Bom dia!

Estava lendo o blogue pela semana. Acreditem, eu leio TODOS OS TÓPICOS, mesmo quando não estou acompanhando de perto, postando.

Fim de ano é uma época pitoresca pro FP: Tem de trabalhar bastante até o dia 15, porque tudo fica até essa data. Orçamento, liberação de recursos, fornecedores, contratos, enfim, a “vida” que vocês tanto amam sustentar e prover de forma não explicitamente obrigatória. Depois do dia 15/12 o orçamento fecha e ninguém mais pode receber nada novo, só papel anterior. Por isso a correria para zerar os negócios, os contratos.

E depois do dia 15 é aquela agonia de confraternizações, festinhas com bufê cafona e salão abafado, restaurante de 129 o kg pra agradecer o ótimo ano com as agradáveis companhias que trabalham quando querem, a moça da curimba fazendo oração antes do povo começar a beber no churrasco lá na calçada do Bar do Zé, mina sonsa cantando Agepê na juquebox com as chefias enchendo o pote porque sabem que ano que vem não vai ter grana nem regalia… Enfim, não é este o assunto de hoje, claro.

***

Eu estava vendo na semana a percepção da galera com a abrupta perda de valor da nossa riqueza, nosso trabalho mesmo. Eu aqui, independente do quanto me critiquem por essa e aquela ideias que acompanhei, debati e concordei ou rejeitei, agradeço enormemente ao pessoal nestes ultimos anos. Sabem por quê? porque sem conhecimento e sem essa percepção macro das coisas ao redor, estaria certamente angustiado e pior, desanimado com as perspectivas ruins que emos para o futuro.

Essa perda de riqueza, de valor do nosso trabalho não vem de agora. Lembremos que lá no começo da pandemia maldita falávamos de como seria difícil fazer as loucuras que os psicopatas “do bem” pretendiam. Outro dia o Fauci, aquele pilantra-mor dos EUA, esclareceu que tipo a ideia de lockdowns veio “assim, do nada” e que não havia nenhum tipo de estudo prévio que justificasse. Ficamos reféns de loucos e canalhas e este bando conseguiu fazer o mundo implodir economicamente. Lembremos: quando saiu o tal dos “600 reais”, frisamos que o país tinha acabado ali. E não erramos. Dalim por diante era ladeira abaixo.

Pois são agora quase cinco anos dessa loucura econômica, aqui e lá fora. Muita gente perdendo grana das formas mais bizarras e ilógicas, muita gente ganhando dinheiro que nem existe. Estamos sim no meio de uma transição meio doida, e dolorida. Vai ser ruim pra maioria, não sofram pela indecisão ou pela inação. Explico.

Eu passei a semana dando essa olhada para trás, mais para longe. Aqui, grosso modo é um grupo que está a uma década defendendo explicitamente que temos de guardar alguma coisa pro futuro, que somos os únicos responsáveis por nossos fracassos e conquistas, e no final das contas o que importa é a nossa casa. E isso sempre é o que considero o ponto-chave deste blogue (outro dia me perguntaram com cara de assombro “ainda existe blogue na internet???”): A troca de ideias nos salva nos momentos de crise.

E eu pensando no “se”. Eu sou indeciso, demoro bastante para confiar em ideias externas, sou cabeça dura. Mas eu mesmo me peguei na pandemia construindo casa. Acabei com quase todo dinheiro que tinha guardado, peguei emprestado com juros que nunca mais verei na vida e fiz a tal da casa. Com filho pequeno, necessidade de estar mais perto dos meus pais já idosos e com zero perspectiva de mudança no ambiente externo – estamos falando de 2020 – decidimos isso.

Bota aí uns 150k gastos, mais uns 30k de coisas por fora que foram imprevistas de tudo, eu nem sabia que tinha como arrumar e gastar esse dinheiro até gastar quase dez mil pra comprar fio e disjuntor. E sim, estou morando na casa do cacete, pé da serra mas em uns três anos acabo com a dívida toda e fico zerado. Fiz uma escolha, e acho que não foi a melhor, mas foi a possível.

Eu pensava “se” era a melhor decisão. Se era vantajoso seguir no aluguel, porque sempre obtive vantagem morando de aluguel. Morar perto do centro, perto da intraestrutura de serviços decente da capital, perto do trabalho, etc. Pensei “se” era prudente tirar dinheiro guardado pra colocar em tijolo, um anátema pavoroso do blogue… né? Pensei bastante nisso, quebrei a cabeça pra enquadrar tudo, um parto… e “se” em algum momento der errado, e eu precisar me mudar? e vão “ses” e mais “ses”… ao infinito.

Para mim a decisão de construir deu até muito certo. E eu sei que a maioria do pessoal aqui entijolou no momento mais adequado ou necessário. Acho rude quando alguem diz que “antes ninguem falava que era bom comprar”, mas não era mesmo. Quando o aluguel em geral estava barato em relação ao preço do imóvel, creio que até 2018, mais ou menos, valia muito a pena alugar e guardar dinheiro. Eu fazia isso. Hoje com o aluguel tentando eternamente ser o 1% do valor do imóvel, é difícil demais achar vantagem efetiva.

Economia gira em ciclos definidos, mas pouco estáveis. Nem sempre dá pra acertar os movimentos, mas no nosso cenário atual parece claro que estamos escorregando lentamente pro brejo. Quem já se posicionou não vai ver nenhuma mudança abrupta de cenário, não teremos novidades. Não haverá criatividade por parte do Estado, simplesmente deixarão a moeda perder valor em nome de seu comportamento perdulário. E isso, todo mundo sabe aqui.

Eu, indeciso, acabei tomando algumas decisões que foram muito boas graças ao pessoal que diariamente se estapeia por aqui com suas ideias complexas… Agradeço bastante a todos. “Se” deixamos o “se” tomar conta da nossa vida, viramos caranguejos, andando eternamente de lado, só indo para frente quando uma onda vêm e nos arrasta. E morrendo de medo de baldes.

Bom dia!

 

16+
  • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:17

    Bom dia.

    Interessante. Eu também construí, aliás duas casas, uma no sítio e outra mais perto da cidade.

    Também acho que foram ótimos investimentos, se fosse fazer hoje seria muito mais difícil.

    5+

    • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 08:18

      Isso. Tem tempo pra tudo, lance é saber quando mudar de postura.

      3+

  • Manco 8 de dezembro de 2024 at 08:28

    Sua indecisão me deixou indeciso e eu não comprei bitcoin a rodo em 2013

    5+

    • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 08:48

      A culpa é minha? eu apenas trago dúvidas, ué??? 😀

      4+

  • Veigalex 8 de dezembro de 2024 at 08:30

    E se eu comprar e a bolha estourar?
    Quem é antigo acompanhou minha saga. Comprei o bolhudo em 2012. E o antigo Blog e alguns membros desse, foram um um farol para ajudar. Tive ajuda do Sacsida(ex Ministro) , do Sammy Danna, Barna, Rosinha, Pandeiro, Mirk e tantos outros que me falham a memoria. Os corvos nunca mais foram os mesmos… Parabéns Barna. Estamos ai para uma nova volta no Sol.

    5+

    • Manco 8 de dezembro de 2024 at 08:42

      Eu discordo dos argumentos, para o pessoal casado, o maior argumento é paz

      Não ter mulher enchendo o saco porque quer casa, seria o meu principal motivo, preço não importaria

      8+

      • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:44

        E se errar uma coisa na escolha ou na construção da casa fica ouvindo toda a semana até resolver.
        Se ela falar, faz assim e vc fizer assado e der errado…. Adeus paz.

        3+

    • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 08:50

      Até o Japa andou por aqui… pra tu ver…!! Demos sorte, muita gente boa passou por aqui.

      3+

      • Manco 8 de dezembro de 2024 at 08:52

        Encontrei o japa pessoalmente na palestra do Jordan Peterson, gente boa pessoalmente

        3+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:33

      So compramos um terreno, e assim mesmo pq era do lado da casa nas montanhas do sul do ES. Da pra fazer um predio top agora, foi bom SE.

      Mas o SE mesmo que perdi, dentro da minha filosofia foi com a doleta de $1,70 da madame roskoffi em 2011/2012.

      2+

  • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 08:36

    quanto ao tópico, os tijolos JÁ ESTÃO desvalorizando, junto com as moedas podres estatais, claro que os que entenderão e aceitarão isso HOJE serão poucos, a maioria, como sempre, só daqui a dez anos, e ainda com o tradicional suspiro de arrependimento “porque não comprei btc ao invés de pagar parcelinhas?”

    1+

    • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:43

      Pagar parcela de fato é arriscado.

      Pode subir demais e o imóvel desvalorizar.

      Mas pra quem construiu a vista, eu terminei a segunda casa em 21, já valorizou tanto que se cair ainda fico sem perdas.

      1+

      • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 08:49

        vc tá pensando em moeda podre… em inflação maquiada pelo IBGE… em titulos podres sendo ofertados a juros obscenos e mesmo assim não conseguindo captar “investidores” suficientes…

        Tem de desindexar seu patrimônio, seu raciocinio e sua vida da loucura fiat estatal.

        0

        • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:55

          Não tenho nada em moeda podre, aliás, uns 10 reais na carteira.
          Desde 1/12 adotei o procedimento de não deixar um real dormir em uma conta bancária.
          Entrou dinheiro, antecipa uma conta. E a sobra aplica.
          Mesmo o que entra de Uber, quando trabalho, não fica na conta a noite.

          O valor da casa não importa muito, pois eu moro lá, vivo lá.
          Óbvio, se eu tivesse comprado Bitcoin em 2019 poderia estar bem melhor, mas são escolhas. Não tem como voltar no tempo, apenas cuidar do futuro .

          2+

          • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 09:09

            exceto empresas com foco em mercado externo, SEM ROLO, e com extrema eficiencia na geração de riqueza, todos os outros investimentos acabam atrelados à moeda podre, inclusive sua casa.
            Evidentemente é melhor um ativo real que PERDE MENOS valor do que titulos atrelados às bananas reais, porém é a mesma situação em que décadas atrás uma pessoa tinha o “patrimônio” em linhas telefônicas ou fuscas usados… um cara tinha o “patrimonio fusca” avaliado em ocho milhões de cruzeiros novos velhos, porém em dólar aquele “patrimônio” não valia absolutamente nada. Naquela época em uma economia altamente local era ruim, hoje em uma economia global é simplesmente péssimo.

            0

          • Birolho 8 de dezembro de 2024 at 10:28

            Dias atrás fiz um balanço do nosso Patrimônio – Eu + Esposa – e cheguei ao seguinte cenário:

            FINANCEIRO (R$) – 33,22%
            IMOVEIS – 22,44%
            BENS DURÁVEIS (EMPRESA) – 45,34%

            Meu objetivo agora é aumentar o percentual do R$ aplicado, aumentando em BTC e RV, nessa ordem.

            0

    • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 08:44

      na verdade, em 10 anos a mudança será muito mais drástica, a reserva de valor mundial terá migrado de imóveis e ouro para a muito mais prática e confiável rede bitcoin, com isso os imóveis “nem-nem” serão despejados de volta no mercado…
      Até as empresas estáo mudando seu caixa ocioso ou as próprias reservas de valor para bitcoin, a microsoft em dois dias fará uma assembleia onde os acionistas votarão pela adoção de reservas pela em presa em bitcoin…

      Mas a minha opinião não vale nada, apenas sei fazer contas e observar a realidade, mas não tenho perfil real verificado no foicebuqui… 🙂 🙂

      1+

      • Birolho 8 de dezembro de 2024 at 10:22

        Bom dia!

        Você tem boas ideias e bons argumentos, mas peca nos ataques pessoais, na minha visão!

        Não tem necessidade disso, aqui todos podemos contribuir, temos que filtrar e vida que segue.

        Abraços.

        8+

        • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 12:55

          eu não faço ataques pessoais! eu sequer sou uma pessoa, pois não tenho perfil real verificado no facebook.

          Eu e o sapato somos “apenas uma idéia”. 🙂

          0

  • Manco 8 de dezembro de 2024 at 08:40

    Logo, ter meia dúzia de galinhas no quintal será crime investigado pela polícia democrática federal

    https://www.canalrural.com.br/seguranca/litro-do-mel-a-r-18-mil-policia-inicia-operacao-para-reprimir-comercio-ilegal-de-colmeias/

    4+

    • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:49

      Mas em vários locais no sul e no sudeste não pode mais criar galinhas caipiras soltas.

      Para vender ovos tem que ser com tudo registrado, senão é chamado de ovo pirata.

      8+

      • Manco 8 de dezembro de 2024 at 08:50

        Sim, mas meter a polícia democrática federal para fazer isso?

        3+

        • Neco 8 de dezembro de 2024 at 08:57

          Só muda o nome da instituição, mas tem o mesmo poder de polícia.

          3+

      • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 08:50

        Loucura isso…

        1+

  • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 08:45
    • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 08:49

      A praga do dono da padaria é nível death note.

      4+

      • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:28

        Eita

        0

      • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 12:55

        vou tratar o padeiro com muito mais respeito daqui pra frente… vai que…
        🙂

        1+

    • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:27

      😝

      0

  • ANDARILHO 8 de dezembro de 2024 at 08:51

    Eu comecei exatamente na mesma época que você uma empreitada que custou 10x mais, quem quiser conhecer, espia lá (https://g.co/kgs/tghafkg)
    Depois de 4 anos dedicados, e de ter adquirido a expertise para esse negócio que nem 10 mba’s teriam dado, consegui um retorno bizarro (depois de considerar despesas) de incríveis 30% a.a. (olha o número mágico aí.
    Ir das fundações ao aluguel diário é certeza de sucesso, só precisa escolher um lugar viável… valeu muito a pena.

    10+

    • Barnabezinho 8 de dezembro de 2024 at 09:47

      Lembro disso daí, que maravilha ficou!

      1+

      • Birolho 8 de dezembro de 2024 at 10:33

        Parabéns pela dedicação e visão! É isso aí, quem empreende merece.

        Meu negócio chegou a incríveis 43,21% em JUN/24 – disparado o pico! Bastante trabalho e ainda um longo caminho a ser trilhado. Já disse à Esposa que até 2030 tracei como meta dobrar nosso Patrimônio.

        2+

    • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:34

      👏👏👏👏🙌

      0

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:40

      Dei uma olhada, muito bonita….

      Pertinho de Torres ne… Parabens!!!!

      3+

      • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:41

        Alias, Parabens a Todos os Empreendedores do bRog.

        Ser Empresario em Banania nao e pros fracos.

        3+

    • Birolho 8 de dezembro de 2024 at 10:41

      Muito bonita a Pousada, ficou top! Bem construído, ótimo gosto, massa demais. Parabens!

      Você é de CXJ né? Levou mão de obra da serra ou pegou em Capão?

      2+

      • andarilho 8 de dezembro de 2024 at 13:24

        Caxias do Sul sim empreitei só alvenaria bruta, trouxe os pedreiros de Garibalde… Todo o resto foi eu mesmo que fiz, (marcenaria, hidráulica, elétrica, balcões, aparadores e móveis internos), foram 2 anos de muito trabalho braçal, época em que perdi as tetas hehehe.

        6+

    • Liberal 8 de dezembro de 2024 at 14:00

      Que empreendimento espetacular, o lugar e a história por trás dele! Parabéns! Tudo de muito gosto. E 8.7 no Booking é de tirar o chapéu!

      1+

    • Viking 8 de dezembro de 2024 at 21:49

      tem desconto pra muqui/bolhista? 😀

      1+

  • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 09:06

    Será que não seria um caminho inevitável os estados terem de ter reservas em Bitcoin e usa-las para emitir suas moedas até o limite, voltando a uma espécie de padrão ouro, porém neste caso, Bitcoin?
    Aí seria uma forma de manter a grande massa de 98% que não entende nada de BTC atrelada a isso, sem precisar entender nada.
    O problema é que isso acontecer dependeria dos políticos e eles não querem uma moeda minimamente de valor e estável, então não sei o que exatamente vai acontecer.
    Até em El Salvador o povo parece que não adotou largamente. Enfim, apenas dúvidas.

    2+

    • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 09:22

      veja, são vários “mercados” dentro da rede bitcoin.

      Um é como reserva de valor, similar ao ouro mas muito mais prático e seguro, assim como imóveis (não residencias, investimento), e outros menos votados.
      Outro é o de meio de pagamento, meio de troca, está no inicio a adoção, como vc mesmo apontou até em el salvador o povão não usa preferencialmente, uns por não quererem gastar uma reserva de valor preciosa, melhor queimar fiat, mas a maioria por ignorancia e comodismo mesmo.
      Um terceiro que está em fase muito inicial é a de tokenização de ativos reais, como ações, REIT’s, bonds, na rede bitcoin.
      Similar ao terceiro mas com viés diferente, ao menos nesse momento, está o registro de contratos, seja transações imobiliárias, seguros, mercados de grãos, petróleo, registro civil e imobiliário, pleitos empresariais e politicos…

      resumindo, no que vc se refere aos estados usando como lastro, os governantes inteligentes adotarão logo, ao menos em algum grau, exemplo é el salvador e os próprios USA, mas não farão isso no “amor” , simplesmente a eficiencia dos que adotarem aumentará tão absurdamente que os outros serão obrigados a adotar, ou chafurdar perptuamente na lama terceiro-mundista.

      Mas repito, isso é opinião de alguém sem perfil verificado no facebook… portanto como vc bem descreveu, eu – como vc – sou apenas uma idéia, sem existencia real… 🙂 🙂

      0

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:45

      Pensa bem no que voces estao visualizando.

      Estados com reserva xiticao OK

      Estados emitindo moeda pobre COM LIMITES …. KKK so se for na colonia do Elinho em Marte.

      Isso

      Non

      Ecxziste

      PS: so se matarem todos os politicos e colocarem IA no lugar deles.

      Ahh os chamados bens raiz, aka imoveis vao cair de preco, bla bla, bla…. ta Certo Cunfia.

      2+

      • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:48

        Tem estados que nem emitem a própria moeda

        Apenas usam dólar americano. Ex: Equador e Panama

        Tem estados que permitem contas bancárias em várias moedas. Ex : Uruguai

        Tem estados que já oficializaram BItcoin : El Salvador

        Eu não quero moeda podre de estados
        Por que eu aceitaria ? Se Tem coisa melhor
        😉

        4+

        • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:51

          Com poucos cliques de mouse já é possível se livrar de papel pintado

          1+

          • MrCitan 8 de dezembro de 2024 at 10:53

            Dúvida: Com a chefia do Banco Central indo para um pau mandado do Lula, vai ficar mais burocrático tirar dinheiro do país?

            0

            • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:56

              Vcs pensam que eles irão ficar parados com o volume de remessas ao exterior aumentando todos os meses ?

              Pode ter certeza que irão tentar dificultar

              Mas ao tentar podem tb incentivar

              Ardam

              1+

        • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:56

          Top.

          Melhor significa maior Preco? Ahh ta

          0

  • Maluco beleza 8 de dezembro de 2024 at 09:21

    Das vezes que vi esse gorgonoide falar eu sempre vi ele com mto bom senso. Esse vídeo é um exemplo:


    1+

    • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 09:26

      mais um que pensa apenas em “perdi o bonde”

      vc tem de entender o ativo, depois REALISTICAMENTE o market cap que ele pode atingir em um determinado periodo de tempo…

      100k é só o inicio… basta vc colocar na conta todo o valor alocado em reservas de valor hoje, somado a todo valor alocado em ativos reais… fora a economia dos paises ricos…

      100k hoje é o 10 centavos de 2010…

      4+

      • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 09:50

        Não é fácil conseguir esse entendimento

        Um exercício interessante é apenas pensar em satoshis a Serem acumulados

        Independente de quantas horas de trabalho no mês foram necessárias

        2+

        • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 09:54

          Tem medo? Tem receio? Ou tem birra?

          Não tem problema. Coloque apenas 1 dia do fruto do trabalho no mês então.

          As pessoas dão + 60 dias produtivos no ano para pedofilos, abortistas, ditadores, cínicos e bandidos . (:involuntariamente ou voluntariamente)

          1+

          • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 09:56

            Carga tributária na BNN uns 40%
            + uns 20% de imposto inflacionário

            É uma motumbadA homérica todos os anos

            4+

            • Birolho 8 de dezembro de 2024 at 10:36

              Exatamente!

              Eu só me arrependo de não ter comprado BTC antes, iniciei em 06/23. Há 3 meses as sobras da PF aporto nela e assim será daqui em diante. Compras mensais e deixa lá parado, já tenho em mente que esse dinheiro só entra, não sai – é que nem anzol, depois que fisga, pra tirar é custoso.

              2+

              • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 10:40

                Boa !

                0

          • Maluco beleza 8 de dezembro de 2024 at 11:47

            “Tem medo? Tem receio? Ou tem birra?”


            Olha… falando sinceramente não é nenhum dos 3, no meu caso.
            Pra mim o que pesa são as prioridades.
            Meu dia a dia é todo ocupado em: trabalho, agricultura sintrópica e atenção aos filhos.
            O trabalho não dá para dispensar pq eu sustento todos aqui.
            Agricultura sintrópica, além de ser o trabalho que mais curto fazer(e que me leva a estudar), vai me servir(qdo começar a dar resultado) para cortar gastos com alimentação, melhorar mto a saúde dos meus, ganhar grana com isso(nesse momento eu planejava estudar a fundo bitcoin para usar o lucro para comprar bitcoin) e pode servir no futuro para meus filhos empreenderem de forma direta ou indireta. O esforço do trabalho tb serve para eles copiarem isso e buscarem isso em seus parceiros.
            Atenção aos filhos, nem se fala, né?
            Aínda pego um restinho de tempo no dia para fazer exercícios.
            Acabou o tempo


            Pergunto ao entendidos em Bitcoin: Qtos livros/dias de estudo são necessários para estar seguro para comprar bitcoin e deixar em uma coldwallet?

            A questão do tempo pesa mto pra mim…

            2+

            • Maluco beleza 8 de dezembro de 2024 at 12:01

              Vcs falam corretamente: tem que estudar bitcoin.
              Mas estudar qto?
              Pq não adianta eu comprar bitcoin na doida e o governo ficar sabendo… ou alguém roubar numa hotwallet.

              1+

              • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 12:23

                Não tem jeito
                Tem que arrumar tempo

                0

              • Neco 8 de dezembro de 2024 at 12:29

                Bem, acho difícil o governo não ficar sabendo.

                Eu criei uma conta na Binance e comprei um pouco.

                Peguei um computador comum, usado mas que tem um bom HD SSD. Instalei Linux, só uso para coisas bem profissionais.
                Instalei o Bisq. Pensava em comprar por ali.
                Mas vi que vc tem que pagar de alguma forma, mesmo que vc compre de um terceiro vc tem que fazer um Pix.
                Então a receita vai ver que vc fez um Pix pra um Zé qualquer. Ela só vai se interessar se vc movimentar mais de 5 mil reais por mês na sua conta.

                Então para pequenas quantidades eu acho que até dá pelo Bisq e me parece mais difícil da receita pegar.
                Naturalmente tem que fazer backup de tudo em outro HD ou pendrive externo.
                Tem que anotar as palavras da carteira em algum lugar.

                2+

                • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 12:32

                  mas tem TED e tranferência tbm na Bisq, não?

                  só não entendi como seria a “custódia” na Bisq ainda….

                  quando vi que tem um ágio ali dei uma desanimada…. na epoca tava cotado a 301k reais podres…. rsrsr hoje tá nos 610k….

                  hehehe

                  1+

                • Neco 8 de dezembro de 2024 at 12:35

                  Ops.
                  Cliquei postar antes de concluir.

                  Os riscos.

                  Seu Bitcoin estão no seu computador. Se ele for roubado vc tem que arrumar outro e refazer tudo, restaurando o backup. Daí tem que ter as senhas e o backup.
                  Não é tão simples alguém roubar seu computador e conseguir acessar seus Bitcoins, pois tem as senhas e as palavras.

                  Se vc tiver muito dinheiro no seu computador e isso se tornar público, pode uma quadrilha sequestrar vc na sua casa e te obrigar a transferir, do mesmo jeito que acontece com o dinheiro no banco.
                  Até agora acho que o maior risco éno Pix, vc fazer um Pix é o vendedor não concluir a operação, mas ainda tenho que estudar mais sobre isso.
                  Eu pretendo seguir esse caminho do Bisq, para fazer pequenos aportes mensais.

                  0

                  • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 13:05

                    a transação na Bisq (a default, não a “2”) é feita com uma carteira multisig 2 from 3. O que isso significa? só é liberado o bitcoin com 2 assinaturas, a sua e a do vendedor. Se o vendedor não liberar o bitcoin entra em ação o árbitro / mediador, que tem uma chave também, e mediante solicitação avalia e libera os fundos, mas seguindo procedimentos acordados, inclusive “multa” pra quem não cumprir os requisitos (parte do valor depositado vai pra parte lesada).

                    É MUITO segura, e além de tudo tem a questão da reputação de cada negociador, compras e vendas tem limite atẽ vc chegar em determinado patamar de negocios concluidos.

                    PORRA neco é só ler os docs na BISQ karai!!

                    https://bisq.wiki/Frequently_asked_questions

                    1+

                    • LSnake 8 de dezembro de 2024 at 21:37

                      Simplificando Bisq é um Mercado Livre ou Shoppe do Bitcoin.

                      0

                    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 21:40

                      Mas onde fica o bitcoin quando comprado na Bisq?

                      0

                • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 13:00

                  não, vc escolhe. Pode pagar por pix, ou wise, ou cartão da amazon, pode combinar troca fisica, pode até fazer uma oferta de compra em outra moeda… Tem tanta opção…
                  Olha dentro do app. E veja se é o Bisq ou o Bisq2, esse último ainda está em testes e não tem o mesmo foco em segurança e privacidade do Bisq default.

                  0

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 10:16

    seus póbris:

    -Número de bilionários e fortuna deles no Brasil cresce acima da média global, diz estudo do UBS. alta de 37%. e foram mais 13.
    – “Clube” de bilionários brasileiros ganha 19 novos membros; veja fortunas.

    dedução da kanja: tem que taxar isso aí. efeito mula.

    3+

    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:54

      não vai sair nenhum relatório da Oxfam?

      kkkk

      2+

  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:21

    Bom Domingao mukis e vivenciadores do SE… creio que a grande maioria dos serhumanoides.

    O tempo passa, inexoravelmente…

    2+

  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:25

    Agepê na juquebox … foi fundo seu Barna, adoro A Ge Pe, cheio de malemolencia e suingue do samba cancao de antigamente.

    De consertador de fio telefonico ao sucesso = https://youtu.be/IB2JhWTFg9I?si=rovV1VsJ0nGkmpeB

    1+

  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:31

    Manco
    Sua indecisão me deixou indeciso e eu não comprei bitcoin a rodo em 2013

    1+

    Ahhh parem de CUpar seu Barna, por causa dele sai do voto “inutil preguicoso e que nao resolve” …. apos 20anos de Nulo.

    Pra tentar frear O mulla… yeahhh

    Xiticao? Bem, to esperando os rycos me convidarem a comer caviar nas naves marcianas… kkk

    2+

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 10:31

    aprendão:

    – Billionaires look to real estate and gold for 2025, survey finds.

    – Billionaires have been beating the stock market — where they are putting their money now, according to UBS
    43% real state exposure,…
    40% signaling intentions to boost gold and precious metals exposure, and 31% cash levels.
    though 28% plan to raise private-equity funds/funds of funds holdings and 34% want to decrease them. Some 26% plan to boost infrastructure investments, and 35% private debt…

    4+

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 10:37

    Regime Sírio caiu mesmo heim….

    1+

    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 10:38

      Foda que parece que os caras são extremistas ….. povo lá vai arder..

      0

      • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 11:08

        E na roleta do globalismo, agora será a volta do terrorismo.

        1+

        • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 11:12

          0

        • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 11:21

          agora chuta a onça morta:

          – ‘Estado bárbaro da Síria caiu afinal’, diz Macron.
          o cara não faz nada é quer pegar carona. tipinhos típicos. Lacron.

          3+

          • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 11:29

            Vai sobrar pros cristãos que vivem lá. Mais um Afeganistão a vista.

            1+

            • MrCitan 8 de dezembro de 2024 at 11:35

              E os patriotários comemorando, achando que aquilo vai vir uma democracia.
              Tiraram um “Getúlio Vargas” na Síria, pra colocar no lugar um monte de bárbaros da pior qualidade.

              2+

              • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:38

                Sim…. por incrível que possa parecer o Bashar era a opção mais perto da civilização pra Síria….

                agora vamos assistir a “afeganistalização” da Síria… burca e massacre de minorias… cristãos de lá nem se fala…

                1+

                • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 11:48

                  1+

                  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:55

                    kkkk boa!

                    0

                    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:56
                    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 12:04

                      “e dezenas de pessoas saíram às ruas de Damasco, segundo imagens da AFPTV, para celebrar a queda do regime, aos gritos de “Liberdade”.”

                      DEZENAS? numa capital como Damasco?

                      pessoal deve estar muito otimista com o “novo regime”….

                      0

                  • Someone 8 de dezembro de 2024 at 16:58

                    Bom é ele dando entrevista pra CNN americana dizendo que ele era da Al Qaeda e do ISIS, mas agora é um moderado.

                    1+

                • LSnake 8 de dezembro de 2024 at 22:25

                  Exatamente como era o Saddan no Iraque, tem lugares que não tem como serem governados sem mão de ferro, aquela região é um caldeirão de negos querendo se matarem, não da para o lider ser frouxo ali

                  0

  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 10:55

    Sapato Furado
    Será que não seria um caminho inevitável os estados terem de ter reservas em Bitcoin e usa-las para emitir suas moedas até o limite, voltando a uma espécie de padrão ouro, porém neste caso, Bitcoin?
    Aí seria uma forma de manter a grande massa de 98% que não entende nada de BTC atrelada a isso, sem precisar entender nada.

    O padrao ouro freiou a “saga” das fiat SEM LIMITE? entao pq xiticao ou qq Tamagoshi fantasma (vendedor de ilusoes marcianas) faria isso? So se matar os politicos e acabar com impostos…kkk

    Alias, vi um Documentario legal… meio sociopata por vincular tutto ao fake aquecimento global – aquele que vai afundar o mundo enquanto xiticoi vai salvar.

    As 5regras

    Venda
    Jogue Fora
    Minta
    Esconda
    Controle

    Vale ver, tem ate o Bezzos colocando foguete no espaco e vendendo “somos green” … no atacado, ja no varejo!

    Segue o fluxo…ate que os maximalistas definam que vai pra Galatica e quem fica nos face da vida…kkk

    Fuinte

    2+

  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 11:00

    https://www.bloomberglinea.com.br/2024/12/07/herancas-de-us-105-tri-eua-se-preparam-para-maior-transmissao-de-riqueza-da-historia/?outputType=amp

    Essa sim sera a maior mudanca no $$$ do mundo.

    A fortuna daqueles que “nada construiram” vai mudar de m

    3+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 11:03

      … ops mudar de maos no proximo quarto de seculo!

      Vou tentar pegar meu quinhao… ou pelo menos curtir os iates e naves marcianas dos JA rycos, antes de eu completar os 100…. se me convidarem.

      E toma fotos no face, estragao e ate X do elinho…kkk

      Bom domingao.

      Fuinte

      2+

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:03
    • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 11:05

      Esse rapaz que está entrevistando se elegeu vereador em Curitiba

      1+

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 11:09

    esses 3 mundo:

    – India ranks 3rd globally with 185 billionaires in 2024, wealth up 42%: Report | Mint
    The collective net worth of India’s billionaires soared by 42.1% over the past year to $905.6 billion.
    -India to rise in billionaire entrepreneurs over next 10 years.

    -Why are the world’s billionaires moving to UAE?

    1+

    • From_The_Tower 8 de dezembro de 2024 at 11:11

      UAE tem programas de incentivos / isenções fiscais

      Aceitam BTC

      😙

      4+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:20

      A India ta ficando mais ryca?!

      0

    • Someone 8 de dezembro de 2024 at 16:59

      Os Emirados não perguntam de onde vem o dinheiro. O que mais tem é gente de governos africanos mandando dinheiro pra lá em vez da Suíça.

      3+

  • Pagando 8 de dezembro de 2024 at 11:17

    Mais um dia para agradecer a esse espaço e seus inúmeros “se”.
    Como falei ontem, provavelmente, passarei batido pela desordem, mais uma vez.
    * Troquei meu plano de previdência do perfil agressivo para o conservador na Previ, em jan/2016, assim que o clima tava esquentando para o impeachment da Dilma. Os idólatras do PT me chamaram de pessimista.
    * Vendemos a casa na periferia de SP no calor do impeachment da Dilma – ago-set/2016. Todos nos chamando de loucos.
    * Comprei o ap na semana em que Bolsonaro tomou a facada – set/2018. “Não é o momento”, me disseram. Não julgo. É o conselho padrão que se ouve num momento tumultuado como aquele. Quitei ano passado.
    Curioso que ontem estava falando exatamente isso. Olho pra trás e vejo que posso até ter demorado a tomar algumas decisões e procrastinei. A pessoa me disse que demorar pode ter ajudado a acertar mais na decisões e concordei com ela.
    Bom dia, muquis 🧡🧡

    2+

    • Pagando 8 de dezembro de 2024 at 11:21

      Olhei aqui. Troquei o perfil pra conservador em jan/2015.

      1+

  • g.w. bush 8 de dezembro de 2024 at 11:51

    Good Morning, folks!

    Texto excelente, como sempre. É isso mesmo, grande Barney, há de se tocar a vida pra frente e pensar na família. Que Deus abençoe a todos.

    2+

  • Luk3B0lh4 8 de dezembro de 2024 at 11:55

    Acho que quase ninguém errou em comprar uma casa. O meu único arrependimento foi não ter feito o upgrade antes.

    3+

    • Luk3B0lh4 8 de dezembro de 2024 at 11:57

      Sai de uma casa própria no meio da tigrada para uma casa própria em condomínio civilizado. Agora é focar em coisas produtivas.

      2+

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 11:58

    Justiça determina indenização de R$ 1 milhão à família de gestante morta após tomar vacina contra Covid

    RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Justiça do Rio de Janeiro condenou a farmacêutica AstraZeneca a pagar indenização de R$ 1,1milhão por danos morais à família de uma gestante de 35 anos que morreu em decorrência da vacina contra Covid-19.

    Em trecho da decisão assinada na última quinta-feira (5), o juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Tribunal de Justiça fluminense, ressalta que a mulher foi a primeira grávida brasileira a morrer por causa do imunizante.

    O caso, que ocorreu em 2021, levou o governo federal a suspender a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes, e o laboratório admitiu que não havia testado o imunizante em grávidas antes de sua liberação.

    Thais Possati, que era promotora de Justiça do Ministério Público estadual, tinha um filho de 3 anos à época e estava grávida de 23 semanas, quando recebeu a vacina no dia 5 de maio de 2021.

    No dia seguinte após tomar a vacina, a promotora desencadeou uma série de complicações que evoluíram para um quadro de AVC hemorrágico associado a trombose de seio venoso. Thais foi operada de emergência e o bebê que ela estava esperando morreu.

    De acordo com a Justiça, a causa da morte do bebê estava “associada às complicações que a mãe vinha enfrentando, já que todos os problemas de saúde causados à gestante por conta da vacina foram transmitidos ao filho que gerava”. Thais morreu no dia 10 de maio.

    “Thais faleceu e a causa da morte foi hipertensão intracraniana, AVC hemorrágico, trombocitopênica trombólica, gestação, de modo que as mortes dela e de seu filho podem ser atribuídas aos efeitos da vacina produzida pela ré”, afirmou o juiz, na decisão.

    Procurada, a AstraZeneca não comentou sobre a decisão judicial. Em nota, a empresa afirmou que a vacina demonstra ter “perfil de segurança favorável”.

    “A partir do conjunto de evidências em ensaios clínicos e dados do mundo real, a vacina Oxford-AstraZeneca tem demonstrado continuamente ter um perfil de segurança favorável, e reguladores em todo o mundo afirmam consistentemente que os benefícios da vacinação superam os riscos de efeitos colaterais potenciais e que são extremamente raros”, disse.

    A farmacêutica ressaltou ainda o papel do imunizante da AstraZeneca para o fim da pandemia. “De acordo com estimativas independentes, mais de seis milhões de vidas foram salvas apenas no primeiro ano de uso, e mais de três bilhões de doses foram fornecidas globalmente”, afirmou.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/justi%C3%A7a-determina-indeniza%C3%A7%C3%A3o-de-r-1-milh%C3%A3o-%C3%A0-fam%C3%ADlia-de-gestante-morta-ap%C3%B3s-tomar-vacina-contra-covid/ar-AA1vsluO?ocid=msedgntp&pc=SMTS&cvid=0177e0957e9543c7ab7ebf56cd9d78b6&ei=25

    4+

    • Sapato Furado 8 de dezembro de 2024 at 12:40

      Será que é por isso aqui que foi procedente?

      Thais Possati, que era promotora de Justiça do Ministério Público estadual

      3+

      • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 12:40

        Bingo!

        Mas ainda assim é relevante.

        2+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:21

      Keennn diria.

      0

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:22

      No dia seguinte após tomar a vacina, a promotora desencadeou uma série de complicações que evoluíram para um quadro de AVC hemorrágico associado a trombose de seio venoso

      E como tem caso de avc, trombose e embolia… inclusive entre xooovens sadios agora.

      Taaapariu

      0

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 12:34

    se, se ,se, …
    mas isso não se faz:

    – Bottas se arrepende de acordo com Sauber: “Se pudesse voltar, teria ido para outro lugar”.
    cretino.

    2+

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 12:44

    frase que está despontando:
    “galera está metendo o louco”

    síria, jaguar, F1, cadeirada, ministro da coréia, Itaú, França,
    -Um vizinho muito louco: Trump ameaça “implodir” comércio global a começar por México e Canadá

    5+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:23

      Xiti e memecoinns e a unica coisa saudavel nesse mundo. Entenda.kkk

      1+

  • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 13:14

    o Bibi comemorou… com parcimônia….

    Eu penso como ele, há uma janela de oportunidades ali pra fazer a coisa certa (se israel e mossad derem uma maozinha) , o regime do assad era parceiro do Irã, e irã – os baitolás – são a maior fonte de desequilibrio ali no OM.

    Se o mossad for “PAGERificando” as lideranças dos jihadistas e as forças cristãs e até os curdos podem fazer ali algo melhor do que afeganistão e irã.

    Johnnyboy
    Regime Sírio caiu mesmo heim….

    1+

    0

    • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 13:23

      plantaram a treta ali pra manter os inimigos ocupados…

      Síria sempre deu dor de cabeça pra Israel… e agora tem menos motivos ainda pra ter alguma simpatia…

      a tática é antiga…

      basta lembrar quem a Alemanha tirou da prisão… encheu de ouro e enviou num trem pra Rússia na primeira guerra mundial?

      1+

      • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 13:25

        a oportunidade estava clara… Rússia ocupada e rebolá num barata avoa com as lideranças mortas…

        foda que já vimos esse filme com o Estado Islâmico… então…

        1+

        • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 13:28

          vamos ver, hoje tem o fator Trump… USA não agindo mas APOIANDO a ação de Israel na região pode dar bom, ainda mais com a russia sem condições de apoiar seus aliados da região, como ficou provado com essa queda siria. É um bom momento, talvez inigualãvel, pra acabar de vez com a ameaça dos baitolás na região, inclusive nuclear.

          1+

          • Liberal 8 de dezembro de 2024 at 14:07

            Mas como a “poderosa” mãe Rússia deixou cair um regime tão amigo??

            2+

      • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 13:53

        O joinspace comemorando que o Assad caiu Kkķkkk

        Só entrou um maluco da Al Qaeda
        Vão Afeganistar a Síria

        4+

        • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 15:13

          comemoro nada, apenas aponto que é melhor essa instabilidade NESSE momento em que a russia está enfraquecida pra se meter ali, e ir encaçapando primeiro os baitolás, depois os radicais do estado islamico e Cia. Sem o apoio russo todos os antagonistas de Israel estão enfraquecidos.

          1+

          • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 15:22

            Agora é saber se os judeus terão a mesma consideração pelos cristãos que serão perseguidos e massacrados na Síria… como foram pelo EI após a tal primavera árabe….

            0

            • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 15:28

              bem, Bibi tem feito o que há um ano atrás TODOS diriam ser IMPOSSÍVEL.
              ACHO que a situação na siria sem a presença russa fica mais simples de equacionar.

              Mas vamos ver o que acontece.

              0

            • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 16:13

              Vai sim
              Confia!

              1+

  • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 13:31

    0

  • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 14:01

    O genocídio continua

    3+

    • Neco 8 de dezembro de 2024 at 14:07

      Tudo o que não interessa ao sistema não é mostrado.

      4+

      • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 14:09

        Enquanto a Rouanet tiver dando R$30 bilhões por ano, quem falará contra o Cúverno?

        3+

    • MrCitan 8 de dezembro de 2024 at 18:28

      é o preço que se paga pra tiramos o bozo e salvar a democracia.

      1+

  • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 14:10

    Gaza
    Líbano
    Ira
    Síria
    Iêmem

    Não tá fácil para os israelenses

    2+

    • Neco 8 de dezembro de 2024 at 14:15

      https://xcancel.com/camaradamachado/status/1865589376329138596#m

      Da mesma forma tem potência estrangeira querendo fazer o mesmo aqui.

      0

      • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 14:20

        bem isso
        Ali é um local que nunca existirá paz

        Tiraram o maluco do Assad para colocar um cara da Al Qaeda e acham que vão controlar o cara.

        Tipo igual aconteceu no Afeganistão? Kkkkkk

        0

        • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 14:22

          Como a Síria foi destruída e o que vem por aí?

          Turquia, Israel e EUA deram um golpe de mestre e infligiram uma derrota estratégica à Síria, à Rússia e ao Irã no Oriente Médio, basicamente transformando a Síria em uma Líbia.

          Para entender como isso foi possível, sem se demorar muito no histórico de mais de uma década de conflito, é necessário recordar que a guerra internacional contra a Síria (que nunca foi uma guerra civil) começou a partir da Primavera Árabe, em que ONGs financiadas pelo Ocidente agitaram parte da população contra o governo e, em coordenação, grupos salafistas foram discretamente armados e financiados pelo Catar, pela Arábia Saudita e pela Turquia.

          Assad então começou uma guerra sangrenta contra, simultaneamente, mais de três dúzias de diferentes grupos terroristas e separatistas pipocando em diferentes partes do país, com as piores situações do outro lado do Rio Eufrates com os curdos, no noroeste da Síria nos arredores de Idlib com forças salafistas apoiadas pela Turquia, eventualmente o ISIS no deserto perto do Iraque, druzos perto de Golã apoiados por Israel, e milícias salafistas apoiadas pelos EUA no sudeste, na fronteira com o Iraque.

          Inevitavelmente, em poucos anos essas forças terroristas e separatistas chegaram a se apossar de 70% da Síria, até que Bashar Al-Assad, a contragosto, pediu ajuda à Rússia e ao Irã.

          Com o apoio do Hezbollah, das milícias iraquianas, das Forças Quds do Irã, lideradas pelo General Qassem Soleimani, do Grupo Wagner e da Força Aérea da Federação Russa, Assad, que do contrário inevitavelmente seria derrotado, conseguiu recuperar o controle de aproximadamente 70-75% do país.

          Para o Irã, a Síria era fundamental no projeto do Eixo da Resistência que levava do Irã ao Líbano e permitia ao Irã se projetar como um dos polos no mundo multipolar, eixo ao redor do qual se organizaria um Grande Espaço Imperial.

          Para a Rússia, a Síria era fundamental por seu papel na garantia logística da Marinha Russa bem como parte de um cordão de segurança do Rimland meridional eurasiático.

          E na medida em que Assad, graças aos russos, aos iranianos e aos libaneses, recuperou o controle da maior parte do país, iniciou-se a costura diplomática para reconciliar alguns setores rebeldes com o governo central, começando pelos rebeldes dos arredores de Daraa, os curdos e até mesmo os rebeldes de Idlib.

          Esses diálogos, que se consolidaram nos Acordos de Astana, apontavam para uma nova federalização da Síria, uma nova Constituição, e uma série de outras modificações consensuais a serem implementadas no país. Os Acordos de Astana tinham como fiadores principalmente a Turquia, a Rússia e o Irã.

          Mas enquanto Rússia e Irã levaram esses acordos a sério, a Turquia (e outros atores internacionais) usaram os Acordos de Astana como o Ocidente usou os Acordos de Minsk. Se os Acordos de Minsk foram usados para armar e treinar as Forças Armadas Ucranianas para uma invasão do Donbass – impedida pelo ataque preventivo russo da operação militar especial russa – os Acordos de Astana foram usados para armar e treinar o Tahrir al-Sham e o Exército Nacional Sírio e para coordenar a vitória na Síria.

          Nessa operação atuaram instrutores ucranianos especializados em drones, suporte logístico e financeiro turco, as forças de inteligência e de ciberguerra de Israel, além do suporte de inteligência dos EUA. Mas nada disso explica a derrota de Assad.

          A realidade é que a chave da vitória sobre a Síria se deu, basicamente, pelo suborno de vários generais sírios. Foi tão simples quanto isso. A Síria foi “derrotada” em 10 dias porque não houve qualquer batalha, apenas algumas escaramuças. Enquanto a Rússia bombardeava diariamente as posições terroristas, matando uns poucos milhares de salafistas, e os instrutores iranianos exigiam que os sírios ficassem e lutassem, o Exército Árabe Sírio simplesmente usava a artilharia enquanto recuava, em uma entrega ordeira e planificada do território do país.

          Na prática, para que se veja o ridículo da situação, os russos provavelmente mataram mais salafistas do que os próprios sírios, apesar do país pertencer aos sírios e não aos russos.

          A traição dos generais sírios é fácil de entender considerando os efeitos de mais de 10 anos de sanções acachapantes. O Exército Sírio é pago valores irrisórios porque o Estado praticamente não tinha dinheiro para manter os militares. Ademais, esses generais (e talvez outros elementos da elite síria) consideravam que Assad e seu governo quase monopolizado por alauítas representava um obstáculo para seus próprios projetos de poder.

          Aqui, é claro, entrarão os agentes da Embaixada da França para dizer que a culpa é da Rússia (alguns dirão que é do Irã também).

          As acusações são absurdas.

          Sem a Rússia, Assad teria caído em 2015. A Rússia, ademais, tem bombardeado os terroristas diariamente, sem parar, há 10 dias e matou bem mais terroristas nos últimos 10 dias do que os sírios se dispuseram a fazer. A Rússia não ganha absolutamente nada com a queda de Assad e, naturalmente, não teria motivo algum para arriscar as suas bases e posições no litoral. Ao contrário, a Rússia sofreu na Síria uma derrota estratégica.

          As pessoas que exigem histericamente que a Rússia deveria salvar a Síria de si mesma são, simplesmente, propagandistas russofóbicos. A Rússia não tinha como lutar pela Síria no lugar dos próprios sírios. Foi o mesmo com o Nagorno-Karabakh. O governo armênio se recusou a enviar tropas e lutar pelo território, para depois culpar a Rússia pela invasão do Azerbaijão. O único erro da Rússia foi o de repetir o falido modelo dos Acordos de Minsk com a Síria.

          O mesmo vale com o Irã. Autoridades iranianas declararam que jamais abandonariam ou trairiam o Irã e anunciaram ontem que enviariam tropas, drones, munição e veículos para ajudar a defender a Síria. Mas não existe muito que o Irã pudesse fazer se a Síria se recusou a se defender e caiu em 10 dias. Não existe “força expedicionária” que pudesse ser preparada e enviada para a Síria em menos de 1 mês.

          Ademais, é necessário analisar o fato de que Assad só pediu ajuda à Rússia e ao Irã a contragosto. Ademais, as elites sírias sempre pressionaram para manter a presença estrangeira em um nível mínimo, praticamente forçaram a maior parte dos russos e iranianos a saírem do país após a “vitória” sobre o ISIS e, especificamente em relação aos iranianos, os proibiram de montar bases em seu território.

          No delírio patrioteiro burguês, as elites políticas e militares sírias acreditaram no mito da sua própria autossuficiência, quando todos sabiam que eles só conseguiram sobreviver graças à ajuda estrangeira. Nesse sentido, o pequeno-nacionalismo sírio contribuiu para pavimentar a queda do governo Assad ao recusar a integração da Síria em um projeto geopolítico multipolarista mais amplo, o que exigiria ampla presença russa e iraniana no país.

          Nesse sentido, Turquia, Israel e EUA planejaram o golpe contra a Síria no melhor momento possível.

          A Rússia está ocupada com a Ucrânia e poupando tropas pelo alto risco de uma guerra em larga escala contra a OTAN eclodir a qualquer momento. Ademais, a Rússia estava com efetivo reduzido no país, por causa tanto do conflito ucraniano quanto por causa da pressão síria por sua saída.

          O Irã, por sua vez, está em alerta total para o confronto com Israel, além de possuir um presidente conciliacionista e ser mais rechaçado pelas elites sírias até do que a Rússia.

          O Hezbollah, por sua vez, estava engajado em um duro conflito com Israel, e apesar de ter vencido o conflito sofreu perdas materiais e humanas importantes.

          Não haveria momento melhor do que esse para atacar.

          Para a Turquia, alimenta-se a ilusão geopolítica de um insustentável neo-otomanismo, único triunfo que Erdogan pode apresentar até agora.

          Para Israel, é a desculpa perfeita para implementar o Plano Oded Yinon na Síria, utilizando a desintegração da Síria como desculpa para penetrar o território vizinho e anexar mais um pedaço dele.

          Agora, se engana quem acredita que a Questão Síria acabou. Ao contrário, é o começo de uma nova fase de caos.

          Manter um Estado unificado com todas essas várias facções terroristas e separatistas é praticamente impossível. Assad era o “inimigo” que permitia unificá-los em uma causa comum, mas agora Assad não é mais o Chefe da República Árabe da Síria.

          O mais provável é alguma desintegração – mesmo que apenas de facto – do território sírio. As últimas informações indicam que alauítas e cristãos, que compõem parte considerável das forças militares sírias mais dispostas a resistir, não querem mais lutar por sunitas ingratos aparentemente ansiosos por serem governados pelo ISIS. Quanto aos curdos, será impossível reconciliá-los com as facções terroristas apoiadas pela Turquia.

          Vários outros grupos terroristas possuem desavenças sérias e ocasionalmente violentas entre si. Os terroristas vindos da Chechênia e da Ásia Central, por exemplo, estão na Síria para decapitar e traficar mulheres, e não estão muito interessados no discurso à-lá Zelensky de Al-Julani

          A libianização da Síria será um evento trágico que impulsionará novas ondas de refugiados para todo o mundo, mas a transformação do eixo Latakia-Tartus em uma fortaleza alauíta-cristã parece a única maneira de reduzir os danos desse colapso e de fazer perdurar uma semente de um Estado sírio funcional. Se essa estrutura estaria sob o governo de Assad é incerto, já que o próprio destino de Assad é, ainda, incerto.

          Enfim, a Síria travou uma guerra mundial por 13 anos, resistindo como pilar civilizacional em meio às marés de caos, contra tudo e contra todos, até um momento em que, por traição interna, resistir tornou-se impossível.

          0

          • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:28

            Mrs Hidden tem descendencia Siria por parte de pai.

            Esse regiao e o embroglio geral ali da margem pra todo tipo de Eroi… e pra muito Terrorismo!.

            Uma pena que vao detonando tudo, la se vai Damasco pras cucuias. Foi linda, queriamos ter visitado.

            1+

          • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:31

            O que vem pode ser barbarie pura + loucura disfarcada de religiao…mas a desgraca Assad assim como foi Saddam, nada tinha de “pilar de civilizacao” ne.

            0

            • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 14:57

              para os Sírios… dentro das opções disponíveis…

              Aqui sogro e sogra sirios… todos os parentes por parte da esposa…

              agora vão ficam com ISIS da vida.

              1+

              • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 17:10

                ISIS agora são “moderados”

                1+

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 14:12
  • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 14:15

    Meu dia a dia é todo ocupado em: trabalho, agricultura sintrópica …

    Nao conhecia com esse nome Maluco…

    https://www.google.com/amp/s/www.ecycle.com.br/agricultura-sintropica/amp/

    No teu caso e algo pra consumo proprio ou tb se destina ao venda?

    Aqui tao colocando $$$ no business de micro-verdes, hidroponica em estufas… alface, morango etc.

    2+

    • Maluco beleza 8 de dezembro de 2024 at 14:36

      É o msm que agrofloresta…
      É para consumo próprio e pra venda.
      Até hj eu plantei algumas coisas para testar o que vai bem ou não.
      Mas eu vou começar msm em março que é qdo se iniciam as chuvas por aqui.

      2+

      • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 15:36

        Valeu. Boa colheita

        1+

  • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 14:47

    Vc já agradeceu por existir o Sus ?

    3+

  • Jr 8 de dezembro de 2024 at 15:43

    kkkk

    “Ceia de Natal está mais cara, mas presentes tradicionais ficaram mais baratos.”
    – Míriam Leitão

    https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/12/ceia-de-natal-esta-mais-cara-mas-presentes-tradicionais-ficaram-mais-baratos-confira.ghtml

    2+

    • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 16:23

      a ceia agora é Frango Xadrez,…
      esqueça o papo mole do Peru golpista de extrema dereita.

      2+

    • Hidden 8 de dezembro de 2024 at 18:45

      Camburao do Elinho.. ohh tragedia

      1+

    • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 19:09

      depois desse atentado ao CEO, depois dos conflitos, depois do tramp..
      depois dos ruços,

      o maior investimento é segurança, galerinha não vai gostar de ver bilionário em todo canto.

      What it costs to protect the world’s wealthiest CEOs.
      Forget Butlers. Private Security Is Now the Ultimate Service for the Ultra-Wealthy.
      Canadian in Dubai Becomes Billionaire With ‘Private CIA’ Empire.
      ‘Private security in South Africa is booming, but exclusively for the wealthy’;

      1+

      • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 19:16

        Exclusive | New Yorkers are armoring and bulletproofing cars — to drive to the Hamptons,
        From luxury bunkers to tactical vehicles, the ultra-rich are preparing for the Big One.

        Bentley CEO says sales are down because the rich are experiencing ‘emotional sensitivity’ due to the cost of living and don’t want to flaunt their wealth with a new luxury car.
        kkkk

        2+

  • Saulo 8 de dezembro de 2024 at 17:20
  • joinspace 8 de dezembro de 2024 at 17:22

    microsoft, em seguida amazon, logo apple…

    toda empresa, grande, pequena, pública ou S.A., vai adicionar btc à seu balanço, ou simplesmente será dizimada pela concorrência.

    A página já virou, repito, 100k é o novo ten cents…

    0

  • Saulo 8 de dezembro de 2024 at 17:24

    A venezuelização corre por muitas vias e uma delas é a polícia nacional.

    Cria-se o problema para se trazer a solução. Em Brasília, claro!

    Cozinhando os caranguejos na Cuba do Sul!

    https://x.com/leandroruschel/status/1865401793921839341?t=9PQjL_dfPCDEFuZgm3gxsw&s=19

    2+

  • Leonardo M. 8 de dezembro de 2024 at 17:26

    1+

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 17:57

    O que seria do domingo no Hell sem o tradicional arrastão..

    Via Dutra!

    https://www.instagram.com/reel/DDVDwWPSB8F/?igsh=MW9jOXFtd3E0MTR4MQ==

    2+

  • Saulo 8 de dezembro de 2024 at 18:01

    A inflação que se apruma nos deixará no limbo.
    Quem viveu os anos 80 e 90 revivenciará todo aquele glamour.
    Agora vai!

    https://x.com/CentralAncap/status/1865236817114521675?t=ave-uS_RXgNWpEQS8nMTwQ&s=19

    0

  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 19:04
  • Johnnyboy 8 de dezembro de 2024 at 19:05
  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 20:33

    esqueça tudo
    chocante

    0

  • Cadeia Marcov 8 de dezembro de 2024 at 21:57

    viking
    olá, sugestão de leitura, top
    recomendo o livro/quadrinhos do Will eisner. New York, ou a cidade
    perspectivas de pessoas, cheiros, usos, problemas etc… é uma aula
    é o segundo desenhista que mais gosto, só perde pro Hugo pratt.

    abaixo tem exemplos. perspectivas… tem na amazon, mas recomendo ver o livro.. 440pg. leitura rápida

    https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-nova-york-de-will-eisner

    abraço

    1+

    • Viking 9 de dezembro de 2024 at 06:07

      valeu pela indicacao, vou deixar aqui na lista

      1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.