Próximo presidente pode nomear quatro ministros ao STF após rejeição de Messias no Senado

A rejeição do nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal pelo Senado Federal reconfigurou o xadrez político em torno da Corte. Com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizado por interlocutores para só analisar um novo nome após as eleições de outubro, a vaga pode ser preenchida apenas em 2027 — pelo candidato eleito.

O cenário vai além de uma cadeira vaga. Outros três ministros atingirão a idade máxima de 75 anos nos próximos anos: Luiz Fux, em abril de 2028; Cármen Lúcia, em abril de 2029; e Gilmar Mendes, em dezembro de 2030. Isso significa que o próximo presidente poderá indicar até quatro nomes ao STF durante seu mandato.

A perspectiva transformou a composição do Supremo em tema central da corrida presidencial. Integrantes da oposição avaliam que, em caso de vitória de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), haveria a possibilidade de consolidar seis dos 11 ministros indicados pela família na Corte. Hoje, dois ministros foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: Nunes Marques e André Mendonça. Ao comentar a rejeição de Messias na quarta-feira, Flávio Bolsonaro declarou que o resultado foi “uma resposta também aos excessos que o Supremo vem praticando há pelo menos quatro anos”.

STF no centro da disputa eleitoral

O ex-presidente Jair Bolsonaro já afirmou que uma de suas prioridades é construir uma bancada robusta no Senado, com maioria para aprovar o impeachment de ministros da Corte. As tensões se aprofundaram após as condenações relacionadas ao 8 de Janeiro e ao inquérito do golpe, que incluíram o próprio Bolsonaro. O Judiciário também protagonizou embates com parte do Congresso nas CPIs que investigam fraudes no INSS e o crime organizado.

Do lado do atual governo, o carniça conta com quatro indicações na composição atual: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli — os dois últimos em mandatos anteriores. Em caso de reeleição, ele poderia chegar a sete dos 11 ministros, considerando também Edson Fachin e Luiz Fux, indicados pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Messias se tornou o sexto nome recusado em toda a história da República. Após a derrota, declarou ter passado por um processo de “desconstrução” baseado em “mentiras” e afirmou saber “quem comandou” a articulação contra sua aprovação.

O perfil das próximas indicações deverá moldar o tribunal por décadas: após a leva de aposentadorias prevista para o próximo mandato, não há previsão de novas saídas até a década de 2040.

Publicado em
Apoie o Muquiranas comprando através dos nossos links.

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

7 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Neco
Neco
46 minutos atrás

Bom dia

FIRST.

Neco
Neco
41 minutos atrás

E agora… Vamos ter que trabalhar pra eleger o Flávio de qualquer jeito?

Acho que quem perder a eleição desse ano não vai aceitar o resultado e vai ter muita confusão.

Outra coisa que está se falando é que o PT avalia recorrer ao supremo e anular a votação que barrou o Messias. Como não existe mais lei tudo é possível.

O Brasil é um capítulo por dia, a cada dia pode mudar muita coisa ou não.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Neco
6 minutos atrás

Dá sempre pra espernear, só que assim como a direita colheu consequências, a esquerda tbm pode. Caixinha de surpresas daqui pra frente. Inclusive para ministros do STF.

Neco
Neco
32 minutos atrás

Ontem vi um vídeo sobre macaúba, achei interessante e fui estudar um pouco sobre o assunto.
Achei um site de uma empresa que está investindo nesse negócio.

https://www.acelenrenovaveis.com.br/

É para fazer óleo, biodiesel, porém o rendimento pode passar de 10x sobre a soja por hectare.

Então pq ninguém planta? Fui estudar os detalhes, é difícil fazer a semente nascer, leva no mínimo 5 anos pra começar a produzir, a palmeira é cheia de espinhos grandes, ou seja a colheita é difícil.

Então é um projeto de médio pra longo prazo.

Fique admirado que essa empresa que coloquei o endereço do site acima investe nisso em um cenário de tanta instabilidade como temos no Brasil.

Aqui não tem nenhuma previsibilidade de nada, quem achar que tem é burro, mal informado ou absurdamente corajoso.

Johnnyboy
Johnnyboy
11 minutos atrás

Kassio conta pra alguma coisa?

O filho deve acabou de se formar e ja ta levando milhoes e milhoes….

Kkkk

Mendonça terrivelmente evangélico lamentando que o Messias do aborto por injeção no coração do feto… o criador do ministério da verdade da AGU e o cata que bateu no peito ora dizer que colocou a turma do 8/1 na cadeia…. foi uma perda pro STF e pro Brasil….

Flavio vai nomear gente do calibre do Gandra? Duvido

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Johnnyboy
1 minuto atrás

A nota que ele deu me pareceu muito mais simples formalidade. Na formalidade não citou aborto como vc tenta insistir. Tá tirando conclusão da bunda. Como disse no tópico anterior, quem não falou apenas por formalidade vai continuar insistindo no assunto durante a semana e espero muito mais problemas daquela parte do stf com o empreendedor de portugal.

Powergirl
Powergirl
10 segundos atrás

Bom dia!

Belo tópico. Daqui a pouco chegam os haters falando do poderoso Xandão e que ele vai reverter tudo isso aí. Vamos aguardar. Não criemos pânico 🫪.

7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x