Werther em setembro

Bom dia!

Hoje vou voltar a um assunto que estávamos comentando assim, an passant, no grupo do zape: O lance do “setembro amarelo” e as paradas sobre suicídio. Realmente há muita desinformação e muitos problemas em relação a um debate razoável a respeito do tema, até por conta de haver o temor, fundamentado, de que falar de suicídio “chama a coisa”, isto é, estimula pessoas  (predispostas?) a cometer atos radicais, a atentar contra suas vidas.

Mas esse lance de setembro amarelo é novo, é recente. Quando falo “novo” é de trinta anos para cá, claro. Campanhas de conscientização para doenças se valendo de simbologia básica são comuns, todo mundo conhece e ouviu falar por exemplo do Outubro Rosa, para divulgação das medidas de prevenção ao câncer, por exemplo. De modo similar, o Setembro Amarelo é exatamente para a divulgação das ações e ideias para se prevenir o suicídio.

Todo mundo lembra ou conhece o CVV, Centro de Valorização da Vida, presumo. É uma proposta anterior e dele nasceu esta ideia. No site do projeto consta exatamente a raiz da minha imprecação contra o movimento – longe de o achar estritamente ruim – numa frase em sua página principal:

“A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa

Exatamente. Em tempos complexos como os nossos a ideia de “prevenir suicídios” vira uma “causa”, algo a qual todos podem aderir. E tome textão sem graça em primeira pessoa nas internetes da vida, falando de desejos de morte, angústias e no final aquela frase demolidora do naipe “Copiei isso na internet, se você é meu amigo compartilhe”, etc… Eu já me incomodava com isso pois não tolero a pieguice como método de debate de qualquer assunto sério.

A mídia vem há tempos trazendo ao seu universo de entretenimento dezenas de citações ao suicídio, coisa sub-repetícia, quase todos os produtos de mídia de sucesso tem algo do tema no meio. Desde games a filmes, livros, música, sempre há aquele caco para lembrar do tema, do “setembro amarelo”. Obviamente o tema é parte da sociedade e a cultura irá reagir reflexivamente a isto, espelhando aquilo que é relevante, notpavel em cada momento da história deste ou daquele grupo social.

Aí entra o problema do mimetismo social.

Existe um troço chamado “efeito Werther“. Werther, de Goethe, a peça que retrata os “Sofrimentos” do jovem que por culpa de amor, ingenuidade e outros sentimentos complexos, acaba por tirar sua vida diante da impossibilidade de mudar seu destino ou seus desejos. Clinicamente exemplificando é “o termo designado pelo sociólogo David Phillips em 1974 para definir o efeito imitativo do comportamento suicida”.

Então meu argumento chega ao ponto – desculpe, texto grande e não pretendo dramatização – do meu questionamento: Sabemos que suicidas tendem a buscar apenas visibilidade, cuidado, atenção, nas suas tentativas de tirar a vida. Fatores como doenças neuropsicológicas, uso de drogas, depressão, traumas recentes acabam por influenciar bastante no surgimento de novos casos. E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso”.

E vocês têm o Instagram, Facebook, toda a cultura de massa eletrônica ao mesmo tempo mostrando universos lindos e maravilhosos coalhados de gente feliz e próspera, satisfeita, num fundo róseo e cheio de sororidades, igualdades, liberdades imensas, mostra horrores interminaveis, aquecimentos globais e a estupidez da violência, a finitude da juventude e o que vem depois disto, a gradual e crescente dificuldade de os mais jovens se adequarem à vida adulta em um mundo cada vez mais descolado de alguma realidade objetiva, desamarrado de uma origem, de uma base cultural. Gerações de pessoas literalmente jogadas no mundo.

E temos a propaganda do Setembro Amarelo. Que fala de suicídio. Que era um tema banido da mídia, segregado. Aliás, ainda o é, mas com menos cuidado, atualmente. Não se publicam fotos de suicidas. Não se descrevem suicídios (jornais dos anos 1960, 1970 faziam bastante isso), ou sequer se mostram os locais onde ocorrem, e como ocorreram. Tudo pelo temor da repetição. Pois uma nota de suicídio e toda a comoção que se segue estimulam outros a buscar a mesma comoção, o mesmo amor post-mortem, ou a atenção e os cuidados, caso sobrevivam.

E temos a propaganda so Setembro Amarelo, que publicamente fala de suicídio, fazendo maciça divulgação do problema, com exemplos, com toda a informação sobre o assunto, e a participação da mídia e da população em escala ampla, na melhor das intenções, no fito de conter o crescimento do numero de casos ano após ano.

Eu começo a discordar da técnica. Contraria a metodologia até então usada, valoriza discussões transversais sobre o tema, que não o aprofundam mas levam a todos o assunto “suicídio”, sem o filtro devido (pensem em QUEM compartilha os textões sobre suicídio na internet) e com pouco apuro, evidenciam justamente a parte mais perigosa da equação: A angústia de quem sofre COM O SUICIDA, e o temor de que novos suicidas surjam. Ao se tentar conter o mal, se valoriza e se publiciza o mesmo. Creio que a estratégia esteja se revelando inadequada, fruto de uma visão deteriorada de “proteção social” e de “empatia” fugindo de atitudes efetivas – dá pra ajudar seu amigo do conforto de seu sofazão, sala de casa…

Pensem nisso daí, sem focar no drama, mas sim no processo esquisito a ser debatido.

Bom dia!

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
181 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

First !

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Bom dia Barna !
#tmj # suavidade

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Conheço dois casos de suicídio com pais de amigos de escola. Um deles foi naquela crise financeira de 1999 e outro foi em 2008. Deixa marcas profundas nos filhos. O olhar da pessoa muda.
P.S. Conheço vários casos em BC e Itapema que cometeram suicídio (não diretamente… mas de pessoas conhecidas) e um dos traços mais corriqueiros nesses casos é que geralmente ocorrem aos sábados á noite ou domingo pela manhã.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Dizem que é quando vc fica mais reflexivo. Dia de semana vc tá na pilha das atividades rotineiras. Foi o argumento que ouvi.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Putz… Aí, o(a) infeliz lembra do filho ou genro parasita, do cunhado sem-vergonha, da sogra alcoviteira…

Enfim, de toda a parentada ofídica… Isso pode ser parte da explicação.

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Bom dia!

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Eu nunca tive pensamentos de suicídio mesmo tendo passado por situações altamente desanimadoras. Acho que foi porque vivi uma experiência de quase morte na UTI com 17 anos … aí fiquei de boa !
O que vier é lucro.

Mat
Mat
5 anos atrás

Me preocupa muito este assunto do tópico principalmente quanto aos idosos.
É preciso não só dar carinho e apoio, é preciso ficar atento a sinais de isolamento ou recolhimento, principalmente em viúvos.
A depressao em idosos têm sintomas bem diferentes dos jovens, mais difíceis de detectar. Vale a pena levar os avós no geriatra de tempos em tempos…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mat
5 anos atrás

Posso falar.. Mat… acho que pode ser em alguns casos um pouco antes de se chegar na terceira idade.
Pai do amigo meu – 47 anos
Mãe da amiga – 49 anos
mãe da amiga da minha cunhada – 49 anos.
Véio mesmo se matar – eu nunca tive relatos próximos. A meia-idade tb é um perigo.
Mas é preciso estar sempre atento… concordo.
Eu lembro da padaria os velhinhos adoravam ir na padoca ficar conversando ou com as balconistas ou com a turma do caixa .. eles querem carinho, atenção , dedicação … as vezes só conversar. Até hoje converso com os velhinhos da padoca… via redes sociais ou e-mail.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Penso que é uma questão de perspectivas. Quando se perde isso…
complica.

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Mat
5 anos atrás

Concordo Mat, a velhice está crescendo e aqui em Bananistao as pessoas se acostumaram, diferente do exterior, a pensar: meus filhos e netos fa cuidar de mim… sqn

Ardêncio
Ardêncio
5 anos atrás

Tenho uma conhecida em que o filho de 12 anos estuda em uma escola bem cara de SP, custando mais de 3k de mensalidade.
Ano passado, dois amigos do filho dela se mataram.

A escola passou a cuidar do tema entre os alunos e verificou-se que ainda havia alunos que possuíam inclinações suicidas (praticavam automutilação)…muitos têm depressão diante da pressão para ser o filho perfeito…

Complicado.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Ardêncio
5 anos atrás

Pai Nutella que aceita pressão de outros Nutellas
filhos mimados que querem atenção e na maioria dos casos correção e ordem !
Isso mesmo. A maioria dos adolescentes que eu conheço querem ORDEM e imploram isso.. mas os pais new generation do ain … ain… fazem exatamente o Oposto.

Ardêncio
Ardêncio
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Exatamente!

Ardêncio
Ardêncio
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Nada, é o que você apontou mesmo, Barna.

Manco
Manco
Responder para  Ardêncio
5 anos atrás

Interessante esse lance Barná, sem vincular ao suicídio eu estava percebendo como as pessoas em minha volta estão, principalmente aquelas que pregam a paz, a empatia, a solidariedade, o otimismo mas praticam o contrário ou tem uma visão deturpada dessas características. Eles estão desesperados com o mundo, segundo eles estamos destruindo o mundo, estamos cada vez mais doentes de corpo e de mente, violentos, etc e logo eu o pessimista da turma vejo que nunca vivemos tão bem e temos tanta paz.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
5 anos atrás

2
Quando escuto histórias do meu avô materno que demoravam 10 anos para ter um sapato e ou que para fazer uma viagem entre estados levava 10 dias… fico feliz da vida e grato por essa turma ter construído a base e a infra estrutura.
Hoje em dia percebo muito discurso e pouco conteúdo.
Não é a toa que nos encontramos nesses espaços. (vários lados da rua … multiversos do bolhismo) kkk
Gente fresca do caramba !

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Uma das que mais criticam, faz terapia 2x por semana, ganhou carro, celular e AP do pai, outro da tia e não enxerga a solução para o mundo e nem mesmo para as atividades dela hehehe

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
5 anos atrás
Bruno L
Bruno L
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

E a revolta da garota com a resposta? Mostra claramente essa geração: eu pergunto e quero que vc responda o que eu quero ouvir..qualquer coisa fora disso eu já me revolto.

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

Também a moça tomou uma voadora que quase caiu da cadeira. Hahaha

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Ardêncio
5 anos atrás

Desejos inalcançáveis insuflados pela televisão…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Aí tem a questão levantada por autores da Teoria da Comunicação:
“uma mensagem não impactará o receptor de uma mesma maneira”.
Os indivíduos não responderão da mesma forma a uma mensagem.
Aí vai do filtro de cada um, convicções, histórias de vida, visão de mundo, etc.

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

? Buuuuuuu… ?

sem cadastro
sem cadastro
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Oi!

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  sem cadastro
5 anos atrás

Oi!

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso”.

Uai? Mas SEMPRE foi assim, com 99.99% das criaturas. Talvez a pergunta devesse ser feita ao contrário. Por que, antigamente, os indivíduos, mesmo tendo existências medíocres, NÃO se suicidavam?

Mas esse lance de setembro amarelo é novo, é recente. Quando falo “novo” é de trinta anos para cá, claro.

Bem, percebi duas diferenças aí.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Vou levantar algumas hipóteses:
Já se vivia menos (tempo de vida)
em alguns lugares – a toada era sobreviver e os poucos momentos de prazer – eram os de conquistas banais para os padrões de hoje.
A vida era dura… não se tinha muito tempo para filosofar… o cansaço físico era maior e dormir era desejável. kkk

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Transmissão de pensamento.

Estava escrevendo algo sobre isso.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

A menos óbvia, mas que é mais discutida por aqui: o “modelo mental” inculcado na infância e adolescência.

Antigamente, a formação da criatura poderia ser resumida, mais ou menos, na seguinte forma:

“Nasceste na BOSHTA, és um(a) BOSHTA, e sempre ficarás na BOSHTA.

CONFORME-SE!!!”

Com isso, as criaturas passavam a existência sem maiores pretensões e, quando as BOSHTAS aconteciam, simplesmente se conformavam: “c’est la vie”.

Hoje, a mensagem passada pela mídia é de que “você pode ser o que quiser” (PUTA MERDAAAA!!! *facepalm*). Acrescentem-se aí essas porqueiras de “auto-ajuda” e de “coach”.

Só que esqueceram de combinar com a realidade. E essa danada é implacável.

Depois de alguns golpes de realidade, pronto, temos mais um(a) suicida.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Boa !
Pro mundo material acontece o mesmo.
Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos, empregos, afazeres, rapidamente conquistavam casa própria , etc. A vida era dura mas iam tocando o barco não se tinha muito tempo para comparações e ou vãs filosofias.
Hoje tem marmanjo resmungando com 37 anos… com medo de se relacionar … cheio de ideias de como consertar o mundo … mas não lavam nem a cueca ou calcinha… a mãe aposentada precisa fazê-lo.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Data venia, divergirei.

“Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos”

Nas “comunidades” das grandes cidades, tem muito disso. E, as crianças ficam entregues à televisão, à doutrinação das creches e/ou à influência do ambiente. Sérios candidatos a virarem pivetes e “aviõezinhos”.

“rapidamente conquistavam casa própria”

Sério, isso?

“A vida era dura mas iam tocando o barco não se tinha muito tempo para comparações e ou vãs filosofias.”

Concordo. As criaturas já se mancavam logo que estavam perdidas.

“com medo de se relacionar”

Com tanta tranqueira (tanto homem, quanto mulher) que tem por aí, isso não é nenhum absurdo.

“cheio de ideias de como consertar o mundo”

Ah… A tal doutrinação midiática e escolar.

“mas não lavam nem a cueca ou calcinha”

Isso é surreal. Mas, infelizmente, é o que mais tem. >.<

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

o da casa própria na BNN na maioria das cidades sim.. na classe média a era de 06 a 07 anos. Não tinha financiamento imobiliário acessível – era raro e caro.
Anos 80 e 90 eram assim nas cidades médias e pequenas. Cidades grandes não posso falar. Mas segundo relatos, sim.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

““Aos 18 aos 21 já tínhamos homens e mulheres com filhos”

Nas “comunidades” das grandes cidades, tem muito disso. E, as crianças ficam entregues à televisão, à doutrinação das creches e/ou à influência do ambiente. Sérios candidatos a virarem pivetes e “aviõezinhos”.”

O que eu quis dizer:
Homens e Mulheres : Famílias constituídas (formação de famílias).
Quando falei tinha em mente anos 50 a 60. Pós-guerra.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Concordo em parte. Mesmo assim, não creio que casar tão cedo seja uma boa ideia. Além do mais, geralmente, esses casamentos eram forçados.

Lucas 14, 28-29 fala algo sobre isso.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?

Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,

Se a criatura estivesse pensando em, primeiro estabelecer-se para, depois constituir família, não seria tão problemático casar mais tarde. Se bem que a Biologia também joga contra.

Por outro lado, não é muito comum os jovens pensarem dessa forma. Via de regra, querem mais é “curtir”. Nesses termos, o argumento acima não se aplica.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Mas não estou valorando as ideias ou escolhas… apenas relembrando como era.
Para os dias de hoje é bem complicado isso. Só vejo isso um pouco meio evangélico raiz .

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

e comparando como esse processo de mudança foi rápido.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

“com medo de se relacionar”

Com tanta tranqueira (tanto homem, quanto mulher) que tem por aí, isso não é nenhum absurdo.

As vezes tenho introspecções dialéticas onde sou o Pandeiro e a Mineirausfall :/

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

A mais óbvia: o terror do “Grande Irmão celestial”.

As pessoas sempre estiveram cercadas de achacadores e de parasitas e, não raro, viam seu trabalho ser perdido pelo clima, pela guerra, ou por pragas de insetos. Então, por que não se suicidavam? Diante dos fatos, pareceria a atitude mais sensata.

É porque o líder religioso dizia, no melhor estilo Gestapo que, quem se suicidasse, iria parar na churrasqueira do Capiroto (no caso dos católicos ou protestantes), ou reencarnaria em condições ainda piores que as atuais (no caso dos espíritas, ou das religões africanas).

Bem, o(a) desgraçado(a) até podia pensar em se matar, mas não o fazia por medo de ter um destino pior do que aqueles que tentavam escapar de um regime comunista, e eram apanhados.

Hoje, em dia, o terror do “Kim Jong-un celestial” desapareceu, ou foi drasticamente reduzido. Sem essa trava…

Derick
Derick
5 anos atrás

Suicídio, infelizmente, faz parte do nosso dia a dia. É a perspectiva do sujeito, dos familiares ou da sociedade em choque com a realidade do suicida. Alguns fatores servem como gatilhos. Crises amorosas ou financeiras, condição de saúde e até tempo ruim são alguns exemplos. Estamos cheios de pessoas querendo se matar ao nosso redor, verdadeiras bombas relógio. Sempre haverá alguém pulando uma janela perdo de você.

Mat
Mat
5 anos atrás

Meio pensamento é um pouco tosco, mas acho que a pílula anticoncepcional mudou demais a sociedade, em muitos aspectos de forma negativa.

Antigamente aos 18 anos um casal fritando nos hormônios já tinha filhos, tinham que trabalhar para mantê-los. Não teriam portanto tempo para entrar em depressão, e muito menos pensar em suicidio, já que havia um filho para cuidar.

Ao mesmo tempo, o feminismo não vingava, pois ao serem mães na idade correta as mulheres eram obrigadas a serem mulheres e não tinham tempo para brincar de serem homens.

Pais com filhos também tinham um apresso muito maior por seu país e seus bens. Se um estrangeiro nazi da vida quisesse invadir seu país, pegaria em armas pois para além de tudo estaria defendendo a terra de seus filhos.

Mat
Mat
Responder para  Mat
5 anos atrás

Sei que vou tomar uma chuva de críticas, mas vamos lá.

Antigamente quando um estrangeiro invadia um país, os homens corriam em armas para defender a terra de seus filhos.

Hoje, quando um estrangeiro invade um país como a Inglaterra, França ou Alemanha, os “homens” correm para dar o rabo para eles.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mat
5 anos atrás

mas é uma constatação.
kkk
E as mulheres RAIZ tendem a ficarem com homens que demonstrem características de proteção, signos que de que ele pode dar sustentação a prole, etc. Mas algumas sociedades já estão bem doentes e cegas. Coisa de 100 anos serão aniquiladas. p.s. escolhas próprias.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  Mat
5 anos atrás

Hoje, quando um estrangeiro invade um país como a Inglaterra, França ou Alemanha, os “homens” correm para dar o rabo para eles.

Pior que as vezes isso acontece até no sentido metafórico

Jr
Jr
Responder para  Mat
5 anos atrás

Tópico!

O Poeta da Bolha
O Poeta da Bolha
Responder para  Mat
5 anos atrás

Achaste a entrada da toca do coelho:

h**ps://heartiste.org/2008/01/14/dont-get-married/
h**ps://therationalmale.com/2011/10/03/war-brides/

Não fui eu quem lhes indicou essas leituras.

sem cadastro
sem cadastro
5 anos atrás

Acho que o aumento de ocorrências de suicídio se deve em grande parte à massificação das redes sociais, à fragilidade das personalidades que as gerações mais novas, principalmente, apresentam.

O “maravilhoso mundo de bob”, o lugar de gente feliz que as redes sociais apresentam, bem pontuado no texto do barna, faz com que essa juventude de hoje, e até mesmo os marmanjos, fiquem iludidos com uma falsa realidade, um universo paralelo. Em que eles, ao tentarem comparar com sua própria realidade e não encontrarem os padrões que procuram, mergulham em sentimentos tóxicos como inveja, raiva, frustração, que acabam virando gatilhos para algo pior, como a depressão.

Daí, somado à completa falta de atenção da família, amigos, e também da falta de apego aos valores familiares mais intrínsecos, a pessoa vai caminhando para a beira do abismo.

Saída para isso tudo há, mas requer esforço, atitude, comprometimento, mudança de postura, disciplina e outras virtudes que requerem trabalho duro. Mas os resmungões beirando os 40 que ainda moram com os pais e querem mudar o mundo não topam isso de boa.

Excelente sábado a todos.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  sem cadastro
5 anos atrás

Penso acho que quase igual, acho que não tem solução e só vai piorar, estava escrevendo um sumário das razões da minha conclusão e é mais ou menos o que você escreveu:

– O avanço da massificação tecnologia e o uso das mídias sociais impactando na percepção constante de como a vida poderia ser. Bastam ler aquele texto que falava da personagem fictícia “Ana”, agora imagine aquele efeito sendo inflado.
– A desaceleração da economia impactando na realidade e estourando, com cada vez mais força, a bolha de expectativas.
– Isso aqui eu não pensei direito, mas creio que existe uma tendência em trocar “Virtudes” e “Valores” que fortalecem o INDIVIDUO em si, bem no sentido Platônico mesmo, tais como: “Coragem”, “Moderação”, “Sabedoria” e “Justiça/Honra”, pelo oposto, que acaba enfraquecendo o caráter, por exemplo: “Covardia”, “Imoderação”, “Estupidez” e “Malandragem”.
– A mudança demográfica e de valores, resultando no isolamento das pessoas no mundo real. Enquanto que no mundo virtual pode até amenizar um pouco, ainda é preciso analisar um pouco mais os efeitos a longo prazo desse fenômeno. Isso não tem volta, difícil alguém com valores iguais ao da nova geração querer se relacionar entre si, imaginem a relação entre pessoas com valores da antiga em contato com as pessoas com os valores da nova geração.

Francisco Quiumento
Francisco Quiumento
5 anos atrás

Bom dia, muquiranada.

Assistam o episódio “O Episódio da Borracha”, S01E03, na série O Monstro Gigante que é a Economia Global, na Prime.

O riscos de doença da seringueira, já existentes desde os tempos da Ford na Amazônia para o mercado mundial de borracha natural, látex, sem ainda substituto.

Desde já, um bom fim de semana.

bomberman
bomberman
5 anos atrás

Suicídio… Só na minha família tiveram dois, pai e filho… O primeiro perdeu tudo com o crack da bolsa, o outro não se sabe até hoje o real motivo, mas o fato de ter tido uma vida tão difícil e visto a guerra pode ter contribuído.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  bomberman
5 anos atrás

Você falou em bolsa, fiquei pensando no povo que anda perdendo tudo em pirâmides…

Neco
Neco
5 anos atrás

Bom dia.
1 – Quanto mais se fala no assunto pior ė. Deveria ser o mês da prevenção da felicidade. Como está a sua felicidade? O que te falta? Qual o seu índice de felicidade? É assim por diante, nessa linha, tentando mostrar o lado bom da vida, fico na solução é não no problema.
2 – A queda da espiritualidade como um todo, só piora a situação.
3 – Não ter filhos cedo, não casar cedo, tudo é ruim. Eu casei com mais de 30, mas minha educação permitia isso. A maioria tem muitos problemas com isso.
4 – Hoje uma casa é uma fortuna, tudo é mais complicado. O emprego ė difícil, empreender é complicado. Eu com 8 anos vendia leite de vaca na cidade, frutas e coisas assim. É tinha amigos que eram engraxates vários. Hoje nada disso é possível para um pré adolescente, daí ele cresce sem senso de responsabilidade, e quando a responsabilidade chega, ele não aguenta.

Neco
Neco
5 anos atrás

O cirurgião Antônio Macedo disse neste sábado que o intestino de Jair Bolsonaro não está evoluindo como esperado, embora esteja melhor.

“Quando a função intestinal retorna, aí vai rápido [a recuperação]. De ontem para hoje, tivemos uma melhora significativa dos movimentos”, disse Macedo em coletiva.

“Ele foi muito bem tratado, mas repercutiu com uma paralisia intestinal longa e muitas aderências. Agora, já tinha bastante aderência. Na cirurgia do dia 28 de janeiro, já havia paralisia intestinal. A gente trata, e volta a aderência, então existe uma certa dificuldade no retorno normal da função intestinal.”

Apesar da “certa dificuldade”, o médico disse que Bolsonaro está “com o coração perfeito, com saúde perfeita, com a musculatura perfeita”.

“Não tem nenhum problema crônico que pudesse atrasar a função intestinal.”

————————-
Quem tem fé deve continuar orando por ele, pela saúde dele e pelo governo.

Neco
Neco
Responder para  Neco
5 anos atrás

O general Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência, disse na manhã deste sábado que Jair Bolsonaro caminhou no corredor do hospital Vila Nova Star e que o presidente está bem-humorado.

“Hoje o doutor Macedo teve que dar um puxão de orelha porque o presidente queria ir ao jogo do Palmeiras. Ele disse que tem um segurança dele que é um bom porta-bandeira e poderia segurar o suporte de alimentação”, afirmou.

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Neco
5 anos atrás

Bolsonaro quer se enganar. Ele não está bem .

Neco
Neco
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Espero estar errado, mas me parece que ele tem que tirar uns 30 dias de férias.
O ruim é que Mourao seria presidente e não seria ao mesmo tempo. É o país ficaria parado.

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Neco
5 anos atrás

Essa insegurança do Bolsonaro em relação ao GENERAL MOURÃO, é ridícula. Bolsonaro ainda não caiu por causa do vice durão.

Neco
Neco
5 anos atrás

A coisa está se complicando:

https://www.youtube.com/watch?v=1R_eXIEeHF4

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Neco
5 anos atrás

Trump já se afastou também.

O que achei estranho foi que o canal Realidade Israelense fez um vídeo ontem e ele falou justamente o contrário sobre Putim.

Neco
Neco
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Política tem disso.

Floyd
Floyd
Responder para  Neco
5 anos atrás

Há quem diga que está acontecendo um teatro entre EUA e Israel, mas duvido muito, essa do Bibi de colocar espiões na Casa Branca, só não vai rolar retaliações maiores ou até intervenção militar americana por se tratar de Israel; a saída de Bolton é consequência disso ao meu ver.
Bolton era quem apoiava a anexação da Cisjordânia por Israel, daí a sua demissão recente, não saberia dizer como seria a politica de Netanyahu, caso ganhe, e tem tudo para se dar mal, justamente por tais medidas recentes e até mesmo o anuncio de violações de aguas internacionais referentes ao Líbano, para a exploração de gás, e sim, entra em choque com os interesses russos no que se refere ao mercado de gás europeu.
Nesse cenário, com o entrevero com esses dois players, o mais provável é o antissemitismo crescer e Israel ser varrido do mapa, o resto é torcida.

Neco
Neco
Responder para  Floyd
5 anos atrás

A verdade é que não temos certeza de nada, mas o tempo de bibi pode estar no fim.

civilizado
civilizado
5 anos atrás

Suicídio, assunto complexo…esse comportamento se aflora como consequências desde de uma dificuldade financeira, como amorosa,de relacionamentos intra pessoais ,drogas ,etc,etc e…..genético( algum familiar próximo ter já se suicidado) …a depressão é porta de entrada para o suicídio…….um exemplo : acho que os pais não devem cobrar os filhos para serem este ou aquele profissional…e nem tão pouco dar TUDO de mão beijada…ouço pais que com um bom padrão de vida falar…que não quer que o filho passe por aquilo que ele passou, pelas dificuldades e por isso dá tudo para os filhos masss se esquecem que foi por ter passado pelas dificuldades que o pai foi um vencedor e esquecem tbm que PASSAR tempo com os filhos é FUNDAMENTAL e mente desocupada é oficina do santã, já diz esse provérbio.. …maaaasssssss….vejo que a falta de um relacionamento VERDADEIRO com DEUS ..é o principal motivo…pois os VALORES , os PRINCÍPIOS serão outros e estes protegem qq um da voracidade da vida moderna….SIMPLES assim!!!

bolha buritis
bolha buritis
5 anos atrás

Eu fico pensando , como a pessoa tem coragem de tirar a própria vida ?

Excelentes discussãoes no tópico.

civilizado
civilizado
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

coragem ou covardia….ou doente…..ahhhh o EGO tem esse poder!!!!

Henk
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

A fuga dos problemas e da realidade, somado com a incapacidade de suportar a dor, pode tornar a auto destruição atraente. Mas para isso a pessoa tem que colocar todo o coração neste mundo(materialismo) , assim qualquer desilusão aciona o gatilho.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  Henk
5 anos atrás

Então você está pressupondo que o fenômeno afeta mais ateus que teístas? Duvido muito.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Luke Bolha
5 anos atrás

Nao sei se ele quis dizer no sentido de religião,
no caso o bem/reconhecimento/etc seria a diferença e motivação para continuar, sem isso a pessoa nao ve o amanhã como bom, se pune por ser incompetente fora os outros motivos que ja citaram nos outros coments.

Henk
Responder para  Luke Bolha
5 anos atrás

Hoje muitas pessoas colocam toda sua energia na vida profissional, social e vivem só com o externo. O que faz com que se tornem extremamente frágeis no íntimo. Nesse caso tanto faz ser ateu ou crer em um ser superior já que a escolha da pessoa foi acreditar e desejar algo que ela não conseguiu realizar.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  Henk
5 anos atrás

Agora entendi.

Neco
Neco
Responder para  Luke Bolha
5 anos atrás

O problema é mais daqueles que não sabem que são ateus, os ateus tem que ter convicção então tem uma estrutura psicológica diferente.
O problema são aqueles que não ligam para isso, acreditam em Deus e não praticam, não se envolvem com nada, nem são ateus e nem são cristãos, tipo os nem nem da vida.
Esses não tem a convicção que Deus não existe e que eles tem que lutar para resolver os seus problemas e também não tem a esperança que Deus vai ajudar a resolver os seus problemas, ficam em um tipo de limpo psicológico espiritual, dai são vitimas de qualquer modismo, para esses uma campanha anti suicídio é pior.

Henk
Responder para  Neco
5 anos atrás

Meu tio era muito religioso e era bem sucedido na vida familiar e profissionalmente , mas uma doença o atingiu e ele não suportou a dor . Infelizmente ele não resistiu a vontade de fugir da realidade e deu fim na propria vida..

Neco
Neco
Responder para  Henk
5 anos atrás

Creio que esses casos são pontos fora da curva.
Ou tem algum detalhe que ele não revelou.

Henk
Responder para  Neco
5 anos atrás

Ele já tinha mais de 60 e tinha conquistado muita coisa , mas o tal do parkinson pegou ele e a pessoa que ele era definhou . Talvez o orgulho de ter conquistado o que ele conquistou o tornou fraco pra uma situação como essas onde ele passou a ser frágil. De um homem forte que ele era , passar a depender tudo dos outros não deve ter sido fácil.

Henk
Responder para  Henk
5 anos atrás

Ele era uma das últimas pessoas que eu achava que tomaria uma atitude dessas , foi uma mistura de susto com decepção.

civilizado
civilizado
Responder para  Henk
5 anos atrás

ta infelizmente explicado a atitude de seu tio…não acetar o doença….

Mordecai
Mordecai
5 anos atrás

Boa tarde a todos !

Aproveito e levanto outra questão que, na minha opinião, vai contribir para o aumento do número de suicídio entre jovens: é o “homossexualismo de modinha”. Para quem ainda não sabe, jovens de de 14 a 17 anos estão numa onda de praticarem homossexualismo pura e simplesmente pra ficar bem com a galera. Virou uma prática de autoafirmação. Isso confunde a mente dos jovens, que quando chegam à fase adulta, estão cheio de dúvidas e problemas nesse sentido. Não dá pra dar golpe em Deus e sair ileso. A mente pira quando caem na real. Muitos têm apelado para o suicídio. Tudo isso conjugado com o uso de drogas cada vez mais fáceis e viciantes. Ingredientes da morte certa.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Mordecai
5 anos atrás

Isso é muito grave.

lord hope
lord hope
5 anos atrás

bom dia muquis.

quanto ao tópico, minha visão é muito simples.
como bem elencado acima, as pessoas estão numa “vibe mimimi”, despreparadas, com raiva de outros para não encarar a merda que sua vida é, encontram na midia, na sociedade atual o eco para suas incompetências sensoriais e emocionais.

acho que todos agora tem um diagnóstico psicológico para toda falha, fraqueza , incapacidade ou falta de caráter.

isso se reflete no suicidio também.

TODOS os problemas que a sociedade tem são causados única e exclusivamente pela desintegração do tecido social, da familia, da nação.

COINCIDENTEMENTE, desintegrar o tecido social é a tarefa principal dos porcos esquerdistas.

sinto muito por aqueles que se colocam em condições de ser tornarem vitimas desses seres do inferno profundo, mas só posso cuidar de mim e dos meus.

assim como qualquer um aqui.

OLHE POR SUA FAMILIA, ame os seus, proteja-os da influencia nefasta dessa sub-gente.
aponte para aqueles que são esse mal, mostre-os, NÃO SE ESCONDA, mas também não seja inocente.

é a unica coisa que se pode fazer

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
5 anos atrás

Boa tarde mukis….

A primeira coisa que veio a minha velhuscas cabeça? Uma info que temos CINCO% dos bananoides depressivos!!!uns 11milhoes!!! Talvez tenhamos mais, mas sempre desconfio dessas “pesquisas” com fontes obscuras como aquela d feminicidio e dos xooovens, viados, negros e pobres que morrem em quantidades exdrúxulas e por causas “globalistas”!!!

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Dito isso, me vem à mente outra “maxima”: além do império das minorias oprimidas (exceto os ricos, brancos, phodoes etc e tal que são misóginos, estrupadores, fascistas, machistas e tóxicos) temos tb o império dos fracassados e vítimas do sistema opressor capitalista selvagem!!!

Dito isso, concluo: tamos formando e endeusando uma geração de fracos.

Segue o fluxo.

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Ahhh tamos cada vez mais dependentes de drogas (incluso remédios, todas legais com carimbo e receita) prometendo uma falsa Felicidade oi fuga da realidade… e o serhumano se enchendo delas!!!

E Ainda tem mukis querendo liberam, também, drogas hoje ilegais…. tapariu, sifude, tomanocu.

Se for assim, vou abrir um funerário oi crematorio pra suicida-se e afins.

Ps: nao desconsidero, desprezo oi ignoro depressão e suicidio. São uma triste doença.

Manco
Manco
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás
Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Da pra fazer uma lista de “motivos” que passa pela sociedade de consumo que promete “tutto” e entrega a realidade, além do desapego as religiões raiz que te obrigavam a não ir pro Fofo Eterno!!! Tem muitas…

Uma delas, pra mim muito importante … a mulher mãe saiu de casa pra trabalhar, o que foi ótimo pra elas claro, mas pra família e Educacao dos filhos foi uma bhosta !!! Estes ficaram pra ser educados pela escola, que a princípio foca na cultura … oh pelos porteiros, babás ou amigos do condômino (outro fenômeno do ano ultimos 50anos), já que antes se apanhava na rua e tb em casa dos Pais!!!

O detalhe principal, e o Barnakowski aborda isso bem… se criou um universo de “minoria suicida” …. alias mais um dentre tantos que merece ser protegido contra os males do planeta plano Cebolinha!!!

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

E os muslins vem aí pra passar o facão no homens não tóxicos.

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Rentista Vagabundo
5 anos atrás

Bons tempos a terra era redonda, dava merda vc apanhava sofria e se phudia,,, mas a roda girava e vc daqui pouco se dava bem!!! Até a próxima merda…

Hoje só planície monótona, só resta ir pra borda dessaphorrai e se “ajogar”!!!!

civilizado
civilizado
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

hehehehe…é ao contrário…hehehehe justamente a o contrario…

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  civilizado
5 anos atrás
civilizado
civilizado
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

hehehehehe é bom e dá muiuuuto dinheiro tirar os caras pra trouxas..craruuu que não falam que usam lentes olho de peixe nas câmeras …ohhhhh ai é teoria da conspiração!!!…pô civi!!! não cortar nosso barato ai?!?!?! qualé mermao!!!kkkk

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Huahuahuahua… este brogui é a melhor coisa que já fizeram na internet

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Bingo. Já começava tomando porrada em casa pra aprender como o mundo funcionava. Agora é um frescure sem tamanho. Eu sou novo ainda mas fui criado na mesma vibe dos meus pais então parece que tenho vantagem contra pessoas da minha geração. Lembro que tive um problema na escola quando criança, tinha um menino que me baía todo dia e eu reclamava pra minha mãe. Um dia ela me falou, ninguém vai te proteger não, se quiser que isso pare a próxima vez que ele vier te bater da uma nele antes. Problema resolvido.

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Rentista Vagabundo
5 anos atrás

Ainnnn seu retrógrado…

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
5 anos atrás

Amo Nikiti de paixão … vim pra casa em 1976, oriundo do ES que também adoro!!! Aqui fiz fama e fortuna, ambos parcos e efêmeros, mas fiz o mais importante … família e amigos!!!

Nikiti = potencsa!!! SS! chachrinha e tantos outros Mais ou menos famosos, vejam pq saphorraqui tem historia!!!

http://colunadogilson.com.br/nas-terras-de-arariboia/?fbclid=IwAR20wuojaxJyjzy_oi7pU-e5o5mVHTsf7hipccG7uETxR49DD69mUdnjBSk

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Titio SS tem estirpe e formação, vai vendo!!!

Ainda jovem, aos 20 anos, Silvio partiu para São Paulo, onde se formou em contabilidade, mas preferindo a carreira artística conseguiu uma vaga na Rádio Nacional.

Ahhh o “da Nóbrega” tb tem origens aqui, volta e meia aquele pândega Paulinho Gogo fica sacaneando ele sibre os tempos no Barreto, Fonseca etc!!!

Neco
Neco
5 anos atrás

Morreu o roqueiro Eddie Money
O roqueiro Eddie Money morreu ontem, aos 70 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=5FtHhUDo-08

Pé Vermelho
Pé Vermelho
5 anos atrás

“Empreendedorismo é mito em país que não cria trabalho digno, diz sociólogo”

perai, direito? assalariado? mas patrão não é opressor?
anarquia? mas ai é individual, ta errado tb,
tudo do estado? mas ai o Estado é patrão?
ahh sei lá

https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2019/09/14/entrevista-sociologo-ricardo-antunes-trabalho-emprego-empreendedorismo.htm

Rentista Vagabundo
Rentista Vagabundo
Responder para  Pé Vermelho
5 anos atrás

É o medo do Afegão descobrir que não precisa do Estado.

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Pé Vermelho
5 anos atrás

Entso, acabamos com o mito e matamos todos os empresários!!!

Então, quem vai dar trabalho digno pro todos? Claro, o Estado!!

Simples assim… hehehe

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

E a parte que fala da ref trabalhista do Temerario…. e diz: criou-se o trabalho intermitente só se recebe pelo tempo que se trabalho, que é muito NEFASTO!!!

Da pra mandar? Então. Vai…. sifude tomanocu tapariu!!!

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
5 anos atrás

Suicídio às vezes vem com uma queda brutal de expectativas.
Pode acontecer com qualquer um de nos. Tem que ficar atento.
Sei de casos tristes, pessoas fortes que tiveram tragédias em suas vidas. Muito difícil julgar.

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
5 anos atrás

Não se trata de julgar, e sim de apoiar quem necessita… o que o tópico trata, me parece, é a bolha de depressivos suicidas e o “comercio” que esta se formando em torno deles!!!

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
5 anos atrás

Ahhh direto na alma dos mukis, dos tempos da depresso raiz!!!

“Chorei, não procurei esconder. Todos viram. Fingiram pena de mim, não precisava. Ali onde eu chorei, qualquer um chorava.
Dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava!
Um homem de moral não fica no chão, nem quer que mulher
lhe venha dar a mão. Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
Paulo Vanzolini, 1962

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
5 anos atrás
Floyd
Floyd
5 anos atrás

Criando coragem para começar a trabalhar hoje!!o.O

Manco
Manco
Responder para  Floyd
5 anos atrás

Lucas Luco é osso hein?

Floyd
Floyd
Responder para  Manco
5 anos atrás

hahaha….mas essa musica ai as gatas curtem

Pobre Paulista
Pobre Paulista
5 anos atrás

First de SSD novo

Floyd
Floyd
Responder para  Pobre Paulista
5 anos atrás

Fino!!

Comprou da Samsung??

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Floyd
5 anos atrás

Aff. Alegria de pobre dura pouco.

Congelou o note, depois parou de bootar… rollback pra HD antiga, droga.

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Tava lendo isso aí, valeu Barná!

Não vou desmontar o note agora não, fica pra amanhã hehehe

Floyd
Floyd
5 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=OyBv6onRilQ

Outra musica que as gatas piram

Floyd
Floyd
5 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=A2HvRcZlHvg

Para fazer moral com as gatas de esquerda

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Floyd
5 anos atrás

Floyd embelezando o tópico !!!

Floyd
Floyd
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Temos de aumentar o astral e reduzir os suicídios!!o.O

civilizado
civilizado
5 anos atrás

Hidden pira!!!!
Salão do Automóvel de Frankfurt é alvo de protestos de ambientalistas
Cerca de 20 mil pessoas participam de atos exigindo o fim do motor de combustão e mais investimentos em meios de transporte alternativos. Mais de 10 mil ciclistas bloqueiam temporariamente duas estradas da região.

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  civilizado
5 anos atrás

Bando de idiotas, deveriam ficar amarrados perto de um V8 7 litros Big Block.

Floyd
Floyd
5 anos atrás

Sobre o tópico, ao longo de minha vida, conheci 3 suicidas, todos não encaixados socialmente, apesar de terem filhos e mulheres, e de pessoas próximas, mas não tinha contato soma-se 7 casos.

Concordo com o Barna “E a raiz do drama do suicida é exatamente a sensação de abandono, imutabilidade da vida, “fracasso””. Não existe nada mais entristecedor a continuidade de uma vida não apreciada e não haverá perspectiva de se sair dessa matriz, daí não há diferença da vida se acabar ou em 10 minutos próximos ou em 10 anos.

Acho que cancelei dois planos suicidas que estavam perto de mim, dois amigos comentaram que estavam com depressão, pois as pessoas a sua volta haviam se estabelecidos financeiramente, e estes chegando aos 30 ainda dependiam de seus pais, os aconselhei a apagarem as redes sociais e focarem em resolverem as suas respectivas vidas, não ligar para ninguém; sendo que empresa nenhuma contrataria um suicida os aconselhei em esquecer das pessoas, irem estudar para concurso ou programação, não para se ter em razão em politica, sempre focar no retorno.

Hoje estão melhores, progredindo, e não têm mais redes sociais algumas. Mandar o mundo à merda, é o principal desafio da vida de uma pessoa.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Floyd
5 anos atrás

Uso rede social apenas para comentar sobre carros, segunda guerra mundial e campanha contra o flúor na água, nada de postar coisas pessoais.

Floyd
Floyd
5 anos atrás
bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Floyd
5 anos atrás

Fusca a álcool, kkkkkkkkkkkkkkkk

bolha buritis
bolha buritis
5 anos atrás

“Israel corre risco de entrar em guerra ? ”

https://www.youtube.com/watch?v=hVTO69eOEQg

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Israel sempre corre risco de entrar em guerra.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Sobre Bolsonaro, uma evolução de uma semana em uma cirurgia de hérnia já não é uma evolução boa.
Por enquanto não tem motivo para pessimismo.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
5 anos atrás

Eu acho que eles deveriam viajar apenas de bike
e pra cruzar oceanos apenas com barcos a vela feitos de madeira de arvores que cairam.
ahh quer saber? vão tnc

https://glamurama.uol.com.br/meghan-markle-e-harry-teriam-contratado-especialista-em-gestao-de-crise-para-fazer-as-pazes-com-o-publico/

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Pé Vermelho
5 anos atrás

Haha… Adogo quando esses “ambientalistas” (sic) de araque são apanhados com seus luxos poluidores.

E essa privada de ouro de 5 MUSD (sic) que foi afanada do palácio?

https://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN1VZ0H6-OBREN

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

Ihhh… Atacaram a central produtora de petróleo dos árabes com drones.

https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1VZ0I1-OBRBS

Hidden (aquele)
Hidden (aquele)
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

O tal de pompeo disse que não foram os rebeldes… sobrará pro Ira?!?! Huuum

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Drones hit 2 Saudi Aramco oil facilities, causes fires

https://www.youtube.com/watch?v=E6Do_zVL8_A

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Hidden (aquele)
5 anos atrás

Booooooo…

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Meeeeeeeeeeeeeeeedo

bolha buritis
bolha buritis
5 anos atrás

Booooooooooooooooooooo 2

ATENÇÃO: MUNDO À BEIRA DE UM COLAPSO ECONÔMICO

https://www.youtube.com/watch?v=ckV91-tlD4I

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Chapéu de alumínio MODE ON

Poo… Fui ver esse vídeo aí e, entre os vídeos recomendados, apareceu o Mel Gibson falando de rituais em Hollywood.

https://youtu.be/IKC4vJtzIDI

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Aqui apareceu um monte de vídeo de Putin, Israel, Trump e até um do astrólogo guru.

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás
Ricardão
Ricardão
5 anos atrás
Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Ricardão
5 anos atrás

Bem que estava esquisito haver tantos paralamentares de esquerda nisso daí…

Entre os comentários, citava a possível revogação da PEC da Bengala. Isso seria muito mais proveitoso.

Neco
Neco
Responder para  Ricardão
5 anos atrás

Ao que tudo indica, pelas vias normais democráticas, não conseguiremos, estou perdendo o otimismo na via democrática.

Ricardão
Ricardão
Responder para  Ricardão
5 anos atrás
Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

Uai? O que os parlamentares colocam nas redes sociais, não é para todo mundo ver?

O governo também vê.

https://exame.abril.com.br/brasil/governo-monitora-redes-sociais-e-condiciona-verba-a-apoio-de-parlamentares/

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Esqueci de substituir o ‘https’ pelo palavrão.

Colmeia
Colmeia
5 anos atrás

Mineirausfall
Ihhh… Atacaram a central produtora de petróleo dos árabes com drones.

O Pompeo tuitou que o Irã tá por trás desse ataque na SA

https://twitter.com/SecPompeo/status/1172963090746548225

Colmeia
Colmeia
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Pois é Barna, ‘alguém’ realmente tá querendo uma guerrinha, e que, de preferência, coloque os states aí na parada.

Pobre Paulista
Pobre Paulista
5 anos atrás

Mat
Meio pensamento é um pouco tosco, mas acho que a pílula anticoncepcional mudou demais a sociedade, em muitos aspectos de forma negativa.
Antigamente aos 18 anos um casal fritando nos hormônios já tinha filhos, tinham que trabalhar para mantê-los. Não teriam portanto tempo para entrar em depressão, e muito menos pensar em suicidio, já que havia um filho para cuidar.
Ao mesmo tempo, o feminismo não vingava, pois ao serem mães na idade correta as mulheres eram obrigadas a serem mulheres e não tinham tempo para brincar de serem homens.
Pais com filhos também tinham um apresso muito maior por seu país e seus bens. Se um estrangeiro nazi da vida quisesse invadir seu país, pegaria em armas pois para além de tudo estaria defendendo a terra de seus filhos.

Sempre falo que com 30 anos o homem tem que estar pensando em fechar a fábrica, e não em começar a produção.

A escola acabou com o conservadorismo.

Bruno L
Bruno L
Responder para  Pobre Paulista
5 anos atrás

As leis também…fica complicado pensar em filhos quando a guarda é sempre da mulher.

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

Isso veio beeeeemm depois

civilizado
civilizado
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

mas por isso que esses casórios dão merda….pô….os cara já casam pensando separação e não ter filhos em ter contas individuais…dividir as despesas…olha casamento é conta conjunta, casamento são as despesas saírem dessa conta…é por essas e por outras coisinhas que nem tem mais aquela cumplicidade entre um casal…

Neco
Neco
Responder para  civilizado
5 anos atrás

Isso é verdade, não dá certo cada um ter o seu caixa.

civilizado
civilizado
Responder para  Neco
5 anos atrás

sabe Neco, uma vez uma moça que foi ver um ap. meu para alugar com sua mãe …mas a moça do nada começou a choramingar…e eu perguntei pq estava chorando…ela me disse que estava se separando do marido , casamento de 5 anos(aliás é o tempo que estaticamente que estão durando ) e falou que ela tinha comprado umas camisas para ele com o dinheiro dela e que ele tinha dado um par de sapatos par ela com o dinheiro dele e que a prestação do ap era dividido e que o rancho ele pagava e condominio ela pagava..que ultimamente ela estava arcando com mais despesas pois estava pagando mais contas que ele…e eu perguntei …mas voces não tem uma conta conjunta? as despesas e presentes não saem desta conta?…ela ficou admirada por essas perguntas …ficou me olhando como quisesse me dizer que aquilo era um absurdo…e eu falei tái o motivo principal da separação de voces…é que na realidade voces continuam com a vida de solteiros …casaram já pensando em se separar…a mãe dela olhou para mim e balançando a cabeça positivamente me disse …taí a coisa mais certa que o sr. falou em relação a esse casamento é pura verdade ….

Neco
Neco
Responder para  civilizado
5 anos atrás

É isso, simples assim.

Flyn
Flyn
5 anos atrás

Francisco Quiumento!
Encontrei outro da época, o lendário Jimmy Bo Horne e sua clássica imortal “You get me hot!
Repare os negão rebolando sem medo de ser feliz rsrs
https://www.youtube.com/watch?v=2V9WrcTfwtg