Pandemia e ensino a distância esvaziam cursos em universidades públicas

Via Gazeta do Povo.

Professor de Finanças da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Pierre Lucena não se lembrava de alguma vez ter visto tão poucos alunos nos corredores do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas), que costumava ficar cheio no turno da noite. Espantado, ele fez um vídeo e publicou as imagens em sua conta no Twitter.

Confira o choro:

“Já estava percebendo um certo esvaziamento na UFPE, mas ontem realmente fiquei muito preocupado”, comentou ele, em 13 de junho. As imagens tiveram 1,6 milhão de visualizações. Poucos dias antes, Lucena havia chamado atenção para a queda no número de formandos. “Esta semana tivemos colação de grau dos cursos de graduação da UFPE. No curso de economia, entraram 120 alunos e saíram apenas 6. Em administração tivemos menos da metade se formando, dos 100 que entraram”, escreveu.

As mensagens geraram relatos semelhantes de outros docentes. “No Centro de Humanidades da UEPB ocorre o mesmo fenômeno”, escreveu Agassiz de Almeida Filho, professor de Direito na Universidade Estadual da Paraíba. Professor de Matemática da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Vinicius Albani endossou: “No primeiro vestibular pós-pandemia na UFSC, o número de inscrições era 40% menor que em 2019. Um baque muito grande que se refletiu nesse esvaziamento que eu observei lá também.” Fábio Periandro, da Universidade Federal da Bahia, fez um comentário similar: “Estamos vivenciando o mesmo fenômeno na UFBA”. José Alves, professor de Geografia da Universidade Federal do Acre aumentou a lista: “Nos cursos de Licenciatura da UFAC também sentimos o mesmo.”

Lucena acredita que alguns dos alunos preferiram a modalidade EaD (Ensino a Distância) em uma universidade particular; outros simplesmente desistem do ensino superior. As principais razões: a demanda de tempo excessiva e o benefício cada vez mais incerto de cursos de graduação.

Dados mostram mudança de perfil

O Mapa do Ensino Superior, que reúne estatísticas sobre as universidades brasileiras, dá razão ao professor Pierre Lucena. A edição de 2023 do levantamento foi divulgada na última terça (20) pelo SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), que representa faculdades e universidades privadas. A publicação mostra que a taxa de evasão na rede pública de ensino superior (a relação entre desistências e matrículas), que se mantinha estável em volta de 18,5% desde 2010, pulou para 21,7% em 2020 e 20,7% em 2021. Dentre os ingressantes de 2017, 40,3% já haviam abandonado o curso em 2021.

Além disso, quando se considera apenas os cursos presenciais, o número de alunos formados tem caído ano a ano desde 2018.

“Os números mostram, mais uma vez (…), um crescimento da modalidade EaD e um recuo das matrículas presenciais, algo preocupante porque o ensino a distância segue sem conquistar um público mais jovem, mais afeito aos cursos presenciais ou a uma nova modalidade híbrida que mescla presencialidade com aulas remotas”, diz o relatório, sobre as causas da evasão.

Os dados mostram também uma queda na pós-graduação: entre 2021, a redução nas matrículas de mestrado na rede pública foi de 5,8%. As matrículas de doutorado caíram 14,1% no mesmo período.

Mudança de regra e pandemia

Parte das explicações para o desinteresse dos alunos e o aumento da evasão são conhecidas: grades horárias desconjuntadas; tempo de deslocamento excessivo, ausência de professores e aulas pouco produtivas. Mas uma combinação de outros dois fatores parece ter aumentado as consequências deles.

O primeiro foi a expansão dos cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância). Até 2017, as faculdades só poderiam oferecer cursos a distância se também tivessem a opção correspondente na modalidade presencial. Além disso, as instituições eram obrigadas a oferecer “polos EaD” onde os alunos do curso a distância tivessem acesso a um laboratório de informática. Com a mudança nas regras, ambas as exigências caíram. Isso impulsionou o aumento nos cursos EaD, que são mais lucrativos porque exigem menos gastos com infraestrutura.

O segundo fator foi a Covid-19. Com a pandemia, a maior parte das instituições de ensino superior teve de recorrer a alguma forma de ensino a distância. Com isso, um número significativo de estudantes (e professores) percebeu que era possível aprender de forma eficaz sem que seja preciso se deslocar até o campus universitário.

A edição mais recente do Censo da Educação Superior, divulgada em novembro do ano passado, mostra que, de 2017 a 2021, o número de vagas EaD no ensino superior quadruplicou (de 4,7 para 16,7 milhões). Somente entre 2020 e 2021, o crescimento foi de 23,8%. Ao mesmo tempo, o número de vagas presenciais diminuiu: o número mais recente mostra 5,9 milhões de alunos nessa modalidade. O número é menor registrado desde 2015.

Em 2020, pela primeira vez, o número de ingressantes (calouros) nos cursos de graduação à distância ultrapassou o dos alunos da modalidade presencial. De 2019 para 2021, o número de ingressantes no ensino presencial caiu 19%.

Em algumas universidades, a situação é especialmente alarmante. Nesses dois anos, a UFG (Universidade Federal de Goiás) teve queda de 37,8% no número de ingressantes. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) perdeu 11,1%. Na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a quantidade de calouros caiu 19% entre 2019 e 2021. A instituição passou a ter o menor número de ingressantes desde 2010, quando o Censo da Educação Superior começou a contabilizar os dados. O curso de Educação, por exemplo, teve 1.606 novos alunos em 2019 e apenas 953 2021.

A queda no número de novos alunos, acompanhada da alta evasão, motivou a universidade a mudar as regras de ingresso. Em abril deste ano, a UFSM decidiu reduzir o número de vagas destinadas ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona os aprovados com base na nota do Enem. Longe de casa e muitas vezes sem o apoio financeiro da família, muitos estudantes de outras partes do país acabavam desistindo do curso. A instituição de ensino também retomou o vestibular do meio de ano, que havia sido abolido.

Para Anamaria Camargo, as instituições públicas precisam se adaptar às mudança na demanda. “Há áreas altamente valorizados pelo mercado de trabalho, particularmente Tecnologia da Informação, em que a universidade tem falhado em prover cursos baseados em currículos atualizados. Nesse contexto, cursos de nível técnico mais ágeis e mais responsivos às demandas do mercado têm atraído estudantes, que acabam abandonando ou que sequer buscam a universidade”, afirma.

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
219 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pobre Prtbn
Pobre Prtbn
1 ano atrás

Bom dia, Muquis!

É First!

tripa
tripa
1 ano atrás

Conforme falado em outro tópico: não é todo mundo que esta´interessado no conhecimento. Querem apenas o benefício. Mas ser educado é em certa medida como fazer embutidos: não é só misturar ingredientes. É preciso tempo de cura para que haja modificação do sabor, coisa que os xovens não querem mais. Postar foto no insta dá prazer instantâneo. Logo prazo é para velhos. Talvez por isso não façam planos e desconheçam efeitos de juros compostos.
Por outro lado percebe-se que essa política que quer incluir todo mundo no balaio do ensino superior é furada. Por mais que você ache sensacional ser jogador de basquete, se tiver 1,3 m de altura, não jogará na NBA, não importa o que faça ou seu talento. Infelizmnste não se percebe que para algumas habilidades intelectuais isso também é válido. Eu adoraria saber programar, mas meu raciocínio tem uma camada de teflon que faz com que esse tipo de raciocínio simplesmente não tenha aderência. É isso.

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Bom dia! Boa semana!

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Sobre o tópico…..

Era de se esperar que as universidades ficassem vazias pós pandemia. O problema do ensino à distância foi praticamente resolvido.

Na verdade, a maioria das teorias dá para se aprender nos livros. Poucas são as disciplinas que precisam de laboratórios.

Outro ponto, o desinteresse pelo ensino superior. O avanço da tecnologia, novas formas de trabalho e acesso à educação fazem com que poucos querem frequentar de fato uma universidade.

O problema da obtenção do diploma foi resolvido. Muitos até abandonaram o diploma.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Bom dia

Na minha família existe pouco interesse por graduação em ensino superior/ incentivo

Maioria ganhou milhares de reais vendendo pastel e bolo de glacê apenas com o ensino médio
?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Aí pega um jovem que percebe:

Fêmeas vendendo pack de foto de pé/ onlyfans/ pack de foto nua e ganhando 5x mais um que um trabalho CLT

Esportistas que se destacaram ganhando milhões

Gente rebolando nas redes sociais e tornando se influencer

Não tem mais aquele super incentivo econômico de outrora em levar a sério uma graduação

galt
galt
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Coloca avanço de IA no pacote e temos trabalho de “analista” cada vez mais disputado, exigindo mais e pegando menos.

Hoje em dia, se tivesse um filho recomendaria fazer um curso técnico e saber trabalhar bem com mídias sociais para trabalhar como autônomo…muito mais negócio

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  galt
1 ano atrás

Tenho um conhecido que vende e instala box de banheiro. Pessoal cobra em torno de 1300$, ele faz por 900$ Lucra só 200$ em cada, mas instala 2 por dia enquanto o pessoal 3 por semana. trabalha de segunda a sábado. Tem um belo sobrado quitado com piscina, uma Oroch para trabalho e passear e grana guardada, 38 anos. Pergunta se quer saber de faculdade??? pra ganhar (dependendo do curso), 2.5k + VR? Jamais….

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

Esses que são os alvos da reforma tributária atual.

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

isso
o PIX vai matar essas pessoas
terao saudades do dinheiro vivo

300esparta
300esparta
Responder para  Final Countdown
1 ano atrás

vai ter 2 preços né…

em dinheiro e no PIX

vai voltar o povo sacando dinheiro na lotérica

Bobolha
Bobolha
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Aí que entra o Real Virtual.

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

CVR

Acabei mais uma graduação durante a pandemia. Era um ensino semi presencial. Durante a pandemia tornou-se totalmente EAD.

A apresentação do trabalho de fim de curso foi totalmente à distância mesmo pós pandemia. Os professores estão adorando esse negócio de trabalhar de casa.

Atenderam no dia da apresentação do trabalho final uns 4 alunos pelo menos sem sair do sossego do lar.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Isso aí

Eu lembro que na minha graduação eu fazia 28km todos os dias

Hoje eu não repetiria isso.

Meus clientes mais novos são todos uniesquina/ pós virtual

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Para a maioria dos cursos não tem sentido aula presencial. Somente aqueles que exigem habilidades práticas: medicina, engenharia, etc… Acho difícil elencar os que precisam do presencial.

Tripa
Tripa
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Se considerarmos a questão de alguns conhecimentos teóricos isso é verdade.
Porém existem elementos que não estão descritos nas ementas que são importantes na formação do indivíduo e todos eles passam por interação direta.
Comunicação não verbal, criação de network e de amizades , além de deveres com pessoas que pensam diferente de você. Essa é a ideia da universidade e que parte da formação superior. Nisso, o EAD é péssimo, para não dizer irrelevante e o custo disso ainda não sabemos quase ra

bomberman
bomberman
Responder para  Tripa
1 ano atrás

Só terminei a graduação porque era do lado de casa. O curso era NOTURNO, mas tinha aula de manhã, os professores malucos apareciam quando queriam, então tinha que ficar de prontidão 24h. A gente até fazia um rodízio, era trabalho de sentinela, praticamente.

300esparta
300esparta
Responder para  Tripa
1 ano atrás

mas se a maioria da comunicação é virtual mesmo, não tem TANTA necessidade de se socializar

não digo todas profissões, mas em algumas não precisa não.

Só olhar o tanto de TI trabalhando em casa.

Neco
Neco
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Hoje o social é tudo pelo celular, meu filho tem “amigos” no Chile, no Canadá, etc. Usam um jogo chamado Discord, e lá tem um chat e ali começa. Óbvio que seguidamente dou uma olhada pra ver sobre o que estão falando.

Tucano
Tucano
Responder para  Tripa
1 ano atrás

isso é a mesma desculpa que usam para proibir homeschool

vc não socializa só na faculdade, mas também em casa, na família, no bairro, em clubes, na igreja, etc etc etc

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Fiz engenharia e afirmo: Semi-presencial estaria de ótimo tamanho! 50 x 50% ou até menos presencial.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Meu TCC da graduação foi a distância também (início da pandemia), 2 professores meus peixes. Pelo problema da pandemia, o TCC foi em dupla, meu parceiro me apresenta o trabalho de gola V. PQP, ferro né!! Mas deu tudo certo. Tirei 9.5 e o idiota 7, pois os professores sabiam que eu fiz a porra toda e o cara entrou de gaiato, só deu a formatação e ainda queria cobrar de mim. Nem conseguiu terminar a faculdade, pois estava devendo muita matéria e trancou.

Tripa
Tripa
1 ano atrás

Uma coisa é alguma que já passou por um curso superior e está no segundo ou terceiro EAD.
Um jovem que vai fazer primeiro curso deixará de ter diferentes experiências , incluindo os drinks do copo sujo perto da faculdade

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Tripa
1 ano atrás

Jovens não saberão e não viverão uma série de coisas

Tirar o tampo do dedão jogando bola na rua
Tomar Nescau na casa dos amigos da rua
Andar de bicicleta sem destino na cidade
Fazer trabalho na casa de outros colegas
Ir em festa de domingo das igrejas com carne no espeto de madeira
Flertar e namorar no portão de casa
Viajar de ônibus em excursão
Merthiolate ardendo
Festinha americana aos 12 e ou 13 anos

Ter filhos
Levar esposa para a maternidade

E assim vai

??

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Já é uma vida muito ancorada em dopamina via estímulo do mundo virtual
Pouca interação social
Validação no nicho / tribo

MrCitan
MrCitan
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Fazer corrida de pneus, rachar uma tubaína enquanto descansa na calçada, brincar de lutinha, até no recreio do catecismo a gente saia na porrada. :-D.

galt
galt
Responder para  Tripa
1 ano atrás

Poisé, há esse ponto.

Minha primeira graduação(engenharia) fiz presencial lá por 2010, foi uma época sofrida: pouco dinheiro, bastante estudo e ralação, mas ainda assim muito boa.

Em 2018, retornei para fazer outra graduação(TI) presencial tbm, mas não tive paciência para me formar(o custo do tempo é muito diferente de quando tinha 18 anos). Além disso, ensino muito mais superficial e comparado ao quando fiz em 2010, não vi muito sentido no tempo gasto para um ensino bem fraco, molecada tudo colando com os smartphones, resumindo ngm estudava mais …

Apesar de tudo, fiz uns 2 anos , e acabei fazendo boas amizades nessa segunda graduação que levo até hoje, além de ter sido interessante em ver como a nova molecada se comporta

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  galt
1 ano atrás

Boa

Você saiu mais forte e preparado
Conseguiu perceber os detalhes

Tem gente muito distraída e perdida no mundo
Falta gana

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

«BAIZUO», O INSULTO DA DIREITA AMARELA À ESQUERDA BRANCA

?? O termo «Baizuo» popularizou-se nos últimos anos entre os internautas chineses de tendência conservadora para descrever em geral a nova esquerda ocidental, burguesa e que advoga a paz e a igualdade somente para reconfortar o ego e luzir um sentimento de superioridade.

O termo terá sido popularizado aquando da grande onda de imigração para a UE e para descrever a hipocrisia da chanceler alemã Angela Merkel na sua política de portas abertas, enquanto que aos estudantes chineses lhes eram impostas grandes dificuldades para conseguir uma bolsa de estudo na Europa.

Neste sentido um «baizuo» (que quer dizer literalmente «esquerda branca» em chinês) usa os tópicos da imigração, minorias, feminismo, LGBT e ecologia com uma obsessão pela correcção política e sem nenhum sentido dos verdadeiros problemas do mundo real.

Outra das críticas que os internautas chineses fazem à esquerda ocidental é que está tão alheada da realidade que chega a defender a legitimidade das posições mais retrógradas do fundamentalismo islâmico para justificar a diversidade. Na China os movimentos fundamentalistas islâmicos são proibidos.

Os ‘baizuo’ em geral são vistos como ocidentais ignorantes, arrogantes e intolerantes, que têm condescendência com o resto do mundo, do qual se julgam salvadores.

O termo descreve a actual administração norte-americana (e a de Obama) e a sua pretensa autoridade moral em querer impor valores humanitários ao resto do mundo sob a ameaça e o uso da guerra.

O fenómeno foi pela primeira vez abordado nos EUA, pela Open Democracy em 2017.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Jogadora símbolo do progressismo e lacração (equal pay) errou pênalti na copa do mundo

https://twitter.com/SandmanMGTOW/status/1688355954264616960?t=AvUmHoZ83F9iRYt2_1sZ_w&s=19

Na hora ela saiu dando risada

Essa turma nunca admite um erro
Puxa a responsabilidade

bomberman
bomberman
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Ela tem cara de doente

Neco
Neco
Responder para  bomberman
1 ano atrás

Cara de espírito do mal.

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  Neco
1 ano atrás

ela é uma das MAIORES representaçoes da lacraçao americana
ela é um símbolo dos esquerdistas
MUIITO mais que umaa MArta daqui

por isso a celebraçao da PIOR campanha dos EUA em futebol feminino (que tem alguma popularidade com meninas)

e que foi ELIMINADA por meninas lindas e FEMININAS da Suécia

porque o SIMBOLO LGBTFSD%DFCGVAYU CHUTOU O PENALTI pra LUA

Guilherme
Guilherme
Responder para  Final Countdown
1 ano atrás

Usar sapatão 44 bico largo no lugar de chuteira dá nisso.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Final Countdown
1 ano atrás

Corre que o lacrador tá puto. 😀

Logo vão botar a culpa nos bolsonaristas sobre a derrota da Marchata.
https://twitter.com/mehdirhasan/status/1688285832979836928

Neco
Neco
1 ano atrás

Bom dia.

Tirando medicina, engenharias , acho que o resto todo se encaixa no EAD.

E a iniciativa privada atende melhor.

Ou seja, hora de fechar tudo isso.

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 ano atrás

Eu faço engenharia EAD, pago incríveis 199 reais de mensalidade, 5 mil o curso todo ou 1000 dólares o curso todo, não dá nem pra comprar um Hiphone.

Neco
Neco
Responder para  Manco
1 ano atrás

Qual universidade?
Me passa o link.
Quero ver se consigo convencer meu filho a fazer no devido tempo.

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 ano atrás

É meia boca hein, eu estou fazendo só por lazer

Unifatecie, tem que ir uma ou 2x por ano fazer prova no presencial.

Eu nem sei se é pegadinha, mas entrei nos programas de Bolsa Brasil ou Bolsa Mais e ganhei um puta desconto, eles mesmo que me acharam, nem sei como fazer.

https://unifatecie.edu.br/

Neco
Neco
Responder para  Manco
1 ano atrás

Tem vários polos presenciais no Ceará. Inclusive dói relativamente perto de onde eu moro.
Vou observar os detalhes e pesquisar mais sobre os cursos.

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 ano atrás

Esses polos presenciais são escritórios genéricos pequenos, não é faculdade como conhecemos, pelo menos já vi algo similar em SP

Manco
Manco
Responder para  Manco
1 ano atrás

Eu ia fazer zootecnia, a mensalidade era 129, aproveitei e já pulei para Agronomia por 199

Neco
Neco
Responder para  Manco
1 ano atrás

Mas são para fazer as provas.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Manco
1 ano atrás

Porra…. Tem 4 polos na minha cidade, eu venho pensando em fazer engenharia elétrica, cortar alguns anos com o meu diploma de mecânica… interessante!

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

Estou pensando em arquitetura ou Direito…..

300esparta
300esparta
1 ano atrás

Que excelente notícia!

Menos bosta sendo mandada pro cérebro dos jovens!

E agora se pode fazer curso do mundo inteiro pelo celular.

Pau no cu pra professor canhoto

Manco
Manco
1 ano atrás

São ciclos

Teve um buraco na engenharia nos anos 90, nessa época até japonês engenheiro ia ser peão no Japão, foi seguido por uma histeria enorme no começo dos 2000

Alguém viu o Klebão falando que salario inicial de engenheiro tá batendo 90k/ano nos EUA?

Vai ter aumento salarial sim, quer vocês, sindicatos queiram ou não

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
1 ano atrás

na boa…

qualquer profissão nos EUA paga bem pra cacete…

E tão fazendo um BRAIN DRAIN global que todos que estudam e trabalham tão indo pra lá…

Vi esse video ontem dos chineses que não voltam nem a porrete pra China e quem tá lá tá desesperado em sair………

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 ano atrás

https://www.youtube.com/watch?v=_hfh6HASEac&pp=ygUOY2hpbmEgb2JzZXJ2ZXI%3D&ab_channel=ChinaObserver

Seeing China’s Socio-Economic Decline and Hostility, Overseas Chinese Dare Not Return

Olha ai From…. começa a fazer visto pra Chines eoahioeaheioe

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 ano atrás

250k chineses trabalhando no vale do silício….

é chines pra cacete……..

Manco
Manco
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Never bet against America

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
1 ano atrás

eu quero que meu filho vá pra lá logo…

Trabalhar em Walmart, qualquer merda.

Lá se ganha bem, dolarizado, só não ser uma anta que se vive bem pra caralho.

Não pode “americanizar” de querer paulear tudo.

Sabendo economizar fica melhor que aqui.

Maaaaaaaaaaas, sem forçar, tudo vai ter que ser ele que vai querer.

Só tenho medo dos opióides….

Manco
Manco
1 ano atrás

A FEI é uma faculdade de engenharia renomada aqui no ABC, talvez até no Brasil

Era a faculdade mais barata na época, mais barata até que as meia boca.

A gente até dizia, quer passar de ano? Vai ter que pagar mais caro

Hoje ela já equalizou o preço pra cima e parece que não está tão boa assim

Final Countdown
Final Countdown
1 ano atrás

https://www.zerohedge.com/markets/yellow-files-bankruptcy-blames-union-30000-american-jobs-lost

15% DO TRANSPORTE AMERICANO DE CAMINHOES
30000 empregados
22000 sindicalizados
quase 100 anos de existencia

QUEBROU

Neco
Neco
Responder para  Final Countdown
1 ano atrás

Sindicatos, sempre eles.

300esparta
300esparta
Responder para  Final Countdown
1 ano atrás

não existe nada “inquebrável” no mundo.

não importa o tamanho

Tucano
Tucano
Responder para  300esparta
1 ano atrás

só o estado é inquebrável

300esparta
300esparta
Responder para  Tucano
1 ano atrás

Roma e Prússia que o diga…

Ou Venezuela e Cuba que são estados zumbis…

300esparta
300esparta
1 ano atrás

https://www.youtube.com/watch?v=ekHIB922cE0&ab_channel=oiluizTV

E essa reporter da globo no meio da favela com cara de BUNDA depois que a Policia viu ela eoahaeoiheaoihaeoihaeoiea

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Cara de feminazi mal comida.

Someone
Someone
1 ano atrás

É fácil fazer as contas. Para estudar em uma Universidade Federal o estudante tem que se preparar muito para o vestibular, pagar cursinho, pagar livros, apostilas, vídeo aulas, apostilas, sites de questões, etc.

Quando entra, vai ter que pagar o deslocamento de casa para a faculdade, a alimentação fora, as infinitas xerox de filósofos geradores de lero lero, se não morar na cidade ainda vai ter que pagar aluguel de um ap, provavelmente dividido com outros estudantes na mesma situação.

Ainda encarará inúmeras cadeiras com professores que não estão afim de ensinar, ou carrascos que sentem prazer sexual em reprovar aluno, ou ficar ouvindo horas e horas de militância política em vez de ver assuntos práticos do seu curso. Isso tudo perdendo 5, 6 horas do seu dia, mais 2 de deslocamento.

Após todo esse trajeto, ele terá um diploma, que tem o mesmo valor de uma uniesquina que cobra 99 reais, faz prova online cujas respostas são copia e cola da apostila, que já está inclusa no preço.

Neco
Neco
Responder para  Someone
1 ano atrás

A uns anos atrás no sul , no interior, se falava que para manter um filho na faculdade na capital custava quase um boi por mês. Ou seja muito difícil. Hoje o custo da alimentação, moradia e transporte não foge muito disso.

300esparta
300esparta
Responder para  Neco
1 ano atrás

por isso é muito melhor deixar o filho em casa e fazer ele trabalhar e pagar a faculdade.

Recebe trabalhando e custei a faculdade.

Do que pagar tudo isso sem ele estar trabalhando.

Não tem como competir.

Já era esse negócio de faculdade presencial…. e na maioria das vezes, as próprias faculdades e professores são os culpados

300esparta
300esparta
Responder para  Someone
1 ano atrás

se tu for ver que mesmo na primeira opção o aluno sai de lá sem saber de nada igual….

Tanta militância que o que tem pra aprender não aprende.

Neco
Neco
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Esse é o meu maior medo.

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
1 ano atrás

Faculdade é pra quem gosta de estudar, e a maioria dos jovens não gosta. Colocá-los por decreto, na canetada, via cotas, usando a mesma mentira de sempre que é usada pra tudo pela esquerda – “democratizar” alguma coisa, no caso o acesso às universidades públicas – só serviu mesmo pra baixar o nível destas, e criar um ambiente de ressentimento, fomentado, infelizmente, pela maioria dos professores lesados pelas falácias do Paulo Freire, que assim preferem ter como alunos esses ingressantes ignorantes e burrinhos, muito mais fáceis de manipular e transformar em militância.
Logo, os mais inteligentes e interessados são justamente hoje os mais prejudicados pelo sistema de ensino, pelo clima de revolta contra o capitalismo que domina nessas faculdades, pela extinção do debate de ideias, ou extinção das próprias ideias.

300esparta
300esparta
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

os inteligentes e interessados se viram, vão no youtube, pagam cursos fora e tchau militancia.

Quem se ferra é o cara que ia depender do DIPROMA pra achar que ia ter algo mais na vida, coisa que já foi o tempo.

300esparta
300esparta
1 ano atrás

Como ficará a militância do comunismo?

Primeiro focado no trabalhador …

Os trabalhadores preferem o $$$$ do que as conversas fiadas, perderam esse nicho.

Depois foram pras escolas…

Que agora estão perdendo também…

Vai morrer essa idéia besta por inanição…. TOMARA.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Opa
Tem outras frentes

Sempre apelar para a “injustiça social ”
Ecologia (aquecimento global , etc)
Pautas progressistas/ gênero/ sexualidade
Sempre contar com a passividade e desejo por coisas do estado do gado
E assim vai

Tem muita gente ressentida e invejosa para atender
?

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

esqueci da última frase eaioheaihaeiohae

é cara, antes do comunismo ser uma ideia, o Cain matou o Abel…

Se não for Marxismo/comunismo vai ser outra ideologia pros ressentidos.

Não importa aonde e qual época, sempre vai ter ressentido

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Sempre.
Nas famílias, na rua do teu comércio, no teu bairro e assim vai.

Então não é a toa que essa turma que não gosta de produzir riqueza continua se Elegendo e estando em locais de Poder.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Isso falando de Ocidente

no Oriente os Comunas puxam a carta do Nacionalismo e Soberania
Apontam o dedo para a degeneração do Ocidente e tentam segurar o Gado local assim

L3oCohen
L3oCohen
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Parabéns pela ampliação dos negócios:

https://twitter.com/blognaointendo/status/1688354272717549569?s=20

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Massa bovina gosta de degeneração, a questão é que no oriente comunista tu toma porrada ao invés de ser tolerado

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Hehe

Pega no tranco
?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

É o que derrubaram no ocidente, aqui tu saia da linha sofria bullying, ficava pra atrás… Agora endeusam tudo que é ruim.

Hidden
1 ano atrás

Bom dia mukis… textao divertido pra animar os mukis, e flodar um pouco…kkk

Hidden
1 ano atrás

Open in app or online

Um Baby Boomer e um Gen-Z entram num bar…
FARIA LIMA ELEVATOR
AUG 6

SHARE

Camisa social com monograma, calça na estica e um sapato lustroso, o Baby Boomer está que é só alegria. É a festa de despedida do escritório, chegou o dia que esperou por décadas: o dia da sua aposentadoria. Passa um filme lembrando-se de como chegou ali: de office boy, aos 14 anos, passou aos cargos de analista, gerência até a diretoria executiva do bancão.

“Quem imaginaria que aquele moleque magrelo da Osasco ia chegar tão longe, hein? Mas chegou e hoje é dia de comemorar”. Além do esforço e dedicação despendidos a vida toda, o ambiente também ajudou: o bancão é tradicionalmente conhecido por privilegiar funcionários de carreira, forma os atendentes de agência para que sejam as lideranças do futuro.

Não teve como: depois de uma cervejinha (sempre se polícia muito pra manter a imagem de sério, evitava beber nos eventos da empresa), ficou emocionado e as lágrimas vieram, os abraços e declarações começaram a sair.

Decidiu se recompor e foi ao banheiro. Na fila, encontra um molecote magrelo e alto, camisa dobrada e colocada de qualquer jeito pra dentro da calça. O brilho da calça não engana: é das calças sociais mais baratas, típico das lojas Colomba.

O molecote está fazendo uma chamada de vídeo, parece que está no bar para comemorar, ouve o Baby Boomer. Mais alguns segundos e identifica que se trata da comemoração do primeiro estágio do garoto. O Boomer não resiste e puxa papo

Baby Boomer: Você chegando e eu saindo.

Gen-Z: Como assim, tio?

BB: Minha festa de aposentadoria hoje, você tava falando alto e acabei ouvindo que é sua comemoração de primeiro estágio.

GZ: Pô, maneiro. Prazer, meu nome é Geração Z. Tô animadão.

BB: É pra estar mesmo. Vai pra qual área?

GZ: Análise de crédito e o senhor?

BB: Sou.. quer dizer, estou me aposentando como diretor executivo de crédito.

GZ: Que maneiro hein mein, coincidência, sé loko… Dá uma dicas aí.

BB: Primeiro de tudo eu vou falar pra você jogar fora esse pendrive que está fumando, isso vai diminuir sua vida útil no mercado em pelo menos 5 anos.

GZ: É, eu sei. Mas só uso de vez em quando.

BB: Tenho um gerente que fuma essa porcaria o dia todo, o Millennial. Falando em Millennial, esse cara me dá um trabalho, viu? Reclama toda hora que está desmotivado, que não tem encontrado propósito no trabalho,

GZ: É, Millenial é meio chatão mesmo. Fica o dia todo contando história do filho, mas o filho é um shit-zu de 3 anos. Quando não é pet, é crossfit ou planta que passa o dia falando. Fora que fica tentando me convencer a compra uma airfryer.

BB: Trabalho é pra ganhar dinheiro, viver você vive fora do trabalho, esqueça esse negócio de motivação e grandes propósitos no trabalho. Foque em procurar um emprego estável, faça uma poupança, progrida na carreira e se aposente no mesmo local que eu, seu FGTS será gordo. Mas.. falando em Millenial, de onde o conhece?

GZ: É da minha faculdade, de vez em quando cola nos jogos da faculdade. Maior tiozão.

BB: E é seu primeiro estágio?

GZ: É sim. Te falar a verdade, eu queria mesmo trabalhar com digital, tentei dropshipping, tráfego pago… Depois comecei eu mesmo a produzir conteúdo no TikTok, falar dos meus investimentos NFT porque comprei umas aí. Mas meus pais me obrigaram a procurar um emprego “de verdade” nas palavras deles, daí descolei esse estágio aqui. Meu sonho mesmo é ser empreendedor, trabalhar de onde eu quiser e fazer o meu horário.

BB: Imagina, que absurdo! Não tem nada melhor do que trabalhar das 9 às 18, trabalhar todo mundo no presencial faz o trabalho render muito mais… E outra, saiu do trabalho o problema acabou, depois só no outro dia. Mas… seus investimentos são em NFT, garoto? Não tem uma renda fixa, um dólar pelo menos?

GZ: Eram né? As NFT deram uma baixada, daí to holdando esperando melhorar. O Millenial falou pra eu comprar umas ações e uns fundos multimercados, mas eu acho muito arriscado, sabe?

BB: Meu filho, esse é o país do juros, invista em renda fixa pelo menos…Mas antes disso, vou te dar mais uma dica: se quer subir na carreira, guarde esse celular.

GZ: Como assim?

BB: Você não consegue ficar três segundos sem mexer no celular enquanto fala com outro ser humano. Não passa credibilidade assim.

GZ: Ih, foi mal!

BB: Vocês, Geração Z, tem a capacidade de atenção de uma noz. Mas me diga uma coisa, quais são suas pretensões nesse estágio?

GZ: Ah, sei lá né mein. Quero aprender, enfrentar novos desafios, estar junto de profissionais qualificados…

BB: Isso não é uma entrevista de emprego, é uma pergunta sincera.

GZ: Hahaha. Tô aqui porque tentei empreender e não deu certo, fiquei sem grana com as NFTs e meus pais me obrigaram a procurar um emprego de carteira assinada. É isso. Mas tá suave. Se fosse o Millenial tava fazendo textão no Twitter e entrando em crise existencial. Tô aqui pra começar esse emprego e pá, vou ganhar bem, tem VR, conhecer uma galera pica. Fora que é na área de crédito, vou entender mais desse mundo. Vai que no futuro eu abro uma startup, né?

BB: Estranho, essa geração de vocês pensa em empreender. Quase ninguém mais quer fazer concurso público ou ser funcionário de carreira. Sinais dos tempos.

GZ: Como assim?

BB: Veja bem, eu nasci em um período de crescimento do Brasil, mas logo após vieram anos de hiperinflação, você nem faz ideia do que é isso. Recebia o salário de manhã e tinha que sair correndo para o mercado fazer as compras do mês, porque se esperasse o final do dia ou o outro dia, os preços já haviam subido e dinheiro que recebeu comprava menos coisas. Tempos difíceis. Além da inflação, muito negócio quebrava, desemprego… Então todo mundo queria um emprego estável, sonho de consumo era um cargo público. Não tinha essa coisa de vocês, de sair do emprego para viajar pelo mundo à procura do propósito. O propósito era botar comida na mesa e comprar o que as crianças precisavam, porque nós tínhamos filhos cedo, começamos a vida cedo. A geração de vocês é um eterno Peter Pan, não quer crescer.

GZ: Uau, mas calma lá: eu tô chegando agora, acho que você está falando do Millennial. Eles que vivem em crise existencial e em busca do propósito. Eu só quero liberdade mesmo. Curto tecnologia, quero criar uma empresa que usa tecnologia e melhore a vida das pessoas, só isso.

BB: Tá vendo. Vocês nem chegam e já querem sentar na janelinha, mudar o mundo sendo que nem arrumam a cama.

GZ: Você é mal-humorado, hein meinzinho..

BB: Não é isso, é que vocês não querem nada com nada. Não querem carreira, não querem ter um carro seu, um apartamento. Único bem material que querem ter é um celular de 10 mil reais, de resto vivem de pedir uber, alugar apartamento…

GZ: Ah, sabe como que é né. Liberdade.

BB: Sei, liberdade até a inflação subir e o custo de vida aumentar. Daí quero ver. Vocês não se preocupam com isso não?

GZ: Olha, mein, pra te falar bem a verdade, o que me preocupa mesmo é o aquecimento global, a subida do nível dos mares. Também me preocupo com um consumo consciente… Eu não preciso ser milionário, não. Só quero o suficiente para pagar as contas, sair no final de semana e curtir com a galera, viajar…

BB: Bem, ao menos temos algo em comum.

GZ: Mesmo? O que?

BB: Viajar. Adoro viajar, mal posso esperar por aqueles 15 dias de férias. Aprenda desde já: são 30 dias de férias no ano. O ideal é quebrar em 5, 10 e 15 dias. Coloque as férias de 5 dias em um feriado prolongado e você pode ficar até 11 dias de férias se seu chefe for maneiro.

GZ: Pô, maneiro hein. Bom saber. Vou juntar a grana do estágio pra conhecer a Ásia, tô louco pra conhecer a Coréia do Sul.

BB: Coréia do Sul? Exótico…

GZ: É mein. Seul é maneiro, fiquei ligadasso depois de um dorama que assisti na Netflix. Minha namorada curte BTS, então vou usar meu salário e bônus do primeiro ano pra conhecer a Coréia do Sul.

BB: Dorama? O que é BTS? Tudo errado, tudo errado… Seu primeiro bônus você deve gastar muito pouco, ideal é economizar pra comprar seu primeiro apartamento, ajudar seus pais com alguma dívida que eles tenham… E outra: viajar tem que ser pros States né? Amo Miami, Orlando…

GZ: Estados Unidos já fui bastante, fiz intercâmbio pra lá. Tô querendo conhecer novas culturas.

BB: Tá afim de novas culturas? Então espera só esse estágio começar que você vai conhecer a cultura do mercado financeiro, isso sim vai ser uma nova cultura (risos). Só não pode pedir penico antes de um ano, hein?

GZ: Como assim?

BB: Disfarça que o mala do Millenial tá chegando.

GZ: Pode crer, vou vazar também.

BB: Foi um prazer conhecê-lo. Seja bem-vindo à essa selva chamada mercado financeiro!

Baby Boomer e Gen-Z saem apressados, fugindo do Millennial (ao menos uma coisa em comum entre as gerações que está saindo e a que está entrando no mercado: ambas acham o Millenial um mala).

Hidden
Responder para  Hidden
1 ano atrás

. É preciso tempo de cura para que haja modificação do sabor, coisa que os xovens não querem mais. Postar foto no insta dá prazer instantâneo. Logo prazo é para velhos

Tipo assim…kkk

Fuinte

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
1 ano atrás

Olhaí a matéria de hoje, kkk, parece até coisa combinada.
Vão apelar pros tiozôes pra encher os bancos das salas de aula. No intervalo vai ter campeonatos de dominó e bate boca sobre shitcóios:

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3297851/cursar-faculdade-apos-60-anos-pode-estimular-memoria-e-bem-estar/

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

Pra isso ja existem os clubes da terceira idade
Bora boletar darf para alguem ocupar a cabeça e nao dar retorno do que foi investido

300esparta
300esparta
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

The villages – Flórida….

Pqp… eu queria me aposentar num lugar assim…

Pena que nossa moeda não vale nada…

Uma cidade privada só pra quem tem mais de 50 anos…

https://www.youtube.com/watch?v=BX4i8qprP2I&ab_channel=PeterSantenello

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Hahaha, vai pro minuto 38:20 do vídeo, vai ver o Olavão ali dançando. 😀

Eu não sei, eu sou muito rabugento para esses lugares, e olha que nem cheguei aos 60. 😀
Mas parece ser interessante, no começo.
Se fosse eu, iria para um condomínio fechado de casas.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

Se me der uma bolsa universotário federal de uns 2 contos, até eu entro nessa.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

Bate boca de shitcoins kkkkkk

Hidden
1 ano atrás

From_The_Tower
Bom dia
Na minha família existe pouco interesse por graduação em ensino superior/ incentivo
Maioria ganhou milhares de reais vendendo pastel e bolo de glacê apenas com o ensino médio

9+

Na minha familia, tres Profes e muita fe no estudo, trabalho e $$$ todEs NAO ficaram milhardarios …. mas Estudaram e se graduaram nas Facu ou alem disso , conseguiram otimos Trabalhos, viajaram e conheceram o mundo e fizeram grana suficiente pra viver bem e aproveitar a Vida.

Yeahhh!!!

Manco
Manco
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Uma boa faculdade + inglês ainda é o jeito mais fácil e de menor risco para levar uma vida mediana

Hidden
Responder para  Manco
1 ano atrás

Sigo pensando assim…. te prepara pro mercado privado, claro que pra ser executado em grandes cias e multis vai precisar mais…. e pro servico publico concursos top.

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  Manco
1 ano atrás

é
mas a vida mediana está sendo MASSACRADA em TODO O MUNDO pela inflacao e escravizacao via crédito

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  Hidden
1 ano atrás

tu teve SORTE pela ÉPOCA que pegou
hoje, isso não serve pra nada…

Hidden
1 ano atrás

300esparta
não existe nada “inquebrável” no mundo.
não importa o tamanho

2+

Na da pra perder a deixa: tem as shitcoi do jim bukelle jones ne, elas salvarao o mundo.kkkk

Affffinal a pedraPedra agarantiu…

CUenfia….

Fuiinte

Hidden
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Ahhh moeda COM produtividade sempre sera vida!!!

https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/e-se-o-bitcoin-virasse-a-moeda-unica-do-planeta

Mas vai explicar prum pintor de meiofio que chamou a quadrilha comunista do veio Briza de volta pra… dancar em Bananistao?!!! Taaaapariu…

Hidden
1 ano atrás

Afffinal2…. pra muki de Presidente Kennedy ES!!!

https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/romeiros-aderem-a-abaixo-assinado-contra-o-porto-central-em-presidente-kennedy

Progresso e Estudo? No no no

Fuinte

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Sobre o tópico, esses mesmos professores aí é que estavam com pirraça pra voltar as aulas presenciais na época do biroliro, queriam ficar mais tempo online.
E tá reclamando de que? Tá ganhando o salário na moleza, sem fazer nada.
Isso aí de aula online veio pra ficar, não dou 10 anos que muitas destas federais enormes vão estar as moscas, só vai ter os eternos universotários que vivem da bolsa estatal.

Pior que nem existe plano/programa pra chamar estudante estrngeiro, alem do que, quem é que vai vir aqui pra banânia estudar?

300esparta
300esparta
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Tem a UNILA, vão ampliar o prédio dentro da ITAIPU.

Tá vindo venezuelano, boliviano, paraguaio e carniçadas em geral….

TUDO pago pelas suas queridas DARFS do amor.

Bora sustentar os outros países já que semo RYCO!

Neco
Neco
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Um dia a casa cai. O tempo e o mercado mostram o que de fato acontece.

Além do EAD tem outra questão.
Eu moro em um bairro digamos popular, outro dia observando vi um terreno com um campinho de futebol abandonado, aliás pensando tem pelo menos dois aqui perto. Sabe pq não são usados, pq não tem crianças suficientes para formar dois times.
Quando eu era criança e alguém liberava um espaço pra fazer um campo, sempre tinha vários times. Isso acabou. Deixa passar mais uns anos, a queda populacional vai ser muito grande.

300esparta
300esparta
Responder para  Neco
1 ano atrás

eu já percebi esse negócio de campinho de futebol…

Primeiro que não tem lote vazio mais… ao menos aqui…

E tb que nunca tem ninguém jogando… celular wins..

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Meu filho além de jogar na ed. Física faz escolinha 2x por semana na escola dele.

Aqui em Curitiba ainda tem molecada jogando nas ruas e quadras. ?

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

o meu não vai nem amarrado, tentei levar e ele não gosta.

Mas eu tb não gostava…. então não vou obrigar ele a ir aeioheoiahaeoihaeea

Já é da genética eaioheaiohaeoia

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Tmb percebo há algum tempo. Jogava futebol direto, hoje não se vê nem a porteirada, somente aquele bando de vi@do com cachorro

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

O meu está viciado
Já decorou tudo de quase todos os campeonatos

Tem 03 chuteiras
Vive e respira futebol
??

miltin
miltin
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

O meu tá nessa vibe também. Me pergunta um zilhão de vezes quem era melhor, Eusébio ou Di Stefano, Zidane ou Ronaldo, Zico ou Maradona, por aí, vive comparando times e tals.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  miltin
1 ano atrás

Legal né
Eu adoro números e tenho memória
Então sempre temos assunto

miltin
miltin
Responder para  miltin
1 ano atrás

Kkkkk acabou de perguntar!”pai, qual grupo é maior: Real Madrid, Liverpool, Palmeiras e Grêmio ou Barcelona, Milan, Flamengo e Corinthians? ” Eu opinei pelo segundo grupo.

Eu ainda perguntei: ” o Milan tem 3 Champions né? E ele me corrigiu de pronto: 7!

Tucano
Tucano
Responder para  miltin
1 ano atrás

primeiro grupo é muito melhor! hahahaha

são 20 UCL e 6 libertadores x 12 UCL e 4 libertadores

miltin
miltin
Responder para  miltin
1 ano atrás

E os mundiais? Palmeiras e Grêmio têm, somados, 1, Corínthians e Flamengo 3. Além de muito mais torcida. Maior é subjetivo né, não é só estatística de título, é tradição, torcida, força. O Milan é bem maior que o Liverpool, pra mim, talvez porque assisti aquela época do Van Basten e Gullit.

Neco
Neco
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Meu filho também vai na escolinha. E gosta de jogar, mas não creio que tenha perfil pra ser jogador.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
1 ano atrás

Sim. Já está acontecendo

Por isso que BNN em algum momento terá mais bolsas ainda. Além das existentes inventarão um extra para estrangeiros

Mas chegando aqui esses mesmos estrangeiros terão menos filhos. Tb. Custo de vida alto. Começando pelo aluguel de imóvel

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Bem sabia dessa bagaça, fui pesquisar aqui, só os desesperados de cada país para embarcar nessa canoa.

Enquanto isso no Japão, cada universidade de lá faz propaganda pra buscar alunos estrangeiros.
Eu tô com dois panfletos aqui, da Universidade de Tsukuba e da Universidade de Kyoto. Baita material de propaganda pra recrutar estrangeiros.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Mas qual objetivo?

Porque integração não vai ter mesmo

Até mesmo quem nasce lá sofre preconceito, por não ser 100% do fenótipo local. Mesmo falando fluente o japonês

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Tem vários casos no YT relatando isso

MrCitan
MrCitan
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Só não tem integração se não quiser, aí não tem sentido mesmo o cara gastar milhares de reais pra estudar lá.

O que eu vi aqui, é que os campus oferecem opções de atividades extra-curriculares para integração, fora os vários clubes que tem.

Eu tinha amizade com um brasileiro que morava lá no Japão, e que me ajudou bastante com dicas pra bolsa de estudo.
O cara lá saia, viajava pelo japão com os amigos de faculdade, e até participava de festivais e tal.
Esse aproveitou os meios que deram para se integrar.

300esparta
300esparta
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

eu sinceramente só vejo a vantagem da segurança no Japão.

Emprego, qualidade de vida e outras coisas é bem zuado, como vi em vários videos de lá… tanto de japoneses quanto de brasileiros lá…

Se vc mora num rio de janeiro e cansou da violencia, vale a pena…

Mas não vejo o motivo para “endeusar” o japão…

Acho que isso veio dos anos 90 que se ganhava mais no japão do que nos EUA…

hoje não é mais assim

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Claro que o Japão dos anos 90, que se ganhava muito dinheiro, esse não volta mais.
Mas ainda é um lugar que se vive bem.
Só de não ter lacração igual aqui já é um plus.
Vai de cada um.

Tucano
Tucano
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

essa uni aqui que deve ser top
https://www.kaust.edu.sa/en/

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Na minha sala tinha um rapaz de Cabo Verde
Ele queria ficar no Brasil após a formatura

Mas não teve jeito. O governo de Cabo Verde o chamou para trabalhar em empresa de telecomunicações por lá

Afinal de contas, eles pagaram os 5 anos de gastos dele na BNN

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Na minha teve um de Angola, ele voltou pra lá rapidinho e virou diretor de obras públicas de uma província (equivalente a um estado brasileiro).
Não sei se hoje ele está preso ou solto, mas é um dos maiores corruptos de Angola, deve ter desviado centenas de milhões de dólares das “obras de arte” como se diz por lá (pontes, viadutos, barragens, etc.).

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

??

Normal

Angola e Moçambique são atolados nisso
Cultural

300esparta
300esparta
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

Olha aqueles buracos e pensa pq ainda é um buraco….

Não importa o tanto de $$$ que se jogue lá, vai ser sempre uma shithole..

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Os lugares são feitos pelas pessoas, é isso.
O cara tinha três ou quatro esposas, cada uma num país diferente.
Uma vez veio pro Brasil tratar de negócios, voltou pra Angola com um contêiner cheio de móveis comprados na TokStok porque lá nem tinha loja, mas deixou um relógio pra ser consertado aqui e não pagou, um outro colega brasileiro quando foi buscar na relojoaria teve que pagar a conta do conserto.
Esse é o nível da pessoa.

Neco
Neco
1 ano atrás

Está certo que o Brasil não é para amadores.
Mas RJ é um capítulo a parte.

https://terrabrasilnoticias.com/2023/08/moradores-abandonam-carros-e-fogem-a-pe-em-tunel-apos-confusao-em-blitz-veja-video

300esparta
300esparta
Responder para  Neco
1 ano atrás

ai o cara:

Cade a polícia agora?

E na hora de votar:

Lula e Brizola EAIOHIOAEHEIOHAEIOHAEIOAEHOIAEHIOAEA

Hidden
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Ueee nao foram os “pintadores revolucionarios de meio fio” que TROUXAram a Quadrilha comuna se volta.

Vamos premiar todEs, nao apenas os votantes…kkk

bomberman
bomberman
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Positivista é KY pra comuna

Tucano
Tucano
1 ano atrás

CVRs:

falaram no outro post que voltaram os corvos….
semana passada vi um par deles como homem placa aqui em um cruzamento da cidade

também vi um Tesla, azul, bonito bagarai, mas não consegui descobrir qual modelo que era.

bomberman
bomberman
Responder para  Tucano
1 ano atrás

Corvo com tesla ou tesla sem corvo?

Tucano
Tucano
Responder para  bomberman
1 ano atrás

o Tesla e o corvo foram avistados em ruas diferentes hahahaha

bomberman
bomberman
Responder para  Tucano
1 ano atrás

Não existe superposição quando se trata de corvos :p

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  bomberman
1 ano atrás

Será que era em Belem?

Tucano
Tucano
1 ano atrás

CVR que deveria ir do outro tópico:

o Barna falou sobre prouni, fies,…

eu consegui fazer faculdade assim na época, peguei prouni integral, só gastava grana com van, pq a faculdade era na cidade vizinha. hoje faria EAD, de boa!

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
1 ano atrás

da Universidade:
na UFSKi vi o coordenador falando que agora os graduados biomedicina, biologia e enfermagem podem atuar na… estética… kkk assim podem fazer depilação, barba, sobrancelhas..etc..

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
1 ano atrás

da graduação e professor em casa, a armadilha.
Para alguns professores a aula e EaD vira uma espécie de corrida de rato na rodinha.
Num concurso para aula EAD apenas analisaram o currículo e um ´vídeo de 3minutos de 4 candidatos. Eram 2 doutores e um mestre.
Critérios: som, iluminação, estratégias paralelas (desenhos, efeitos)…os doutores passaram a pandemia tambpem dando aula.. ou seja sabiam fazer aula ead…
Quem ganhou?
O mestre porque sai mais barato.
tem gente que comprou hedfone, luz, mudou a parte da casa, melhorou a internet… perdeu mané.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

ah. O cara que ficou com a disciplina também é aluno doutorando da mesma Facu, paga as mensalidades$$$ entenda.
Ou seja, a Facu ficou com um doutorando e a mensalidade dele pelo preço de um professor mestre. 2 pelo preço de um..kkk. Fica No lugar de uma doutora que deu a disciplina por mais de 5 anos inclusive na pandemia. Ela fez concurso, mas era presencial. não é fácil não. e ele acha que teve vantagem.

um dois
um dois
1 ano atrás
300esparta
300esparta
1 ano atrás

A ROMANTIZAÇÃO da VIDA no EXTERIOR – IZZY NOBRE

https://www.youtube.com/watch?v=wUt8aXjYeoY&ab_channel=CortesdoIntelig%C3%AAncia%5BOFICIAL%5D

——————–

Não sabia que até existia o nome de “Snow bird” pra quem foge do frio…

Legal que tudo que ele fala eu to vendo acontecer nos videos de youtube de caras que sigo…

O americano tem sua vantagem de ganhar em dolar e poder morar num Brasil/caribe da vida pela metade do preço…

Someone
Someone
Responder para  300esparta
1 ano atrás

O exterior é bom, mas é ruim. O Brasil é ruim, mas é bom.

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Quero distância do conteúdo do homem-galinha.
Ficou tão lacrador que até zuou o pai no twitter, porque o velho assistia Joven Pan.

L3oCohen
L3oCohen
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Nem o Cuck Nobre está tankando mais o Canadistão…

https://youtu.be/YuLPPh7n8eA

https://pudim.info/wiki/Izzy_Nobre

um dois
um dois
Responder para  300esparta
1 ano atrás

tem que passar por isso para saber
acho que depende bastante da personalidade da pessoa
mas tem gente que foi feita para morar fora e tem gente que nunca vai dar certo, com as milhares de variações no meio do caminho.

um dois
um dois
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Bolsokira Death Note ataca novamente ?

https://twitter.com/ItaloMarsinho/status/1688541097885069313?t=hgPJPWp3_dKYMJny1XH0cQ&s=19

Aracy B.
Dona Armênia faleceu ??

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  L3oCohen
1 ano atrás

Cada vez mais vazias
Aplicativos já dominam os encontros

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

aonde foi isso?

No Brasil?

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Morador do Cusil
@Morador_d_Cusil
·
1h
Rapazes quando tiver uma mulher com pneu furado no acostamento da estrada sempre ajude.
Não vai acontecer nada
Confia

———————-

Um dia eu voltando da Argentina da minha pedalada semanal tinha umas argentinas gordas de cabelo colorido, típica esquerdista…

Com o carro estragado pedindo ajuda…

Nunca pedalei tão rápido na vida. Ali era um combo da desgraça…

um dois
um dois
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Estava eu e um amigo viajando de carro (éramos solteiros na época).
Vimos duas mulheres bonitas, aparentando serem turistas, pedindo carona no meio do mato (era literalmente no meio do mato, estrada de terra).
Ao mesmo tempo tomamos a decisão consciente de passar reto e não dar carona.
Até hoje não sei se foi uma burrada ou se foi um “dodged a bullet”…

Tecelão
Tecelão
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Kkkkkkkkk e acordo as 5 da matina. Será que esse povo tá acordado essa hora ? Medaaaa

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Tecelão
1 ano atrás

Eu tb acordo as 05
Mas não saio de casa

Minha cota de lidar com a tigrada já foi superada

Tecelão
Tecelão
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

6 horas da matina na padoca ou na banca do jornal é vida kkkkk.
5:30 na feira de rua é resenha da boa na certa

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Coitada dessa geração, jamais vão poder ir para Florianópolis e dar carona para uma mais gata que a outra

Depois da primeira carona que eu dei na ilha fiquei maluco, passava devagar só esperando as gurias levantarem o dedo

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Manco
1 ano atrás

isso ha muitos anos, ne?!! nos ultimos anos nao ta mais assim nao.

inclusive floripa em geral foi invadida e nao é só mais as roses nao 🙁

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

O Consórcio do Nordeste acha que o Consórcio do Sul e Sudeste não deveria existir ?

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

kkkkkkk

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

OIEHAEHAIOEAHOIAEHOIAEHAEOIHAEOIHAEOIHAEOIAEHOIAEHOIAEHAE

imagina se as DARFS do Sul-Sudeste não fossem parar mais no Nordeste……

Ia faltar fome pra tanta pessoa lá…

300esparta
300esparta
1 ano atrás

E acho que causei InVEeJaaa com minhas pedaladas semanais…

Tanto que ontem eu me esburrachei no chão voltando e to com as mão tudo ralada e uns inxaço nas perna
eaioheaioheioaehioaehioea

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Freiou a roda dianteira ?
?

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

fui trocar a música que tava tocando no celular e cai numa valeta da obra da aduana…

celular é um perigo com qualquer tipo de veículo eaioheaiohaeioae

Tucano
Tucano
Responder para  300esparta
1 ano atrás

bem feito! hasuhaushau

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Putz

Eu deixo a playlist pronta

?

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  300esparta
1 ano atrás

foi praga das guriax dos Pneus com pneus e cabelo azul que vc não ajudou.

morram todos os humanos opressores pedaladores.

Hidden
1 ano atrás

Revolucao a vista…nenhum direitchxs a menAs!!!

Em linhas gerais, a proposta propõe uma série de alterações significativas na administração pública e no sistema de servidores no Brasil. Dentre elas, estão a criação de novos tipos de contratação para servidores públicos, restrição da estabilidade no serviço público, redução dos salários iniciais dos novos servidores e impedimento da progressão automática na carreira dos servidores.

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Isso deu o que falar na repartição hoje…
Povo revoltado com a ameaça de perda das super vantagens do funssionalismo

o_estrangeiro
o_estrangeiro
1 ano atrás

Bom dia Mukis!

Muito trabalho pra variar, e um sol pra cada um em tugalandia…

mas chego aqui e descubro que minhas orelhas estão queimando porque tem gente com fixação em passar vergonha, fazer o quê?

ainda bem que darwin não perdoa, e ESSE contrapeso genético já vai tarde… 🙂 🙂

https://twitter.com/Seniormatem/status/1683886965605761026

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

minha já considerável descendência agradece… 🙂

Tucano
Tucano
1 ano atrás

quando os véio começa a brigar eu lembro daquele filme ajuste de contas
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-186903/

o_estrangeiro
o_estrangeiro
1 ano atrás

ainnnnn….. só vutei nu brizola porque tu deixou… kkkkkkkk esse boi é muito boi mesmo, se for numa suruba e descobrir que só tem homem vai ser o primeiro a ficar de quatro…. kkkk muito boi mesmo 🙂 🙂

https://twitter.com/Seniormatem/status/1675547718255620096

Calmo
Calmo
1 ano atrás

Off

Itaú desde as 8 da matina fora do ar.
Como pagar minhas Darfs

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Calmo
1 ano atrás

Ca-calma

Por isso que tenho conta em 1 banco grande e 03 virtuais

P.s. Itaú é o mais lento em processar pagamento de visto americano no boleto Citibank

Neco
Neco
Responder para  Calmo
1 ano atrás

Recibo msg agora a pouco que recebi Pix no Itaú.

Mas não acessa.

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Calmo
1 ano atrás

Liguei pra minha geranat MILF e ela confirmou Itaú em pane desde às 8:00 tive que fazer um PIX do Sofisa.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Quem fundou o partido novo ?

Os dois já estão fora

Quem fundou o PT ?
Dos 30, sobraram dois ?
Kkk

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Quem é o líder do Vaticano?

?????

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”

Mateus 16:18

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Pedro, a Rocha

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Se eu não me engano na revolução cubana o numero de católicos era maior que 80% na ilha

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

São os primeiro a serem perseguidos em todas as revoluções…. francesa, russa, cubana, Nicarágua, China…..

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

México… Espanha….