Anna 13 de julho de 2018 at 16:10
(Portugal é) Ruinzinho para mim, que fique claro.

Vivi por um tempo na Europa. Estudo e trabalho. Um tempo na Itália, outro na
Espanha e depois Portugal, em 2005. Conheço o resto todo também. Como não
tenho ascendência portuguesa, tive muita dificuldade com a grosseria do povo,
a maneira literal como entendem tudo, e aquelas lamúrias intermináveis.

Conheci vários portugueses que não gostavam de brasileiros, e já iam falando na cara com aquela sutileza que lhes é peculiar. Não é um país muito adiantado, achei pobre, desemprego a rodo. Pobre, não miserável.

Da parte cultural, também deixou a desejar. Não sou apreciadora da dança e música locais, nem mesmo a comida me encanta. Museus fracos, manutenção de locais históricos ruim. E aquele saudosismo deles da época das colônias e de quando eram desbravadores me fazia bufar de tédio. O senso de humor deles é bizarro. A falta de senso de humor, no caso.

Era tudo mais ou menos. A parte de saúde mais ou menos, transporte público mais ou menos. Praias frias, sem graça. No verão é apavorante, vai todo mundo para as praias e tem engarrafamentos monstro, farofeiros, tudo lotado e não muito baratinho.A Serra da Estrela achei horrível. Percorri de norte a Sul, e não foi como no resto da Europa, onde até cidadezinhas perdidas nas montanhas me encantavam. Só a parte de segurança eu valorizei. Mas vi pivetada roubando lá também, de quem dava mole em lugares mais ermos e de drogados e bêbados.

Nem renovei o contrato, 1 ano me pareceu 1 década. Não tenho química com aquele lugar, nem para turismo eu gosto. Pior ainda saber que caiu no gosto do poveco da Globo, péssimo sinal. Não me senti nada em casa, e continuo pensando que para viver mais ou menos lá e ser tratada como cidadã de segunda classe prefiro ficar por aqui. É bom talvez para ricos, mas qualquer lugar é bom para quem tem muita grana. Meus amigos lá eram franceses, ingleses e americanos. Na época só tinha brasileiro sem grana se aventurando por lá, agora está indo gente com muito dinheiro, e sei que ficam entre eles.

Acabou virando CVR!

Portuga 16 de julho de 2018 at 11:12

Anna,
Trago do tópico de sexta-feira, porque acho importante uma resposta atual sobre essa impressão que você teve.

Começo com um CVR: Quando o Portuga aqui tinha exatos 4 anos de idade (em 1990), meus pais saíram do BR e vieram visitar a família em Portugal. Foram, provavelmente, os piores 30 dias da vida da minha mãe. Por “N” motivos, muitos dos quais foram mencionados por você no seu relato: Preconceito com brasileiros, país pobre e com muitos desempregados, infra-estrutura mal-conservada, parte cultural fraca e decadente, etc.

A única ligação da minhã mãe com Portugal era ser casada com meu pai (filho de Portugueses), e ela sofreu muito com toda a sutileza com que o povo a tratou. Ela jurou que não pisaria mais nessas terras.

O fato de a impressão sobre Portugal ter sido a mesma entre vocês não é por acaso, e tem um contexto histórico. Até a queda da ditadura (Salazar) em 1974, Portugal era quase uma Coréia do Norte. Um País muito fechado (sequer Coca Cola havia por aqui), com economia extremamente frágil. E o processo de abertura econômica e cultural de Portugal foi lento. MUITO lento.

No início dos anos 90, muito brasileiros vieram tentar a vida em Portugal, e encontraram um país ainda como era em 1970. Fechado, pobre. Mas ao menos havia aquilo que mais faltava no Brasil: segurança, estabilidade da moeda e algumas (poucas) oportunidades de emprego.

Do ponto de vista cultural, as pessoas confiavam umas nas outras como em uma cidade pequena em que todos se conhecem. Contratos quase não existiam – como para aluguel, por exemplo. A palavra dada, consolidada por um aperto de mãos, era suficiente para os portugueses. E foi aí que os brasileiros começaram a fazer sua “fama” em Portugal.

Combinavam o aluguel de imóveis mobiliados. Pagavam o primeiro mês e sumiam no segundo, junto com móveis e eletrodomésticos;

Alugavam apartamentos de 2 quartos, alegando que morariam ali duas pessoas. Depois de alguns meses, descobria-se que haviam 10 brasileiros amontoadas no local (com direito a sub-arrendamento). Outras vezes, o apartamento virava um prostíbulo, com mulheres brasileiras anunciando seu “trabalho”, com o endereço do apartamento, nos jornais da cidade;

Tomavam empréstimos com pessoas e bancos… e voltavam para o Brasil, deixando a dívida para trás;

Mulheres brasileiras solteiras (putas ou não) frequentemente se envolviam com homens casados, o que acabou por terminar com muitos casamentos em Portugal. Teve até um caso de uma cidade na qual as mulheres portuguesas se uniram para expulsar as prostitutas brasileiras… e isso foi já em 2003! (links a seguir)

‘https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3es_de_Bragan%C3%A7a
‘https://www.publico.pt/2003/10/14/sociedade/noticia/prostituicao-brasileira-em-braganca-faz-capa-da-time-1170625

No entanto, depois da crise de 2008, as coisas começaram a mudar muito por aqui.
A união européia investiu pesado em Portugal, com foco muito grande em infra-estrutura e revitalização de bairros degradados nas grandes cidades. O governo da época (uma espécie de PSDB) tomou medidas para aumentar a atratividade de Portugal para empresas estrangeiras – por exemplo, flexibilizou-se as leis trabalhistas para fomentar a geração de empregos.

Com uma boa infra-estrutura no país, com liberdade económica e com uma mão de obra com salários bem abaixo da média européia, empresas começaram a enxergar Portugal como um lugar para se investir. Novas fábricas e escritórios passaram a ser abertos aqui, movimento que não parou desde então.

Com o boom económico, todos os índices que compõem o IDH subiram forte. O desemprego caiu drasticamente. O salário médio da população subiu. Saúde, educação, transporte-público (nas grandes cidades) melhoraram bastante.

Após, o governo passou a fomentar o turismo. Prédios históricos e museus foram restaurados, entre outras muitas outras melhorias. E o resultado começou a aparecer nos últimos anos. O turismo em Portugal cresceu vertiginosamente, e não apenas em Lisboa.

O país é belíssimo. Há belíssimas praias (sim!), grandes e belos parques naturais, cidades e aldeias antigas (históricas) e bem preservadas (ou devidamente restauradas). A Serra da Estrela está longe de ser uns alpes suíços, mas possui lugares muito belos e algumas cidades muito interessantes ao redor. Come-se muito bem por todo o país, e bebe-se ainda melhor.

Quem tem uma visão de Portugal diferente da que mencionei no parágrafo acima, é porque não vem há muito tempo ou não visitou da forma como devia. E não sou apenas eu quem digo, mas toda a horda de turistas que me canso de ver andando por aqui. Ano após ano Portugal vem ganhando prémios como melhor destino turístico.

Quanto às pessoas e os maus-tratos a brasileiros, as coisas mudaram muito.
Moro aqui há 1 ano e meio. Passei por 3 empregos e minha esposa também está no terceiro emprego. 100% das pessoas nos trataram extremamente bem – arrisco-me a dizer que ainda melhor do que fomos tratados no Brasil. (PS: isso foi sempre em Lisboa, onde sabemos que as pessoas já estão mais acostumadas com estrangeiros).

Nos processos para aluguel de casa, tive alguns problemas “por ser brasileiro”. Ou, na verdade, por que bananenses FDP fizeram uma das coisas que mencionei acima no imóvel do proprietário com quem eu tentei contato. De qualquer forma, foram sempre educados a me dizerem: “Tu és brasileiro. Peço desculpas mas não alugo mais meu imóvel para brasileiros.” E eu seguia para outra tentativa, xingando não o proprietário, mas os malditos bananenses que fizeram tanta merda por aqui no passado.

Bananense aqui? Tem muitos. E quase sempre andam em bando e falando alto. Mas só se junta a eles quem quer… Não tenho contato com nenhum, e faço questão de não ter. Tenho amigos portugueses, engraçados e inteligentes. Conto piadas de português direto por aqui, e apesar da “fama”, eles entendem e acham graça.

Aliás, digo que 90% das piadas de português foram geradas por ironia dos portugas frente aos brasileiros, sendo que estes não perceberam que estavam a ser zoados na cara dura. Bananense vir aqui e dizer que “quer um copo de água” é o que todo português quer ouvir, para responder que “não há copos de água, mas só cópos com água”. Quando o brasileiro não percebe a ironia, acha que o português é tapado… e o português, sério, ri-se todo por dentro.

Eu sou suspeito para falar, mas adorei esse país e esse povo. Talvez eu fosse mais português do que eu imaginava, já que me adaptei tão rapidamente à cultura daqui que me assustei.

De qualquer forma, fiz a minha mãe quebrar a promessa de 28 anos atrás. Como estou morando aqui, ela acabou por vir me visitar. E ficou mesmo feliz por ter quebrado a promessa: o que ela encontrou aqui foi um lugar totalmente diferente do que ela tinha em mente. Não era mais aquele Portugal de 1991, mas muito mais desenvolvido e bem cuidado. Ela quer voltar para passar mais tempo por aqui.

 

4+
  • Axio 19 de julho de 2018 at 07:26

    Primeiro.

    2+

    • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:01

      First

      1+

  • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 07:31

    Bom dia!

    2+

    • Axio 19 de julho de 2018 at 07:34

      Bom dia.

      1+

  • AKIRAMASTER 19 de julho de 2018 at 07:45

    Primeiro sem podio

    1+

  • Sideshow Bob 19 de julho de 2018 at 07:54

    Mais um dia na República Socialista dos Bananas

    2+

    • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:01

      Morra Bart !!!!!

      1+

  • Axio 19 de julho de 2018 at 08:10

    Sobre a discussão de ontem do Banco Data e PP.

    P.P. – “Creio eu que a maneira mais fácil (não necessariamente a melhor) é simplesmente entrar em IVVB11. Acho que a melhor é abrir conta lá fora mesmo e aplicar diretamente em ETFs do índice.”

    Lembro que como NRA (non resident alien) há imposto de 30% sobre D.Y. para o Leão americano. Nesta situação busque etf americanos que reinvistam o D.Y. em cotas, pague pouco D.Y. ou etf irlandeses que taxam menos.
    Tem um post do Frugal Simples sobre esse assunto (23-março-2017). Pela simplicidade prefiro ivvb11 apesar do risco de não ser subsidiado fora do BR.

    5+

    • 300esparta 19 de julho de 2018 at 08:17

      caraio….. 30% de leão?? eu heim!

      Tem que ganhar muito pra compensar essa mordida.

      5+

    • Axio 19 de julho de 2018 at 08:23

      Complementando, acredito que investir em ivvb11 não elimina a tributação de 30% sobre D.Y. afinal o fundo é domilicidao no BR. Bem ou mal D.Y. do S&P500 estão girando em torno de 1,8% bem abaixo da média (~4%). Vale pela covariancia usd S&P500.

      4+

    • 300esparta 19 de julho de 2018 at 08:23

      e lendo agora os comentários de ontem:

      FUNDO DE INV ISHARES S&P 500 ETF : é esse que 0,10% só investido no S&P ou é aquele outro que colocaram?

      Esse ai é 100% S&P 500??

      2+

      • Axio 19 de julho de 2018 at 08:28

        Ivvb11 investe ~98% no ivv da black rock. Ele é cotado em reais e seu preço é dependente do S&P500 e do usd/brl.

        2+

  • Colmeia 19 de julho de 2018 at 09:03

    Bom dia !

    Sobre o S&P500:

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/valor-de-mercado-da-amazon-supera-us-900-bi-e-se-aproxima-da-apple.shtml

    Vale notar que por volta de 3/4 dos ganhos agora de 2018 do S&P são de apenas 3 ações, que estão “puxando” o índice: Amazon, Netflix e Microsoft.

    E se considerar Amazon, Netflix, Microsoft, Apple, Alphabet (Google) e Facebook; só estas 6 representam mais de 95% da rentabilidade do S&P500 desse ano.

    3+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 09:30

      In tech bubble we trust!!! Segue o fluxo…

      3+

    • Axio 19 de julho de 2018 at 10:10

      Por essas que também tenho uns trocados em oz1. Cash is king.

      1+

    • 300esparta 19 de julho de 2018 at 12:47

      Principio de Mateus….

      Princípio de Pareto….

      O princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator)[1] afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

      Nesse caso, menos de 1% contribuem para 95%…

      Tá na Bíblia, tá na ciencia!

      5+

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 12:50

        Eu sempre uso o xaveco de Pareto pra chegar nas minas: 80ção, 20 pegar :v

        6+

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 12:55

        Te respondi e coloquei links … viagem motorhome USA!! Viste?!?

        0

        • 300esparta 19 de julho de 2018 at 12:58

          vi, obrigado!

          mas vai demorar muito ainda pra eu pensar em ir…

          tá mais fácil eu fazer um passeio pelo paraguay do que pros EUA eiohaoehoie

          alias, to tc do paraguai agora….

          y ahora gatito, queres teclar conmigo???? ehaoieioh

          0

          • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:02

            huuum…. tenho um ex-diretor Texaco PY que trabalhou comigo e tem ótimas contatos no país, mora aí!!! Gente boa o Pachecao, se precisar de algo veremos como posso te ajudar!!! Saluto a todos hermanitos …

            0

  • Libertario 19 de julho de 2018 at 09:06

    Bom dia!
    Tópico show de bola.
    Anna mandou muito bem nas suas colocações, e o Portuga então melhor ainda na sua réplica, com uma grande riqueza de detalhes.
    O que restou dali em diante foi apenas uma questão mais subjetiva, de gosto particular, sem certo e errado.

    0

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 09:32

      $800reau de anuidade??? E … nocunaovainada?!?! Huuum

      0

      • Libertario 19 de julho de 2018 at 09:38

        Esse é do Itaú.
        O da matéria (bradescão da massa) custa 1,5 mil de anuidade,e o cliente precisa ter mais de 5 milhones na conta.
        Mas veja bem, é um cartão Black e de metal!!!!
        E a anuidade pode ser paga em até 4 vezes….

        2+

        • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 09:45

          Hehehe… enfiaOmetalnocu !!! Do Papudao!!,

          5+

          • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:11

            Quero 2 de ouro.

            Um para esbanjar e outro para investir

            5+

          • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:49

            kkkkkkk

            Pra pegar um desse aí, ó… Muita vontade de aparecer. E não é bem o que os ricos de verdade fazem.

            0

  • Colmeia 19 de julho de 2018 at 09:14

    Um pouco mais sobre o papo de diplomas de ontem :

    ” No caso brasileiro, segundo ele, o aumento em relação aos 63% que em 2014 disseram querer trabalhar fora, se deve, principalmente, à falta de perspectiva de avançar na carreira por conta da lenta recuperação econômica. “Existe também a busca por posições em algumas áreas nas quais o país não oferece muitas opções, como as relacionadas a novas tecnologias que incluem inteligência artificial, ‘machine learning’, robótica e automação”, afirma.”

    https://www.valor.com.br/carreira/5669609/jovens-brasileiros-superqualificados-querem-mudar-de-pais-para-crescer

    1+

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 09:27

    Bom dia mukis e rentistas opressores… fondo ou findo?!?!

    Ahhh, abri o tópico e pensei: Pütz, colocaram bondes em Ouro Preto, MG? fiquei com medA de seguir subindo a ladeira e dar de cara com Tiradentes enforcado… pq reclamou de Portugal por cobrarem 25% de impostos!!!

    Eita tempobao…. hehehe

    3+

  • windville 19 de julho de 2018 at 09:39

    Bom dia folks,

    Temporada de resultados no bovespa, algumas cias dando um bom lucro.

    1+

  • Colmeia 19 de julho de 2018 at 10:02

    WhatsApp terá checagem de notícias no Brasil durante as eleições

    https://www.valor.com.br/empresas/5670299/whatsapp-tera-checagem-de-noticias-no-brasil-durante-eleicoes

    Lembrando desse Projeto Comprova :

    Quem faz o Comprova?
    O Comprova foi idealizado e desenvolvido pelo First Draft e o Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School, com a colaboração de Abraji, Projor, Google News Initiative e Facebook’s Journalism Project.

    E este First Draft:
    A project of the Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy at Harvard University’s John F. Kennedy School of Government – uses research-based methods to fight mis- and disinformation online. Additionally, it provides practical and ethical guidance in how to find, verify and publish content sourced from the social web.

    Claire Wardle, Research Fellow at the Center, leads the work of First Draft under the auspices of the Shorenstein Center and its faculty director, Nicco Mele. Grants from the John S. and James L. Knight Foundation, Open Society Foundation and the Ford Foundation support our work.

    -https://firstdraftnews.org/about/

    4+

    • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 10:15

      PUTAQUIUPARIU
      Os caras tão preocupados

      1+

    • Axio 19 de julho de 2018 at 10:25

      Telegram.

      2+

    • Joker 19 de julho de 2018 at 17:09

      Já era… Não faz mais diferença.

      0

  • Ugo 19 de julho de 2018 at 10:06

    Bom dia povo! Se vocês estivessem há cem dias na cadeia como o Lula, quais livros já teriam lido?

    1+

    • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 10:15

      Não como Lula

      2+

    • Portuga 19 de julho de 2018 at 10:26

      Bom dia!
      Se fosse para ser mesmo como o Mula:

      Livro: Sóbrio Evite o Primeiro Gole!
      Autor: John G. Cooney

      Há uma lista completa de sugestões pra ele aqui:
      http://www.alcoolismo.com.br/15-sugestoes-de-livros-sobre-alcoolismo/

      2+

    • Portuga 19 de julho de 2018 at 10:38

      Mas, respondendo seriamente à pergunta, tem uma lista de livros muito interessante que foi compartilhada por algum bolhista (Acho que o Numiers-Doc)… Certamente eu estaria lendo alguma coisa dali

      0

      • Pajé 19 de julho de 2018 at 11:06

        Meus 3 livros preferidos são:
        Os sertões, de Euclides da Cunha
        O vermelho e o negro, de Stendhal
        A fogueira das vaidades, de Tom Wolfe

        Mas duvido que Lula se interesse por eles.

        1+

        • Pajé 19 de julho de 2018 at 11:08

          Ou, aliás, por qualquer outro livro.

          1+

          • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:12

            Ele pode ler algum manual de fazer túnel.

            3+

            • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 12:57

              Só se for superfaturado!!!! Hehehe

              1+

              • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 14:37

                Esqueci desse detalhe.

                1+

  • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 10:22

    6BI???? Pohhhaaa 6BI!!!
    Isso é uma máquina de lavar dinheiro

    https://www.oantagonista.com/economia/o-desvio-de-finalidade-sistema-s/

    1+

  • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:13

    Bom dia poupançudos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    0

    • Pajé 19 de julho de 2018 at 11:17

      Bom dia, BB. Quando é que o inverno vai chegar a BH?

      0

      • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:20

        Ano passado estava tão bom. Tivemos noites com 6º e dias gelados. Esse ano o frio parece que ficou só no sul.
        Também estou desesperado. Quente e seco.

        2+

        • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:40

          Esse frio todo dá vontade de cortar os pulsos……caiu abaixo de 20º já fico tremendo….não rola.

          0

  • Pajé 19 de julho de 2018 at 11:28

    De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo:

    A reunião anual do Foro de São Paulo, em Havana, terminou.

    No documento final, signatários como Raúl Castro, Evo Morales, Nicolás Maduro e Dilma Rousseff pedem “liberdade imediata de Lula, depois de uma condenação e prisão sem provas, e o direito [dele] a ser candidato presidencial nas eleições de outubro no Brasil”.

    O texto ataca também a política de imigração do governo de Donald Trump e “as diversas formas de opressão colonialista ainda vigentes no continente latino-americano”.

    https://www.oantagonista.com/brasil/os-pedidos-foro-de-sao-paulo/

    1+

    • Libertario 19 de julho de 2018 at 11:35

      Sobre a Venezuela nada,né?

      1+

      • Pajé 19 de julho de 2018 at 12:17

        Se falaram sobre a Venezuela deve ter sido para elogiar o governo Maduro e louvar a memória de Hugo Chávez.

        1+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:03

      Do massacre na Nicarágua sandinista nem um pitaco ne!!!! E noCUdeperua vai nadinha ?!?!

      1+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:10

        Eu acho POUCO. Tem que se perpetuar que nem o ex ditador e ficar lá até botarem outro ditador conserva…

        1+

  • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 11:37

    First

    0

    • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:39

      First sem anel/coroa

      2+

      • Mente do Mal 19 de julho de 2018 at 11:43

        Eita, porra!!!!

        2+

  • Viking 19 de julho de 2018 at 11:45

    Axio
    Sobre a discussão de ontem do Banco Data e PP.
    P.P. – “Creio eu que a maneira mais fácil (não necessariamente a melhor) é simplesmente entrar em IVVB11. Acho que a melhor é abrir conta lá fora mesmo e aplicar diretamente em ETFs do índice.”
    Lembro que como NRA (non resident alien) há imposto de 30% sobre D.Y. para o Leão americano. Nesta situação busque etf americanos que reinvistam o D.Y. em cotas, pague pouco D.Y. ou etf irlandeses que taxam menos.
    Tem um post do Frugal Simples sobre esse assunto (23-março-2017). Pela simplicidade prefiro ivvb11 apesar do risco de não ser subsidiado fora do BR.

    3+

    tambem da pra abrir uma conta em corretora americana e comprar ações diretamente.
    eu fiz isso na drivewealth e foi bem fácil

    1+

    • Portuga 19 de julho de 2018 at 11:54

      Leia-se: “Não fui convidada, mas estou me convidando agora…”

      1+

      • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 11:57

        Não fui convidada, mas aceito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        2+

    • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 11:57

      MALUCO
      colocar essa como VICE explodiria o discurso de GOLPE
      ela tem que ir pro ministério da justiça

      3+

      • Pé Vermelho 19 de julho de 2018 at 12:05

        Não duvidem que está tudo orquestrado e acertado já,
        vi a tal curtido no Mula na praia, a doação de 1 pra campanha… talvez pra mostrar como a mídia é imparcial,
        no caso do vice pode ser isso tb, jogam as perolas aos porcos e depois vão vir mostrando a realidade.

        1+

        • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 12:08

          boa
          IT´S A TRAP!

          0

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:14

        Deixe de se preocupar com o que a esquerda acha. Seria LINDO ver eles RELINCHANDO POR 4 ANOS SEGUIDOS que ela fez o impeachment pra ser vice presidente……

        MAS o melhor cenário é um general como vice…..

        0

  • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 12:30

    Banco Data
    Entendi. Eu trabalho sempre com foco no longo prazo e buscando gerenciar a alocação da carteira, vendendo o que está caro e comprando o que está mais barato. Agora, por exemplo, estou saindo do S&P 500 aos poucos e indo para liquidez, aguardando alguma eventual oportunidade de entrada na renda variável no brasil ou no próprio s&p 500.

    Mas pela leitura que fiz do fundo, o próprio fundo já fez isso pra você. Saiu do S&P 500 e sentou em LFT.

    Eu diria que hoje não faz sentido entrar nele, por outro lado se vc tem posição nele, mantenha, dado que eles devem estar atentos para o melhor ponto de entrada.

    0

    • Viking 19 de julho de 2018 at 12:32

      essa estratégia de vender o que está caro pra mim não faz sentido.
      se as ações estão valorizando é pq a empresa está lucrando e indo bem, não?

      0

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 12:40

        Mas é um fundo que replica índice.

        0

        • Viking 19 de julho de 2018 at 12:43

          sim, sim, foi só um comentário aleatório sobre pessoas que operam desse jeito

          0

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 12:45

            Sim, sim.

            Mas o que falou não é necessariamente verdade. A ação pode estar subindo por mera especulação. Nessa situação eu acho prudente o investidor mais atento sair da posição e só voltar depois que os preços estabilizarem (pois se era realmente especulação, é líquido e certo que os preços retornarão a preços menores), de maneira a lucrar com a burrice alheia.

            1+

            • 300esparta 19 de julho de 2018 at 12:50

              heim, e aquele b.o. do fundo imobiliário…

              Foi pq descobriram que os imóveis nao valem o que está no papel ou pq era esquema ponzi?
              ou foi uma soma dos dois?

              1+

              • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 12:53

                Foi pelo esquema Ponzi.

                Mas tinha mais uns problemas: Tem uma holding ali no meio do fundo que possui mecanismos de não declarar lucros para o fundo e reter os rendimentos para os administradores.

                1+

                • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:07

                  Os cabras vinha subindo seguidamente a taxa de entrada, que no mercado vai no maximo em 5% …no caso deles já estava em 20% e eles distribuindo dividendos com isso!!! Quando chegasse a 100… os últimos bananotarios ficariam SEM ne!!!

                  Ahhh os ativos em desenvolvimento significa que … bem, não significa NADA!! Hehehe

                  0

                  • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 13:10

                    O ponto é que os empreendimentos que eles estão construindo de fato estão sendo feitos e saindo do papel.

                    O problema é que eles tentaram a todo custo antecipar os resultados na forma de distribuição de lucros pros cotistas. E uma distribuição muito maior que os resultados, por sinal.

                    Só que sem caixa não tem como, né. Aí fizeram esse esquema, só pra fazer caixa pra pagar dividendo.

                    Pode ter sido maldade, pode ter sido burrice. Mas obviamente era insustentável.

                    Dói dizer isso, mas a CVM agiu bem

                    1+

                    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:23

                      Dói pra quem? Não pra mim não como FII … hehehe

                      Ahhh desenvolvimento gera receitas aonde? Nem noCUdoconde!!

                      0

                    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 13:26

                      Dói dizer que a CVM acertou, cazzo.

                      O fundo compra terrenos, constrói e vende, e gerou bastante receita assim. Até aí ok. Mas também teve resultados que eram meras reavaliações patrimoniais de terrenos. E quis distribuir esse resultado também. Aí não dá, né…

                      2+

      • Banco Data 19 de julho de 2018 at 15:48

        Sim. Mas deve-se considerar não apenas os ativos individualmente, mas a gestão da carteira de investimentos como um todo.

        Por exemplo, eu defino a participação fixa de cada tipo de ativo. Sei lá, 80% em renda fixa e 20% de renda variável.

        Nesses 20% de renda variável, eu posso incluir 10% de ações da GRND3, por exemplo.

        Se as ações da GRND3 subiram e estão com uma participação agora de 15%, eu vendo para voltar aos 10%. Nisso eu embolso um lucro e invisto esse lucro em algo que está em baixa naquele momento, ou mesmo em renda fixa, caso a valorização tenha levado a um desenquadramento da proporção 80-20% entre renda fixa e variável que defini para a carteira.

        A cotação das ações acompanha o lucro no LONGO PRAZO, mas no curto prazo todas empresas estão sujeitas ao risco sistêmico. Basta ver como estão as cotações agora em 2018, muitas empresas com lucros crescendo mas cotação caindo.

        3+

        • Viking 19 de julho de 2018 at 16:09

          sim, mas acho melhor fazer esse rebalanceamento com dinheiro novo, evita ficar pagando taxa e imposto toda hora

          0

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 16:10

            Médio. No começo até rola. Depois que vc tem uma posição expressiva em alguma classe de ativos, a coisa muda.

            Suponha que vc consegue aportar 1K por mês mas sua carteira tá com 25K de distorção. Não dá pra esperar 2 anos pra rebalancear tudo…

            1+

            • Viking 19 de julho de 2018 at 16:12

              mas renda variavel varia…ela vai ficar distorcida o tempo todo do seu ideal rsrsrs

              0

              • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 16:14

                Mas na média ela vai crescer numa ordem de grandeza comparável aos outros ativos.

                Tô com um artigo nos rascunhos sobre isso 😀

                1+

                • Viking 19 de julho de 2018 at 16:22

                  mas o que eu mais quero na RV é que algumas das acoes que eu tenho explodam de vez em quando.
                  não vejo problema em ficar um pouco distorcido

                  0

                  • Axio 19 de julho de 2018 at 16:25

                    Nessas horas é bom realizar lucro parcial. Lembre-se do peru projetando futuro brilhante sem saber do dia de ações de graças.

                    0

                    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 16:26

                      Isso. Rebalancear não é liquidar posição, é se livrar do excesso

                      1+

                    • Viking 19 de julho de 2018 at 16:27

                      mas o quanto compensa fazer esse lucro parcial se vc está pensando em um horizonte de 15, 20, 30 anos?

                      0

                    • Viking 19 de julho de 2018 at 16:39

                      mas pq esse excesso seria ruim? só por TOC organizacional do investidor? rsrs

                      0

                    • Axio 19 de julho de 2018 at 16:39
                    • Dirk 19 de julho de 2018 at 16:40

                      Um jeito de olhar isso é pensar no risco, Viking.

                      Se você projetou ter 20% de dinheiro em RV é porque aceitou assumir risco maior em 20% do seu capital. Daqui a pouco esses 20% viram 40%… Você estaria disposto a assumir risco maior sobre 40% do seu capital?

                      1+

                    • Viking 19 de julho de 2018 at 16:43

                      sim, Dirk, entendo isso.
                      mas se algo distorceu por pura e simples variação do mercado, não vejo motivo pra vender. o capital aplicado inicialmente não mudou, vc “ganhou” aquela distorção
                      e se tiver uma carteira diversificada, isso vai influenciar muito pouco no risco total da carteira

                      0

                    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 16:51

                      Ceis tao procurando pelo em ovo (daqueles peludos, by Papudao)!!!

                      Tem que se sentir confortável com aquele % de dinheiro em cada tipo de risco e pronto pra saber perder, já que em todos eles um dia se perde!!!

                      E Mais… RV rende dividendos que advém dos lucros !!! RF rende juros que advém do dinheiro emprestado pra RV… gerar dividendos…

                      Tutto trans, tutto se comunica !!! Segue o fluxo

                      1+

                    • Viking 19 de julho de 2018 at 16:55

                      sim, Hidden, é uma questão pessoal

                      mas é que é dificil ter conversas assim na rua, aqui o nivel é bem melhor 🙂

                      1+

    • Axio 19 de julho de 2018 at 13:27

      1% de taxa de adm. mata o véio.

      0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 12:59

    Final Countdown
    6BI???? Pohhhaaa 6BI!!!
    Isso é uma máquina de lavar dinheiro
    <a href="https://www.oantagonista.com/economia/o-desvio-de-finalidade-sistema-s

    Entao xooovens, vcs ficam phutao com o Hiddenzinho que diz VOTO NULO!!! Essa CN88 é uma bhosta, esse sistema 3S uma caixa preta e uma tremenda lavanderia!!!

    Quer provas ne…. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/pf-cumpre-mandados-em-mais-um-desdobramento-da-lava-jato-no-rio.ghtml

    1+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:09

      Raaapaiz 2links num mesmo post e não fui pro Caixão de Maldades !!! Essa administration é supimpa Ugao, congrats…

      Ps: quem sabe me ensinam a não digitar sempre name e email nessaphorrai toda vez que entro no muki!!! Eita

      1+

  • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 13:04

    – Rabino, eu tenho vontade de viver para sempre. O que devo fazer?
    – Case-se, meu filho.
    – E aí viverei para sempre?
    – Não, mas a vontade passará.

    13+

    • Portuga 19 de julho de 2018 at 13:10

      Um homem anda num supermercado com seu filho de dez anos.
      Passam pela seção de preservativos e o menino pergunta:
      – O que é isso, pai?
      O pai responde:
      – São os chamados preservativos, filho… Os homens usam para fazer sexo seguro.
      – Ah, está bem…, responde o menino, pensativo.
      – Porque este pacote tem três?
      O pai responde:
      – Esses são para garotos do Ensino Médio.
      Uma para a sexta, uma para o sábado e outra para o domingo.
      -Certo, diz o menino.
      A seguir vê um pacote com 6 e pergunta:
      – E esses? Para que servem?
      – Esses são para garotos da Faculdade, responde o pai .
      Duas para a sexta, duas para o sábado e duas para o domingo.
      -Uau! – exclama o menino. Então quem usa estes? – Pergunta o menino, apanhando um pacote com 12.
      Com um suspiro, o pai responde:
      – Estes são para os homens casados.
      Janeiro, Fevereiro, Março…

      12+

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:24

        Se chegar no pacote vazio… pros velhuscas!!! Mando interditar saphorra pra piadas tipo bullying!!!

        4+

        • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 14:39

          Horror, kkkkkkkkkkkkkkk

          0

    • Dirk 19 de julho de 2018 at 13:14

      Boa tarde, Rubens.

      2+

      • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 14:39

        Eu li milf11

        4+

        • Joker 19 de julho de 2018 at 22:53

          haahahahahahahahaha!

          0

        • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:39

          Eu tbm li MILF11!!!!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          1+

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:19

    Seria um tipo de revolta fiscal… partindo de dentro do próprio Sistema ??? Huum = https://www.valor.com.br/empresas/5669595/escolas-questionam-sistema-s

    2+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:22

      Aliás, li pela rede que… caso o próximo desgobierno venha a tributar os dividendos, terá que reduzir a tributação do IR pras grandes empresas!!!

      Com isso, pra compensar terá que em paralelo aumentar a tributação das empresas isentas = simples = isenção fiscal de $80bi !!!

      Findo ou fondo o pacto federativo de 1988??? Aver

      2+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:19

        Reduzir tributação??????????/ fumou maconha???? SE aprovada será UMA E A OUTRA em valores altos.

        0

        • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 21:51

          Eu disse que LI !!! LI !!! Ahhh doRga pra mim só Jurinhos Sagrados.. hehehe

          1+

    • Pajé 19 de julho de 2018 at 13:43

      Falando no Cangaciro, ainda bem que ele não vai se eleger presidente. Seu governo iria acabar o trabalho de destruição do país que Dilma não teve tempo de concluir. Ele já avisou que, dois pontos:

      • Vai revogar o leilão de partilha do pré-sal.
      • Reestatizar empresas que julgar essenciais.
      • Intervir no Banco Central, porque acha que as taxas de juros atuais impedem o crescimento do Brasil.
      • Aumentar os impostos de lucros e dividendos.
      • Criar um teto para o pagamento de dívidas da União.
      • Vetar o acordo Embraer/Boeing.
      • Rever a reforma trabalhista.
      • Enterrar a reforma da Previdência.

      4+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:20

        Mas dará sustos no mercado, favorecendo compra de títulos a juros decentes….aliás…será LINDO ver CIro X Bolsonaro se atacando….

        0

        • Joker 19 de julho de 2018 at 22:55

          Na real, com o Cangaciro fazendo uns 10% a mais (ou em uma pesquisa datafAlha, por exemplo, na frente!) dá para se aposentar! 😉

          0

  • Çanguinolento 19 de julho de 2018 at 13:42

    1/2 off em relação ao tópico…CVR?
    “Financiamento de veículos deve dsubir 20% em 2018” dizia a chamada.

    A tiazinha trocando de carro, por um zero.
    Profissao: desempregada
    “Ah, vou ter que financiar né, pois não tenho dinheiro pra dar a vista”

    3+

    • Viking 19 de julho de 2018 at 13:46

      PQP
      fazer dívida já é burrice, desempregada então é burrice tripla!

      3+

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:43

    Li saphorra e me lembrei do Pandeirovski alertando pra cias piratoviski… acho que era uma da Etiópia … eita

    https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2018/07/19/apos-cancelamento-de-voo-casal-potiguar-espera-ha-5-dias-na-italia-sem-saber-quando-retornara-ao-brasil.ghtml

    3+

    • Viking 19 de julho de 2018 at 13:58

      conclusoes da materia:
      viajaram pra europa sem dinheiro extra ou cartão de credito internacional pra qq emergencia, tipo comprar passagem de volta em outra companhia.
      não fizeram seguro viagem.

      9+

    • MrCitan 19 de julho de 2018 at 14:07

      Não planejaram a viagem com a Pandeiro Tour, deu nisto.

      5+

    • MrCitan 19 de julho de 2018 at 14:09

      By the way, esse pessoal tá moscando…
      E só botar uns panos na cara, e falar que é refugiado vindo da África (o que é uma meia verdade), e pronto!
      Cidadania européia e welfare state à disposição.

      11+

      • Viking 19 de julho de 2018 at 14:11

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:21

        HUUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEE

        0

    • Paulo Pedregulho 19 de julho de 2018 at 16:29

      “Também esperavam o quê ? Marcar voo numa empresa Cabo Verde Airlines. É melhor ir de asa delta ou parapente’.

      2+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 13:55

      Pra piorar e limpar o CU com a bhosta, tem um comentário supimpa!!!

      Image Corretores
      HÁ 2 HORAS
      Sair com este carro é o mesmo que sair com uma travesti…. Mesmo muito parecidas, sempre há uma pequena diferença…. Que pode frustrar e causar dores…..

      Heheehe

      4+

  • Colmeia 19 de julho de 2018 at 13:57

    Apesar do avanço do débito, 52% das compras no comércio são pagas com dinheiro

    “…52% dos recebimentos no comércio ocorrem com o uso de cédulas e moedas. Cinco anos antes, em 2013, o porcentual estava em 57%. Os dados do BC mostram que, no período, o recebimento de pagamentos por cartões de crédito no comércio caiu de 35% para 31%. Modalidade de pagamento que possui um custo maior para o comerciante, o cartão de crédito mostrou retração no período, enquanto o recebimento por cartão de débito saltou de 4% para 15%. ”

    https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2018/07/19/apesar-do-avanco-do-debito-52-das-compras-no-comercio-sao-pagas-com-dinheiro.htm

    2+

  • Colmeia 19 de julho de 2018 at 14:12

    Essa é pros mukis banco-médio-lovers :

    ” O banco ABC Brasil, historicamente focado em crédito para empresas, entra no terreno do cidadão comum na semana que vem, ao lançar sua própria plataforma de investimento. ”

    http://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2018/07/19/bancos-medios-buscam-cliente-pessoa-fisica.htm

    3+

    • Dirk 19 de julho de 2018 at 14:31

      Antes tarde do que nunca. Desde o início de 2017 eu lembro que o DRN (acho) estava esperando isso aí…

      1+

    • BolhaPOA 19 de julho de 2018 at 14:34

      Uia, me interesso.

      1+

      • Joker 19 de julho de 2018 at 23:02

        (2)

        0

  • Pajé 19 de julho de 2018 at 14:27

    Maduro, no Foro de São Paulo, denunciou “o martírio de Lula, escondido numa masmorra para impedir sua ação política”.
    Chega a ser heresia usar a palavra “martírio” – mais associada à crucificação de Jesus – para se referir a um ladrão vulgar que está cumprindo pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

    1+

    • MrCitan 19 de julho de 2018 at 14:32

      O molusco podia fazer igual ao Mandela.
      Deu muito certo pra ele, conseguiu enganar um monte de pato.

      2+

      • Pé Vermelho 19 de julho de 2018 at 14:33

        Faz igual GV e se mata.

        4+

        • Colmeia 19 de julho de 2018 at 14:36

          Lembrei agora do Renan Canalheiros e outros senadores vindo pra Curitiba “visitar” o Mula essa semana. Passagens aéreas e despesas pagas $$$ pelos contribotários.

          1+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:22

        Não dá ideia porra.

        0

  • Viking 19 de julho de 2018 at 14:31

    tão sabendo disso aqui?
    O que diz a polêmica lei aprovada por Israel que define o país como Estado exclusivamente judaico
    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44887203
    (perdoem pela fonte)

    1+

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 14:34

      Achei ótimo, deixou a esquerda irritada.

      4+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:23

      Achei LINDO….agora quem manda são os cidadãos judeus majoritários, que podem com tranquilidade sufocar os árabes e demais encrenqueiros dali.

      1+

  • Anna 19 de julho de 2018 at 14:39

    Boa tarde mukis
    Sobre a conversa de Portugal, penso que foi boa, ajuda as pessoas a não ficarem glamurizando muito mudar para outro país. Turismo é uma coisa, mudança definitiva é outra.

    Morei fora adulta e quando criança também , meu pai foi transferido dentro e fora do Brasil. Quem é muito ligado na família não aguenta bem, quem tem dificuldades de comunicação também não. Fazer novas amizades não é fácil para alguns.

    Idade também pesa, vejo gente que já está em época de reduzir as horas de trabalho mudando para outro país e lá sendo obrigado a trabalhar bem mais do que aqui para conseguir se manter dignamente. O Portuga deixa bem claro nos seus posts que está tudo encarecendo e os salários não acompanham.

    Depende também de como a pessoa vive aqui, se é em lugar super violento, caótico, insustentável.

    Tenho observado um pessoal mané indo na onda dos outros, esses sei que se darão mal. O rapaz que instala TV a cabo indo com mulher e dois filhos pequenos, irmã de amiga que é professora de crianças indo sem dinheiro, primo médico 666 crente que vai arrumar trabalho rapidinho. Com 3 filhos pequenos e mulher gastadeira e vulgar, aposto que volta em 1 ano.

    Do outro lado, pessoal com dinheiro indo para a Espanha, com filhos já criados, vão passar 6 meses aqui e 6 lá. Outra amiga muito qualificada, poliglota, foi para a Dinamarca e está super bem, vai casar com um lindo dinamarques e está ganhando ótimo salário. Antes de mudar passou um ano, arrumou trabalho, aprendeu a língua. Tem de tudo.

    9+

    • Pajé 19 de julho de 2018 at 15:05

      Você citou a Espanha e lembrei de uma colega de trabalho que morava há 6 anos em Barcelona e tinha um bom emprego lá. Mas a mãe ficou com alzheimer e os três filhos homens, seus irmãos, não seguraram a barra.
      Ela voltou ao Brasil para cuidar da mãe, e durante o período em que esteve aqui nós trabalhamos juntos.
      Quando a mãe morreu, uns três anos depois, ela voltou para Barcelona, mas soube que não conseguiu reaver o emprego que tinha antes.

      5+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:40

      Mas aí povão que vive na bosta ou passa justo aqui é vantagem se mudar pra outro país pra viver na decência, na segurança e caçar emprego se vive tranquilo…….ou quem é rico aqui pode se mudar na moral pra gringa e carrega todo seu conforto e privilégios econômicos…..esses casos se dão bem….

      A merda é o babaquinha esquerdopata de classe média ou classe média alta privilegiado aqui por milagre tipo concurso público, alguma concessão, herança etc etc…que acha que vai conseguir projetar os mesmos privilégios no exterior…..aí que a porca torce o rabo.

      Falo do meu caso, até poderia ir pra Portugal por exemplo, pois tenho uma renda de fácil comprovação e de longa duração…………MAS ao converter pro euro……seria o suficiente pra minha pessoa e olhe lá….passaria aperto………..ao passo que aqui no BR recebo e pago as contas de minha mãe e as minhas e ainda sobra….moro em bairro bacana, tenho meu carro, estou pensando em mudar de apartamento….e por aí vai….

      NUNCA eu saio daqui, pra tomar no cu num país desconhecido, fico vivendo de forma confortável aqui nessa pocilga.

      3+

  • Viking 19 de julho de 2018 at 14:46

    Nelson Mandela era racista, amigo de ditadores e admirado apenas por quem não sabe quem ele era
    http://sensoincomum.org/2018/07/18/nelson-mandela-racista-ditadores/

    2+

    • Pajé 19 de julho de 2018 at 14:48

      Enganou até o Clint Eastwood.

      0

      • Ricardão 19 de julho de 2018 at 14:54

        HUEHUE…

        Apareceu para mim:

        “Sem criação da Palestina, Israel viverá apartheid, diz rabino progressista no Brasil”

        RABINO PROGRESSISTA…. kkk

        2+

        • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 14:55

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          0

          • Ricardão 19 de julho de 2018 at 14:57

            Reply em lugar errado… era sobre a noticia de Isreal… kkk

            0

            • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 15:01

              Ta valendo, kkkkkkkkkkkkkkkkk

              0

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 15:11

      E vc vai ganhar uma Ferrari, igual a do Rubinho

      1+

      • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 15:13

        Acho melhor o lamborguno, ao menos anda devagar.

        0

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 15:13

      Hoje sim, hoje sim…. hoooooje naaaaao!!! Hehehe

      1+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:40

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 15:12

    Você liga na TV Justiça e parece que está assistindo a uma peça de Ariano Suassuna. Você não entende absolutamente nada…

    https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/07/16/internas_economia,973634/a-justica-do-trabalho-foi-aparelhada-pelo-pt-diz-eliana-calmon.shtml

    0

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 15:15

      E Ela com relação a maledeta hein… vai vendo muki!!!

      O modelo que foi posto na Constituição de 1988 para o STF foi de poder absoluto: eles são capazes de colocar em xeque o presidente da República, o Congresso Nacional, e isso não é pouca coisa. O legislador constitucional adotou esse modelo por entender que era no poder Judiciário, que é o poder moderador, onde residia a maior segurança.

      1+

      • Ricardão 19 de julho de 2018 at 16:05

        “Temos um grande ministro, sério, intelectual, que é o ministro Celso de Mello, o decano, muito respeitado. Mas ele não tem nenhum pudor de dar um voto de duas, três horas. Na era do WhatsApp, da internet, onde se tem acesso a todo conteúdo do voto, não é possível você chegar no plenário e dizer que vai ler 500 folhas.”

        ler 500 folhas… só por isso não tenho o menor respeito…

        1+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:42

        Fazer que nem Israel. Mudar as leis magmas, dizer que essa porra é um estado centralizador, cristão, autoritário e que a autoridade maior é o presidente da república com poderes quase plenos……..e quem encher o saco que vá preso e coma comida estragada na cadeia.

        2+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 22:34

      Rio de Janeiro – Eliana Calmon conhece o Judiciário como poucos, e, dentre estes, é a única a se manifestar sem dubiedade e com veemência. Nos dois anos em que foi a Corregedora Nacional de Justiça (2010 a 2012), bateu de frente com o corporativismo no Judiciário. Foi nessa época que ela cunhou a expressão que insiste em se manter atual: ‘bandidos de toga’.

      A desembargadora aposentada, que, hoje, atua em seu escritório de direito tributário e contencioso em Brasília, afirma que o Partido dos Trabalhadores, para defender interesses sindicais, aparelhou a Justiça do Trabalho, inchando seus custos e criando distorções. A seguir, trechos da entrevista.

      A Justiça trabalhista custa em torno de R$ 8 bilhões por ano, enquanto o valor de todas as causas gira ao redor de R$ 4 bilhões. Como sair desse contrassenso?
      A Justiça do Trabalho foi aparelhada pelo PT. Eu vi de perto esse aparelhamento. Isso começou a acontecer no momento em que houve aquela ideia de acabar com a Justiça do Trabalho, e isso ia contra os interesses do sindicalismo, porque o grande e fiel escudeiro do sindicalismo é a Justiça do Trabalho. Eles viram que nenhum país civilizado tem uma Justiça do Trabalho. Então, começaram a criar conflitos e a largar o maior número de processos. Na época, aprovou-se uma lei: a cada mil processos, você criava uma vara – não sei se revogaram isso, mas estava lá. Eu era corregedora e vi isso acontecer.

      Qual foi a sua reação?
      Na ocasião, fiz um levantamento do custo da Justiça do Trabalho e dos aumentos de varas que estavam em andamento lá e levei ao Advogado-Geral da União. A Presidência precisava tomar conhecimento daquele absurdo. A Justiça do Trabalho já estava estourando sua verba em mais de 50% por causa desse aumento absurdo. Mas perdeu-se o controle, nunca se tomou uma providência. Quando comecei a emperrar, eles conseguiram no Congresso (por causa da bancada do sindicato) que isso não passasse mais pelo CNJ. Vi nascer esse descontrole.

      Que tipo de situação é possível ver hoje?
      É uma Justiça louca. Uma pequena fábrica de polpa de fruta tem quatro empregados. Um empregado entra na Justiça do Trabalho e o empregador tem uma condenação para pagar R$ 300 mil? Este pequeno empresário nunca viu e nem sabe o que são R$ 300 mil. Como é que ele vai tirar, de uma fabriqueta de fundo de quintal, R$ 300 mil para pagar? É impossível. Então ele desmancha a fábrica, tudo que ele tem ele paga, e ainda fica inadimplente. Isso ocorre aos milhares.

      Há anos se fala em produtividade e meritocracia, mas os tribunais continuam morosos e burocratizados. Com o aumento da insegurança jurídica (real ou percebida) nos últimos anos, a senhora acha que o Judiciário está retrocedendo?
      O que ocorre é que existe um aumento de reivindicações para o Judiciário, mas ele continua julgando da mesma forma que julgava antes. Você liga na TV Justiça e parece que está assistindo a uma peça de Ariano Suassuna. Você não entende absolutamente nada. Temos um grande ministro, sério, intelectual, que é o ministro Celso de Mello, o decano, muito respeitado. Mas ele não tem nenhum pudor de dar um voto de duas, três horas. Na era do WhatsApp, da internet, onde se tem acesso a todo conteúdo do voto, não é possível você chegar no plenário e dizer que vai ler 500 folhas.

      O STF está envolto em controvérsias, tem gerado imensa insegurança jurídica e é cada vez mais visto pela sociedade como um órgão tão corrupto quanto o Congresso Nacional. Os ministros do Supremo entendem quão mal eles estão sendo avaliados pela sociedade?
      Eles não fazem ideia do mal que estão fazendo a este país, porque não é possível que não tenham a percepção do que eles significam para a sociedade. O modelo que foi posto na Constituição de 1988 para o STF foi de poder absoluto: eles são capazes de colocar em xeque o presidente da República, o Congresso Nacional, e isso não é pouca coisa. O legislador constitucional adotou esse modelo por entender que era no poder Judiciário, que é o poder moderador, onde residia a maior segurança. Só que, de uns tempos para cá, há essa politização do Judiciário, em que eles são chamados todas as vezes que o Congresso Nacional não cumpre seu papel.

      1+

    • age df 19 de julho de 2018 at 15:59

      conheco a ala onde ficaram e pra onde vao…. comparação: gado criado solto no pasto e gado no confinamento. ARDERÃO!!
      PAS

      1+

      • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 16:02

        Opa, aguardando o abate do gado.

        0

  • MrCitan 19 de julho de 2018 at 15:24

    Sobre o post, muito bom de se ouvir este dosi lados da questão de ir pra Portugal.
    Pra ser sincero, há alguns meses atrás eu via Portugal com bons olhos.
    Sendo assim, me inscrevi num grupo do Face para quem quer ir morar lá.
    Nossa senhora, pra que!
    Muito bananense que já quer ir pra lá, com a grande maioria batendo palmas para o discurso populista do atual presidente, que pra mim, é um sinal claro de que se tiverem chance, vão se agarrar em alguma teta futura, e um ótimo termômetro pra se tentar adivinhar o que aquilo vai virar.
    E os casos piores, no qual alguns querendo levar pra lá o “way of life style” do bananense comum.
    Sem contar sites e grupos que incentivam pesadamente pra esta emigração do bananense, usando até o povo do projac de exemplo.
    Então, recorri aos vídeos do Youtube.
    Tem Youtuber que elogia Portugal pela questão da segurança, e o poder de compra das despesas básicas.
    Mas até eles já reclamam da subida dos valores dos alugueis (um termômetro para a alta procura), e também a burocracia de se conseguir um teto pra alugar.
    Diante disto tudo, pra mim, não vejo vantagem em ir pra lá, a não ser que seja uma ponte, ou seja, pra me mandar pra um outro país com menos encheção de saco, e menos bananenses ao redor.

    9+

    • Paulo Pedregulho 19 de julho de 2018 at 16:19

      E o Uruguai para migrar alguém tem notícias se vale a pena???

      0

      • Rouxinol 19 de julho de 2018 at 16:23

        Eu incluiria nessa pergunta também o Chile, alguém sabe algo nessa linha sobre o Chile?

        0

        • Viking 19 de julho de 2018 at 16:25

          pode ser uma boa opção, principalmente por ser bem mais perto que a Europa ou EUA

          0

        • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 16:32

          Pelo pais já fui lá umas 10+ vezes…. se bem que fica entre os terremotos, os vulcões, o mar e os argentinos ne!!!

          1+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:50

      Foi que falei. Lá pra quem vive na bosta aqui é o paraíso. Terá comida barata e serviços decentes sem ser enrabado pra pagar. Terá consumo melhor que aqui. E ACABOU.

      Rico manda em qualquer lugar, é indiferente.

      Classe média e média alta é que a porca torce o rabo. Querem levar pro gringo o modus vivendi….que SÓ TEM COMO SER VIVIDO AQUI….no máximo na Am. Latina…..

      Empregada?? NOPE…..Diarista??? NOPE….Motorista Particular???? NOPE ( Eu subloco o da minha síndica, pago uma gorjeta pra ele vistoriar meu carro no DETRAN)…..Cozinheira???? NOPE……Piscina no condomínio??? ESQUECE……..porteiro??? NOPE…………..quero ver esse povo se acostumar…..HUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAHUAHUAHA

      3+

  • Pé Vermelho 19 de julho de 2018 at 16:04

    É pegar gramsci e enfiar no c&
    começar tudo do zero,
    se o que tem hoje não funciona, mudemos!
    https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/07/alunos-brasileiros-nao-chegam-ao-fim-de-prova-em-avaliacao-mundial.shtml

    2+

  • Banco Data 19 de julho de 2018 at 16:05

    CVR Japão

    Muitos descendentes de japoneses estão indo tentar a vida no Japão. É impressionante a empregabilidade por lá. Mesmo para quem tem idade mais avançada, na faixa dos 60 anos, consegue emprego em poucos dias. Se souber se comunicar em japonês, com dois ou três dias consegue um emprego.

    Os trabalhos são pesados, principalmente no começo. Com o tempo, vão passando os novatos para tarefas mais leves, mas sempre trabalhos braçais e operação de máquinas.

    Os principais empregos para brasileiros são no setor da indústria de autopeças, eletrônica e alimentação.

    Existe uma cultura por lá de que os bons empregos são os que oferecem mais “horas extras”. Por isso, a maioria das fábricas chama os trabalhadores para fazer horas extras quase que diariamente ou até mesmo para trabalhar em dias de folga, o que aumenta consideravelmente os ganhos. Trabalhar 12 horas por dia é algo natural.

    O custo de vida por lá é bastante elevado, mas o povo japonês é muito acumulador. Gastam pouco, saem pouco de casa. Se o brasileiro entrar no estilo de vida japonês, consegue juntar um bom dinheiro. Se quiser viver como vivem aqui, com muito lazer e viagens frequentes, dificilmente conseguirão guardar alguma coisa.

    5+

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 16:09

      Tenho um tio lá há uns 10 anos exatamente nesse esquema.

      1+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:56

        O motivo das horas extras são porque é mais barato pagar o cara já estabelecido pra fazer que contratar um novo…….fora que tem a confiança né……pra que caçar otário se o teu sabe trabalhar direito…

        2+

    • Pé Vermelho 19 de julho de 2018 at 16:09

      E se o bananense fizesse isso aqui?
      Trabalhasse durante o dia, fizer bico a noite, fds bico e não ostentar.
      Não falo da qualidade de vida,
      mas do dinheiro em si, rico acho que não,
      mas da pra guardar dindin aqui sim, vide nós bolhistas!

      1+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:54

      Brasileiro???????? Trabalhar 12 horas por dia??? Se matar de fazer hora extra?????
      HAUHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAHAUAHAUHAAHAHUAHAUHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUAHUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHAUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAHUAHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUHAUA

      Nego só faz aqui pra não perder o emprego….logo denuncia a empresa ou se demite!!!

      3+

      • Joker 19 de julho de 2018 at 23:09

        Bem por aí.

        0

        • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 23:13

          Não é????? Eu mesmo nunca trabalhei 12 horas diárias na minha vida.

          0

          • Joker 19 de julho de 2018 at 23:23

            Eu já…

            0

            • Mente do Mal 20 de julho de 2018 at 00:32

              (2)
              E muito.

              0

    • MrCitan 20 de julho de 2018 at 00:11

      De uns meses pra cá muitos brasileiros tem embarcado pra o Japão, pois pelo visto a demanda por mão de obra por lá tá alta, ao ponto do cara que, se ele souber falar japones, vai poder escolher o emprego a dedo, emprego braçal, é claro.
      E o fluxo de brasileiro vai aumentar ainda mais, depois que o Governo do Japão liberou o visto de trabalho para o pessoal Yonsei (Bisneto de Japoneses), coisa que era proibida até o ano passado.
      Devido as merdas que vários dekabananas e demais nacionalidades (Filipinas, Peru, Vietnam, China) fizeram em tempos anteriores (calotes, briga de vizinhos, atropelamentos que chegavam a acabar em mortes, roubos e furtos, e até associação com gangues), a renovação de trabalho tem sido ANUAL. Ou seja, nada do pessoal mandar o tantonsha (chefe) tomar no toba, nem recusar de fazer hora extra pra ir no sambão da comunidade.
      Vai alguns anos de confiança para a renovação ser a cada DOIS ANOS, e até TRES ANOS, até que consiga dar entrada na
      Creio também que os locais que as empreiteiras então mandando esta brazileirada toda, seja uma espécie de “filtro” para que os fracos vazem dali.
      Exemplo disto é que MUITOS estão sendo mandados para cidades bem longe da capital (Izumo é um bom exemplo), aonde a badalação noturna é bem pouca.
      Para os que ficarem e se mostrarem a serem fortes, trabalhadores e andar na linha, bons programas assistencias para se criarem filhos e facilidades em financiar casas os aguardam.

      0

      • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 00:19

        Tradução:

        Japão Blindado contra trambiqueiros e espertos.
        Japão pra quem merece

        0

        • MrCitan 20 de julho de 2018 at 00:28

          Duvido muito que o Japão consiga se blindar totalmente dos trambiqueiros bananenses.
          Uma hora ou outra algum ou alguns dekabananas por lá vão fazer merda.
          A boa(?) notícia é que, graças aos impostos, taxas e carestia, os bons tempos que o pessoal ganhava bem a ponto de ESBANJAR em carros drifts JÁ ERA!
          Ou seja, a era de ouro dos ganhos estrastosféricos, que tinha nos anos 90 e começo do ano 2000, ACABOU.
          Quem quiser ficar lá e não passar por necessidades, que trabalhe e faça hora extra.

          0

          • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 00:36

            O problema não é o esperto gastar em bobagem……isso aí, fazendo a vista, é cada um que cuide da sua vida. A merda é o FDP meter um finame e voltar pro BR sem pagar…..aí é molecagem…tem que apanhar dos bōryokudan ( máfia).

            E não acho problemático o cara ir pra mudar de vida, ralar e ser feliz. Merda toda é o cara tentar levar na gaita os trambiques dele daqui pra lá…aí tem mais que se fuder mesmo.

            0

            • MrCitan 20 de julho de 2018 at 00:58

              Teve muitos que fizeram isto quando estourou a crise de 2008.
              A história é a seguinte: Quando estourou a crise de 2008, muito bananense ficou desempregado, e com isto muitos comércios e serviços voltados a eles faliram.
              Tem muito mini shopping em Hamamatsu que ficou abandonado.
              Com um monte de brasileirada sem emprego, e só vivendo de seguro desemprego (shakai hoken), o Governo japonês dava uma ajuda pra o pessoal se mandar dali, e só podendo voltar daqui a 5 anos.
              Muitos aceitaram, afinal, tinha até famílias que chegavam a depender da igreja pra comer.
              Só que também teve muitos que usaram da picaretagem.
              Faziam financiamento de um iPhone, ou um eletrônico caro qualquer, depois pegava a ajuda do Governo, e se mandava, deixado pra trás a dívida.
              O que teve de carro financiado largado no aeroporto, não foi brincadeira.
              Pessoal fazia estas vigarices de caso pensado, pois na época a banânia tava começando a virar “putência” com o Lula e a Dilma, e nego achava que não iria voltar pra lá nunca mais, e fazia estas merdas.
              Passaram anos, e vimos que a tal “putência” era só outro vôo de galinha.
              Hoje, pra voltar pra lá, o governo já vê se teu nome tá em alguma lista negra, e no aeroporto já emite a identidade com o rastreio total do sujeito.
              Para os bons, são bem vindos.
              Para os picaretas, se tiver merda pendente com a justiça, nem embarca. Ou se embarca, já chega lá pra ser preso.

              0

              • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:02

                HUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEE

                0

            • MrCitan 20 de julho de 2018 at 00:59

              Cadê os admin desta bagaça? Libera meu coment aí… 😀

              0

              • Barnabezinho 20 de julho de 2018 at 01:00

                hein? tem nada bloqueado não…

                1+

                • Barnabezinho 20 de julho de 2018 at 01:01

                  Achei!

                  0

                  • MrCitan 20 de julho de 2018 at 01:05

                    Valeu cara. Achava que você tava dormindo. 😀
                    By the way, tem palavra chave que bloqueia o comentário?

                    0

                    • Barnabezinho 20 de julho de 2018 at 01:18

                      Acho que foram as palavras transliteradas, não sei…

                      0

      • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 00:25

        Mas confesso ser engraçado ver que o povo bananense carrega na mala o modus vivendi daqui…….mandar o chefe tomar no toba…kkkkkkkkkkkkk…………….fazer

        Sambão???? Porra tá de sacanagem. MAS acho errado fazer o cabra trabalhar hora extra…….pergunta se os PMs daqui gostam de fazer adicional OBRIGATÓRIO….

        Gangue?? Yakusa?? ACABOU-SE!!!!!!!!!!!!!

        0

        • MrCitan 20 de julho de 2018 at 00:41

          Cara, ninguém tá obrigando o cara a fazer hora extra. Mas é como eu falei, vai ser o filtro pra ver se o maluco serve pra ficar mais um ano ali.
          Não quer fazer hora extra? Beleza. Mas aquela grana que ele deixou de fazer (hora normal + 25%) vai fazer uma bela falta pra o cara comprar a bobagem que ele sempre quis ter na banânia, ou até mesmo a comprar um carro ou ajudar a financiar uma casa.
          Sem contar que, pra continuar a trabalhar ali, quem a chefia vai querer?

          Na era pré 2008, nego largava o batente no horário, e já corria pra ir no sambão na churrascaria da comunidade, e até mesmo vejam só, ir participar de desfile de agremiação de samba da comunidade, incluindo aí merdas como a Gaviões.

          Modus vivendi daqui? Vixe, não sabe nem a metade.
          Nego até fazia altos trambiques, como por exemplo roubar sucata, ou até mesmo se jogar na frente dos carros.

          0

          • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 00:53

            Aí não rola mesmo…..fazer 171 na terra dos outros…

            0

          • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:28

            Inacreditável… >.<

            Bananenses fazendo bananices everywhere…

            0

            • Portuga 20 de julho de 2018 at 05:31

              Já ouvi falar de placas, no Japão, que estão escritas em duas línguas: Japonês e Português. Para que os bananenses parem de dar a desculpa de que “não sabiam” que estavam fazendo coisa errada

              0

              • Portuga 20 de julho de 2018 at 05:34

                E parece ser verdade!
                ‘http://1.bp.blogspot.com/-pMeX1VhE4XI/UV-C1zj5gfI/AAAAAAAABw0/VjyqydiQz4c/s1600/IMG_0300%5B1%5D.JPG

                ‘http://www.meujapao.com/wp-content/uploads/blog2010/5996-1.jpg

                ‘http://2.bp.blogspot.com/-k7c6FZLrjeI/UV-Cs76HjRI/AAAAAAAABw0/KPBl8WS97cg/s1600/IMG_0301%5B1%5D.JPG

                0

                • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:42

                  Que papelão…

                  Era de se esperarem placas em Inglês (para estrangeiros em geral), mas em Português? #PQP

                  0

  • Axio 19 de julho de 2018 at 16:16
    • Axio 19 de julho de 2018 at 16:19

      “A empresa oferece diversos tratamentos, desde banho de verniz com mamão papaia, hidratação de volume à base de óleo de coco, buriti e macadâmia. Também há nutrição com aveia e mel, reconstrução da pelagem com morango silvestre”

      1+

  • Viking 19 de julho de 2018 at 16:19

    Servidores públicos estão cada vez mais endividados
    Saldo das operações de crédito consignado de funcionários de União, estados e municípios alcança R$ 180 bilhões, montante quase 10 vezes maior do que o contratado por trabalhadores da iniciativa privada
    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/07/19/internas_economia,695866/servidores-publicos-estao-cada-vez-mais-endividados.shtml

    2+

    • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 17:59

      me exclua fora desta.

      3+

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:03

        Vc é Zelite!!!

        2+

        • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 18:06

          não sou é maluco, mesmo!!!

          4+

          • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 04:58

            “? Se todos fossem iguais a você… ?”

            0

    • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:07

      O que é que colocaram na água desse povo?!

      0

      • Portuga 20 de julho de 2018 at 05:10

        É inacreditável a capacidade de fazer burrice!
        Salário fixo, emprego estável…

        E como explicar pra essa gente que o governo aumentar a dívida pública é um problema? Ninguém consegue perceber nem quando é na própria casa…

        0

        • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:17

          Aqui, é o seguinte: a velha guarda (às vezes, com salário no teto) é a que mais pega consignado. Não raro, referem-se aos reajustes salariais como “aumento de margem consignável”.

          Dos mais novos, tem de tudo. Muitos se enforcaram com financiamento imobiliário. Alguns, vão pro consignado. E tem uns gatos pingados que guardam.

          0

          • Portuga 20 de julho de 2018 at 05:21

            Ou seja:
            Barna foi promovido a “gato pingado”
            😉

            1+

            • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:24

              Hehe, só vocês mesmo, para fazerem-me rir nesse hospício.

              0

              • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:25

                0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 16:30

    Libera geral que resolve Tutto…

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/07/19/apos-acao-da-gcm-usuarios-fazem-barricada-e-atacam-motoristas-na-cracolandia.htm

    Pütz, tem até ONG craco resiste… vai ver de aonde vem $$$ pra saphorrai!,,

    2+

  • Pajé 19 de julho de 2018 at 16:39

    Oliver Stone é o típico esquerdista de Hollywood, que consegue ser manipulado até por indivíduo primitivo como Nicolás Maduro, através de seu embaixador Maximilien Arveláiz:

    “Enquanto viveu nos Estados Unidos, no comando da Embaixada da Venezuela, Arveláiz combinou a diplomacia com a propaganda anti-Estados Unidos. Associou-se ao cineasta americano Oliver Stone e passou a patrocinar alguns de seus filmes.
    Arveláiz aparece como produtor-executivo de ‘Snowden’, que conta a história do ex-prestador da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), que roubou uma série de arquivos sigilosos do órgão e os divulgou por meio da imprensa.
    Como produtor-executivo, coube a Arveláiz os 40 milhões de dólares para a realização das filmagens, cujas receitas de bilheteria ficaram abaixo do orçamento. ‘Snowden’ amargou um prejuízo de 2,7 milhões de dólares”.

    Fonte: livro “Hugo Chávez, o espectro”, de Leonardo Coutinho.

    0

    • big bolhudo 19 de julho de 2018 at 16:44

      Um manipulado muito bem remunerado!

      2+

      • Pajé 19 de julho de 2018 at 16:48

        There’s no business like show business.

        1+

        • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:41

          Uma verdadeira mina de ouro!!!!!!

          0

  • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 16:49

    Viking
    e se tiver uma carteira diversificada, isso vai influenciar muito pouco no risco total da carteira

    Na verdade não. Se sua posição em renda variável pulou de 20% pra 40%, Seu risco em RV subiu 100%, independente da métrica de risco utilizada.

    Existem 2 tipos de riscos:

    1. Risco Idiossincrático: É o risco daquele ativo em específico

    2. Risco Sistêmico: É o risco daquele mercado em particular como um todo.

    O rebalanceamento serve pra te mitigar do risco sistêmico.

    2+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 16:52

      In riscos we we trust!!

      Não como riscos!!!

      1+

    • Viking 19 de julho de 2018 at 16:54

      entendi seu ponto de vista. mas ainda acho desnecessário fazer esse rebalanceamento do jeito que vc falou.
      usando seu exemplo dos 25k, nos proximos meses pode simplesmente sumir essa distorcao, já que o mercado não é constante.

      1+

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 17:05

        Exato!

        Ela pode sumir e vc ficar como estava

        OU

        Ela pode sumir e vc lucrar com isso

        Qual é melhor?

        1+

        • Viking 19 de julho de 2018 at 17:07

          mas é essa justamente a pergunta?
          é lucrativo realmente fazer isso?
          pelo que eu sei até agora, e pelo que li no texto que postaram ali do boglehead, a diferença é minima, quando tem

          0

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 17:10

            Sim é, e muito.

            Uns 5 anos atrás eu fiz uma simulação usando combinações de LFT x IBOV x Dólar x OZ1D, e deu uma diferença enorme entre balancear ou não. Vou ver se acho as planilhas.

            1+

          • Axio 19 de julho de 2018 at 17:17

            Geralmente sacrifica-se parte do lucro idealizado para mitigar o risco de queda de um dos ativos. Só que o lucro idealizado assume que tu vai acertar o timing, algo que +90% dos gestores profissionais não consegue. Evitar o risco de ruir é prioridade, lucro é secundário. Faça simulações de backtesting no portfolio vizualiser, mas lembre o passado não se repete da mesma maneira.

            0

            • Axio 19 de julho de 2018 at 17:50

              Viking sugiro que teste cenários diversos via backtest com e sem rebalanceamento, tu vai ver o lado bom e ruim de realocar.
              ‘https://www.portfoliovisualizer.com/backtest-asset-class-allocation

              Agora para não se limitar ao historical returns recorra a simulações de Monte Carlo
              ‘https://www.portfoliovisualizer.com/monte-carlo-simulation

              ‘https://medium.com/@mikeharrisNY/fooled-by-monte-carlo-simulation-eee0b312e489

              Sempre lembrando
              “Major Axiom 5 :- On Patterns – The Emperor Axiom
              Chaos is not dangerous until it begins to look orderly.

              Do not look for order where order does not exist. Do not overlook the large role chance takes in any speculation. Study information in whatever speculative medium to improve chances and take your best shot. Stay light on your feet ready to jump this way or that. You are dealing with chaos, as long as you are alert to that fact you can keep yourself from getting hurt.

              Minor Axiom V
              Beware the historians trap.
              The Historian’s trap is a particular kind of orderly illusion. It is based on the age-old but entirely unwarranted belief that history repeats itself. People who hold this belief – which is to say perhaps ninety-nine out of every hundred people on earth – believe as a corollary proposition that the orderly repetition of history allows for accurate forecasting in certain situations…. Don’t fall into this trap. It is true that history repeats itself sometimes, but most often it doesn’t, and in any case it never does so in a reliable enough way that you can prudently bet money on it.

              Minor Axiom Vl
              Beware the Chartist’s illusion.

              Minor Axiom Vll
              Beware the correlation and causality delusions.

              Minor Axiom Vlll
              Beware the Gambler’s Fallacy. ( This is my lucky day.) “

              0

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 17:19

            Só pra esclarecer, gestão de riscos não é sobre maximizar lucros e sim sobre minimizar perdas.

            Vender um ativo que você tem sérios indícios que vai cair significa minimizar perdas.

            2+

        • Axio 19 de julho de 2018 at 17:07

          Ela pode inverter tbm. Lidar com mercado subindo e voltando a média é sussa. Lidar com ele caindo é bem mais punk.

          1+

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 17:12

            Exato. Se livrar de renda fixa e entrar em RV justamente quando ela está caindo é a parte difícil!

            1+

            • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:54

              Parem de tentar acertar o olho do cu da mosca xooovens… só o fato de fazerem poupança e pensar como investir já os torna diferentes de 99% da manada bananoide!!!

              1+

              • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:57

                Ahhh… em 2007 cismei dom pbr4 e vendi tutto … ações, fgts Petrobras e ate a gasolina que tinha no tanque!!! Não confiava na Adm PeTeca e na maledeta capitalização que seria uma forca junto com conteúdo nacional e obrigação da Petrobras de operar tutto!!!

                Claro que não previ a queda global em 2008 mas… foimsupimpa!!! Vendi por $37, peguei uma grana dos lucros e fui de honey moon com mrs Hidden pro Hawaii !!! Timing… pode ser, acho que mais Morris Albert, feeling!!! Hehehe

                1+

                • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:57

                  Ahhh na época eu era consultor na Petrobras em compras… aquilo exalava enxofre!!,

                  Vade retro !!!

                  2+

  • BolhaPOA 19 de julho de 2018 at 16:51

    Daycoval dando 100% de CDI em LCI? Confere?

    0

    • Rouxinol 19 de julho de 2018 at 17:05

      Confere, tenho uma LCA com eles nesse parâmetro.

      0

    • Abestado abc 19 de julho de 2018 at 17:35

      Positivo !
      Tenho um cascalho lá com eles. Nunca tive problemas !

      0

    • Libertario 20 de julho de 2018 at 01:50

      Atenção aos dados do banco data.
      Andaram aumentando bastante o endividamento se não me engano.

      0

      • Libertario 20 de julho de 2018 at 01:54

        Mas também tenho um bom troco por lá.

        0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 16:53

    Pra espairecer… o Barão Negro de Bananistao, dono de 1000escravos!!!

    Hiddenzinho tb é cultura inútil = http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1215291806_ARQUIVO_TEXTOREFEITOANPUH.pdf

    0

  • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 17:01

    AO VIVO

    Uma tarde luminosa!

    0

  • Delatorre Ag. de Turismo 19 de julho de 2018 at 17:04

    Oferta para Muquiranas !!! 🙂
    Curitiba x Cidade do Cabo (África do Sul)
    por R$ 1.749,00 reais !!!
    ?
    Bom demais.
    Cotações em [email protected]

    5+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:33

      Olha a treta aí… inflação de fakebook não phooode Pandeiroviski!!!

      Curitiba x Cidade do Cabo (África do Sul) por R$ 1.800,00. Escreva já para mais info

      0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:40

    Pra vcs curtirem um pouco das montanhas do Sul do Esp.Santo!!!

    Serenata Italiana em Venda Nova do Imigrante, terra da minha mama e de uma talianada porreta = https://m.youtube.com/watch?v=d8aKNYV-mgA

    … tô indo amanhã pra tomar todas e rever a parentada!!! Ai vcs se animam a viajar e comprar com Pandeiro!!! Hehehe

    1+

    • Selíaco 19 de julho de 2018 at 17:47

      apesar de morar no estado ainda não conheço essa região. Alguma dica?

      0

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 17:51

        Mora em Vitória?

        0

        • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 17:58

          tá cara a estadia por lá… eu vou acabar indo em Guarapari mesmo…kkk…

          2+

        • Selíaco 19 de julho de 2018 at 17:59

          norte do estado

          0

          • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:01

            Ai fica mais longe … mas estive a uns meses no sul da BA, prado e alcobaca que não conhecia !!! Gostei… Praia típica

            0

            • Selíaco 19 de julho de 2018 at 18:02

              recomendo ir à costa dourada. fica na divisa entre Ba e Es.

              0

              • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:04

                Itaunas? Fui a uns 30anos… nem tinha ponte!!! Heheh

                0

        • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:00

          Nessa época tem muito coisa nas montanhas… Domingos Martins tem festival de Inverno, Santa Teresa muita festa e Venda Nova idem como essa do vídeo !!! Ahh alugo quartos Barna… hehehe

          0

          • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:01

            Tem São Mateus e Itaunas por aí!!! E lagoa juparana em linhares que não conheço bem!!! No interior conheço pouco, mais litoral

            0

            • Selíaco 19 de julho de 2018 at 18:03

              tá rolando festival de forró em itaúnas

              0

              • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:05

                Quero não painho !!! Hehehe

                0

                • Selíaco 19 de julho de 2018 at 18:08

                  só vou durante o verão

                  0

              • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 18:07

                Itaínas é lonjão… kkk!

                0

                • Selíaco 19 de julho de 2018 at 18:08

                  barna, vale a pena

                  0

                  • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 18:16

                    acho que vou a Guarapari e dar uma visitada em domingos martins… Itaúnas, só quando eu for a Baêa, mesmo!!!

                    0

                    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 21:54

                      Gosta de mato… Alfredo Chaves!!, perto de GuaraParix, de Dom Martins de Venda Nova e barato…

                      Quer barato… fica em Castelo, 40kms das montanhas… uma bhosta, nasci lá!!! Hehehe

                      1+

    • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:39

      BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMM!!!!!!!!!!!!

      0

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:03

    Mas are Vitória coisa de 2/3 horas … vale ir as praias ao norte da capital e Vila Velha são lindas!!! Comida boa e muita muie se vc tá “Papudao” !!,

    1+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 18:06

      Aproveite o ES é mais que Tutto um santo Estado de espírito!!

      1+

  • Banco Data 19 de julho de 2018 at 18:46

    Pobre Paulista
    Axio
    Viking
    Hidden (aquele)

    Sobre o rebalanceamento de carteira:

    Acho que existe uma percepção de que o rebalanceamento é tipo zerar a posição em um determinado ativo porque ele se valorizou. Na verdade, não é isso.

    Vou citar um exemplo prático com a ação KROT3 e tendo um limite estático (e não percentual), para simplificar o exemplo:

    Momento 1: Comprou 10 lotes (1000 ações) a R$ 15 (R$ 15.000,00 no total) e definiu que o limite de oscilação do valor desse ativo na carteira é entre 13,50 e 16,50 mil. Abaixo de 13,50, torna-se elegível para novas compras. Acima de 16,50, torna-se elegível para novas vendas.

    Momento 2: O valor da ação chegou a R$ 17. Agora terei R$ 17.000,00 em ações KROT3, extrapolando o limite de R$ 16.500,00 que defini no momento 1. Logo, tenho que vender 1 lote (R$ 1650,00) para reenquadrar o ativo dentro do meu intervalo de valor total, que é entre 13500 e 16500. Se tenho 16500 e vendo 1650 (1 lote padrão), volto para R$ 14.850,00 em KROT3, ou seja, reequilibrei minha exposição a esse ativo embolsando um lucro.

    Momento 3: Acontece uma merda muito grande e todo o IBOV cai. A ação vai a R$ 9. Se eu não tivesse rebalanceado, hoje teria uma perda de R$ 6 mil. Como rebalanceei, minha perda foi de 4350. Ou seja, perdi 27,5% a menos. Posso usar essa diferença agora para comprar mais ações KROT3, que se desenquadrou no meu intervalo de preço (está abaixo de 13,50).

    No final do momento 3, terei maior número de ações KROT3 do que tinha no momento 1, apesar do meu patrimônio ter se reduzido com a queda do valor.

    Caso não rebalanceasse, eu teria o patrimônio reduzido e o mesmo número de ações que tinha no momento 1, ou seja, não teria tirado nenhum proveito do momento de alta.

    Rebalanceando, eu consigo realizar um valor na alta e, depois, na baixa, utilizo esse valor realizado para aumentar o poder de compra e aumentar a exposição ao ativo. Quando vier uma alta, terei maior número de ações do que tinha no começo e o processo se reinicia.

    Óbvio que isso também reduz o ganho na alta, mas é o preço que se paga para reduzir o risco, já que ninguém é capaz de acertar timing de mercado.

    É justamente para isso que serve o rebalanceamento e a alocação por classe de ativo, para “mecanizar” o processo e priorizar a disciplina sobre essa mania que muitos investidores tem de querer achar o “timing” perfeito para comprar e vender. Isso de timing não funciona.

    5+

    • Banco Data 19 de julho de 2018 at 18:48

      Agora vi que troquei alguns números na hora de fazer a conta, misturei a cotação com o limite. Mas acho que dá para entender a ideia mesmo assim.

      0

    • Axio 19 de julho de 2018 at 18:54

      Isso ai.
      “Isso de timing não funciona.” Concordo.
      Pode até acontecer, mas é Fortuna (divindade Romana) ou Feeling (ala Hidden).

      1+

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 22:00

        O Diabo não é o que é por ser isso é aquilo, apenas por ser Velho!!! Hehe

        Meu passado de auditor e contador me condena, sinto cheiro de bhosta de longe!!! Minha maxima: segurança, liquidez e rentabilidade não andam juntas!!!

        Quanto mais rentabilidade menAs % na carteira Hiddenzinho!!! 100anos a 100 … saphorra de 10 a 1000 ou 1000 a dez tô fora!!!

        2+

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 19:02

      Tópico

      0

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 19:03

        You are fake news sir

        0

        • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 19:08

          PP fake

          0

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 19:03

      Tópico!

      0

    • Banco Data 19 de julho de 2018 at 19:15

      (TEXTO COM NÚMEROS CORRIGIDOS – NO ORIGINAL FUI MUDAR OS NÚMEROS PARA O EXEMPLO FICAR MAIS DIDÁTICO E ME ENROLEI)

      Sobre o rebalanceamento de carteira:

      Acho que existe uma percepção de que o rebalanceamento é tipo zerar a posição em um determinado ativo porque ele se valorizou. Na verdade, não é isso.

      Vou citar um exemplo prático com a ação KROT3 e tendo um limite estático (e não percentual), para simplificar o exemplo:

      Momento 1: Comprou 10 lotes (1000 ações) a R$ 15 (R$ 15.000,00 no total) e definiu que o limite de oscilação do valor desse ativo na carteira é entre 13,50 e 16,50. Abaixo de 13,50, torna-se elegível para novas compras. Acima de 16,50, torna-se elegível para novas vendas.

      Momento 2: O valor da ação chegou a R$ 17. Agora terei R$ 17.000,00 em ações KROT3, extrapolando o limite de R$ 16.500,00 que defini no momento 1. Logo, tenho que vender 1 lote (R$ 1700,00) para reenquadrar o ativo dentro do meu intervalo de valor total, que é entre 13500 e 16500. Se tenho 17000 e vendo 1700 (1 lote padrão), volto para R$ 15.300,00 em KROT3, ou seja, reequilibrei minha exposição a esse ativo embolsando um lucro.

      Momento 3: Acontece uma merda muito grande e todo o IBOV cai. A ação vai a R$ 9. Se eu não tivesse rebalanceado, hoje teria uma perda de R$ 6 mil. Como rebalanceei, minha perda foi de 4300. Ou seja, perdi 28% a menos. Posso usar essa diferença agora para comprar mais ações KROT3, que se desenquadrou no meu intervalo de preço (está abaixo de 13,50).

      3+

      • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 19:51

        tá certinho agora?

        0

        • Banco Data 19 de julho de 2018 at 21:50

          Conferi, agora tá completo sim. Se quiserem posso detalhar mais.

          0

          • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 22:15

            detalha mais um pouco, eu concluo o tópico.

            0

      • Libertario 20 de julho de 2018 at 01:48

        O problema ocorre se o momento 3 vem antes do 2.

        1+

    • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 21:56

      Tá bonito mas complicado.. sou contador tutto simples!! Débito = trabalho, crédito = volley de Praia!!!

      Uma vez por ano faço uma análise dos % e reviso, mudo!!! Se sentir cheiro de bhosta mudo JÁ!!!

      2+

      • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 22:01

        Mais gostei do “método” … melhor um que nenhum!!!

        Como dizia minha mama: pense, ouça e decida!!! De noite quando colocar a cabeça no travesseiro será Deus e você apenas!!!

        Segue o fluxo…

        1+

  • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 19:11

    AO VIVO

    TODOS contra Bolsonaro!

    0

    • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 20:17

      Demorou até. Agora os engenheiros de sistemas podem ter a honra de serem responsabilizados criminalmente pelos seus bugs.

      2+

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 20:17

        Ainda bem que sou engenheiro mecânico.

        0

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 20:21

        *a hora de SER

        Cadê o Grammar Nazi?

        1+

        • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 20:23

          *a HONRA de ser

          0

          • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 20:37

            As Àrvere semo nozes

            0

        • Dirk 19 de julho de 2018 at 20:31

          A flexão é facultativa nesse caso. Não estava errado.

          1+

          • Dirk 19 de julho de 2018 at 20:38

            agora eu fiquei em dúvida, na verdade

            1+

            • Dirk 19 de julho de 2018 at 20:40

              apaga tudo que eu confundi os casos, aparentemente

              1+

              • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 20:49

                Nós dois não sabe concordância

                4+

                • Ardêncio 19 de julho de 2018 at 21:56

                  Está certo, salvo engano =p

                  0

      • MrCitan 20 de julho de 2018 at 01:14

        Cara, sei de fonte fidedigna que fazem gambiarra em código de PRODUÇÃO de uma grande empresa de telefonia.
        Ali, coisas metidas como CMMI não tem vez.

        1+

        • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:15

          HUUUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEE

          Povo acha que burocracia e nome bonito dá conta dos problemas….

          0

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 22:04

      SE FUDERAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      1+

    • Bruno L 19 de julho de 2018 at 22:40

      “Art. 5º O engenheiro de software integrará o grupo ou categoria Engenharia, modalidade Eletricista.”….

      0

      • Pobre Paulista 19 de julho de 2018 at 22:50

        É um avanço, dado que os engenheiros mecatrônicos são, na verdade, engenheiros mecânicos “com restrição”.

        0

        • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:37

          O problema é que o povo que só trabalha com computador está amarrado….vai dar RUIM!!!!!!!!!!

          0

  • Palmeirense Bolhudo 19 de julho de 2018 at 20:39

    Aumento da oferta de imóveis no Rio Grande do Sul derruba preços e favorece compradores

    Em Porto Alegre, por exemplo, são mais de 14 mil imóveis para negócio. Porém, a procura ainda é bem menor do que a oferta.

    “Hoje temos uma produção muito grande que precisa ser, digamos desovada. Então é isso que está ocorrendo. Ela vai ser desovada? Vai, ao longo do tempo vai ser desovada”, destaca o presidente do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi-RS), Moacyr Schukster.

    https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/aumenta-a-oferta-de-imoveis-no-rio-grande-do-sul-derruba-precos-e-favorece-compradores.ghtml

    1+

    • Barnabezinho 19 de julho de 2018 at 20:45

      desovada

      cadáveres
      lixo
      resto
      coisa inútil

      6+

      • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:10

        HUUUUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEE

        2+

  • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 21:08

    AO VIVO

    Delegado Federal Gastao Schefer: O Brasil que Queremos Por Alcione Giacomitti

    0

  • bolha buritis 19 de julho de 2018 at 22:07

    AO VIVO

    Ciro, rejeitado pelo “centrão” vira petista e defende Lula livre

    1+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 22:53

      HUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAA

      Ainda acho que vai ser Ciro X BOlsonaro……..mas o zé ruela não colabora….

      1+

      • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 22:55

        Vai ser ele ou picolé de chuchu
        Os grupos acabaram de se dividir mais pra brigar pelo 2o lugar

        3+

        • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 23:00

          Se for Alckmin nem vai ter graça….será humilhado…..agora se for Ciro…a coisa esquentará…

          2+

  • Hidden (aquele) 19 de julho de 2018 at 22:38
    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 22:51

      Assassino porra nenhuma….assassino é meu conhecido que é PM e tem 100 homicídios nas costas e ainda não foi pro banco dos reus….

      Esse aí é um BOSTA psicopata, mas bosta…………..e mais bosta ainda era quem sabendo das condições se sjueitava.

      3+

  • Ugo 19 de julho de 2018 at 23:01

    Boa noite!

    De olho em 2018, Alckmin estreita relação com MST
    “https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1728026-de-olho-em-2018-alckmin-estreita-relacao-com-mst.shtml

    2+

    • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 23:04

      HAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUHA

      Menos aí uns 3 pontos percentuais numa eventual subida…pior que esse safado terá 6 minutos de tempo de propaganda…

      2+

    • Colmeia 19 de julho de 2018 at 23:09

      Uia ! E mais essa aqui, pra voltar a teta pros sindicatos em troca de apoio :

      “Com o avanço das negociações para apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) … Entre os pedidos, está a discussão de uma proposta de financiamento alternativo das centrais trabalhistas, após o fim da cobrança obrigatória do imposto sindical.”

      -https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/centrao-quer-compromisso-de-alckmin-a-favor-de-financiamento-sindical.shtml

      2+

      • Banco Data 19 de julho de 2018 at 23:12

        Ué, mas sindicalista apoiando o PSDB golpista? Pode isso, Arnaldo?

        3+

        • trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 23:13

          HUUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEE

          1+

        • Final Countdown 19 de julho de 2018 at 23:43

          Maluco
          Eles estão perdidinhos atrás da segunda colocação

          1+

          • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 00:08

            VAI DAR RUIM!!!!!!!!!!!!!

            1+

        • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 04:46

          Mas o que é isso?! O.O

          O PSDB num era o partido dazelites?

          (Continua, tá ficando bonito, hehe.)

          1+

  • Pé Vermelho 20 de julho de 2018 at 00:43

    Comentário onde só faltou chamar a mae de santa,
    vtnc
    “Me espanta ainda mais as medidas tomadas. O Estatuto diz que é dever de todos o cuidado com criança e adolescente, família, sociedade e estado. Os vizinhos ligaram para a polícia,mas não foram a casa oferecer solidariedade e ajuda a família, há algo de errado nos laços comunitários, o poder público por sua vez oferece o que é obrigatório como os CMEIS para ambas as crianças que estavam na casa.
    Me pergunto como mãe vai fazer tudo sozinha,inclusive trabalhar. Não vi nenhum palavra sobre o pai das crianças por exemplo. E o final da matéria acaba com a mae indo presa. Desculpe, mas ações como essa sem analisar todos os direitos que estão sendo deixados de ser atendidos, só colaboram pra tirar a obrigatoriedade do poder público em responder prioritariamente a área da criança e adolescente como prevê a lei e penaliza apenas a mãe. Como dizem “algo de errado nao está certo nessa historia”.”

    http://www.diaadiaarapongas.com.br/noticias/1-arapongas/9634-mulher-e-detida-apos-deixar-filhos-de-3-e-7-anos-sozinhos-em-casa

    1+

    • trouxa bananense 20 de julho de 2018 at 01:35

      Mas que beleza heim…

      1+

  • Portuga 20 de julho de 2018 at 04:23

    Bom dia!

    0

    • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 04:43

      Bom dia!

      0

  • Portuga 20 de julho de 2018 at 04:31

    Continuando a conversa, em que a Anna, o Trouxa e o Citan deram ótimos contributos mais acima, acho que o Trouxa foi ao cerne da questão:

    trouxa bananense 19 de julho de 2018 at 21:50
    “Foi que falei. Lá pra quem vive na bosta aqui é o paraíso. Terá comida barata e serviços decentes sem ser enrabado pra pagar. Terá consumo melhor que aqui. E ACABOU.

    Rico manda em qualquer lugar, é indiferente.

    Classe média e média alta é que a porca torce o rabo.

    Empregada?? NOPE…..Diarista??? NOPE….Motorista Particular???? NOPE ( Eu subloco o da minha síndica, pago uma gorjeta pra ele vistoriar meu carro no DETRAN)…..Cozinheira???? NOPE……Piscina no condomínio??? ESQUECE……..porteiro??? NOPE…………..”

    2+

    • Portuga 20 de julho de 2018 at 04:57

      Classe média / média alta RODA BONITO se está acostumado com essas benesses aí citadas. E não só em Portugal, mas quase em qualquer país decente mundo a fora (Europa, EUA, Austrália).

      Pra quem está acostumado a viver sem todos esses luxos no BR, Portugal é um ótimo país para se viver. MAS para se viver no limite financeiro.

      Aqueles que leram o primeiro post sobre o assunto, lá no início dos Muquiranas, já sabem a dificuldade que é arrumar um emprego e que se leva algum tempo até conseguir um salário melhor. Em paralelo, é também difícil e caro alugar uma moradia.

      Assim, para quem é classe média no BR, viver em Portugal tem duas características muito peculiares:

      – NÃO SERVE PARA ACUMULAR DINHEIRO. Que isso fique muito claro!
      – NÃO SERVE PARA VIVER COM LUXOS típicos do BR.

      Quando planejei me mudar pra cá eu sabia que seria assim. Mesmo assim, eu precisava vir, por dois motivos principais:

      – A Sra. Portuga obter a cidadania Portuguesa (o que facilitaria – e muito – nossa mudança para qualquer outro país da Europa);

      – A facilidade de se estabelecer aqui (custo de vida relativamente baixo) e a maior probabilidade de conseguir um emprego em algum outro país que pague melhores salários (Inglaterra ou Alemanha, por exemplo).

      Além disso, aproveitei para conhecer o país e perceber que é mesmo um ótimo lugar para se viver uma aposentadoria.

      7+

      • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:00

        ?

        2+

      • Floyd 20 de julho de 2018 at 06:53

        Seu Portuga, vc é o cara, manja mesmo das coisas.

        1+

  • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:10

    Argentina! Argentina!

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/07/19/internas_economia,696079/21-dos-brasileiros-querem-moedas-com-valor-superior-a-r-1.shtml

    Não teve um rapaz que sonhou com “moedas de cinco reais”? Acho que foi no antigo BoB isso…

    -https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/04/25/internas_economia,676126/real-e-a-terceira-moeda-que-mais-perdeu-valor-em-abril-mostra-levanta.shtml

    2+

  • Mineirausfall 20 de julho de 2018 at 05:50

    Time to go… See ya!

    1+

    • Floyd 20 de julho de 2018 at 06:55

      Have a nice day!

      0

  • Floyd 20 de julho de 2018 at 07:05

    Acordei meia hora antes do despertador, tenho que começar a trabalhar cedo.
    Enfim, a todos um bom dia! O.o

    3+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.