Bom dia!

Na semana que passou o povo do blogue estava praticando um dos esportes olímpicos mais conhecidos, mais praticados e com o mais amplo reconhecimento cultural, político e social blablabla que conhecemos: O rancor socioespacial. Basicamente é aquela mania viciosa e perturbadora que temos, diante de qualquer tipo de demonstração de civilização, começarmos a debater furiosamente sobre porque somos um bando de babuínos da bunda vermelha brigando contra outros bandos de babuínos igualmente feios e violentos com cotocos de osso por uma poça d’água suja.

Lamento, esse esporte é preferência nacional e a gente só não ganha mais medalhas nele porque não tá nas olimpíadas de facto.

Infelizmente uma constatação que um daqueles escribas portugueses fez lá no começo do XVII  (fui colar, o Frei Vicente de Salvador, o primeiro historiador desse buraco, e nunca que se usa pra nada) vale até hoje. Somos como carangueijos, vivemos triscando a areia da praia, nunca que nos aventuramos para o interior, ficamos sempre à beira-mar. A gente vive num desordenamento dos diabos, basicamente porque a riqueza na BNN sempre foi geograficamente mal acumulada.

Vejamos bem, não falei que a riqueza é “mal distribuída”, isso não existe, não existe esse negocio de o carro forte da Brinks rodar pelo país largando sacas de grana de cidade em cidade. Falei da natureza desesperadoramente aglutinadora do bananense. O cara tem cem milhões de reais e vai morar num apartamento de 300 m² na Barra da Tijuca ou numa casa em Ilhabela. A gente sempre que vê um imóvel bananense custando mais de 5 milhões, já começa a calcular o que dá pra fazer em algum país menor da europa com $1kk.

“Ah, mas a Barra é valorizada”… Mas cacete, o problema é exatamente esse: os lugares com maior infraestrutura recebem muita, muita gente mesmo. E no seu entorno começam a surgir comunidades, favelas, o escambau. A cada ilha de riqueza, surge um atol de pobreza, como satélites ao redor. E quanto mais gente rica se aglomera em tal lugar, mais pressão por serviços públicos, e investimentos do Estado e deles, próprios, os ricos. E estas “ilhas” vão só aumentando em volume e concentração de pessoas.

Seria a “alphavelização” das cidades.

O cara vê aqueles vídeos sobre a Suiça e fica incomodado. Vai e perde umas horas naqueles canais de corvos de Miami, que vendem imóveis onerosíssimos para os bananenses que sei lá, têm a luminosidade de ideias de resolver sair daqu e ir para os EUA – SE DER – para tentar uma vida melhor, etc… Você vai vendo que até condomínio tabajara em Vina Del Mar consegue ser melhor do que os melhores bairros das melhores capitais daqui.

O problema não é a suiça ser foda, não é mesmo. OK tu olhar aquele cenário e pensar que Basiléia é a PIOR cidade suiça em índices sociais e ver um vídeo da cidade (ignorem a moça surpresa por ter C&A na suiça) esperando os cracudos, as pichações, os amigos do alheio e os prédios carcomidos com calçadas tomadas de mendigos e camelôs… e não ter NADA disso. O problema é nosso “sarrafo”.

Pro bananense médio Campos do Jordão e Gramado são o ápice da civilização. O motorista não te assassina se tu tentar atravessar a rua sobre a faixa de pedestres. Varrem as ruas e fazem alguma jardinagem, tem eventos maneiros e o pessoal não se parece com os moradores de Presidente Kennedy, no ES. Nosso problema é a absoluta falta de gradiente pra medir nossa pobreza. Vamos nos aglomerando ao redor das cidades que recebem mais recursos e tentando catar um pedacinho daquela qualidade de vida lá, daquela sensação de liberdade de não ter medo de ser espancado e assaltado quando vai comprar pão.

Fato: Saindo das RMs do Hell, SP, BH, e Curitiba até dá pra se viver minimamente. Sempre friso: a 50 km de qualquer capital em linha reta já tem só MATO. MATO mesmo. Podem olhar o Google. Sem medo, só medir com a reguinha. Somos extremamente concentrados porque é a única forma de termos acesso a bens sociais e infraestrutura. Apenas imaginem como é morar a 100 km do hospital mais próximo?

Muita cidade pequena no país é boa de se morar, mas aí o custo de vida explode exatamente pela falta de mobiliário urbano, recursos materiais. Tu more em uma cidade pequena da Bahia, lá na serra, e vai ter uma qualidade de vida bem mais ou menos, se não tiver algum dinheiro. Sem carro, sem infraestrutura, sem um bom plano de saúde, você vai ter problemas. Não tem mágica.

Lance é: a falta de infraestrutura fora dos grandes centros no Brasil arrasa com qualquer tentativa de interiorização, de dispersão. Não serve usar Suiça como exemplo porque o lugar é pequeno, mesmo, e tem seus 3 mil anos de ocupação contínua. Você paga caro num Alphaville de Campinas pra ter infraestrutura, segurança e controle social da vizinhança. Não tem opção, ou é isso ou ficar diante de riscos inesperados ou se acostumar com a “realidade”. Tu paga caro e saiu do ‘bairro planejado’? todo o esplendor bate na sua cara, às vezes lhe roubando…

Esquece Suiça, gente!

Bom dia!

 

 

14+
  • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 08:39

    “O motorista não te assassina se tu tentar atravessar a rua sobre a faixa de pedestres.”

    O sonho acabou, Barna 😱

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2024/07/mulher-morre-apos-ser-atropelada-por-uma-kombi-no-centro-de-gramado-clz2k5s5d00fk013ppbzxau69.html

    Tô só zoando, ainda na média é mais tranquilo usar as faixas lá em Gramado do que a maioria das cidades brasileiras.

    2+

    • Barnabezinho 3 de agosto de 2024 at 08:47

      Mas era uma KOMBI, né?

      2+

      • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 08:51

        Sim, isso é algo que se espera de motoristas de Kombi. A tiazinha não sei se foi na confiança cega, eu quando vou lá paro, espero os carros pararem e ainda vejo se não vem alguma moto vindo a mil.

        2+

  • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 08:53

    https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/08/03/treino-para-o-revezamento-do-triatlo-e-cancelado-por-causa-da-qualidade-da-agua-no-rio-sena.ghtml

    O cheiro de bosta francês finalmente chegou nos Jornais
    E eles querem administrar nossa Amazonia. Imagina a merda que ficaria?

    5+

    • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 08:58

      Amazônia eles falam que querem preservar, mas a gente sabe que é apenas para explorar e jogar de lado.
      O problema é que uma grande massa de acéfalos acham que eles vão salvar nossa natureza.

      4+

      • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 09:01

        Tem Brasileiro que abriria as pernas para os estrangeiros entrar aqui achando que iriam ganhar passaporte americano ou da UE
        No final só iriam ganhar uma bomba de 500kg de explosivo na cabeça

        4+

      • joinspace 3 de agosto de 2024 at 09:06

        amazonia seria um grande ativo, se não fosse dos brasileiros. Com o talento brazuelense pra ferrar com tudo a maior floresta tropical vira um passivo. Enquanto isso os espanhois com uma matazinha bem podada e uns quiosues bem posicionados recebem dezenas de milhões de turistas…

        3+

  • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 08:55

    Sobre o tópico…

    um dia passou um jatinho aqui e fui ver de quem era (aviação é toda pública, só jogar nos google e flight radar que tu acha os donos)

    Ai vi que era uma empresa de Sinop que só faz condomínios fechados…

    e PUTA QUE PARIU

    que baita condominio os caras fazem heim…

    Já falei, tem muita gente aqui que só acha que existe RJ e SP

    Esquecem que muito que se faz dinheiro é o interior…

    vou postar o site dos caras aqui, só deixa eu achar

    6+

  • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 08:56

    As cidades pequenas tem a vantagem, em geral, da tranquilidade, mas pecam demais em infraestrutura. Ninguém sabe se um dia não pode precisar de atendimento médico imediato.
    Acho que o que dá pra conciliar é uma cidade menor perto de grande, você ainda pode ser prejudicado pela infraestrutura, mas vai estar 15/20 minutos de estrada de um lugar mais estruturado.
    Aqui na região é comum pessoas que moram em Ivoti (24690 hab.) e trabalham em Novo Hamburgo. Estância Velha também (50672 hab).
    Você não ficará livre de todos os problemas, mas as chances de ser prejudicado são bem menores.

    4+

  • joinspace 3 de agosto de 2024 at 09:03

    Barna enrolou , enrolou, mas não tocou no ponto nevrálgico: Temos de falar sobre a pobreza térmica do milionário suiço! 🙂

    3+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 09:13

      isso é verdade

      já falei. prefiro ser pobre em lugar quente do que rico em lugar frio

      7+

      • joinspace 3 de agosto de 2024 at 09:18

        vou te ajudar! passa tua empresa pra mim, que te arrumo um barraco no haiti! 🙂

        6+

        • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 09:26

          Tem a republica Democrática do Congo também
          Primeiro mundo e bem quentinho!

          3+

          • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 09:33

            porra

            mas dai vcs tem apelam né…

            Ou é Suiça ou Congo ??? Praticamente o ditado 8 ou 80….

            não fode po

            2+

      • Mutuário 3 de agosto de 2024 at 10:13

        Os tugas vão pra Suíça trabalhar de camareira, garçom e lavar privadas.
        Os Bananeiros vão para Portugal trabalhar de camareira, garçom e lavar privadas.
        Portugal é ótimo para morar para quem tem milhões para gastar.
        Suíça é ótima para morar para quem tem dezenas de milhões para gastar.
        Banânia não é ótima.
        Quem trabalha de camareira, garçom ou lava privadas em qualquer desses 3 países leva uma vidinha bem sem graça.
        Ah, mas com dinheiro que ganha na Suíça fazendo isso vc é considerado rico na banânia.
        Mas a ideia não era morar na Suíça?
        Se eu pudesse fazer na Suíça o que faço aqui, é óbvio que me mudaria pra lá agora! Mas lá eu seria no máximo camareira, garçom ou lavaria privadas.
        Então tento sobreviver aqui do jeito menos pior.
        Ki si laske e pmj

        7+

        • Johnnyboy 3 de agosto de 2024 at 14:15

          Vc vai ter uma qualidade de vida melhor lavando privada na suíça que sendo engenheiro no BR.

          6+

          • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:23

            Nao nao vai. Se for BAO engenheiro aqui vive bem melhor, tirando a inseguranca.

            5+

  • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 09:12

    https://www.instagram.com/p/C-NOEqdtm62/?igsh=MW9qYzVzbjYydzJ3Yg==

    Esparta
    Era essa loira que voce tava procurando?

    0

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 09:34

      era as de volei mas não sou exigente a essse ponto eaoiheoaiheaoiea

      1+

      • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 09:39

        Que bom
        Pensei que tinha tomado Refri de Toranja hoje

        1+

  • Mister.M 3 de agosto de 2024 at 09:42

    Passei uma semana ou duas na Suíça, é outro mundo. Aliás, é o tal mundo civilizado. Conheci outros países, nenhum chega aos pés. Suíça é o supra sumo da civilização, em todos os aspectos. Tudo impecável.
    BR ate tem alguns oasis, todos murados, cercados, rodeados de pobreza, e sem precisar dar muito azar com um vizinho filho da puta bem do seu lado.

    6+

    • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 09:53

      Os vizinhos ajudam um pouco também
      Ser rodeado de pais rico já te coloca na frente.
      Vamos colocar o exemplo de Botswana que tem uma mentalidade digamos assim de “suíça” porém é rodeado de pais ruim. Ai não adianta muita coisa

      Por isso torço para Uruguai, Argentina e Chile ficarem muito ricos. Quem sabe abre um pouco os olhos dos países locais e cria aquelas rivalidades econômicas.

      Afinal, A índia teria bomba atômica se China e Paquistão não tivessem e fossem potencias militares?
      Isso olhando de um ponto de vista militar em vez de econômico é claro!

      2+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 10:01

      A Suiça é um “país condominio fechado” que funciona

      3+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:39

      Belo pais… mas nao tem praia e sobra frio. Kkk

      2+

  • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 10:20

    ora… ora….

    Olha a reportagem que saiu agora da Suiça…. quer dizer que vc não é dono de seu filho e se os professores mandarem tomar coisa pra mudar de genero e vc não autorizar, vc perde a guarda.

    Podem ficar com a Suiça pra vcs, prefiro meu Shithole ainda

    Swiss Government Takes Child Away From Parents Who Refused Puberty Blockers

    https://www.zerohedge.com/political/swiss-government-takes-child-away-parents-who-refused-puberty-blockers

    4+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 10:23

      he parents report that government officials, hospital representatives and the school have combined forces, using the legal apparatus to pressure them into signing paperwork consenting to puberty blockers for their child. The highest court in the canton of Geneva – the Court of Justice – ruled against the parents, who had appealed an order to hand over the documents. They now must do so under the threat of criminal charges. Backed by ADF International, the parents will look to appeal this loss. The parents note:

      “Not only has the state separated us from our daughter because we objected to her ‘transition,’ but we are now being threatened with criminal charges if we do not aid in her ‘legal transition’ by handing over legal documents.”

      “The state should not have this power. If this can happen to us, it can happen to other parents. We will not give up trying to protect our daughter and will seek to appeal this decision.”

      Sex change surgeries and puberty blockers have a high risk of irreversible physical damage to children including sterilization. The trans activist community has long sought to suppress and deny these risks exist. Countries like Britain have recently banned gender transition procedures for children because of the many dangers involved. The trans agenda not only targets children for ideological indoctrination, it is also a vehicle for the state erasure of parental rights. Massive public involvement is needed to counter this trend.

      2+

    • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 12:23

      Não tem país perfeito, mas não duvido que daqui 10 anos tenha algo assim na BNN.
      A solução é cuidar bem da família e da educação dos filhos, pra evitar chegar nesse ponto.

      3+

  • Pagando 3 de agosto de 2024 at 10:45

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    “o pessoal não se parece com os moradores de Presidente Kennedy, no ES”

    kkk, agradeço ao meu pai por ter saído de lá.

    Comentei essa semana. Município envelhecido, cheio de mãe solo, lá eu vejo mais cadeirantes que em outros lugares, pessoas com síndrome de down, jovens e adultas, tem a população quilombola também, fica mais claro a cada ano que tem muito recebedor de cesta básica, casas populares, bolsa família, bolsa do governo estadual e o tal bpc loas para uma gama de pessoas.

    6+

    • Pagando 3 de agosto de 2024 at 10:55

      Nessa viagem, em que acabei indo visitar uma tia em Travessão de Campos, ficou claro também a questão do timing certo.

      Meu tio saiu de kennedy tarde, sim. Esses papos nossos de mudar de cidade, de estado ou de país, se for fazer, precisa agir.

      Minha tia tem a casa boa, grande, mas não pagou o inss. Tá com advogado. É uma renda a menos em casa.

      Meu tio tá ruim de saúde e lá em Travessão não tem a assistência à saúde que kennedy tem, em que até levar a pessoa para fazer consultas e exames eles levam. Se tiver que levar em Vitória ou Cachoeiro, eles levam.

      Meus primos, lá em Travessão, só o mais novo parece que vai ter uma vida um pouco melhor.

      Os mais velhos, mesmo numa cidade maior como Campos dos Goytacazes, não arregaçaram as mangas e foram atrás das coisas. Então, vai da pessoa também se mexer e explorar possibilidades de melhorar a vida.

      4+

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:48

        Nao conheco a historia e origem de PK, mas desde 1975 qdo morava em Castelo… ja era uma cidade “fora da rota e das BRs” e sem atrativos.

        Com royaltes petroleo virou um dos maiores pib per capita de Banania… mas so deve servir pra Roubo e Bolsa.

        0

      • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 07:46

        Campos é horrível.

        0

  • Luk3B0lh4 3 de agosto de 2024 at 10:50

    Interior já foi atrativo mesmo com esses poréns de hospital ficar em outra cidade. Sempre tinha um postinho e no pior dos casos lembra como antes era só chegar na farmácia e o próprio farmacêutico já te dava uma injeção ali mesmo sem receita se ele achasse necessário? Os caros faziam o papel de clinico geral, olhavam garganta e tudo ali na farmácia mesmo.

    Aí as coisas foram mudando.

    Veio a desindustrialização e a automação do agro, uma galera ficou dependente do estado, economia estagnou, criminalidade aumentou. Mesmo assim uma casa caindo os pedaços custa R$ 300 mil em um bairro qualquer. E com R$ 1 milhão vc não vai comprar nenhum sonho de moradia, acima da média sim, mas sonho? Esquece.

    De vez em quando eu me pego pensando nas possibilidades “e se pelo menos essa questão da criminalidade diminuísse”?

    Acho que ainda ficaria esse problema dos preços exorbitantes de moradia. Esses tempos atrás comparei uma das melhores casas a venda em uma cidadezinha com o que daria para comprar na cidade pólo.

    Na cidadezinha consegue-se uma construção antiga porém com um terreno até que legal. Casa de bairro.

    Na cidade pólo consegue-se uma construção moderna, com melhor acabamento e em condomínio legal, terreno um pouco menor.

    Não fosse a criminalidade a casa na cidade pólo ainda teria uma vizinhança mais civilizada e contaria com a infra melhor.

    Mas acho que não tem escapatória, construção tá caro pra caraio, mesmo em cidade pequena, graças a políticas assistêncialistas você paga auxílio para um potencial pedreiro não trabalhar e os que se arriscam cobram o olho da cara. Pá de cal no projeto de interior graças a efeitos indiretos do assistencialismo.

    3+

    • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 11:01

      “Veio a desindustrialização e a automação do agro”

      Esse foi um grande problema da Banania
      Não conseguimos dar um passo a frente pós era industrial.

      Enquanto muitos paises perderam participação da industria no PIB mas ganharam muitas outras de alta tecnologia. Aqui demos um passo para trás com investimento em serviços e cursos idiotas como Sociologia e Artes

      Enquanto exportamos toneladas de café por preço irrisório e importar 1 tonelada de Nespresso da Suiça
      Estamos fudidos

      3+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 11:20

      300 mil reais é dinheiro de pinga por incrível que pareça…

      Isso dá 50k dólar

      E não acha nada em lugar +- decente no mundo com esse valor

      E ainda se acha boas coisas por esse preço no Brasil.

      Vai com 50k dólar na Suiça…. vai lá comprar uma casa pra ver

      3+

      • joinspace 3 de agosto de 2024 at 11:36

        brick brick lover lover 🙂

        2+

        • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 11:43

          Divide esses 50k em aluguéis e veja quantos meses te garantem sem vc morar na rua na Suiça ou lugar +- nos EUA..

          Não dura 2 anos isso…

          2+

          • joinspace 3 de agosto de 2024 at 11:47

            se vc ganhar mais, pode pagar mais.

            mas eu sinceramente – friso que é apenas o meu caso – não tolero paises não civilizados simplesmente pela selvageria generalizada. Sei que brazuela ainda tem seus locais razoáveis, mas a chance de degringolar rápido é grande.

            mas cada um sabe do seu. Só tenho pena do milionário suiço tremendo de frio… 🙂

            3+

      • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 12:19

        Mas é o que eu ando dizendo, pessoal acha que estou desdenhando o dinheiro, dizendo que Mobi por 70 tá na média, 300 mil imóvel de entrada… A moeda é que desvalorizou, se converte em dólar você nota que é mais pobre que o carvoeiro que foi pra lá ganha 200 dólares por dia trabalhando em obras.
        Claro, se eu tiver 300 mil pra ganhar em 1 ano, ficaria mais feliz que pinto no lixo, mas a questão é que se o cara tivesse 300 mil lá em 1998, se sentia rico, hoje é apenas um bom valor, ninguém é rico por ter 300 mil.

        3+

      • Someone 3 de agosto de 2024 at 13:42

        Maior parte dos alemães vive em casas alugadas. Não parece ser muito diferente na Suíça, principalmente nas grandes cidades.

        2+

  • Pagando 3 de agosto de 2024 at 11:09

    “Sem carro, sem infraestrutura, sem um bom plano de saúde, você vai ter problemas”
    Eu não dirijo. Passo uns apertos em kennedy dependendo de horário de ônibus ou pagando táxi pra cima e pra baixo pra ganhar tempo.

    Descobri que a Unimed SP e RJ estão falindo. Lembra que falei do baita terrenão e do hospital que eles fizeram em Cachoeiro? Pois é. Aquela Unimed Sul Capixaba gigante tá com problemas de corrupção e caixa 2. Auditoria tá em cima. Coisa grande. E, pelo jeitão, vai falir também.

    Então, a ideia de fazer um plano de saúde regional da Unimed pra minha mãe ficou pelo caminho.

    5+

  • Pagando 3 de agosto de 2024 at 11:20

    Já tô flodando o blog…
    Essa viagem foi mais um daqueles momentos em que você abre os olhos e vê a realidade na sua frente.
    Todos os meus tios estão idosos. Três precisam de cuidados de saúde. Os três contam com as mulheres da família para ajudar em tudo, esposas, filhas, netas. Não sobra nem pra pagar uma diarista ou cuidadora pra você conseguir adiantar um almoço ou levar a pessoa no médico. Os três dependem do sus, não tem plano de saúde. Os filhos não foram muito longe e a renda é contada. A necessidade já entrou dentro da casa desses tios e tem prima minha cantando Imagine. Agora, tão saindo dos empregos, sobrecarregando a renda dos meus tios idosos que já é pouca, pra cuidar deles. Na casa de dois tios, isso aconteceu. Na casa do terceiro, a nora é dona de casa.

    Sério… eu voltei bem pensativa e quero agir algumas coisas na minha vida. Além de ter ficado meio puta com essa mulherada virando dona de casa na hora errada e sobrecarregando os próprios pais.

    Desculpe os textões.

    5+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 11:22

      a conta chegou.

      só isso.

      Conhece a história das cigarras e das formigas?

      3+

      • Pagando 3 de agosto de 2024 at 11:34

        A falta de visão de futuro, planejamento, ação tá cobrando caro.

        3+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:52

      PK nunca foi e nao e exemplo de lugar bom pra morar no ES… vc precisa rodar mais tanto litoral como interior.

      Tem muita coisa legal e perto de Vitoria, Cachoeiro e Linhares… as 3 com infra boa.

      Plano de saude sem proBRemas? Talvez na Suica…kkk

      1+

  • Pagando 3 de agosto de 2024 at 11:39

    Criei um canal no YouTube kkk.
    Bem meia boca.
    Fiz uns vídeos da praia de Marobá e vou postando, rs.
    O primeiro saiu hoje.
    https://youtube.com/shorts/SZ_lZ4WFUcQ?si=3V35b3G6uKAxZ3j8

    4+

    • joinspace 3 de agosto de 2024 at 11:43

      opa! na praia! de bikininho? 🙂

      2+

      • Pagando 3 de agosto de 2024 at 12:09

        Não, não, rs, Imagens DA praia.

        2+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 11:46

      praia bonita

      Se fosse no Sul já ia ter uma baita infra e um monte de gente pra desenvolver e ganhar renda disso ai…

      Nos EUA idem…

      Olha a costa da Flórida, toda desenvolvida, altos condominios de luxo…

      2+

    • joinspace 3 de agosto de 2024 at 11:49

      imagens da pagando em marobá!!!!

      1+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:54

      Va conhecer Pontal do Uba perto de GuaraParix e Anchieta…. ou Iriri… ou Nova Almeida perto de Aracruz no norte!!!

      Maroba e Praia das Neves?! No no no..kkk

      0

    • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 07:44

      MARQUEI LÁ 😀

      0

  • MrCitan 3 de agosto de 2024 at 11:45

    Já pensou, desfrutar as belas paisagens suíças ao som desse magnífico cancioneiro popular? 😀

    3+

    • 300esparta 3 de agosto de 2024 at 11:47

      IOHAEOIEAHEIOAHOIHAEIOHAEOIAHOAEHIOAEHOIAEHOAE

      Como não amar o bananil???? eoaiheioahaeioae

      4+

  • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 12:01

    https://revistaoeste.com/economia/com-pouca-verba-marinha-restringe-uso-de-elevador-e-ar-condicionado-em-escola/

    Pelo tamanho da barriga desses almirante(na matéria tem a foto), vai ajudar bastante nossa marinha

    1+

  • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 12:26

    Pra quem quiser morar a 20 passos do Lago Negro, “oportunidade”
    900 e poucos mil

    0

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:55

      Vi preco de condominios em Gramado e Canela… usd100mil coisa de pobri… eta

      0

  • L3oCohen 3 de agosto de 2024 at 12:47
    • MrCitan 3 de agosto de 2024 at 13:05

      Debate normal do bebedor de cerveja com toranja.

      3+

      • L3oCohen 3 de agosto de 2024 at 13:42

        Agora todas a peças se encaixam.

        1+

        • MrCitan 3 de agosto de 2024 at 14:44

          É o tal Liberal-Conservador.

          1+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 12:48

    Leonardo M.
    https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/08/03/treino-para-o-revezamento-do-triatlo-e-cancelado-por-causa-da-qualidade-da-agua-no-rio-sena.ghtml
    O cheiro de bosta francês finalmente chegou nos Jornais
    E eles querem administrar nossa Amazonia. Imagina a merda que ficaria?

    2+

    Então… vi vídeo dos atletas saindo da água e vomitando. Claro que estão nadando em bosta e tudo que há de ruim. Pela manhã, vi que há uma avaliação quanto não haver a parte do Rio Sena na prova. Não há previsão de condições de melhora das condições da água. E aí? Concluo que no Brasil estamos na merda. Mas tem país dito civilizado que também está literalmente nadando na merda….

    3+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:56

      Merde de 1o monde..kkk

      2+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 12:50

    Mutuário
    Os tugas vão pra Suíça trabalhar de camareira, garçom e lavar privadas.
    Os Bananeiros vão para Portugal trabalhar de camareira, garçom e lavar privadas.
    Portugal é ótimo para morar para quem tem milhões para gastar.
    Suíça é ótima para morar para quem tem dezenas de milhões para gastar.
    Banânia não é ótima.
    Quem trabalha de camareira, garçom ou lava privadas em qualquer desses 3 países leva uma vidinha bem sem graça.
    Ah, mas com dinheiro que ganha na Suíça fazendo isso vc é considerado rico na banânia.
    Mas a ideia não era morar na Suíça?
    Se eu pudesse fazer na Suíça o que faço aqui, é óbvio que me mudaria pra lá agora! Mas lá eu seria no máximo camareira, garçom ou lavaria privadas.
    Então tento sobreviver aqui do jeito menos pior.
    Ki si laske e pmj

    2+

    Penso exatamente igual… Limpar bumbum de velho na Suíça??? Prefiro ser FP no Hell de Janeiro. rsrsrsr

    6+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 12:52

    O envolvimento de celebridades com a política só muda de país, mas o enredo também é igual. A mesma sinfonia…

    https://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2024-08-02/simone-biles-manda-recado-a-donald-trump.html?galleryTrue

    2+

  • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:04

    plantão do boteco olimpico!

    5+

    • Luk3B0lh4 3 de agosto de 2024 at 13:51

      🫡 sir yes sir

      2+

  • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:37

    por falar em Suiça, cenas fortes num cantão de milionários pobres térmicamente.

    0

    • Luk3B0lh4 3 de agosto de 2024 at 13:49

      Parece treinamento para as olimpiadas.

      0

  • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 13:51

    4+

    • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:54

      esse turco me lembra vagamente aquele narrador do “hoje não, hoje não, hoje sim!” esqueci o nome

      0

      • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 13:55

        O Cléber Machado?
        Ele me lembra os tios que ficam em buteco tomando cerveja

        1+

        • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:57

          bota um oculos nele e parece mais

          0

      • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:55

        youtoba me ajudou, cleber machado

        0

        • Sapato Furado 3 de agosto de 2024 at 13:57

          Mas piadas a parte, não tem como não achar que toda essa balaca com roupas, óculos especiais, protetores de ouvido e poses é tudo um bullshit desgraçado.
          Basta saber atirar e deu. O tio ali deu uma lição nos jovens dinâmicos.

          8+

          • joinspace 3 de agosto de 2024 at 13:59

            ah sim, é muita viadagem, pega aquela menina americana que atira pra karai que dá um banho nesses ai.

            1+

  • Pagando 3 de agosto de 2024 at 13:56

    Vai vendo…
    G1: Pai de Kamala morou em Brasília, deu aulas na UnB e é fã de Chico Buarque

    5+

    • joinspace 3 de agosto de 2024 at 14:03

      com essa notiicia ela acabou de garantir todo o colégio eleitoral de Samambaia, pantanal , japeri e belford roxo!!! 🙂

      2+

      • Pagando 3 de agosto de 2024 at 15:29

        Vai se criando um clima terrível kkk

        2+

  • joinspace 3 de agosto de 2024 at 14:07

    0

    • Tucano 3 de agosto de 2024 at 22:45

      pior que nos amistosos preparatórios o EUA ganhou na última bola do Sudão do Sul.
      EUA já nao é mais tao dominante no esporte, e tem muito gringo na NBA.
      provavelmente vao ganhar de novo, mas cada edicao fica mais concorrido.

      0

  • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:10

    Boatarde mukis !!!

    2+

  • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:14

    A respeito do topico…

    comparar FirstO mundo com ALatrinoide? Ou pais continental como Banania com um Sitio, em tamanho com suica? Tao de sacanagem ne…

    2+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:17

      Dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 54,8% da população do país vive nos chamados setores censitários localizados a uma faixa de até 150 quilômetros do litoral. Em números absolutos, esse percentual equivale a 111.277.361 pessoas…

      poLvo gosta de agRomerar perto de onde tem estudo trabalho e renda… isso sem falar na infra e no poder politico ne!!! Em qq lugar do mundo.

      2+

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:19

        PoBRema?! Aqui nao conseguimos montar infra nos grandes centros e amontoamos o poLvo em favelas. No interior, apesar de ter mudado muito em 50anos ainda ta fraco.

        Ahh bully com PK, se fosse a Pagando processava o brog…kkk

        0

    • Johnnyboy 3 de agosto de 2024 at 14:18

      coloca a população do BR no Japão e em 50 anos o país apodrece como madeira com cupim….

      coloca a população japonesa no BR e em 50 anos isso aqui vira disparado o melhor país da galáxia..

      7+

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:22

        Pode ser. 100anos atras ou pouco mais, NYC era um pocilga… o filme Ruas de new york, acho, com dicaprio ressalta bem.

        Rio em 1904 e 1922 fez dois movimentos… bota fora do Pereira Passos + derrubada morro do Castelo e Exposicoes Internacionais!!!

        So que tirou os pp pra ser ppML… e jogou em favelas !!!

        Preto Pobre que Mora Longe. Deu no que deu.

        0

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:27

        Aqui na pequena “charmosas das montanhas do sul do ES”, hoje tem 2facu incluindo aquela do Ifes… hospital com 15 leitos uti… senac com sede imensa e varios cursos!!!.

        SOBRA TRABALHO … em 2 semanas aqui, vimos DEZ ofertas de emprego = chapeiro sal 2mil com carteira, oficina automoveis, torrefacao cafe, cozinha restaurante, etc.

        Banania tem 5600 municipios e nao da pra igualar os proBRemas.

        3+

  • Cadeia Marcov 3 de agosto de 2024 at 14:19

    avante liberté, igalité…

    – Salgadinhos com sabor defumado serão banidos da União Europeia; entenda.

    Batatas e molhos defumados recebem aromatizantes com aditivos derivados da condensação de várias madeiras, chamados de produtos primários..
    nem a pira-tocha oplimpica do balão tem fogo.

    3+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 15:01

      Carne de porco na lata
      Torresmo prensado
      Pinga na madeira de carvalho
      Cafe de altitude
      Passeio nas fazendas antigas
      Casal Jacu nas arvores

      Roteiro OJI no interiooor, entre Castelo e Venda Nova do Imigrante ES.

      Alo Pagando…

      Sai da toca = PK e espione tambem o interior ta…kkk

      3+

      • Pagando 3 de agosto de 2024 at 16:39

        Sim, véio.
        Já avisei mamis.
        Vamos ajudar no que der a parentada, sem nos envolvermos no dia a dia. Cada um que mande na sua própria casa.
        Considero encerradas minhas investigações familiares sobre o passado e a história da família.
        Creio que tenho bons relatos e sei bem minhas origens.
        Agora, quero turistar e também os 8000+ pmj, rsrs.
        Suas sugestões, incluindo posts passados foram anotadas.

        3+

        • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:34

          Valeu boa sorte e qq duvida sobre locais no ES vai postando que dou meus pitacos…

          Se tiver ou quizer ficar em Banania …. tem sim muuito lugar maneiro e menAs tigrado…kkk

          Abs

          1+

  • Johnnyboy 3 de agosto de 2024 at 14:21

    Japão >>>>>> Suíça

    1+

  • Hidden 3 de agosto de 2024 at 14:38

    Se eu pudesse fazer na Suíça o que faço aqui, é óbvio que me mudaria pra lá agora! Mas lá eu seria no máximo camareira, garçom ou lavaria privadas.
    Então tento sobreviver aqui do jeito menos pior.
    Ki si laske e pmj

    Kkk aonde assino em baixo, em especial no PMJS +8000%

    a bem da verdade tive algumas chances, no Canada e USA … de ser empurrador de carrinho de correspondencia ou carimbador de entregas no Montrealbank e ChevronTexaco.

    Mas preferi ficar e cuidar de minha mama, coletar JS, jogar bitch volley e falar mal “do LLadrao de plantao”.

    3+

    • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 14:41

      E perceba que a treta sempre começa com os mesmos cão raivosos do blog kkkkkk

      Aqueles do NortE!

      6+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 17:35

    CVR 1
    Essa semana estive no interior de São Paulo. Local minimamente civilizado com boas estradas, cidadãos educados e fartura de produtos e serviços. Parecia que estava em outro país. Conclusão que são vários Brasis, em cada cantão desse país.

    6+

    • bomberman 3 de agosto de 2024 at 17:39

      Certeza que não era Cachoeira Paulista

      0

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:36

        Nem vale do ribeira, registro etc.

        Natureza linda mas fica por ai.

        0

      • Tucano 3 de agosto de 2024 at 22:48

        Cachoeira Paulista e Aparecida sobrevivem do turismo católico.

        1+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:36

      Verdade… MG tb tem muito lugarzinho maneiro!!!

      Sao perto de 800 municipios desses dois estados.. pra quem curte mais frio PR e SC tb tem locais legais.

      Banania, uma bhosta mas BAO.

      2+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 17:42

    CVR 2
    No clima de olimpíadas, hoje batendo papo com a amiga que é mãe de ex-atleta revelou que a vida de atleta iniciante é quase impossível no Brasil. Não há incentivo nenhum. A filha desistiu pois tudo tem que ser custeado pela família. Inclusive quando tem competições representando o Estado Brasil a fora todos os custos, passagem, estadia, alimentação, treinos, etc… por conta da família. A filha desistiu para estudar para ser militar. Em resumo, a vida do pobre é querer virar funcionário público para ter estabilidade de rendimentos.

    3+

    • Cadeia Marcov 3 de agosto de 2024 at 17:55

      Outra coisa que acontece:
      o sistema é bruto. Além de caros as vezes vc acaba competindo com gente da máphia do estado. Ex: eu fazia arco e flecha, e yinha um cara que era militar. acho que a mais de 10 anos o cara viajava competindo e pago pela aronáutica. Tiro tbm.
      O cara teve que sair. montou um clubinho. tem apoio da prefa. Uma guriazinha agora é campeã pela cidade. Mas é caro. tipo mais de 100 reais por fim de semana, fora equipamento.
      Já meu irmão fez curso de tiro na faixa, com os milicos do governo. Tem a disposiçao a academia da puliça.

      2+

    • Luk3B0lh4 3 de agosto de 2024 at 18:35

      A alternativa é tentar monetizar como youtuber e outras coisas. Quando eu era jovem nem isso tinha. Participei de competições em algumas modalidades, já ganhei algumas medalhas e foi isso.

      Pessoal mais velho que competia vivia na pindaiba, olhei aquilo e larguei de vez a coisa. Continuei com praticando algumas coisas mas não mais competindo.

      Os que insistiram fizeram faculdade de educação física e estão levando. Hoje nem competem mais.

      Infelizmente na minha época não tinha celular para filmar, mas a coisa era muito doida. As vezes penso se deveria ter insistido mais, porém na época entrar em faculdade pública era igualmente competitivo, não tinha muito espaço para se dedicar seriamente a outras coisas.

      O esporte como um meio me ajudou bastante. Acho que 99% dos atletas estão nesse barco, esporte como um meio. Apesar da maioria entrar sonhando com o esporte como um fim.

      Até hoje, quando pego para treinar a memória muscular ajuda.

      3+

    • Manco 3 de agosto de 2024 at 18:35

      Bobagem

      Quem apóia atleta no início é a família

      Mas somos um país comunista e temos que colocar expectativa naquilo que a gente mais gosta que é o Estado GRANDE

      Quando eu nadava meus pais e os pais dos meus amigos estavam sempre lá, é um saco, viagens, horas na fila, fora o treino diário, alimentação pesada que logicamente eu não preparava

      Vejo que nos EUA é a mesma coisa, todo, TODOS, os meus parceiros de trabalho são coachs nas horas vagas, mesmo sendo doutores e os filhos estudando em escola particular. Além de acompanharem os filhos nos esportes também.

      Mas aqui no BR é, “pago imposto, o dever é do Estado”, “pago a mensalidade, o dever é da escola”

      5+

      • Manco 3 de agosto de 2024 at 18:37

        O bilionário dono da Wise Up, esqueci o nome, vira e mexe comentava que levava os filhos nos treinos, mesmo sendo bilionário e dono de time de futebol

        4+

      • Leonardo M. 3 de agosto de 2024 at 18:57

        Youtube monetização meio que acabou

        Hoje o cara só ganha dinheiro se tiver uns 400mil ou + inscritos + um patrocinador forte
        Tanto que muita gente prefere o Instagram, lá com os Shorts a pessoa monetiza através de publicações de empresas parceiras.

        2+

      • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 19:28

        Não acho que seja somente dever do Estado, mas deveria ser incentivado pelo Estado, em especial na época escolar e no período da faculdade. Boa parte da população já é dependente do Bolsa familia. Agora estão dando dinheiro para “estudantes”… etc.
        Por quê não dar bolsas e incentivos aos atletas? O sujeito não consegue nem custear a vida enquanto atleta. Quanto talento desperdiçado pois não tem como o atleta se sustentar.
        Um exemplo tosco é dar isenção de impostos para Lei Roaunet. Por quê não dar isenção para quem apoia atletas? Bolsas de acesso à universidade e/ou incentivo para estudar e praticar esportes?
        A Rebecca ganha somente R$ 20 mil no Flamengo. Ela é o icone na modalidade. Imagina quem não tem nenhuma projeção?

        2+

        • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:43

          Ola mukis atletas do bRog!!! TMJ

          desde cedo gostei de esporte mas como comecei trabalhar cedo com 15anos tinha pouco tempo pra treino… e na verdade fui pouco dedicado!

          Entre futebol salao e campo ate juvenil como goleiro, fui levando nos treinos!!! mais volley de quadra como admirador… das meninas e peladeiro …

          ja no Hell nunca tentei ser nada, mas joguei salao e campo no Universitario e peladas.

          Ai descobri o bitch volley ja com 25anos e larguei o resto, so na resenha pelada em Nikiti!!! Yeahhhh

          1+

          • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:45

            USA o apoio nos clubes, escolas e universitario segue sendo a diferenca. Quem tem talento logo sera pescado e recebe apoio$$$

            1+

  • Warrior 3 de agosto de 2024 at 19:30

    Sera que o escriba do bRogue nao conhece os 10 mandamentos para se viver na Terra dos Papagaios?

    Os 10 mandamentos de Terra Papagalli
    Os 10 mandamentos apontados por Cosme Fernandes para se viver bem na “Terra Papagalli”:

    • Na Terra dos Papagaios é preciso saber dar presentes com generosidade e sem parcimônia, porque os gentios que lá vivem encantam-se com qualquer coisa, trocando sua amizade por um guizo e sua alma por umas contas.
    • Quando aparecer alguma dificuldade, mesmo que seja de simples solução, é preciso fazer alarde, espetáculo e pompa, pois nesta terra mais vale o colorido do vidro que a virtude do remédio.
    • As gentes da Terra dos Papagaios são muito crentes e de fácil convencimento. Por isso, têm em alta conta os feiticeiros, os falsos profetas e vai a coisa a tanto que não há patranheiro que lá não enriqueça e prospere. E assim é, senhor, que por serem tão crédulos aqueles gentios, pode-se-lhes mentir sem parcimônia nem medo de castigo.
    • É aquela terra onde tudo está à venda e não há nada que não se possa comprar, seja água ou madeira, cocos ou macacos. Mas o que mais lá se vende são homens, que trocam-se por qualquer mercadoria e são comprados com as mais diversas moedas.
    • Desde o primeiro, são os funcionários daquela terra um tanto madraços e preguiçosos, e, se na frente de seus superiores parecem retos, quando esses lhes dão as costas, revelam-se muito astutos e só nos atendem se lhes damos algo em troca. Portanto, senhor conde, se fordes para lá não se esqueça de ser generoso com eles, pois lá as portas não são abertas com chaves de ferro, mas com moedas de prata.
    • Naquela terra de barganhas fazem muito sucesso e não há quem resista a um pequeno regalo. Por isso, é preciso dar sempre um afago aos que podem comprar, pois entre dois mercadores, naquela terra não se escolhe o mais honesto, mas o que oferece mais mimos.
    • Naquele pedaço de mundo, senhor conde, não se deve confiar em ninguém, pois se no sábado nos juram eterna fidelidade, no domingo nos enfiam uma espada pela garganta. A verdade é que lá tudo se rege pela conveniência, e sendo preciso, troca-se de bandeira como as mulheres trocam de pano em dia de regra.
    • Na terra que se chama dos Papagaios, cada um cuida de si e Deus que cuide de todos, pois pouco se faz por um irmão, nada por um primo e menos coisa nenhuma por um amigo, de modo que cada um só quer saber do seu nariz e, se alguém faz algo por outrem, é a troco de paga ou medo.
    • Naquelas paragens, quando se alevantam alguns, o melhor modo de quietá-los é dar-lhes emprego ou título, porque os daquela terra muito prezam serem chamados de senhores e não há um que troque honradez por honraria.
    • E o resumo de meu entendimento é que naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido.

    7+

  • PowerGirl 3 de agosto de 2024 at 19:37
    • Luk3B0lh4 3 de agosto de 2024 at 19:55

      Olha, eu conheci gente que foi campeão nacional e até internacional e não sei não viu. O cara vivia numa pindaiba, talvez ele nem foi atrás dessas bolsas ou não foi aprovado.

      Tinha um corredor que abria live na twitch, ganhava uma dessas bolsas de 1 mil, tirava mais com a twitch, só que era com jogos.

      Mas… média é aquele negócio, se um atleta profissional ganha R$ 20 mil, se outros 4 ganharem 0 a média é de R$ 4 mil.

      1+

    • bomberman 3 de agosto de 2024 at 20:22

      Dinheiro foi roubado, continuará sendo roubado e irá para?
      1 – Painho
      2 – Arthur Lira
      3 – Eduardo Paes
      4 – Enzo e Valentina que não tem nem quadra na escola

      0

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:47

      Futebol, mesmo nos dias de hoje se for tirar uns 100 que ganham muito, resto tem salario medio baixo.

      https://blog.toroinvestimentos.com.br/alta-renda/quanto-ganha-um-jogador-de-futebol/

      2+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:49

      Hell em certas areas segue uma loucura, zona de guerra total.

      Como nao morre umas 100 pessoas dia com esse tiroteio?! Eta…

      0

  • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:31

    O cara quebrou, o pet morreu e a muie o largou… ai ele ficou maluco e dizem que ta miniAnimalista!!!

    Atualmente, a casa passa por reforma, com a construção de um porão — onde ele pretende estocar alimentos e montar a sua barraca.

    Entenda…. vai que a moda pega. Eta

    1+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:54

      Se tiver no bRog loucos desse tipo eu recomendo: PMJS

      KKK

      2+

  • Hidden 3 de agosto de 2024 at 21:53

    CUnfia que o Garnise, os pulitiCUs em geral, o Sistema e coisa e tal tao afim de ti XiticoRnear!!! Kkk

    Com os doadores da indústria de criptomoeda investindo mais dinheiro nas eleições de 2024 do que em todos os ciclos anteriores combinados, Trump não é o único político a promover uma reserva de bitcoin. Falando na conferência Bitcoin 2024 depois de Trump, a senadora republicana Cynthia Lummis, do Wyoming, anunciou planos para apresentar um projeto

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link

    https://valor.globo.com/financas/criptomoedas/noticia/2024/07/31/reserva-de-bitcoin-prometida-por-trump-e-vista-como-mais-simbolica-do-que-efetiva.ghtml

    CUNFIA!!!

    Fuinte.

    1+

    • Cadeia Marcov 3 de agosto de 2024 at 22:30

      O trump se acha um William McKinley.
      Ele aprovou o Ato Dingley em 1897 para proteger trabalhadores de manufaturas e fábricas da competição exterior, e em 1900 ele conseguiu aprovar o Ato Padrão-Ouro, e prometeu que altas tarifas iriam restaurar a prosperidade. (chineses)

      O presidente McKinley foi assassinado em setembro de 1901 pelo anarquista Leon Czolgosz.
      o Congresso dos Estados Unidos resolveu agir e autorizou o Serviço Secreto a começar a proteger os presidentes dali em diante. (kkk)
      em geral as mudanças de padrão ouro ou saída dele provocam guerras e crises mais fortes.
      Não adianta querer impor mais um padrão. mais fácil aceitar iene, rmbmb,

      Em 2001, o Primeiro-ministro da Malásia Mahathir bin Mohamad propôs uma nova moeda que seria usada inicialmente para o comércio internacional entre as nações muçulmanas. A moeda que ele propôs se chamava denário islâmico de ouro e foi definido como 4,25 gramas de ouro puro (24 quilates). Mahathir Mohamad promoveu o conceito com base em seus méritos econômicos como uma unidade estável de conta e também como um símbolo político para criar uma maior unidade entre os países islâmicos.

      O suposto propósito desse movimento seria reduzir a dependência do dólar dos Estados Unidos como uma moeda de reserva, e para estabelecer uma moeda sem base em dívida de acordo com a lei islâmica, que é contra a cobrança de juros. Não conseguiu. (ver padrão ouro wiki)

      0

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 23:17

        Trumpinator quer trocar tenis por xiticoin, apoio ao site dele por xiticai E doacao pra campanha dele por biticao…

        Ki Omi… CUnfia…kkkk

        0

      • Hidden 3 de agosto de 2024 at 23:21

        O desafio é que o presidente do Federal Reserve não manifestou apoio a esta ideia”, disse Davidson. “O Federal Reserve possui relativa autonomia em relação ao governo federal, e o governo dos EUA não tem realmente ativos”

        Ai os xitilovers dizem: ahin os haters agora odeiam o trumpinator pq ama xiticao…

        EU: sorrisos e acenos…kkk

        Fuinte

        0

  • Tucano 3 de agosto de 2024 at 22:40

    Pagando
    Já tô flodando o blog…
    Essa viagem foi mais um daqueles momentos em que você abre os olhos e vê a realidade na sua frente.
    Todos os meus tios estão idosos. Três precisam de cuidados de saúde. Os três contam com as mulheres da família para ajudar em tudo, esposas, filhas, netas. Não sobra nem pra pagar uma diarista ou cuidadora pra você conseguir adiantar um almoço ou levar a pessoa no médico. Os três dependem do sus, não tem plano de saúde. Os filhos não foram muito longe e a renda é contada. A necessidade já entrou dentro da casa desses tios e tem prima minha cantando Imagine. Agora, tão saindo dos empregos, sobrecarregando a renda dos meus tios idosos que já é pouca, pra cuidar deles. Na casa de dois tios, isso aconteceu. Na casa do terceiro, a nora é dona de casa.
    Sério… eu voltei bem pensativa e quero agir algumas coisas na minha vida. Além de ter ficado meio puta com essa mulherada virando dona de casa na hora errada e sobrecarregando os próprios pais.
    Desculpe os textões.

    4+

    como assim, virando dona de casa e sobrecarregando os pais? cade os maridos dessa turma?

    2+

    • Pagando 4 de agosto de 2024 at 00:11

      Pelo que vi… trabalham e ganham pouco. A renda das duas é necessária. Então, vão passar aperto nesse projeto de serem as cuidadoras dos próprios pais. Inclusive, já começou o problema de limparem a conta do próprio pai até deixar zerado a conta que tem a aposentadoria. A terceira é nora, meu primo trabalha e também ganha pouco.

      2+

      • PowerGirl 4 de agosto de 2024 at 05:00

        Acontece muito esse negócio de cuidar do idoso e depender de uma aposentadoria mínima. Muita gente que não se prepara, ganha salário mínimo e acha melhor ficar em casa já que tem uma renda e o idoso precisa de cuidados. Enfim, alimenta-se o ciclo de miséria.

        1+

  • Tucano 3 de agosto de 2024 at 23:06

    0

  • Tucano 3 de agosto de 2024 at 23:12

    zebraça essa vitória do Brasil contra a França no futebol feminino

    1+

    • Hidden 3 de agosto de 2024 at 23:18

      Vi o final, a juiza deu 19min de tempo adicional… eta

      0

      • Tucano 3 de agosto de 2024 at 23:29

        pior que nesses jogos teve varias partidas com mais de 10 minutos de acrescimo.
        tá ficando comum no futebol em geral, culpa da cera que os jogadores fazem durante o jogo.

        0

      • PowerGirl 4 de agosto de 2024 at 05:03

        A goleira fez um desabafo forte por estarem desacreditadas. Culpa em parte da mídia que fica endeusando a Marta. O Brasil nunca foi potência no futebol.

        0

        • PowerGirl 4 de agosto de 2024 at 05:29

          Futebol feminino do Brasil.

          0

    • Mutuário 4 de agosto de 2024 at 06:17

      Eu assisti absolutamente nada de olimPiadas. Só fiquei sabendo da abertura que foi uma bizarrice. Mas esperar o quê de eventos globais de hoje?
      Torcer só para um dia os xeiques cabeça de pano e os xinas que patrocinam parte desses lixos mandarem parar com essas boshtas de mal gosto.

      1+

  • Mutuário 4 de agosto de 2024 at 06:12

    Bom dia!
    Que bom amanhecer sem estar encharcado de suor depois de mais uma noite de febre!!!
    4 dias de perrengue, combo com dores no corpo, febre, diarreia, mal estar e dor de cabeça muito forte. Sei lá que porcaria eu tive e nem vou atrás pra saber.
    Como é o dia que amanheço melhor, já estou esperando o tópico deste blog mal ajeitado com gente póbri, envejosa e que nunca terá nada na vida!

    1+

  • bomberman 4 de agosto de 2024 at 08:12

    Bom dia, a edição de domingo sai meio-dia 😀

    0

    • Buiú 4 de agosto de 2024 at 08:14

      Pois é, tá difícil… kkkkkkkkkkkkk

      0

    • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 08:21

      AAAAAAAAAAAA
      Me dá dez minutos!

      0

      • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 08:34

        Já passou em

        0

  • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 08:40

    PRONTO, tópico complicado, enrolei o simples! Bom dia!

    Do Direito de Não Gostar

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.