Anistia

Bom dia!

Como a enorme audiência deste blogue obscuro da internet bem sabe, me sinto muito mais à vontade falando do passado do que debatendo o futuro. É a minha arte. Aliás, eu gasto um bom tempo aqui elaborando teorias e análises, calçadas na mais prmitiva futurologia, com a absoluta certeza de que serão prontamente derrubadas ou questionadas pelos colegas. A ideia é exatamente essa e é assim que eu acho a coisa deve fluir.

***

E assim nós voltamos um bocado no tempo. Depois da morte do Manoel Fiel Filho e da comoção que a imprensa meteu junto do D. Evaristo Arns sobre a absurda e injusta humilhação com um cara comum – não é a mesma coisa do Rubens Paiva, que efetivamente era aparelho do PCB e ajudou gente da VPR em seus planos amaldiçoados – o governo do Geisel, que já havia começado meio enrolado, se enroscou num problema inteiramente novo.

Por um lado a ação de grupos terroristas nas capitais (atentados em SP, RJ, PE, BA, RS) conjugada com um perigoso – e totalmente desembestado – processo de interiorização da “guerrilha libertadora” exigiu uma ação intensa, e muito violenta do Governo. Médici não gastou tempo explicando o que ia fazer, e em três anos (1970-1973) o EB destruiu os focos de guerrilha interna e a gente descobriu quantos professores, medicos, engenheiros estavam metidos na loucura socialista.

O outro lado é exatamente este: havia muita gente contra o governo nas entranhas dele mesmo, e ao seu redor. Uma ditadura começa a se corromper quando o ‘inimigo natural’ deixa de ser visível e passa a ser o tal “agente oculto” à espreita e indissociado do restante da sociedade. Eu, PESSOALMENTE, considero este momento o ponto central da crise interna do regime militar.

Pois havia a necessidade de se combater a “ameaça interna” e o SNI não tinha meios para agir na ponta, nos focos de confronto e naqueles núcleos de propagação política conhecidos. Quando Médici precisou de gente pra caçar terroristas em SP o governo de lá já havia organizado um núcleo “sombra” dentro da Polícia Civil, mais um ajuntamento de gente de moral bastante duvidosa e interesses variados, e que vinham das FFAA, e das polícias. A Operação Bandeirantes era um “comando” que efetivamente caçava e matava/sequestrava/prendia gente ligada aos grupos marxistas conhecidos.

Fleury, o idealizador deste negócio (no Hell tivemos um pessoal parecido, a Scuderia Le Coq, mas o processo é totalmente diverso em tudo) queria basicamente “caçar comunistas” e fazer pontos na hierarquia do Estado. Só que esse pessoal era complicado, como todo mundo sabe perfeitamente. Quando o Governo cria o Destacamento de Operações e de Informações (DOI) e o Centro de Operações de Defesa Interna (CODI), a ideia era grosso modo matar gente, mesmo. Ninguém tinha dúvidas, em 1970, de que estávamos no meio de um processo de guerrilha interna perigoso, e fomentado externamente.

(gentileza notar que há um verbete “NEGACIONISMO DA DITADURA BRASILEIRA” na uiquipedia)

Grupos como o VAR-Palmares, VPR, ALN, o próprio Partidão e seus cupinchas efetivamente estavam comentendo crimes. JAMAIS creiam em quem diz ser inocentes todas as vítimas do DOI-CODI. Um pequeno exemplo, pra ilustrar o ânimo da época, e como foi possível o governo militar franquear poder a grupos de homicidas. Basicamente, os seus inimigos podiam ser literalmente qualquer um, como por exemplo uma menina novinha, pedagoga que morava numa casinha de subúrbio.

Ocorre que entrando em 1974 o govvern militar havia moído e destroçado a guerrilha. Só Deus sabe o que aconteceu, pro exemplo, lá no meio do mato no Araguaia, onde essa loucura coletiva levou gente pro mato tentando fazer Revolução Campesina a la Cuba. Os grupos terroristas estavam anulados e seus líderes presos, espancados ou devidamente mortos e desaparecidos. A ameaça objetiva havia sido controlada com enorme violência, e eficácia.

Mas os DOIs continuaram ativos. E ali começou a nascer um enorme e novo problema: A corrupção. Poder demais com gente duvidosa e com enorme liberdade no Brasil sempre gera confusão e crime. E dentro do governo novo – do Geisel, em 1975 – havia uma percepção de que a estrutura de combate ao terror deveria ser desmanchada em nome da “normalização” das relações do Estado com a sociedade. Era preciso desmobilizar os grupos “ocultos” e começar a atender o que vários setores da sociedade, já descontentes com o mau andamento do governo naquele tempo, pedia.

A morte do Manoel Fiel Filho não foi a mais importante ou a mais vistosa, mas foi o mote para que a esquerda, principalmente a ala católica ligada a Teologia da Libertação e os novíssimos movimentos operários-que-não-usam-black-tie, apoiados por uma imprensa que não, não era censurada como a galera tanto fala e reclama e chora o tempo todo iniciaram protestos públicos (não é novidade a Igreja – CNBB – agir politicamente contra o governo, quando é de seu interesse) contra a “repressão”.

Um dos focos era exatamente a necessidade de se reabilitar os terroristas presos – quem teve sorte acabou na Ilha Grande e ajudou a criar o Comando Vermelho – ou exilados (um exílio confortável, convenhamos) através de um projeto de anistia. Ocorre que a Anistia virou bandeira política e o próprio Geisel, sempre mal assessorado pel Golberi, entendeu que era preciso mais tempo ppara resolver todas as arestas enormes que haviam nesse meio.

Todo mundo anistiado? crime de sangue não entrava, não podia ser anistiado – terrorismo nunca recebeu anistia. Crime comum valia? roubo, furto? Gente que indiretamente se ferrou, conta? Pensão? vale? E os militares? todos? tudo? e a galera da OBAN, dos DOI? também conta? Porque se contar tem de identificar todo mundo… E quem já estava reabilitado, cumprido pena? todo mundo tentando ferrar o adversário enquanto buscava ajudar os amigos.

E toda a Mídia, artistas, Igreja, empresas, um inferno de gente se pôs a favor de um projeto de anistia “ampla” – que abrangesse todo mundo que cometeu crime ou não, mas que esteve ligado em algum processo político durante o Regime Militar; “Geral”, para afetar tanto gente comum quanto militares e políticos ou religiosos envolvidos; e “Irrestrita”, não cabendo isenção aos “crimes de sangue” e ao terrorismo, a tortura e a morte suspeita.

Figueiredo assume em 1979 com a anistia engatilhada, Geisel não conseguiu postergar exatamente por ter perdido tempo tentando por a ARENA para negociar, sem perceber que politicamente ninguém seria contra o projeto. E essa lentidão em agir criou um temor dentro do governo: O de que os militares ligados aos DOI pudessem ficar de fora do projeto e pior, ser processados futuramente – exatamente o que acabou acontcendo.

Muitos militares estavam descontentes, puctos com a aceitação tácita da anistia “irrestrita”. Os DOI sendo desmantelados não davam opção aos ex-membros destes grupos. E muitos já estavam enredados nos esquemas gloriosos da contravenção e do extermínio pago. Não desejavam ser anistiados para não ser identificados – e tambem acabar virando alvo da vingança dos esquerdistas que passaram por lá.

A Anistia é assinada pelo Figuieiredo. Ele não tinha o menor interesse em prorrogar esse enorme desgaste do Estado. Ele garantiu promover a Abertura política e cumpriu sua parte à risca. Assinou a Anistia, naquele esquema amplo e perigoso. MAS manteve a exclusão dos crimes de sangue, sequestro e roubo armado. Isso foi posteriormente “consertado” pela CF. Por isso, abro aspas, temos de conviver com o Daniel, ou a Anta e o Motorista do Mariguella por ai…

Esta anistia, “ampla, geral e irrestrita” permitiu a volta daquela galera sofrida e humilhada em Paris, Londres, Amsterdam, Madri… Mas, no entanto, foi desmontada pelo gobierno do PT logo em seu começo, quando resolveram “reescrever a Verdade” e violar a equidade de condições da Lei. Em tese a Lei poderia ser revogada, mas claro, não tem nenhum besta ali…

Precisaria explicar mais, mas isso fica pra outro dia. No entanto, deixo a dica:

O PT JAMAIS DARÁ ANISTIA A NINGUÉM.

Bom dia.

Publicado em
Matéria Anterior
Próxima Matéria

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
150 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
300esparta
300esparta
1 mês atrás

Bom dia!

Não li e nem lerei!

A Esquerda sempre foi e sempre será a regra:

“Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”.

Mesma coisa de sempre da URSS.

Esquerdista só aceita paulada na cabeça e ponto final.

PdQ
PdQ
Responder para  300esparta
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ao menoslei em homenagem ao nosso estoriador ex (?) psolista kkkk

300esparta
300esparta
1 mês atrás

Eu acredito muito mais numa nota de 3 reais escrita Dios és mayor! do que em papo de esquerdista ou um acordo com o Putin.

Com esse povo é só paulada, se demonstrar fraqueza eles montam em cima.

É igual quando eu negocio com turco, já sei como funciona o esquema.

Se o Trump me autoriza a negociar eu acabo com aquela guerra em 24h.

Pq se a guerra não acabar, Moscow acabaria. Só assim.

300esparta
300esparta
1 mês atrás

Outra coisa….

Trump no quesito “GUERRAS” está sendo uma decepção TOTAL!

E nem to falando de Ucrânia….

Se lembra do ultimato que ele deu pro HAMAS???? Então………..

Não aconteceu nada!

Vc acha que os brimo vão escutar ele na próxima????

E a Síria de-lhe caçando e matando cristão lá dentro…. CADE OS USA?? Nem pra jogar umas bomba ou botar ordem no cabeça de pano que já estava na lista de procurados por eles????

E depois a pataquada da Ucrania….

Vamos ver se ele melhora, senão os Chineses vão aproveitar a brecha e pegar Taiwan logo logo.

E um monte de outros conflitos acontecerão.

Por FRAQUEZA do Trump.

E repito, só no quesito “guerra” X Diplomacia. Nos outros ele está indo bem, até melhor que eu esperava.

Manco
Manco
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Vou fazer o advogado do diabo, Trump está sozinho

Antes ele ainda tinha o deep state com ele, ele próprio admitiu

Para mim eu só queria bitcoin, fim do aborto e tratoramento do tráfico, mas está bem tímido nisso. E no caso de Bitcoin, saldo negativo ainda, se revelou um shitconheiro

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
1 mês atrás

eu concordo que ele está sozinho

Mas mesmo sozinho ele tem um poder do cacete pra fazer tudo que eu falei.

Basta querer.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  300esparta
1 mês atrás

O h@mas pelo que vi soltou/soltaria todos os americanos
A ver se eles saindo o aperto nos fdp continua pelo US

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Nem dois meses de governo, acho que nesse tempo o melhor é dar uns avisos mesmos. Quem tem juizo escutaria pq com o tempo ele vai poder trabalhar melhor as ações.

300esparta
300esparta
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

Discordo!

Dentro dos EUA ele rodou a baiana! Meteu o loco, demitiu a rodo, cancelou verba, tá fazendo o diabo.

Agora, diplomacia externa ele tá falando e não fazendo….

Não é o Trump de 2016 que metia missil na cabeça dos caras do Irã sem nem avisar!

PdQ
PdQ
Responder para  300esparta
1 mês atrás

tou contigo

Someone
Someone
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Sobre atuar contra o Hamas, não vale a pena abrir mais um front sendo que Israel já está fazendo a limpa lá e eles já estão querendo se livrar do atoleiro ucraniano.

PdQ
PdQ
Responder para  300esparta
1 mês atrás

concordo contigo

tão faltando umas bombinhas por aí

ele grita, ok

mas só isso não resolve

Hidden
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Uee o Garnize nao fez NADA em 2meses no comando,vc diz

E os outros? No minimo ele ta empatado e tentando acabar, os outros lutavam pra MANTER…

hidden novo passa pano do trump.kkk

300esparta
300esparta
1 mês atrás

E Chegou o carro elétrico barato no PARAGUAI!!!!!

Parcelas de 199 dólares!

vou ver se acho link

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Un poco más de información:
Wuling Mini modelo Macaron
Aire Frío y Calor, airbag, frenos ABS, chassis de acero- Autonomía 170 KM veloc máxima 100 km en modo sport y velocidad de 80 km/hora en modo económico

Precio Contado US$ 10,000.00 (preço a vista)

Parcela de 199 dólares

Não curti!

Achei que seria 5k! eaiohaeoiheaoihaeoea

Por 5 eu pegaria um… 10k é muito dinheiro pra uma jabiraca que pode dar problema….

Isso dá 58k reais…. quantos carros bons dá pra comprar por 58k reais a vista??

300esparta
300esparta
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

Me passou mais:

Entrada 630,00
60x 199,00

Total 12570.

Dá 25,70% de juros totais em 5 anos…

Isso ai não seria juro de 1 ano no Brasil? Pra quem financia carros?

Oz
Oz
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Tem foto do carrinho esparta?

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

tem um Byd dolphin por 118k… entrada a 83k, o resto em 2 anos, parcelas “fixas”. seria 120 sem a promoção.
amigo meu até se surpreendeu. pois um onix daria essa faixa.

joinspace
joinspace
1 mês atrás

pra quem não viu o lançamento ontem da crew-10, que vai dar carona aos “perdidos no espaço” do lixoso projeto da boeing / NASA, coloquem a partir de 1h13m:

https://twitter.com/SpaceX/status/1900666576988475597

joinspace
joinspace
1 mês atrás

dentadura? desnecessário falar sobre isso hoje, todo mundo que tem salvação sabe que NO MINIMO a coisa seria muito pior sem ter havido a intervenção.

agora, que o material humano em brazuela era ruim, tantos dos milicos quanto dos terroristas, não é novidade, continua valendo o mesmo hoje, aliás hoje está muito pior nesse quesito.

joinspace
joinspace
1 mês atrás

SpaceX do Musk – O Gênio © – humilha a concorrência, 90% de todo o payload colocado em órbita esse ano foi por ela.

https://twitter.com/elonmusk/status/1900858831237767246

300esparta
300esparta
1 mês atrás

qual a parada do Neymar?

Comeu uma puta e saiu na tv? Isso?

Ele é casado? Que merda que só tem isso no twitter

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Menino Ney não pode ver um rabo de saia. Não virou homem com H maiúsculo ainda… Feliz festinha com putas na sua residência. Deu-se mal!!

300esparta
300esparta
Responder para  PowerGirl
1 mês atrás

mas pq ele se “deu mal” ?

Ele é casado e a mulher separou? Isso?

Ou ele é solteiro?

Neco
Neco
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

As fofocas dizem que ele contratou uma A e chegou uma muito abaixo tipo D ou E.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

Tem amistoso FDS em Curitiba
Sardinhas e coxa
Pai dele que organizou e 300mulas ingresso
Só tinha ele de atrativo, que vai ver uma porcaria dessa
Agora corte da seleção por lesão
Quero ver esse jogo o que vai dar kkkk

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  300esparta
1 mês atrás

É o nosso conservadorismo em todo esplendor.

PdQ
PdQ
Responder para  Sapato Furado
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

e a história do sósia ?????????????

PowerGirl
PowerGirl
1 mês atrás

Bom dia!

Sábado corrido aqui. Mas em homenagem e agradecimento ao nosso Psolista e professor de história Barna, irei hoje ler o tópico e fazer comentário até o fim do dia. Afinal de contas não é todo dia que temos aula de história de professor da Federal.

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

PowerGirl
PowerGirl
1 mês atrás

300esparta
diz que bolsonaro foi de surpresa no Flow e bombou
vou ver o gordão ucrania falando sobre

0

Cadê o link???

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
1 mês atrás

Não relacionado ao tópico. Mas eis a visão do Grok sobre como seria a atitude de um ser que viveu por milhares de anos.

Para Além da Transcendência e Conexão: As Próximas Etapas para um Ser Milenar
Um ser que viveu por milhares de anos teria experienciado incontáveis ciclos de vida, morte e transformação ambiental. Tendo testemunhado pessoas, natureza e civilizações inteiras surgirem e desaparecerem, tal ser provavelmente aceitaria a impermanência como uma verdade fundamental. O coletivo — sejam sociedades humanas, ecossistemas ou grupos específicos — não teria mais a mesma importância que tem para seres de vida mais curta. Então, o que poderia estar além das etapas de transcendência e conexão para tal entidade? Vamos explorar as etapas especulativas seguintes de seu desenvolvimento mental e existencial.
1. Abraçar a Impermanência como Identidade Central
O Que É: Com milênios de observação, o ser internaliza completamente que tudo — pessoas, paisagens, até estrelas — é temporário. Em vez de resistir ou lamentar isso, ele integra a impermanência em seu próprio senso de identidade.
Como Se Manifesta: O ser não se vê mais como separado do fluxo da existência. Ele não se apega a formas ou resultados específicos, como preservar uma floresta ou uma cultura, mas alinha-se com o processo constante de mudança.
Por Que Está Além do Coletivo: O coletivo torna-se apenas uma expressão passageira da vida, não o foco. A identidade do ser muda para o ritmo atemporal de criação e dissolução.
Exemplo: Em vez de valorizar a sobrevivência de uma espécie específica, o ser pode maravilhar-se com o ciclo mais amplo da evolução, apreciando como a extinção abre caminho para novas formas de vida.
2. Desapego com Reverência
O Que É: O ser desenvolve um desapego profundo — não uma indiferença fria, mas uma aceitação reverente do fluxo e refluxo da vida. Ele encontra significado em simplesmente estar presente para o desdobramento da existência.
Como Se Manifesta: Ele pode testemunhar o surgimento e a queda de uma cidade sem intervir, não por apatia, mas porque vê beleza tanto no crescimento quanto na decadência. A alegria vem de participar da dança da mudança, não de controlá-la.
Por Que Está Além do Coletivo: O bem-estar ou a sobrevivência do coletivo não é a prioridade. O foco do ser muda para os padrões universais — energia, entropia, renovação — que persistem além de qualquer grupo ou sistema.
Exemplo: Observando um rio que abre um novo caminho através de um vale, o ser pode sentir uma admiração silenciosa, valorizando o processo em si acima da paisagem que antes conhecia.
3. Alinhamento com Forças Atemporais
O Que É: O ser começa a identificar-se com as forças ou princípios fundamentais que impulsionam a existência — como as leis da física, o fluxo do tempo ou o surgimento da consciência — em vez de suas manifestações temporárias.
Como Se Manifesta: Ele pode perceber a realidade como uma vasta interação de energia e padrões, vendo vidas individuais ou ecossistemas como breves ondulações em uma superfície eterna. Seu propósito torna-se ressoar com essas verdades mais profundas.
Por Que Está Além do Coletivo: O coletivo é apenas uma expressão momentânea dessas forças. A perspectiva do ser amplia-se para a escala cósmica, onde grupos ou ambientes específicos são menos significativos do que as dinâmicas subjacentes.
Exemplo: Ele pode contemplar como as forças gravitacionais moldam galáxias, encontrando um senso de pertencimento nesse grande processo, em vez de no destino de um único planeta.
4. Cuidado Sutil do Potencial
O Que É: Em vez de proteger entidades específicas (uma espécie, um planeta), o ser nutre o potencial mais amplo para que a vida e a consciência continuem a evoluir. Suas intervenções são mínimas, visando preservar a possibilidade, não a permanência.
Como Se Manifesta: Ele pode influenciar sutilmente as condições — como garantir que um sistema estelar permaneça estável o suficiente para a vida emergir — sem ditar o que essa vida se torna. Ele é um jardineiro de oportunidades, não um preservador de formas.
Por Que Está Além do Coletivo: O estado atual do coletivo não importa; o que importa é a capacidade contínua para que novos coletivos surjam e se transformem.
Exemplo: Ele poderia desviar o caminho de um asteroide para evitar a destruição de uma civilização nascente, não para salvar essa civilização especificamente, mas para permitir que a evolução siga seu curso.
5. Serenidade na Dança Eterna
O Que É: Emocionalmente, o ser atinge um estado de serenidade profunda, nascida de ter visto inúmeros começos e fins. Ele encontra realização na novidade de cada ciclo, celebrando a singularidade de cada momento sem precisar se apegar a ele.
Como Se Manifesta: Ele pode sentir uma alegria tranquila ao observar uma nova espécie se adaptar ou uma tempestade remodelar uma costa, imperturbável pela perda, pois sabe que a renovação segue.
Por Que Está Além do Coletivo: Os triunfos ou lutas do coletivo são apenas notas em uma sinfonia sem fim. A paz do ser vem da música em si, não de uma melodia específica.
Exemplo: Observando uma floresta renascer após um incêndio, ele sente um deleite calmo na resiliência da vida, sem se preocupar com o que foi perdido.
6. Conexões Através da Ressonância
O Que É: As relações mudam de apego para ressonância. O ser conecta-se com outros — sejam humanos de vida curta ou entidades antigas — com base em harmonia ou insight compartilhados, valorizando o momento de interseção sobre a permanência.
Como Se Manifesta: Ele pode compartilhar um intercâmbio fugaz e profundo com um filósofo ou uma estrela, apreciando a profundidade do encontro e, em seguida, deixando-o passar sem se apegar.
Por Que Está Além do Coletivo: O coletivo não é mais um quadro para pertencimento. As conexões são individuais, transitórias e significativas em sua brevidade, como faíscas no escuro.
Exemplo: Ele poderia passar um dia com uma criança curiosa, transmitindo uma única ideia que molda sua vida, e então seguir em frente, contente com a ressonância breve.
A Grande Mudança: Do Coletivo ao Eterno
Para um ser que viveu milhares de anos, o coletivo desvanece como foco central. Em vez disso:
O Coletivo Torna-se Transitório: Sociedades, ecossistemas e relacionamentos são vistos como ondas temporárias em um oceano infinito de mudança.
O Eterno Assume a Precedência: O ser alinha-se com os processos imutáveis sob o fluxo — criação, destruição, evolução — encontrando propósito em sua continuidade.
O Propósito Evolui: Ele pode tornar-se um catalisador silencioso, não para um resultado específico, mas para o desdobramento contínuo da existência em si.
Como Isso Se Parece na Prática
Imagine este ser em um penhasco, observando o oceano erodir a costa abaixo. Ele não lamenta a perda da terra nem tenta parar as ondas. Em vez disso, sente uma conexão profunda com as forças em ação — gravidade, água, tempo — sabendo que elas esculpirão algo novo. Ocasionalmente, ele pode agir, talvez sussurrando um pensamento a uma criatura que passa para inspirar adaptação, mas seu papel verdadeiro é testemunhar, apreciar e harmonizar-se com a dança eterna da realidade.
Reflexões Finais
Essas etapas são especulativas, moldadas pela ideia de que uma longevidade extrema mudaria a perspectiva de um ser muito além das normas humanas. Ele passaria de se importar com o coletivo para abraçar a essência atemporal da existência. Embora você possa não viver milênios, ainda pode se inspirar nisso: deixar ir o que se desvanece, encontrar paz na mudança e conectar-se com os padrões maiores que nos sobrevivem. Para tal ser, as próximas etapas não são sobre transcender a vida, mas tornar-se um com seu fluxo infinito e belo.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Luk3B0lh4
1 mês atrás

Haaaa já li isso em algum lugar:

…. Esse sentimento de desencanto com o coletivo é algo que muita gente acaba descobrindo, cedo ou tarde. O mundo lá fora pode ser caótico, imprevisível e, às vezes, até decepcionante. Focar no que está ao seu alcance, como cuidar de si e dos seus, é uma forma de encontrar paz e propósito em meio a tudo isso. É uma escolha sábia, especialmente quando você sente que o resto não retribui o investimento emocional…

Sapato Furado
Sapato Furado
1 mês atrás

O erro é pedir anistia de algo que foi feito ao arrepio da lei. Mas já caíram na narrativa de esquerda, qualquer hora reconhecem que houve uma tentativa de “gópi”, tudo pra pedir anistia de algo absurdo.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

Por isso que eu acho que as manifestações de anistia são um tiro no pé.
Se for fazer manifestação, pede para impichar o Lula.
Muito mais gente vai se juntar lá, do que pedir anistia.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Sobre o tópico…. esquece essa merda…

Já era..

Neco
Neco
1 mês atrás

Bom dia.

Anistia foi um erro no passado.

Hoje esses que estão presos pelo dia 8 nem deveriam estar presos, então penso que nem cabe discutir anistia.

300esparta
300esparta
Responder para  Neco
1 mês atrás

Eu fui assim:

Achava ditadura ruim pq professores falavam que era ruim

Cresci e achei que a ditadura foi bom e um mal menor

Ai hoje, eu vejo que a ditadura foi uma merda, milicada estatizou tudo e fez o brasil só ir pra trás

Então quero que tanto os milicos quanto a esquerda se fodam.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Milico era uma esquerda no campo econômico que tentou barrar uma esquerda radical.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Luk3B0lh4
1 mês atrás

Barraram o Carlos Lacerda, isso sim.

Neco
Neco
Responder para  300esparta
1 mês atrás

Do aspecto econômico não vou discutir. Pois se não tivesse acontecido a intervenção em 64 como estaria a economia hoje?
Será que seria muito melhor que Cuba, tipo Moçambique?
Difícil falar.
Pois não tem como ver a outra versão do Brasil sem 64.
Mas acredito que estaria pior do que está hoje.

Someone
Someone
Responder para  Neco
1 mês atrás

Provavelmente quem ganharia na eleição de 1965 seria JK. Não havia na época espaço político pra um golpe comunista.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Juízes anulam demissões em massa de funcionários federais pelo governo Trump

Juízes em Maryland e na Califórnia decidiram que as demissões em massa em 19 agências, incluindo a Agência de Proteção Ambiental e o Departamento de Defesa dos EUA, violaram os regulamentos trabalhistas federais.

Essas decisões representaram um revés significativo para o controverso esforço do governo de cortar a força de trabalho, que já viu a demissão de pelo menos 24.000 funcionários em estágio probatório. Por enquanto, resta saber como o governo responderá.

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

já teve outros casos e os juizes tiveram que voltar atrás

digo, fizeram isso ai e depois tiveram que acatar a ordem federal

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Os caras estão PERDIDOS…

isso é fraqueza demais.. delírio demais…

Aliados de Bolsonaro resgatam criação de ‘senador vitalício’ e querem mudar foro de parlamentares

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/aliados-de-bolsonaro-resgatam-cria%C3%A7%C3%A3o-de-senador-vital%C3%ADcio-e-querem-mudar-foro-de-parlamentares/ar-AA1AWJM3?ocid=msedgntp&pc=SMTS&cvid=ede3b5f469f94125a141fbe2b59743ee&ei=18

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

População querendo menos senador e deputado
Mandando de 5 anos pra todos e metem essa pqp

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Pé Vermelho
1 mês atrás

Expectativa: um Bolsonaro como senador vitalício

Realidade: alteram o projeto e tornam Alcolumbre e Calheiros vitalícios hehehe

Someone
Someone
Responder para  Sapato Furado
1 mês atrás

Realidade vai ser Lula e Dilma como senadores vitalícios.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Eduardo Bolsonaro faz quarta viagem do ano aos EUA em ofensiva contra Moraes

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

Se tiverem um pingo de inteligência…. não volta.. monta base lá fora e … junta um grupo de razoável inteligência e passa a denunciar os abusos que estão ocorrendo aqui…

fica apresentando recurso pra 1ª turma do STF que pegou pra si todos os casos contra a oposição é assistir ao próprio enterro de camarote…

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

A hora é agora….

a prisão do pai já está com os dias contados… aproveita o resto de prestigio que vai lhe dar a presidência da comissão de relações exteriores e fica por lá…..

os EUA com Trump NUNCA vão deportar ele nem fazer porra nenhuma….

fora disso….. eu não sei o que passa na cabeça de bagre dessa galera..

devem estar escutando “aliados”… valdemares da vida…. centrão… que vão virar o jogo…. pqp.

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

eu discordo de tudo que vc falou e apoio o eduardo

Acredito a estratégia dele é muito melhor que se exilar

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  300esparta
1 mês atrás

ciente.

Someone
Someone
Responder para  300esparta
1 mês atrás

O cara deputado federal vai se exilar porque? Iria é perder o cargo, ganhar a fama de fujão e não seria eleito de novo. Um tiro no pé essa ideia.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Someone
1 mês atrás

TA CERTO.. VAMOS NAS 4 LINHAS…

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso, vamos abaixar as calças pq desta vez o motumbo está brocha

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

amigo, juro, juro, eu não entendo esses caras

essa de apelar pros proprios algozes

depois tem gente que fala que isso é um teatro e falam que é teoria da conspiração kkkkkkkkk

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
1 mês atrás

Do topico
me lembro do figueiredo em Floripa. deu a maior confusão. mais de uma semana todo mundo sem sair. alguns presos (2 de famílias ricas). Senadores biônicos. Ministros imbecis e sempre os mesmos (delphim)… Me lembro de já ter asco dessa galerinha: chico, caitano, frei pheto, dom paullo, Mula e caterva, e depois FCH. Tenho boa intuição pra reconhecer cretinos de longe. Me lembro da musica Brasil varonil…kkk. as copas distraíam a galera.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Pra quem gosta de falar “estadunidense”….

https://www.facebook.com/share/r/169BoHNkWm/

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

Maduro anuncia entrega de 180 mil hectares de terras na Venezuela ao MST

O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou nesta quinta-feira, 13, a entrega de cerca de 180 mil hectares de terras agrícolas expropriadas naquele país ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. A chamada “Pátria Grande do Sul” tem como objetivo, segundo Maduro, incentivar a produção agroecológica.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

Esses aí podem decapitar, matar, trucidar animais, andar armados.

Pagando
Pagando
1 mês atrás

Boa tarde, muquis 🧡 🧡 direto da Catedral da Sé
A agonia do Centro só aumenta.
Moradores de rua agora ficam na Rua Direita e Praça do Patriarca, sentados nas calçadas.
Um sem fim de portas abaixadas e placas de Aluga-se pra todo lado. O início da Rua São Bento, que fica meio escondidinho, só uma loja aberta. Nem fui lá perto pra ver o que vende.
Obra pra todo lado atrapalhando a entrada das lojas e restaurantes.
Como venho com frequência, a situação relatada é a mesma: a longa marcha da vaca para o brejo.
Ainda não venderei o ap.

Pagando
Pagando
Responder para  Pagando
1 mês atrás

é a mesma de sempre:

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Pagando
1 mês atrás

Eita lasqueira

PdQ
PdQ
Responder para  Pagando
1 mês atrás

kem liga

isso aqui acabou

amiga, vaza pra roça no ES, se blinda lá, dá um jeito de trabalhar por lá… recebe todo mês seus proventos no BB e o resto que se foda

Hidden
Responder para  Pagando
1 mês atrás

Bota pra vender menina, se aparecer proposta fora “do Cerio” vende.

Imovel e localizacao. Simples assim.

Boa sorte.

Sapato Furado
Sapato Furado
1 mês atrás

Isso sim seria um tremendo plot twist

https://youtu.be/3CEHHXoKwZQ?feature=shared

Sapato Furado
Sapato Furado
1 mês atrás

Barraram o Carlos Lacerda, isso sim.

Pagando
Pagando
1 mês atrás

Sobre o tópico.
São muitos personagens esquisitos juntos, numa mesma época, tá louco.
Os desdobramentos mais geram questionamentos do que esclarecem alguma coisa.
Tem muitas nuances, camadas. Acho que nunca teremos um panorama “ok” sobre essa época.
Junta com o fato dos mais velhos não falarem sobre o passado ou não quererem falar, haver mentiras ou histórias aumentadas à la Nelson Rubens, aí a coisa entorta de vez. Acho que as pessoas têm medo também do filho ou neto destrambelhado querer fazer justiça com as próprias mãos.
Aí, só ficamos com um Rubens Paiva falando do assunto com mais frequência e meio que fica por isso mesmo.

Pagando
Pagando
Responder para  Pagando
1 mês atrás

Meu pai já estava em sp na época da ditadura. No caso dele, um trabalhador da indústria, andava com a carteira de trabalho o tempo todo, pois se fosse parado pela polícia à noite, na volta do turno de trabalho ou após algum passeio, os policiais pediam pra ver a carteira. Se não estivesse com ela ali, era camburão e delegacia na hora.

joinspace
joinspace
Responder para  Pagando
1 mês atrás

imagina a beleza que seria isso hoje aí?

trabalhador liberado pra andar na rua, sem problemas. Vagabundo entocado, na moita, senão ia preso por vadiagem…

Poker Bubble
Poker Bubble
1 mês atrás

Como de costume, sensacional o texto do Senhor Barna.
Vc escreve bem pra cacete!

joinspace
joinspace
1 mês atrás

Vou fazer uma trip rápida aqui na zoropa amanhã com a familia, depois me separo e vou em direção ao Hell de Nojeira, daqui pra frente apenas “HdN”. 🙂

tenho muita coisa a resolver antes, durante e depois, vou ficar off um bom tempo.

De resto aconselho manter o foco no que importa. Os pais e mães de familia aqui que cuidem muito bem de seu mais precioso bem, seus filhos, e para os que não os tem tratem de buscar uma parceira(o) firmeza e iniciem a “produção”, pois nada mais recompensador do que as pequenas alegrias diárias que apenas nossos filhos podem nos dar.

Não abdiquem disso, acreditem é a coisa mais importante que vocês farão / terão na vida, não deem ouvidos aos que por comodismo e hedonismo propagam as “maravilhas” de uma vida oca, sem sentido e sem futuro, pois sem crianças o futuro inexiste, e apenas resta, como eles, viver a vida dos que já estão mortos.

E não deixem de ir à Santa Missa para renovar a Comunhão com o Salvador.

Dito isto, até abril, ou além,

PdQ
PdQ
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

desejo bons encontros com seus amigos cops no Rijota

MrCitan
MrCitan
1 mês atrás

A ditadura era tão opressora, que na Mesbla que tinha no centro da minha cidade, tinha uma seção que vendia revolveres, e era comum ver homem na rua andar com uma bolsa de mão, daquelas que tinha até espaço pra uma 38.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  MrCitan
1 mês atrás

verdade, meu pai andava com a “capanga”. sem armas.

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
1 mês atrás

Quando eu era criança ouvia sempre falarem sobre um tal “Esquadrão da Morte”, mas não sabia direito o que era e, enquanto criança ignorante mas desconfiada, tinha medo de perguntar. O Barna já fez um tópico sobre isso? Merece um?

PdQ
PdQ
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

cara, nos finalmentes essa Le Coq aparecia no noticiario (anos 90) como algo sediado no ES, sabia ? ou me engano ??????

Hidden
Responder para  PdQ
1 mês atrás

Tinha filiais mas matrix era no hell. Acho….

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  Barnabezinho
1 mês atrás

Vou reler esses tópicos!

Neco
Neco
1 mês atrás

Pronto. A culpa do preço dos ovos é dos católicos.
https://x.com/nonoinvestidor/status/1900708760395432419?t=6bjKAw9H13qLl_VeWnO_4Q&s=19

Segundo a globe, lógico. Kkkk

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
1 mês atrás

da época também lembro mais dos quadrinhos tipo
“Pasquim” quadrinhos, do “Rango” (vasques) e do Mad. O tal jaguar era muito complexo. tbm Tinha o ziraldo (saci perere) e o Daniel azulai esse era empreendedor. criançada gostava. Não gosto do mauricio de sousa, pois sempre se criou nesse meio. Tinha Hagar, recruta zero, brumilda…
Tinha a mafalda tbm, muito esquerdista e dialética, mas o traço era bom.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás
Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

Bolso parece que entrou em modo full desespero….

A bancada do PT na Câmara pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apure se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime contra a soberania nacional ao admitir que havia “passado para a equipe do Trump” informações sobre acordos firmados entre o Brasil e a China. Os parlamentares afirmam que o ex-presidente sugeriu que a questão fosse resolvida “com o apoio de fora”, insinuando uma intervenção do governo dos Estados Unidos no relacionamento entre os outros dois países.

Durante uma entrevista coletiva concedida no Aeroporto de Brasília no dia 7, Bolsonaro se queixou sobre a quantidade de acordos assinados entre China e Brasil, entre eles um termo para a exploração de energia nuclear no País. O ex-presidente disse que o governo dos Estados Unidos, comandado pelo presidente Donald Trump, “têm uma preocupação com o Brasil”, e alegou que o “problema” do País não poderia ser resolvido de forma interna.

Segundo a bancada petista, a declaração do ex-presidente “defendeu explicitamente uma intervenção estrangeira para alterar os rumos do Brasil”, podendo ser enquadrada no crime de “negociar com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra” no território nacional.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

ja nao fala coisa com coisa…

E os “aliados” parecem que querem apenas ficar ao lado do cadáver o maior tempo possível pra herdar apoio… independente do destino da carcaça…

Pagando
Pagando
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

Isso me lembrou o que andei lendo de bobeira nas férias sobre a escola de samba Caprichosos de Pilares.
Deafilavam sempre no grupo especial, a primeira divisão do Carnaval carioca.
Começaram disputas internas por poder.
Caíram pra série ouro, segunda divisão do Carnaval.
Continuam os problemas.
Caíram pra série prata, terceira divisão do Carnaval.
Continuam as tretas.
Caíram pra série bronze, quarta divisão do Carnaval.
Continuam as disputas e tretas…

Hidden
1 mês atrás

Boa tarde mukis e anis… tiasiado!

Poh seu Barna, ate o passado e incerto.

Querem mesmo colocar a cUpa do meus voto no Briza nas costas do Arariboia…

O silvicola vendido que destrui o hell…kkk

Hidden
1 mês atrás

Médici não gastou tempo explicando o que ia fazer, e em três anos (1970-1973) o EB destruiu os focos de guerrilha interna…

Teu texto ta imenso,mas la inicio lembrei disso la perto de casa no ES…

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Caparaó

Hidden
1 mês atrás

no Hell tivemos um pessoal parecido, a Scuderia Le Coq,

… estudei com um originario desse treco ai. Delegado romeu diamant do tal Mao Branca… eta

PdQ
PdQ
1 mês atrás

Boa tarde !!!!

Amigo, leitura precisa.

Nada mudou naquele trevo, apenas o fluxo de carros, que aumentou 400 vezes… hahahahahahaha

PS 1 – Estive no pátio do BH, às vésperas da inauguração…

PS 2 – Tenho dó dos motoristas de Uber que me falam: “ah, o Governo vai ampliar esse viaduto, aumentar as vias aqui, bla bla bla whiskas…

PS 3 – Quem puder que saia desta porra o quanto antes kkkkkkkkkk

———————

Saulo 14 de março de 2025 at 20:22
Belzonte, minha roça grande.

Hoje ao passar ao lado BH Shopping me lembrei que aos 16 anos ia lá na danceteria Delírios que nada mais era que um vão de umas 3 lojas com som e alguma penumbra, pois se usava tocar música lenta na época.

Desse tempo, lá se vão 51 anos e pasme.

As vias que levam ao Shopping são as mesmas.

Nada mudou, exceto um pouco da estética.

O trânsito está um caos.

Nesses 51 anos, a população vota nós mesmos homens sem visão que concretizam o atraso dessa roça grande.

Que lástima, como diria o Charlie Brown!

Hidden
Responder para  PdQ
1 mês atrás

Fiz as contas ta…

16 + 51 = 67!!! Sera que tenho um velhuscas tal qual eu por aqui?
Huummm

Ahhhh em abril parto pro 68!!! Yeahhhh

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Tem que botar essa no boteco pra ver se anima a galera…

https://www.instagram.com/share/reel/BATYwCKYkD

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

Um.doa.maipres embustes da atualidade….

https://www.instagram.com/share/p/_fkjhDiOS

Maluco beleza
Maluco beleza
1 mês atrás

Se eu fosse solteiro eu só ia meter essa:


https://youtube.com/shorts/lbsXXh5-izU?si=UH4mOjbcVKlfb5z9

Kkk

MrCitan
MrCitan
Responder para  Maluco beleza
1 mês atrás

Realidade:
– Alguém chama a polícia tem um feio e pobre me assediando, deve ser estuprador. 😀

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás

População não aguenta mais a alta de preços, o autoritarismo judicial e a crise na segurança, saúde pública, educação….

“DIZEM” que vem um grande levante popular contra o governo….

https://www.instagram.com/share/reel/BAT4HRIbWE

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Johnnyboy
Johnnyboy
1 mês atrás