ESSE É O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA ORLA...

Spring 16 de maio de 2024 at 17:18

Neste tópico tenho que opinar… sigo vocês desde 2012… antigo bib. Não concordo com anistia de divida…gastou tem que pagar!

Temos que ter vergonha na cara mesmo na tragédia!

Como estou no olho do furacão, região metropolitana de Poa, cidade alagada com poucos acessos…vou relatar minha situação. Sou muquirana… poupadora… tenho reserva financeira… graças em grande parte a esse blog. Meus tijolos ergui em área sem risco de alagamento graças aos conselhos de meu avô que por ter presenciado a outra grande enchente sempre nos lembrou dos riscos das áreas baixas, que o rio ou lago poderia causar problemas no futuro.

Ter segurança financeira ajuda nessas horas de ansiedade coletiva – se piorar, fujo pra outra montanha. Lógico que não tem como ficar imune… 8hs pra percorrer um caminho que fazia em 30 minutos. Não fiquei sem energia, tenho água graças a meu poço artesiano… melhor coisa que fiz, distribui muita água. A saúde (área que eu trabalho) já estava precária, agora só vai.

A sensação é como se uma bomba tivesse caído aqui… muito triste mesmo, confesso que dá um desanimo total, e olha que não sou alarmista. Muitas áreas não sofreram quase nada e as mais pobres estão sofrendo mais na capital. As mais alagadas. Como vou do Moinhos de Vento ao Matias Velho… vejo diariamente Suécia e Haiti. Fico imaginando quem liberou a invasão de áreas que alagam a décadas atrás… quem autorizou ligações de água/energia… construção de aeroporto, arena de futebol e tantas outras construções.

Parece que já tinham maquetes de obras pra revitalizar a orla do rio com grandes prédios…restaurantes gourmet. Queriam transferir a rodoviária pra área que hoje está alagada atrás de um dique e até derrubar o muro de contenção pois enfeiavam a cidade. Esqueceram de combinar com o rio tudo isso. Estamos tendo um choque de realidade aqui, levando uma surra. Se tá triste aqui? Muito… mas muito triste de ver. Como segui as dicas do pessoal daqui, pros meus familiares (muitos com água no teto) eu aconselho a não ficar nunca mais sem reserva pra emergência e tenham menos pets. Faz uma baita diferença no caos. Desculpem o longo texto. Vou seguindo por aqui…

 

12+
  • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 07:39

    first

    2+

    • Barnabezinho 19 de maio de 2024 at 07:40

      Bom dia!

      4+

      • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 07:41

        Dia

        e partiu futebolzinho d domingo 🙂

        2+

        • Barnabezinho 19 de maio de 2024 at 07:43

          Excelente, tem de aproveitar mesmo 😉

          2+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 07:49
  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 07:53

    4+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 08:00

      Interessante.

      0

    • Tucano 19 de maio de 2024 at 08:02

      Isso vale para qualquer área.
      Pode ver que os maiores influenciadores são os menos capacitados.

      5+

      • Manco 19 de maio de 2024 at 10:25

        Mas os que conseguem gerar mais valor para si mesmo (não estou falando que isso é bom ou ruim, porque palavras ferem)

        3+

        • Mutuário 19 de maio de 2024 at 11:25

          Exato!
          É por exemplo, “o engenheiro que vai trabalhar de uber” vs “peão que virou mestre de obra e tira mais de 20 mil por mês”.

          7+

  • Neco 19 de maio de 2024 at 07:58

    Bom dia.

    Quem lê esse blog tem que estar minimamente preparado para essas coisas.
    Parabéns a autora.

    Antes de comprar um terreno ou casa , apt, tem que olhar o local, se tem para aonde a água escoar no caso de muita chuva, esse tem que ser o primeiro critério de avaliação.

    Essa ferramenta mostra a altitude de terreno.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.earth&pcampaignid=web_share

    Aí com calma olha a redondeza, descobre para onde a água vai, observa se é um canal, vê o tamanho dele. Conversa com as pessoas do local e pergunta sobre alagamentos, na menor dúvida não compra.

    Uma veze ofereceram um sítio, lindo, tinha piscina, quadra de vôlei, a casa não era muito grande, mas me chamou a atenção que ela era uns 80 cm acima do nível do terreno. Fui pesquisar e descobri que em tempos de muita chuva a água podia passar de um metro no local. Ou seja, vale o ditado:”quando a oferta é muito grande o santo desconfia”.

    5+

    • Tucano 19 de maio de 2024 at 08:01
      • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 10:28

        Pior que se tu fosse ver certas áreas que foram alagadas, eram bem caras.
        Agora claro, vamos ver se isso não vai mexer no mercado de imóveis, aquele imóvel que era milionário passar a valer uma bagatela (mas acho que o amor aos tijolos não permitirá tal ajuste).

        2+

        • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 10:31

          Hoje em dia preço baixo é sinal de alerta, mas preço alto não garante nada também.
          A pessoa tem que realmente ser bem crítica e chata na hora de comprar, relevar tudo e colocar na balança.
          Normalmente o preço que parece bom sempre tem explicação: por exemplo, condomínio caro, região não tão boa de morar, etc.

          1+

          • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 10:33

            Tem um prédio que é sonho de consumo meu e que em comparação a outros, tem um preço por metro fantástico.
            Porém, o condomínio é 2.400 mulas mensais e IPTU nas alturas
            A vontade de morar lá passou bem rápido.

            4+

  • Bolhadetz 19 de maio de 2024 at 07:58

    Dia, pra quem tá levando o dobro do tempo pra vir ver os velhos, porque um monte de pontes caíram. E não tem contestação. Escolher bem onde morar e ter reserva de emergência é essencial. Hora dessas falo um pouco mais sobre reações das pessoas em relação a tragédia e como o espírito do caráter bananense aflora independente do caos. As vezes é triste e cansa, mas a gente tem que fazer o correto sempre, até para que os pequenos e os grandes tenham um mínimo de exemplo a seguir. Mas na mentalidade de uma certa corrente, os empresários “tem que ajudar” porque eles ganham rios de dinheiro. Em resumo, é esse o tal espírito que me faz pensar em quanta coisa errada se deposita aos poucos e aos muitos na cabecinha do povo.

    12+

  • Tucano 19 de maio de 2024 at 08:03

    Bom dia!
    Post novo lá no blog

    Em construção 🏗️
    https://wp.me/p7CPTn-27T

    0

  • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 08:13

    Ontem vi uma reportagem afirmando que na realidade, ocorreram falhas graves em todos os sistemas de prevenção (diques, bombas), se estivessem com a manutenção em dia, a enchente não teria sido tão feia.
    Então não teria problema existir o centro de Porto Alegre onde ele está, o erro está na falta de manutenção e organização de todo o sistema. A verdade é que ninguém esperava por isso, embora o histórico mostrasse que poderia ocorrer.

    4+

    • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 08:26

      Se nas últimas eleições alguém falasse em rever todos o sistema, seria dado como louco ou gastador irresponsável.
      Infelizmente as pessoas precisam se afundar no lodo pra perceber o problema.. mas como a gente sabe, vão passar 20, 30 anos e lá no futuro os que nasceram nesse meio tempo não vão saber de nada e o ciclo de irresponsabilidade vai se aprofundar.

      4+

      • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 08:28

        Com essa enchente agora vi alguns falando de enchente em 1985, eu nem sabia disso, mas parece que foi feia também. A pior até então era de 1941, essa nem meus pais viveram ou presenciaram.
        Ninguém nunca comentou ou ensinou, a gente vê enchente só lá na periferia, em invasões, aí dá a impressão de que isso não é um problema e nem é urgente.

        2+

        • Bolhadetz 19 de maio de 2024 at 08:34

          Mas é mais ou menos como falado antes, as prioridades imediatas sempre se sobrepõem ao planejamento, e até certo ponto, é normal. Se analisar como vota o brasileiro em geral(dica: Collor), se entende um pouco.

          0

          • Porto-alegrense 19 de maio de 2024 at 11:45

            Essa questão da manutenção será uma faca de dois gumes na eleição pra prefeito. A petralhada vai querer colocar a culpa no Melo por não ter feito a manutenção, mas esquecem que eles mesmos não fizeram em 16 anos de prefeitura.

            8+

            • Someone 19 de maio de 2024 at 16:30

              Manutenção é cara e não dá voto, assim como construir novas barragens, fazer canais, etc. Já o caos é bom pra desvios e dá voto para quem se apresenta como salvador da pátria.

              Agora mesmo os petistas estão enchendo a boca pra falar que Lula vai dar 51 bilhões de reais, quando isso não passa de uma promessa eleitoreira.

              4+

              • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:35

                e na vdd ele nao vai dar nada, boa parte disso aí é antecipacao do que ja iria para o RS de qq jeito

                2+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 09:07

      Fato.

      1+

    • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:33

      já falei aqui antes: manutencao nao dá voto. e politico quer voto.
      pra isso, ele faz coisa que de pra usar como marketing.

      1+

  • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 08:16

    Money Addicted
    Dia
    e partiu futebolzinho d domingo

    0

    mas Deus tinha outros planos, acabei de escrever e fui saindo do escritorio e minha filha acorda rs vou ficar com ela pra mae dormir ate mais tarde um pouco.

    aproveito e adianto minha declaracao de imposto

    4+

  • Cadeia Marcov 19 de maio de 2024 at 08:41

    da foto:
    a “revitalização” é a primeira coisa a ser tocada.
    Aqui, depois da enchente.. fizeram coisas bem legais. Ruas largas, calçadas, jardins e ciclovia. não deu 3 anos e já mudaram tudo. Quem conhece a entrada de floripa.. projeto do bule marx.. mimimi milhoes… 20 anos depois, uma bosta cheia de curvas e elevados.

    Aquui tem “acidente” que acho que é de propósito, pra depois “revitalizar”.
    Em BC um barranco deslizou… hoje é entrada e cabe a torre de aptos pela empresa do prepheito.. na frente da roda gigante…
    O porto foi revitalizado pela Diuma, 60 milhoes… está parado.

    4+

  • Cadeia Marcov 19 de maio de 2024 at 08:50

    nova moda

    depois de Nusantara, nova capital da Indonésia (Islã verde). temos…

    – Risco de inundações pode levar Tailândia a mudar a capital Bangkok.
    O aumento do nível dos oceanos pode levar a Tailândia a ter de mudar a sua capital, Bangkok…

    2+

    • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 08:52

      Al Gore deve estar querendo comprar a cidade inteira pra ele.

      2+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 09:48

      Mas lá tem a questão do bombeamento das águas subterrâneas e parece que a cidade está afundando.

      2+

      • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:38

        exato. nao é o mar que tá subindo, é a terra que tá descendo.

        3+

  • g.w. bush 19 de maio de 2024 at 10:03

    Bom dia folks!
    Já foi ou não vai mais?
    P.S. Antes da Evita apareceu a Imelda Marcos bananense.

    2+

  • From_The_Tower 19 de maio de 2024 at 10:07

    Audiência ao Vivo na X

    “Helicóptero com presidente do Irã sofre acidente, diz imprensa local.”

    1+

  • Saulo 19 de maio de 2024 at 10:10

    2+

  • Saulo 19 de maio de 2024 at 10:15

    6+

    • Luk3B0lh4 19 de maio de 2024 at 10:38

      Prosdócimo era uma marca antiga nacional, parecia até que competitiva.

      2+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 10:48

    https://bmcnews.com.br/2024/05/18/novo-feriado-no-brasil-entra-em-vigor-apos-aprovacao-da-lei/

    Aí sim
    Pra isso que pago DARF

    BOSTIL
    Mais um feriado inútil

    4+

    • MrCitan 19 de maio de 2024 at 10:56

      Bostil só importa lixo dos EUA.

      4+

      • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 11:06

        how dare you, blm

        4+

  • Pagando 19 de maio de 2024 at 10:57

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    Relato muito bom mesmo. A parte dos pets é interessante. O pessoal comentou da cobertura excessiva de resgate de animais, mas é o que já detectamos aqui. As pessoas têm muitos pets, mesmo morando em cidades e apartamentos. Não é só pegar o celular e sair num caso de emergência. Eu, particularmente, não tenho nenhum. Saio, viajo, sem maiores preocupações. Nem passarinho tenho, já me recomendaram, mas dá o mesmo trabalho de viajar e não poder demorar, pois a água e o alpiste acabam.

    Nos relatos de quem mora próximo à regiões que alagam, chama a atenção o fato de quase ninguém falar que vai buscar um lugar com menos risco de alagamento pra morarem e a prefeitura falando que não vai impedir novas construções próximas ao rio.

    6+

    • Luk3B0lh4 19 de maio de 2024 at 11:01

      Não tenho pet tbm. Tem muito muqui que tem, td muqui nuttela.

      3+

    • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 11:08

      tambem nao tenho pet, mas entendo que para criancas é interessante/saudavel um animal e por isso penso em dar para minha filha.

      mas tenho postergado justamente por esse trabalho todo que requer

      3+

      • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 11:16

        Não quero meter-me nas suas decisões de família, mas por conhecer histórias semelhantes, vou dizer por experiências próximas, que tu não deves dar um animal exclusivamente para ser da criança.
        O animal deve ser da família e responsabilidade de todos para cuidar, aí se torna interessante ela participar, mas o desejo de ter deve ser principalmente do casal, que são os donos da casa. Senão a novidade do animal passa e periga se tornar um problema/estorvo, não que não era pro casal, era pra criança.
        Claro, como suponho que a grande maioria do blog aqui sejam civilizados, ninguém pensaria em largar/abandonar o bicho. Mas infelizmente, tem muita gente que depois de “enjoar” do animal, faz isso depois, não por menos tem tantos animais em beiras de estradas ou que aparecem perambulando, é pura maldade e inconsequência.
        Eu tenho um, e digo, dá trabalho, custo e gera apego.

        10+

        • Porto-alegrense 19 de maio de 2024 at 11:50

          Pet para crianças ajuda bastante no desenvolvimento. Minha filha era muito tímida e depois que adotamos um gato (o “Milk”, olha a ironia do destino hehe) ela melhorou muito neste quesito. Mas concordo, o casal tem que concordar em cuidar do animal também.

          5+

        • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 11:57

          ah sim, temos nocao que a responsabilidade sera maior nossa

          2+

      • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 14:03

        Cara, pode até ser interessante a interação de uma criança com o animal, mas tenho pra mim que animal não se dá para alguém. Conheço situações onde familiares presentearam filhos, sobrinhos, com pets, e o bicho ficou jogado para um terceiro cuidar.
        Tenha em mente que se vc der o pet pra sua filha, quem vai cuidar será vc ou sua esposa.

        3+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 11:16

      Um pet bem cuidado custa caro.
      E sim, da muito trabalho.

      Mas depois que eu terminar o muro da minha casa vou adotar um.

      5+

    • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 13:59

      Não tenham passarinhos! eu, muqui representante dos pais de pet afirmo, não é justo com o bichano rsrsrs

      4+

    • Hidden 19 de maio de 2024 at 15:04

      PPP… pobres paEs de pet.

      Virou epidemia, quem nao tem um caramelo… mesmo que deixe de comer bem e pagar plano saude pra familia… nao tem status

      Entenda auau miau

      4+

      • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 15:08

        Cachorro só é status para boiola rsrs, cachorro é modinha ou carência.

        5+

  • Neco 19 de maio de 2024 at 11:15

    Caiu ou derrubaram?

    2+

    • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 11:19

      “não é possível se comunicar com a tripulação do helicóptero, incluindo o presidente Raisi, devido às más condições meteorológicas.”

      Más condições meteorológicas costumam atrapalhar vôos de helicóptero.

      0

      • Money Addicted 19 de maio de 2024 at 11:57

        normalmente quem ta ‘morrido’ nao se comunica

        1+

    • From_The_Tower 19 de maio de 2024 at 16:12

      Foi de base

      0

      • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:13

        Lutas internas políticas

        Deixem se matar

        0

  • Pagando 19 de maio de 2024 at 11:19

    Olhando de fora da situação, parece que há uma falsa sensação de segurança de que a experiência anterior com enchentes e uma casa preparada para enfrentá-la, além da régua de marcação da altura da água, tudo isso criou uma espécie de “conhecimento seguro de enfrentamento de enchentes”, uma previsibilidade.
    ====

    “Era enchente calma, tranquila. Ninguém perdia uma galinha, salvava-se tudo, os bens, móveis, não tinha problema nenhum”, recorda Nilda Maria Rosa Schwing Bergnethal, de 70 anos, nascida em Mariante, viúva desde 2016.

    “A gente sempre teve muita certeza da altura da água”, relembra Mayara Mariante, de 29 anos, descendente dos fundadores. “E tivemos uma casa muito preparada para enchente por conta de já saber desde sempre que vinha água onde a gente morava.”

    https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/18/mariante-vila-gaucha-250-anos-arrasada-enchentes.ghtml

    1+

    • Pagando 19 de maio de 2024 at 11:29

      Você vê idosos que não enfrentaram a grande cheia anterior, de 1941, como essa senhora de 70 anos.
      Mas, ela viveu o suficiente para confiar que sabia o suficiente sobre enchentes (régua, casa preparada, experiência anterior de várias enchentes).
      Enfim, voltando ao CVR do tópico. Me parece que poucos avós deram o conselho fundamental de se construir longe do problema, pois o rio poderia dar problema num futuro próximo ou longínquo. Meu pai também me deu esse conselho. Meu ap em sp é no alto da rua e aqui em Brasília também estou na parte mais alta da rua.

      5+

      • Pagando 19 de maio de 2024 at 11:34

        O próprio projeto de revitalização mostra que alguma coisa foi esquecida pelo caminho. Como bem disse a muqui, esqueceram de combinar com o rio.
        ===
        Agora, fui.

        2+

      • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 14:31

        Mas ali em Mariante, não existe alternativa que não seja deixar o local, lá não tem como construir num local mais alto. Eu tenho um amigo que trabalhou comigo em Sta Cruz do Sul e era natural de Mariante, lá é uma área alagadiça, o pessoal está acostumado com cheias do rio pois é uma grande planície. Quando ele saiu do sv lá em Sta Cruz, voltou pra Mariante trabalhar no interior. Todo mundo que falava com ele, dizia pra ele não voltar, que lá n tinha futuro, ainda alagava, mas o cara era muito saudosista e voltou pra trabalhar na agricultura lá, ele dizia que era comum alagar por 10, 20 dias os locais em que trabalhava.

        Percebam que o casal de idosos que foi encontrado morto, morreram de teimosos. O filho foi lá às 21 hs e eles falaram que não sairiam dali. Pô, o rio já tinha saído mais de 2 km da margem e tá lá o velhinho teimoso falando que não é nada.

        2+

  • Saulo 19 de maio de 2024 at 11:35

    4+

  • Porto-alegrense 19 de maio de 2024 at 12:01

    Buenos dias,

    Muito bom CVR. Retratou fielmente o que está rolando aqui em Havana Alegre. “Da Suécia ao Haiti”, não poderia ter uma definição melhor.

    Quanto a questão da revitalização da orla, aqui vou dar o braço a torcer: foi a MELHOR coisa que fizeram nesta cidade nos últimos anos. POA é uma cidade sem atrativo nenhum, chata, feia, toda pichada, cheia de gente atrasada que fica barrando o desenvolvimento – a famosa “vanguarda do atraso” (tem até livro sobre isso). Agora pelo menos tem alguma coisa bonita na cidade sem ser o “melhor pôr do sol do mundo” (que coisa mais ridícula).

    A revitalização do Parque Harmonia (a foto do post) gerou uma tremenda discussão aqui pq tiveram que derrubar algumas árvores para executar a obra. Mesmo a empresa plantando o TRIPLO de árvores nativas para compensar, a canhotada/ecochatos não ficaram satisfeitos. O MP chegou a embargar a obra por algum tempo. E isso acontece em qualquer coisa que tentem fazer aqui, e no fim quem sai perdendo é a população comum. Outro exemplo foi a ampliação do Hospital de Clínicas – esse pessoal não queria a obra pq “ia derrubar muitas árvores nativas do terreno”. Ué, pensei que vidas humanas fossem mais importantes!

    5+

    • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 14:37

      Realmente, a orla ficou muito boa e bonita. Foi bem aproveitado o relevo original do local e na minha visão, não impactou na questão de alagar ou não aquela região que margeia a orla.

      0

    • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:43

      esse pessoal do MP ambiental é chato pra caramba, junto com as ONGs.

      1+

  • Cadeia Marcov 19 de maio de 2024 at 13:18

    Canja, lula, leite e pimenta, na receita quem frita é você:

    – Clima entre Lula e Eduardo Leite azeda após escolha de Paulo Pimenta.

    3+

    • Pagando 19 de maio de 2024 at 23:22

      Cardápio indigesto, rs.

      3+

      • Abomineve Homem das Naves 19 de maio de 2024 at 23:23

        Esse trocadalho foi do carilho 🤣🤣

        3+

  • Maluco beleza 19 de maio de 2024 at 14:11

    Eu não sei se é o algoritmo, mas tem chegado pra mim notícias da mainstream mídia contra o STF e Lula. Pra vcs tb? Será que começou a caçada dos globaloistas?


    https://www1.folha.uol.com.br/amp/colunas/sylvia-colombo/2024/05/poderia-ser-filme-de-suspense-mas-e-venezuela.shtml

    1+

  • Hidden 19 de maio de 2024 at 14:57

    Boatarde mukis….

    Deixar de pagar nao concordo, mas reestruturar dividas, refinanciar e dar condicoes pra Estados, Municipios e Entes Privados faz todo sentido… ainda mais numa Tragedia dessas!!!

    Apenas os Idiotas e Apedeutas pensam diferente e acham que melhor matar a vaca e depois reclamar que faltou leite… eta

    3+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 15:01

    https://investnews.com.br/wsj/de-repente-nao-ha-bebes-o-suficiente-o-mundo-todo-esta-alarmado/

    Precisamos de mais bebês muquizada
    O INSS agradece senhores(as)

    2+

    • MrCitan 19 de maio de 2024 at 15:06

      É só incentivar os pancadões, vai ter um monte de catarrentos gerados desses bondes aí.

      5+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 15:47

      Esse povo da ONU é besta, não é possível.

      Em 2017, a ONU projetava que a população mundial, então de 7,6 bilhões, continuaria aumentando e chegaria a 11,2 bilhões em 2100. Em 2022, houve uma revisão e a previsão do pico de 10,4 bilhões foi antecipada para a década de 2080. Isso também provavelmente está desatualizado. O Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington agora acredita que o mundo atingirá o pico de cerca de 9,5 bilhões em 2061 e depois começará a diminuir.

      Na minha opinião não vai passar nunca de 8 bilhões. Vai começar a cair, se já não está caindo.

      3+

      • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:03

        Alto custo de vida nas cidades
        Aumento de impostos cada vez mais fudendo a classe média.
        Mega empresas com cada vez mais monopólios.
        Impressão de dinheiro cada vez maior dos bancos centrais.

        Não tem como isso dar certo no longo prazo

        3+

      • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:53

        acho que estamos chegando no topo daquela curva S de populacoes que aprendemos na biologia do ensino médio

        2+

      • Pagando 19 de maio de 2024 at 23:27

        Esse número de 11 bi fica cada vez mais evidente que não chega. E aquele outro de que poderíamos chegar a 20 bilhões de pessoas?
        Bom, pelo último censo já vai ter prefeitura com menos vereador. Então, o futuro já chegou por aqui.

        1+

  • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 15:06

    Hidden
    Boatarde mukis….
    Deixar de pagar nao concordo, mas reestruturar dividas, refinanciar e dar condicoes pra Estados, Municipios e Entes Privados faz todo sentido… ainda mais numa Tragedia dessas!!!
    Apenas os Idiotas e Apedeutas pensam diferente e acham que melhor matar a vaca e depois reclamar que faltou leite… eta

    0

    Matar a vaca aidética pode ser uma boa opção, mas visto que o criador fez isso inúmeras vezes e o resultado não foi a contento, o que sobra é refinanciar o consignado com uma parcelinha que cabe no bolso.

    2+

    • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 15:26

      No fim, teremos mais inflação para o estado se manter e rolar a dívida impagável

      1+

    • Hidden 19 de maio de 2024 at 20:28

      Bananistao ta doente faz um seculo,na uti desde CM88…

      So resta refinanciar e rolar a bhosta

      2+

  • Neco 19 de maio de 2024 at 15:28

    Sobre o aeroporto de Porto Alegre.

    1+

  • Neco 19 de maio de 2024 at 15:31

    Ele morreu mesmo:

    2+

    • Neco 19 de maio de 2024 at 15:40

      A divergências.

      0

  • Maníaca do Parque 19 de maio de 2024 at 15:53

    Sou de São Paulo, mas a família de pai e mãe é do Sul.
    Que se fodam, devastaram tudo e agora estão pagando.

    Só lembro do meu tio avô, grande geólogo, avisando a família dos genros fazendeiros das cagadas que faziam.

    Eles ficavam injuriados, isso nos anos 80.

    Esses fazendeiros são até hoje criadores de gado premiado. Muitas fazendas.
    São juízes, promotores, engenheiros e vereadores nas cidades. Não são um bando de analfas.

    O Tivô alertava sobre o calor, que tudo ia ficar cada vez mais desértico. Aquele monte de pasto sem árvores. Um calor insuportável

    E como adoravam desviar curso dos rios. Uns merdas arrogantes.
    Já não tinham mais várias espécies de pássaros e outros animais da fauna.
    Não estão nem aí.
    Construções nas beiras de rios, acabando com a vegetação ribeirinha.

    Derrubada desnecessária de árvores nativas.
    Aí começaram as prefeituras a decretar áreas de APA.
    Pois bem, esses gaúchos fdp simplesmente ignoraram e continuam até hoje mandando roçar as áreas de APA para não crescer nada nativo.
    Insistem em plantar ali eucalipto e palmito. Ganância sem limites…

    Um dos filhos, aproveitando que é vereador, conseguiu que fizessem vista grossa e aterrou uma beira de rio. Ali construiu recentemente um pequeno condomínio de casas luxuosas. Alagou foi pouco, queria que tivesse arrastado os escrotos pro quinto dos infernos.

    Porto Alegre sempre detestamos, cidade horrível e inóspita. Tem mais é que sumir do mapa. Tenho primos ali, que fingem estar no primeiro mundo. Adoram ir pra Balneário Camboriú tirar onda, como se estivessem no Caribe.
    Compraram aparts lá, acho que lavam dinheiro também.
    Balneário tomara que tenha um tsunami e derrube aquelas torres cheias de lavadores de dinheiro e milicianos.

    Meus parentes por parte de mãe, fazendeiros também, vivem no Laranjal, arredores de Pelotas, num lugar cheio de mansões bregas.
    Uma gente grossa, mal educada, antipática. Sem cultura nenhuma. Gananciosos e aproveitadores.
    Tiveram que sair das casas correndo, foram pros apartamentos que possuem na Praia do Cassino. Outro lugar feio, kkkk

    0

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 15:57

    Puro suco de Cuzil com Bostileiro

    0

    • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 16:51

      Como é seguro viver em edifício, SQN.
      Hoje em dia fazer isso não dá nada, agora se questionar autoridade, aí vai preso

      2+

      • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:59

        Estamos no Cuzil
        Nada é segura nessa pocilga
        Ao menos que você more naqueles condomínios fechados com seguranças armados, aí é outro nível

        1+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:10

    O governo abre o buraco e custa R$700
    Daí ele arruma o que fez por R$5mil

    Perfeito
    Economia movimentada
    E assim a Banania vai crescendo 2.5% a.a

    4+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:18

    O importante é que o Rio continua lindo

    3+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 16:30

    https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgrjred542po

    Como Suécia se tornou ‘paraíso dos super-ricos’

    Não importa o país ou quanto existe de imposto.
    Os super ricos sempre pagarão menos impostos, ou até nenhum imposto como no caso sueco.

    Imposto é só pra fuder a classe média e não deixar ela crescer.

    4+

    • Tucano 19 de maio de 2024 at 22:56

      uai, mas la nao era o paraiso dos impostos? kkkkk

      1+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 17:16
    • Someone 19 de maio de 2024 at 18:31

      Se suicidou com um tiro nas costas.

      1+

  • Cadeia Marcov 19 de maio de 2024 at 18:27

    eu devo ser um incrédulo, limitado, beócio, bucéfalo:

    – Festival de Cannes recebe filmes sobre Lula e o povo yanomami Livro ‘A queda do céu’ inspirou documentário de Eryk Rocha.

    Deviam filmar uma nova versão de Waterworld, ou atlântida, pra aproveitar o cenário.
    Imaginar que eu, criança já achava Glaubi rocha (Glaubi Stone) um cretino. Agora é a imbecilidade com efeitos. Sempre pode piorar. É muita pedra preta no caminho. já entramos pelo Cannes há décadas.

    3+

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 19:17

    EUA não precisa ser invadido para ser destruído. Basta colocar os democratas no poder que vira isso aí

    4+

  • Mutuário 19 de maio de 2024 at 19:50

    Cade o vídeo da moça do botecão descascando rico trouxa que fica aqui na banânia?
    Ki si laske!
    Ou então isso não é rico p. nenhuma! Deve estar devendo até a alma pra pagar as prestações, daí o desespero.
    Então, pmj!

    https://revistaoeste.com/brasil/ladrao-rouba-rolex-de-r-200-mil-e-vitima-o-atropela-com-lamborghini-de-r-3-milhoes/

    3+

  • Hidden 19 de maio de 2024 at 20:13

    O que me deixa trankilao em Bananistao…

    Gastamos mais que arrecadamos tem uns 12anos, um total de UM TRILHAO, mixaria…

    A divida ta perto de 80% do pib e a carga fiscal ja vai pra 35-40%

    Gastamos mais de 700bi em JS ano!!!

    Vai?!

    4+

  • Hidden 19 de maio de 2024 at 20:21

    https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/05/amp/6859846-ex-presidentes-do-banco-central-criticam-politica-fiscal-de-lula.html

    Ahh todEs eles apoiaram tirar o LLADRAO DA CADEIA e colocar na PR.

    Tomanocu, o pacto do LLadronato com CUngresso e judiciario + ffaa nao passa de um GOPI!!!

    4+

  • Abomineve Homem das Naves 19 de maio de 2024 at 20:33

    Boa noite (no que for possível), meu povo e minha pova. 🙂

    Voltei, uma correria pra variar… rsrss

    Ah, nos tempos da pangéia…
    Eita…

    2+

  • Hidden 19 de maio de 2024 at 20:41

    Ahhfinal… se zePiliantra gasta zilhao e constroi parque NAS aguas …

    https://diariodorio.com/parque-do-porto-paes-anuncia-nova-area-de-lazer-no-centro-do-rio-veja-como-sera/

    Nao tem crise, sobra grana, aquecimento global e fAiki e nao vai ter alAgamento…

    Hell potensca, avoa

    Fuinte

    3+

  • Abomineve Homem das Naves 19 de maio de 2024 at 20:53

    O pessoal mais acima falando sobre algoritmo…

    Eu pesquisando sobre economia no Youtube e me aparece isso nas recomendações… TecknoViking e Kernkraft 400.

    Çináuls de que a economia virou algo ‘german dance’?

    🤣🤣

    0

  • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 21:09
  • MrCitan 19 de maio de 2024 at 21:15

    – Meu nome é Lutero, e eu vou fazer umas paradas aqui que vai modernizador o evangelho. Confia.
    https://x.com/LoboConsciente2/status/1792314361236603161

    0

  • Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana 19 de maio de 2024 at 21:17

    CVR – para alegrar a noites dos muquis

    Dona Carvalhosa tem sobrinha na faixa dos 20 anos, gostosinha e é chegada num zé droguina, a mina tem potencial mas o cérebro primata dela não ajuda. Juntou com 1, o cara às vezes dá umas porradinhas nela mas ela não larga ele de jeito maneira. Ela engravidou e a bebê nasceu a um mês. Ela não trabalha e o zé droguinha, que é pedreiro, não dura muito tempo nos serviços, mas estão levando. Essa semana, perguntei pra Srª Carvalhosa como estava a sobrinha, visto que agora tinha uma filha pra cuidar, ela falou que estão se virando, todo mundo da família ajuda, e recentemente a sobrinha conseguiu o bolsa família, 800 lules mensais.
    O zé droguinha e a sobrinha fizeram o L em 2022, estão sendo recompensados por painho. Com esses 800 mais ajuda da família, a renda já vai pra 1500 sem o zé droguinha fazer uma diária sequer, pra quem é acostumado a viver 1 dia de cada vez, tá bom, por isso que vc quase não encontra trabalhador esporádico por preço justo. Esse bolsa família dela é mais um que será vitalício.

    Já pagou sua DARF hoje?

    7+

    • Leonardo M. 19 de maio de 2024 at 22:14

      São 53M de pessoas nesses bolsas
      Tem estado como Alagoas que além do bolsa família da bolsa filho adicional, tem muié aí tirando 1700 por mês com tudo em AL
      Vão trabalhar por 1300 carteira assinada pra que?

      5+

    • Pagando 19 de maio de 2024 at 23:16

      Produtores do ES enfrentam dificuldades para contratar mão de obra apenas para período de safra

      Entre os motivos estão a perda de benefícios governamentais após o vínculo empregatício por carteira assinada.

      De acordo com os produtores, o valor da diária de quem trabalha na colheita de café varia entre R$ 350 e R$ 400.
      https://g1.globo.com/es/espirito-santo/agronegocios/noticia/2024/05/19/produtores-do-es-enfrentam-dificuldades-para-contratar-mao-de-obra-apenas-para-periodo-de-safra.ghtml
      ===
      Essa matéria tem muitos trechos interessantes. Vale dar uma conferida.

      2+

      • Pagando 19 de maio de 2024 at 23:19

        O Hidden já tinha postado esse link mais acima. Rubinhei, rs.

        0

      • Tucano 19 de maio de 2024 at 23:21

        sei que o trabalho é pesado, mas é um valor alto pra caramba pra um serviço braçal

        4+

        • Pagando 19 de maio de 2024 at 23:28

          E não consegue gente. Eu achando que teriam filas de interessados.

          2+

  • Sapato Furado 19 de maio de 2024 at 21:47
  • Cadeia Marcov 19 de maio de 2024 at 23:13

    eita confia, tinhamos a Cute, agora é a Kupha, :
    Canal Rural
    – Brasil exporta 46,2% mais à UE e mais 14,1% à China.
    confia nos cumpanheiros

    1+

  • Saulo 21 de maio de 2024 at 00:20

    1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.