaus que se meteram no projeto do “túnel” conseguram uma única empresa na licitação, argentina e sem expertise. A comissão que cuidou da infraestrutura do IV Centenário atuou no sentido de arrumar essa bosta e refazer a licitação, mudando completamente o projeto. Agora ia ser PONTE.

Porque PONTE? porque o Brasil estava construindo Brasília e ali começamos a dominar a tecnologia de concreto armado em grande volume. Construimos pouco antes a primeira usina de Paulo Afonso, em Minas. E os militares chegaram e com eles haviam planos. Dentre eles, o de fazer obras de vulto em infraestrutura, mas nos faltava exatamente a expertise naquilo que mais precisávamos, tecnologia de construção civil.

A decisão da Ponte levou isso em conta, e o projeto foi abraçado pelo governo como essencial. Mas aqui, sabem como é, é essencial até a página 2. No entanto a mudança de cenário e a ideia do “grande projeto de desenvolvimento” fizeram o goberno militar olhar este projeto, e o da tal “usina das sete quedas” com um cuidado especial. A tecnologia da primeira seria usada integralmente na segunda.

Por isso a Ponte foi a escolha. Necessidade de absorver tecnologia sensível. Fizemos a licitação em 1966 e em 68 o projeto começa. Enquanto isso, o pessoal indo e vindo de balsa, da Cantareira e da Valda, feito essa aqui.

Começa o projeto, o Andreazza (sim, o avô daquele inútil) vem inaugurar a obra com a Rainha Elizabeth, já que compramos parte do projeto de uma empresa inglesa. Testemunha da História, Rainha Elizabeth II viu várias transformações no mundo #Acesse Política | O site de política mais acessado da Bahia!

CLARO, deu problema. Entre 1968 e 1971 a obra não andava, era um problema atrás do outro, as empresas que venceram a licitação não conseguiam fazer o projeto evoluir, o maquinário era inadequado, haviam problemas nas desapropriações e no finzinho do ano tricampeão, a gente nao tinha nem 15% do projeto andado. Um inferno.

Mas aí o presidente era o Médici, o Brasil uma potência tricampeã mundial, PIB feito o cristo do Economist, a grana jorrava e o governo meteu a mão e mandou recomeçar tudo. Empresa estatal criada e com poderes plenos, chamando empresas – neste momento as amigas do Rei nascem na forma como são atualmente, os grandes grupos de engenharia civil que dominam o país, tomemos nota – e universidades, para testar tecnologia e tentar acelerar os processos construtivos.

Em 1972 já tinha ponte no mar e a um ritmo impossível. A obra se beneficou de haver milhares de trabalhadores com a experiência de Brasília, e com dinheiro e disposição a coisa deslanchou. Essa foto aí debaixo é a do Vão Central, veio da Escócia nessa balsa. É aço especial, daqueles da Perimetral – que valeria uma história parecida…

Entre 1972 e 1974 a obra toda foi montada, é meio louco ver que a nossa engenharia conseguiu uma façanha dessas. O grosso da obra foi feito em 32 meses. É muita obra, muita coisa inédita junta, muitos problemas também. Fala-se de centenas de mortos, que o pessoal era enterrado nas colunas de concreto pra não atrasar a obra, que tem até espíritos na Ponte.

Fato é que cerca de 60 pessoas morreram nas obras. Era um negócio perigoso e sem proteção alguma, claro.

O Globo - O Globo - Ponte Rio Niterói

Mas a Ponte foi concluída num prazo absurdo, havia um desespero para a conclusão ser ainda dentro do mandato de Médici. Andreazza, ministro dos transportes, morou na vila da fábrica de peças da Ponte até o fim da obra.

Torramos MUITA GRANA, hoje seria algo como 12 bilhões de dolares, corrigidos, incluindo todos os custos conexos, investimentos em tecnologia, insumos, etc… É muita grana. Isso seriam 4x o orçamento inicial. Daí o argumento de fraude na construção. Realmente deitaram muita grana fora, creio eu.

E, no comecinho de março de 1974, Médici dá aquela passeada de Rolls Royce pela Ponte zerada. O resto virou lenda.

Ponte Rio-Niterói é inaugurada – efemérides do éfemello

Bom dia!

 

14+
  • Simons 3 de março de 2024 at 08:44

    FIRST!

    1+

  • Cadeia Marcov 3 de março de 2024 at 08:56

    Legal.
    Me lembro que eu devia ter uns 11 anos e o curso na escola técnica federal em floripa mais famoso era de POntes. Conheci 2 pessoas que fizeram. Era tipo um segundo grau super destacado. sc tem muitas pontes inclusive uma gigante em tijucas que a galera nunca entendeu (passava por cima da cidade toda.. kkk)
    Eu gostava de pontes, mas aquelas de arco, treliça, ou madeira. Qdo chegou a idade de fazer, o curso não existia mais.. kkk

    4+

  • Veiga 3 de março de 2024 at 09:11

    Show Barna! Valeu até um comments acá!

    7+

  • bomberman 3 de março de 2024 at 09:59

    Barna, na boa, escreve um livro.

    6+

    • Barnabezinho 3 de março de 2024 at 10:30

      Tucano sempre me fala isso. Estou juntando os textos do blogue pra analisar.

      9+

      • Sapato Furado 3 de março de 2024 at 10:59

        Crônicas de um Barnabé
        ?

        11+

    • Ugo 3 de março de 2024 at 17:45

      Não, faz um canal no Youtube primeiro. Junta audiência, daí livro(s).

      3+

  • Final Countdown 3 de março de 2024 at 10:02

    Caraio
    Boa historia
    Mas $12bi? Pra deixar Niterói vir aqui? Pelamordedeus

    3+

    • Barnabezinho 3 de março de 2024 at 10:30

      Valeu a pena 😀

      5+

    • Hidden 3 de março de 2024 at 13:23

      Quem paga pra entrar em Nikiti sao os barbaros do Hell e vikings da baixada..kkk

      3+

  • Mutuário 3 de março de 2024 at 10:02

    Devemos construir pontes democráticas alicerçadas no amor e derrubar os muros faxistas do ódio!

    Um beijo para todes, todxs e toddys!

    9+

  • Mutuário 3 de março de 2024 at 10:04

    Só gente ryyyca para morar em um lugar chamado “Nictheroy”!
    Um luxo!

    3+

    • bomberman 3 de março de 2024 at 10:05

      É tão bom que fica do outro lado

      2+

      • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 10:20

        Nikkity e Saygon são patrimônios nacionais

        ??

        P.s. atendi uma moça essa semana : nasceu em Niterói mas no RG dela costa Rio de Janeiro / RJ
        Mora no interior de SAYGON

        E de uma senhora aparece Estado da Guanabara

        Ali tem história hein?

        Grandes obras civis? Esquece

        Agora é só amor do Putê

        2+

        • Barnabezinho 3 de março de 2024 at 10:32

          Guanabara era a cidade-estado do RJ entre 1960 e 1975. Niterói só deixou de ser a capital do RJ em 1975, com a Fusão da Guanabara com o Estado do Rio.

          2+

      • Hidden 3 de março de 2024 at 13:24

        Olhamos a barbarie e a roubalheira do Hell de longe…kkk

        1+

        • Johnnyboy 3 de março de 2024 at 13:49

          Lá do alto do morro do estado… ou do caramujo… de braços dados com o Roberto Silveira e suas 55 secretarias…. kkkkk

          mesma merda que Hell… menos bonita e mais provinciana….

          0

  • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 10:21

    Eu ainda quero passar pela ponte lá no sul de SC e a nova em Foz do Iguaçu

    2+

    • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 10:27

      Atraso em obras de acesso empaca liberação da nova ponte entre Brasil e Paraguai; entenda
      No Paraguai, 35% da construção da aduana foram entregues; faltam ponte secundária e parte de rodovia. No lado brasileiro, obras estão ainda mais atrasadas. Veja o que dizem envolvidos.
      Por Fabiula Wurmeister, Marcos Landim, g1 e RPC Foz do Iguaçu

      26/02/2024 17h49 Atualizado há 5 dias

      2+

      • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 10:28

        “atraso das obras de acesso se justifica devido a ajustes no projeto e questões climáticas.”

        É isso mesmo
        Essa semana irei demorar para entregar 20 formulários eletrônicos por conta das questões climáticas

        3+

  • PdQ 3 de março de 2024 at 11:56

    Bom dia !!!

    Sensacional… não conhecia os detalhes…

    1+

  • MrCitan 3 de março de 2024 at 11:56

    Olha eu até acho que a nossa geração tem condições, conhecimento e tecnologia pra fazer não só uma obra dessas, mas muitas outras.
    Mas o que esbarra é vontade política, licitações, regulamentações, ou seja, a dita burrocracia.
    Fora os milicos, não me lembro de uma outra época que teve vontade política pra fazer obras ou até concluí-las, salvo o caso do biroliro que concluiu as obras do São Francisco, obras que o Lula fez questão de aterrar.

    Pra que obras assim sejam feitas hoje no bananil, teria que ter alguém igual a um Bukhele ou Xi Jiping: Plenos poderes para fazer a obra, não importando com meio-ambiente, alvará, sindicatos, direitos trabalhistas e o escambau.

    1+

    • Tucano 3 de março de 2024 at 14:36

      Com a burocracia de hoje, qualquer obra desse porte trava muito. Olha a nova tamoios, Rodoanel, belo monte, VLTs, brts, trem intercidades e o caramba a 4

      0

  • joinspace 3 de março de 2024 at 12:23

    Cadeia Marcov
    tá com cara de tartarugas Pelodiscus chinensis, do casco mole. alguma criação ou entaladas.
    ela urina pela boca.

    0

    como tá no subsolo e é aparentemente uma colonia grande, provavelmente é o Heterocephalus glaber, ou rato roupeira pelado. Na foto todos estão com o “fiofó” de fora, se tivesse algum de frente seria mais fácil identificar, mas por serem altamente gregários e com esse rabo cotó, é o mais provável. Seria dificil enfiar tartarugas no subsolo, ainda mais tantas agrupadas. ali deviam estar cavando para alguma obra e por acaso encontraram o fundo da toca.

    https://www.bbc.com/portuguese/articles/c51457l0wv5o
    https://search.brave.com/images?q=rato%20toupeira%20pelado

    1+

    • MrCitan 3 de março de 2024 at 12:34

      E já que isso aconteceu na China, todos os bichos ali viraram banquete.

      0

      • Sapato Furado 3 de março de 2024 at 14:55

        Novo vírus a caminho ?

        3+

        • MrCitan 3 de março de 2024 at 15:02

          Putz…Bem lembrado.
          Uma nova epidemia seria bem vinda para o Lula e o STF barrarem de vez as manifestações e apoio do biroliro.

          0

  • joinspace 3 de março de 2024 at 12:47

    cool

    1+

    • MrCitan 3 de março de 2024 at 12:54

      X1 sem perder a amizade. 😀

      3+

  • Hidden 3 de março de 2024 at 13:12

    Bom mukis e poLvo “do outro lado da poca”…

    “. A capital do Estado do Rio era Niterói, por isso suas características peculiares até hoje.”

    Putz mal comecei a ler esse Manual e ja senti o bullying…kkk

    Vou tacar pedra: a Barbarie do Hell vista de Nikiti e linda, de perto fede!!! Entendam

    3+

    • Hidden 3 de março de 2024 at 13:15

      Ahhhfinal…

      Quem nunca: eu com uns 4anos visitei o Hell vindo do ES no trem noturno, um barato!!!

      E pouco me lembro mais nessa vez atravessei nas barcas que tb levavam carros!!!

      Cvrs da ponte: muito pegar o “quase mil” onibus pro centro Passeio… 999, mas poLvo de Nikiti tem suas manias…kkk

      Fuinte

      0

  • Hidden 3 de março de 2024 at 13:21

    Ahhhfinal… foi um espanto, do nada saiu uma ponte em 74… cheguei em 76 e adoro Nikiti, espero cumprir minha pena e completar meio seculo nela!!!

    Sim com certeza custou 2 ou 3x mais, levaram 20+ anos pra cimentar a estrutura vao central e acabar com asfalto que afundava e trocavam a cada 6 meses!!!

    E… mais importante… somente paga pedagio pra entrar em Nikiti, afinal pra sair do Hell tem preco. Kkkk

    Fuinte

    5+

    • Hidden 3 de março de 2024 at 13:22

      PS seu Barna morou la. So confiem em 50% do que diz.

      Fuinte

      2+

  • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 13:29

    ????? Ocidente se prepara para nova onda de exportações chinesas baratas, diz mídia

    No início dos anos 2000 a economia global passou por uma onda de exportações baratas da China que conquistaram múltiplos mercados. Agora, as estatísticas mostram que a indústria da maior economia socialista se prepara para lançar uma ofensiva parecida, informou o The Wall Street Journal.

    Barateando os custos das principais mercadorias, tais exportações reduzem a inflação nos países importadores, mas isso beneficia apenas as pessoas comuns, enquanto as empresas e corporações locais sofrem graves prejuízos, alertou a edição.

    Contrário aos anos 2000, quando o Ocidente deixou entrar mercadorias chinesas para combater a inflação, hoje em dia os países ocidentais consideram a China seu principal rival e preparam-se para se defender com tarifas e restrições de importação, enquanto subsidiam os produtores domésticos.

    0

    • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 13:30

      Sera que o Cúverno do amor vai taxar isso ai em 60%?

      Ou a.taxacao é só para o CPF que vendia no FB e Instagram?

      0

      • MrCitan 3 de março de 2024 at 14:32

        Já estou até vendo, novas lojas com cacarecos da China se instalando lá na 25 de Março.
        A Shoppe do Brás diz que tá fazendo um segundo andar, de tanta gente que vem.
        Se o Paulo Li tivesse na ativa, iria fazer a festa nesse governo Lula.

        2+

        • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:12

          Classe C não ppde prosperar no cúverno do amor.
          Apenas os amigos do rei

          2+

  • Hidden 3 de março de 2024 at 13:32

    Um detalhe… esse custo, nao revisei a fonte, de usd12 = 60bi ta de acordo ….

    https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/salvador-itaparica-ponte-sobre-lamina-dagua-maior-da-america-latina/amp/

    Essa, um pouco menor, ta orcada em $13bi. Veremos ao final.

    A Ponte foi fundamental pra Regiao do Grande Hell… pena que nao fizeram sob, sobre ou dentro dela os trilhos do Metro!!

    Avoa

    0

  • Saulo 3 de março de 2024 at 14:27

    A ponte.
    A ponte para o futuro se destruiu por algum tempo. Apenas, por algum tempo.
    No ritmo das modificações sociais incorporadas e em fase de introdução, levará décadas, talvez séculos para sairmos da arapuca na qual nós encontramos.
    Todavia, a ponte será construída, pois estará sempre no ideário humano de se alcançar um dia melhor que o anterior. Daí, a ponte para o futuro naturalmente, por essa ideia fixa, se estabelecerá.
    A ponte, por ora, se esvaiu.

    0

    • joinspace 3 de março de 2024 at 14:41

      tem gente construindo pontes hoje, só que não em terra bananense.
      hoje basta pegar uma “ponte” aérea e vc sai da barbárie pra lugares melhores.
      não existem lugares perfeitos né, mas existem aqueles totalmente imperfeitos, como a banania de hoje, entre outros shitholes.

      1+

  • MrCitan 3 de março de 2024 at 15:21

    Acho que todos você já sabem da brasileira que foi violada por 7 hindus lá na Índia.
    Esse caso meio que viralizou, e acho que logo estará nas tvs.

    O que muitos não devem saber, é que está acontecendo um massacre de mulheres cristãs kuki (uma das muitas minorias na Índia) ali na região norte, na qual são obrigadas a desfilar peladas, violadas e depois mortas.

    https://www.asianews.it/news-en/Violence-in-Manipur:-women-raped-and-forced-to-parade-naked-58837.html

    1+

    • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:07

      Ainda vai ter uma guerra civil na Índia entre muçulmanos e hindus

      Não tem como a Índia dar certo
      País muito zoado

      4+

      • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:08

        Detalhe
        Maior país muçulmano se chama Índia
        Lá tem 320 milhões de muçulmanos

        0

    • Johnnyboy 3 de março de 2024 at 16:08

      que isso… na índia? toda descolada…. que muito modernete tem como inspiração de evolução espiritual….. kkkkk

      1+

      • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:09

        Tanto lugar top no mundo e seguro pra visitar
        Os caras vão visitar shitholle

        0

  • Liberal 3 de março de 2024 at 15:39

    Passada do fds pra ler o Barna e que puta texto hoje! Sem emojis, sem ctrl C-V, só talento e capacidade intelectual muito acima da média.

    Abraços!

    9+

  • Cadeia Marcov 3 de março de 2024 at 15:53

    curiosidades interessantes do tema:

    -A ponte internacional mais pequena do mundo só tem 6 metros — e fica em Portugal.
    Antes de ser construída, os moradores criavam um “pontão improvisado” que permitia as trocas comerciais dos contrabandistas.

    1+

  • Simons 3 de março de 2024 at 15:54

    Sobre o texto, apenas duas palavras:
    Esse lenti!

    Isso é um pedaço da história da BANANIA.
    Corroboro com a sugestão dos nobres colegas bolhistas, tens que fazer um livro Barney!

    3+

  • Jr 3 de março de 2024 at 16:03

    Barna escreve como se tivesse presenciado toda a história como um observador. Acho muito legal isso… Parabéns!

    1+

  • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:05

    https://www.infomoney.com.br/onde-investir/foragidos-ha-mais-de-um-ano-fundadores-da-braiscompany-sao-presos-na-argentina/

    Mijei expulsando baianada
    E agora perdendo piramideiro de BTC?
    Esse merece um Nobel

    5+

  • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 16:14

    Relaxa Barna
    Hell de janeiro ainda voltará a ser capital da BNN

    0

  • Marcus A 3 de março de 2024 at 16:22

    Guerra civil no Brasil está chegando, se preparem

    1+

    • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 16:40

      Desde 2013 falando isso

      Cri…cri….cri

      1+

    • MrCitan 3 de março de 2024 at 16:46

      Não imagino uma guerra vindo desse povo aqui.
      Mais fácil vir uma onda de saques.

      1+

      • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 16:50

        Já tem tag anti furto nos potes de Nutella e nas peça de picanha

        ???

        P.s. agora nos EUA isso tb é realidade em alguns estados

        Califórnia por exemplo

        1+

        • MrCitan 3 de março de 2024 at 17:09

          Eu ainda acho pouco, contra a criatividade da tigrada em roubar.

          0

      • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 17:32

        A tigrada vai se revoltar contra o cúverno
        Confia operador!

        2+

        • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 17:35

          Agora a tchurma tem celular na mão
          App de aposta
          Cerveja
          TV
          Supermercado com mercadoria

          Pra que se revoltar?

          2+

          • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 17:36

            P.s. eu queria que o Marcus explicasse como se daria a guerra civil

            Qual a pauta ? Qual a treta?
            Quem contra quem ?
            Quais locais e armas

            2+

            • PdQ 3 de março de 2024 at 19:01

              Hahaha
              Game over

              0

            • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 19:59

              Não é só pelos R$0,20

              0

            • Sapato Furado 3 de março de 2024 at 20:38

              Deve ser um nome de alguma prova do BBB.

              Ainda queria entender a tal guerra civil com armas de um lado só… Isso se chama massacre.

              1+

  • Cadeia Marcov 3 de março de 2024 at 16:36

    entendão:

    – Presidente em exercício, Alckmin ajuda a socorrer homem durante evento em Manaus.
    -Alckmin anuncia R$ 1,2 bilhão de investimentos na Zona Franca de Manaus.
    – Toyota vai anunciar R$ 11 bilhões de investimento no Brasil na 3ª-feira, diz Alckmin.
    -Alckmin festeja PIB brasileiro e volta a defender exploração de potássio no Amazonas.

    0

    • From_The_Tower 3 de março de 2024 at 16:51

      Noffa

      Em 2025 quero ver qual será a desculpa

      1+

    • Pé Vermelho 3 de março de 2024 at 20:09

      Perai
      Mas a amazônia não devia ser intocável?
      Só valia isso no governo do ódio?

      1+

  • Saigon 3 de março de 2024 at 19:05

    Boa noite Vietnã.
    Muito bom Barna.
    O pai do meu sogro era funcionário da prefeitura de Niterói e trabalhou na obra da ponte, transportando os trabalhadores. Minha esposa falou que ele contava histórias das mortes na construção, no enchimento das colunas, que no fim do dia voltavam menos trabalhadores no barco.
    Hoje estive no Forte de São Luis. Segunda vez que vou lá. Outro lugar que merece a visita e tem uma história incrível. Ainda dá pra comer um peixe barato em Jurujuba.

    2+

    • mario-aquele 3 de março de 2024 at 19:37

      Meu ex sogro contava a mesma história com lágrimas nos olhos. Muita gente caia no concreto e era fatal. Vida seguia.

      3+

  • Leonardo M. 3 de março de 2024 at 19:59

    https://www.instagram.com/reel/C3_caeVLvfK/?igsh=MWJhYmJoNTU2NHNlcg==

    Ser uber no Hell de janeiro tem que ter até Câmera de segurança dentro do carro kkkk

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.