Pagando 20 de novembro de 2024 at 10:28

Sobre o evento de ontem
A palavra que definiu o evento foi pragmatismo.

Empresas que estão falando de propósito, como se ainda estivéssemos em 2018, chamando o time de família, montando equipes muito mistas (diversas) e com pensamentos de que se fomentar a competitividade entre as pessoas não é legal, é tóxico e tal, vão acabar ficando pelo caminho.

Família você não escolhe. Time você forma… e demite quando precisa. A pessoa leal, mas sem resultado, uma hora será carregada e será um peso na “família”.
Alguns presentes perceberam que estão caindo em contos da sereia da diversidade. O silêncio nessa hora foi ensurdecedor.

*Alta performance: o acordo da Olímpiada é que as pessoas vão treinar por 4 anos e vão competir para que vençam os melhores e não que eles vão pegar as medalhas de ouro, prata e bronze e vão dar para os últimos para que eles não fiquem tristes. O mais forte é o balizador do mais fraco e não o contrário. O mais fraco é que precisa treinar mais.

****

Bom dia!

Peguei esse post da Pagando! Eu estava esperando saber o que diabos ia ser a pauta do pessoal naquele encontro de mindbrainblowstorming chic que ela participou na firrrma dela. Eu pessoalmente já sabia que seria algo do tipo “daqui pra frente tudo vai ser diferente” e tal. Porque sabia? Porque estamos prestes a presenciar grandes mudanças lá fora e aqui também.

Passamos os últimos quaro anos ainda enfiados nos problemas derivados da desgraçada pandemia e muito daquelas grandes estruturas criadas para sustentar a utopia do mundo sem trabalho e sem gente perambulando ainda permanecem ativas e dando trabalho, gerando problemas. Isso, ao que parece, está dando sinais claros de superação.

Empresas grandes estão se mexendo para cortar “benefícios” como o home office integral, ou as jornadas flexíveis diante do óbvio facto de que o trabalhador que pode fazer home office pode ser substituido por um bot ou por um cara interno da empresa apertando botõezinhos – nem todo mundo que está em casa realmente rende bem e nem todo trabalho consegue prescindir de gente presencial. Amazon, Oracle, IBM, Toyota já estão se remodelando para voltar à semana inglesa. Chicote no lombo, povo capinando.

Nesse trololó aí as grandes iniciativas ESG que foram bombadas nos ultimos anos geraram retornos péssimos para quem entrou de cheia neste negócio. O Tuiter é o protótipo do negócio que deslanchou com força após os grandes grupos ESG internos terem sido aniquilados ao vivo e em tempo real pelo dono da firma. Tuiter demitiu quase 30% da força de trabalho, zerou os setores e atividades ESG e o lucro e o valor efetivo da empresa aumentaram.

O fenômeno “BUD LIGHT” ainda é devastador, e na iniciativa privada a cobrança por resultados que desprezem as variáveis “emocionais” estão virando a regra novamente. Empresas encheram seus quadros de gente de cabelo pompom verde, genere indefinide e com 15 arrobas. Gastaram milhões adaptando banheiros para suas equipes gays poder fazer banheirão social sem incômodo. Torraram a paciencia dos consumidores de seus produtos com propagandas que os ofendiam e menosprezavam. Deu ruim.

Aqui na BNN estaos atrasados, e para piorar o gobierno local é sim um grande agente defensor da ESG (agora é DEI, aliás). Enquanto lá fora, nos EUA e Europa, há uma discussão consistente sobre o real valor dessa barafunda de inclusão no VALOR dos negócios nos últimos anos e uma vontade de voltar a atender o que o mercado procura, que são bons produtos, com preço decente e que sejam afeitos aos interesses dos consumidores, por aqui a ideologia é estatal e financiada com grana da ruaney.

Hoje mesmo tem parada dos LGTVHD4KDisneiplus+ no Hell. Entupida de grana estatal. A maioria do povo quer? não. A maioria concorda? SIM, desde que não seja com grana estatal, isso é antigo. A gente discorda mas os caras já pegaram a grana na nossa carteira pra bancar a paradinha dos chegados deles. Aqui as coisas rolam diferente, né.

Cansa, mas tá mudando. Devagar mas está e enquanto não começa por aqui a correria pra desfazer as maluquices ESG, apenas nos mantemos sorrindo e acenando. Sem fazer muita careta.

Bom dia!

6+
  • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:15

    Bom dia! Vou realmente ver depois esse negocio de como IA está mexendo de verdade no trabalho da gente… anotado!

    1+

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:16

    First de domingo…

    0

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:18

    Estou vigiando para postar enquanto o domingo das crias não começa por aqui. Senti-me igual o vô Joaquim que diz que domingo só acorda cedo pessoa de bem…. 🤣🤣🤣🤣

    Povo da esquerda de cabelo roxo deve estar de ressaca ainda… De ontem….

    1+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:19

      Demorou mas saiu. Tentar fazer rolar mais cedo… eu só escrevo de manhã, criatividade pra ajustar as ideias não funciona à noite, não sei porque. Todo fim de semana eu acordo as 5h30 pra arrumar. As vezes eu preciso ler os topicos anteriores pra achar algo que ficou pra tras e puxar o tema, as vezes eu demoro demais pra achar uma foto, uma citação… affe. Vou melhorar 😀

      3+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:22

    só uma correção, foram OITENTA por cento, não trinta…

    1+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:25

      Não creio que seja 80%, o Elon Batista gosta de zuar dados pra fazer piada com os resultados. Peguei o numero mais conservador.

      1+

      • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:28

        o cara reduziu o custo de fazer tuneis de 1 BILHÃO para 10 milhões por milha…
        o cara manda a starship pro espaço a um custo de 10 milhões por lançamento, quando a boeing custa – no papel porque não voa – 2 BILHÕES por lançamento…

        ele não zoa, ele ESMAGA a concorrência e a ineficiência.

        0

        • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:32

          Isso é inovação na ponta, o cara gasta muito em pesquisa e testes pra conseguir realizar o processo com custo baixo. Achei curioso ontem, asistindo um doc sobre o programa Apollo, a insistencia do narrador em mencionar a enooooooooorme cadeia de fornecedores do programa e como isso era bom, minutos após a explicação de como o equiamento que a North american construiu incinerou três astronautas mesmo com as equipes conscientes dos defeitos e dos pontos críticos do projeto. O Elon Batista paga caro pra testar as ideias, na hora de executar ele já tem um plano limpo e parcialmente saneado.

          0

          • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:34

            sim, o investimento inicial é pesado, inovação custa caro, a propria industria farmaceutica segue esse mantra. Depois da pesquisa colhe-se os lucros com a manufatura enxuta.

            0

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:25

    Sobre o tópico…
    Minha experiência como gerente e líder de pessoas. O mimimi não cola no trabalho. Em especial na iniciativa privada. Quando você contrata alguém, paga diversos impostos e aceita o sujeito na sua empresa/chefia você quer que renda, que entregue alguma coisa que você não consegue fazer ou por falta de mãos, tempo ou de conhecimento.
    Exemplo, certa vez, contratei uma doméstica, carteira assinada e de segunda a sexta. Pagava por 44h, mas não exigia o sábado.
    Pela manhã era para cuidar das crianças. Café da manhã básico, dar banho, almoço e colégio.
    Parte da tarde, arrumar cozinha e dar um jeitinho na casa. Minha idéia era eu não precisar trabalhar em casa.
    Conclusão, comia muito, desperdiçava alimentos e material de limpeza em excesso e não fazia a limpeza e organização a contento.
    O que eu fiz? Mandei embora e coloquei as crianças integral no colégio.

    1+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:29

      Empregada doméstica hoje é um luxo inacessível. No máximo uma diarista quinzenal pra limpeza “grossa”. Eu cresci com minha mãe trabalhando de empregada. Sempre muito disciplinada, cuidadosa, mas justamente o trabalho enorme lhe custou boa parte da saúde. Hoje tu não contrata empregada mensalista impunemente. OU vão te avacalhar por conta do excesso de regalias legais e da displicência natural do bananense, OU vai ser tão caro que acaba sendo antajoso por em escola integral…

      2+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:25

    quase tenho vontade de voltar a assistir a F1 por conta desse piloto de extrema direita machiste mijóginu macho tóxico…
    mesma coisa tênis, quase volto a assistir pela vitória MORAL em todos os campos do espetacular djokovic.

    https://www.gbnews.com/sport/f1/max-verstappen-wins-fourth-f1-world-title-at-las-vegas-grand-prix-after-lando-norris-disappointment

    https://twitter.com/search?q=verstappen&src=typeahead_click

    0

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:30

    Fui…

    Volto no fim do dia.
    Cronograma da mãe de família domingo:
    1) Preparar o café da manhã;
    2) Banho nas crianças;
    3) Igreja;
    4) Almoço;
    5) Descanso;
    6) Passeio com as crias;
    7) Organizar a vida da semana:
    8) Ver domingo espetacular (Cabrini e Cia…)

    #PazdoSenhor #JesusMariaJosé
    Minhafamíliavossaé

    1+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:32

      Boa correria!

      0

    • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:32

      Boa Santa Missa pra vc, aqui já voltei, sempre revigorado pra mais uma semana na tentativa de ser um ser humano melhor.

      0

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:46

    só rindo do vovÔCHO mesmo… ontem ele tava ensandecido aqui, eu tava curtindo com a familia, aproveitando os louros desse gráfico aqui… 🙂

    Captura de ecrã

    0

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:50

    Se o Trumpnator fizer de cara isso, não vão restar duvidas de que serão 4 anos de um mundo acelerando rumo ao futuro.

    primeira ação de qualquer arrumação: colocar o lixo pra fora!

    0

    • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 08:59

      Parece que ele pisou na bola

      0

      • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:12

        Se manter essa linha vai cair na primeira reunião.

        Bom dia

        0

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:51

    Agora vou aproveitar a tarde com a mulher e a prole.

    “fui inté” 🙂 ;.) 🙂

    1+

  • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 08:54

    otimo texto para ver o cenário.
    como mencionado, existe uma rede e estrutura te parasitando e dificultando.

    -Evento do Sebrae discute a necessidade das empresas aderirem ao ESG. 4dias.
    -Finalista de Prêmio Sebrae apresenta case de educação no III ESG Fórum Salvador. 1semana
    – Missão leva empreendedores a Salvador para vivências sobre ESG…

    -ESG é crucial para o agro brasileiro.
    – Evento online debate o ESG e o futuro das práticas sustentáveis no Agronegócio – 5dias

    pqp.

    Aqui, é muito dificil fazer alguma coisa sem esbarrar em governo, Sebra-e, ou políticas públicas, prefeitura, mimimi… te perturbando

    0

    • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 09:05

      Mais uma coisa ruim importada com sucesso, que vai ficar ainda um bom tempo atrapalhando.
      As coisas boas? Aí é coisa de fascista.

      1+

  • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:20

    Bom dia.

    Curtindo uma linda praia hoje.

    Eu acho que os meus concorrentes deveriam adotar políticas ESG muito inclusivas.
    Certeza que ia sobrar mais mercado pra mim.
    Kkkk

    Vou dar sugestões:

    Proposta em papel timbrado rosa, com desenhos coloridos, afinal se o investimento é alto, tonar a apresentação mais alegre vai diminuir o impacto.

    Os técnicos deveriam de usar uniforme rosa também, pois gosto não se discute.

    As empresas deveriam colocar nos seus carros e nos carros dos técnicos desenhos como os da foto do tópico de hoje, ia ficar tão lindo.

    E sim, todos tem que adotar a escala 4×3 afinal finais de semana, incluindo a sexta feira, equipamentos não quebram. E se quebrarem como não tem ninguém trabalhando pode ficar Oi arado até segunda feira.

    1+

    • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:21

      Ops,

      Ficar parado até….

      0

    • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 09:47

      Falando em ESG, agradecer ao Lary Fynck da Blaquirock. Bilhonário inteligentão e o paladino dos etfs. Gente boa pra caramba segundo alguns. Até está preocupado com sua aposentadoria também.

      0

  • Intendente 24 de novembro de 2024 at 10:55

    Pragmatismo sempre.

    A empresa quer todos andando no mesmo passo, acreditando naquilo que é bom para a sobrevivência dela.

    Diversos mecanismos ajudam a dar coesão ao fator humano da empresa, como benefícios, remuneração variável, prêmios simbólicos, status do cargo, dentre outras ferramentas que podem ser aplicadas para manter todos na estratégia organizacional.

    É muito bonito ver um selo de GPTW (empresa boa para trabalhar) no linkedin, nossa. Entretanto, não pode ter bobo na história.

    Faça o que for necessário e viva a própria vida. A maior asneira que alguém pode fazer é achar-se importante na empresa. Retribua aquilo que lhe entregarem.

    0

  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)

    Dúvidas? Confira as Informações e Regras dos Comentários.

    Tags úteis - Negrito: < b> | Itálico: < i> | Citação: < blockquote>

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.